quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Itaúna é a quarta cidade de Minas Gerais na geração de emprego

Compartilhamos  matéria da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna sobre os bons resultados na geração de emprego e renda no município. 

Município se destaca e garante o primeiro lugar da região Centro-Oeste 
em relação à criação de oportunidades de trabalho 


Ascom  Prefeitura de Itaúna

Itaúna é a quarta cidade de Minas Gerais que mais criou oportunidades de trabalho em 2017. O Município só não teve o desempenho melhor que cidades de grande porte como Uberlândia (1º) e Patos de Minas (2º), e Comendador Gomes (3º), no Triângulo Mineiro. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego e foram divulgados no último relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, esta semana.



Conforme o balanço oficial, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram admitidos 1.009 trabalhadores no Município, todos com carteira assinada. A quantidade de vagas ocupadas foi destaque na região Centro-Oeste. Na mesorregião, Itaúna foi a que mais gerou emprego ficando à frente de Cláudio, com saldo de 552 contratações formais, e Divinópolis, em terceiro lugar, com 501 ocupações. Nova Serrana, que vinha mantendo a liderança no estado em relação à criação de postos, ficou em quarto, com 225.

Os bons indicadores também projetaram o Município nacionalmente. No ranking anual publicado pelo Governo Federal, Itaúna é a 52ª entre as 100 cidades que mais geraram empregos em 2017. Os números do Caged mostram que a Indústria de Transformação foi o setor que mais absorveu trabalhadores, com oferta de 919 vagas; seguida dos segmentos de Serviços, 74; Agropecuária, Extração Vegetal, Caça e Pesca, 30; Extrativa Mineral, 14; e Comércio, 13. A variação negativa ficou por conta da construção civil (-39) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (-2).

Reflexos positivos 

O prefeito Neider Moreira comemorou os resultados obtidos pelo Município e destacou as articulações da atual administração, desde o início de 2017, com a proposta de fomentar a economia. Uma delas, a reativação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

“É extremamente importante que o Município tenha um setor absolutamente voltado à questão, para que as estratégias tenham continuidade. Os resultados começaram a aparecer. Está prevista a chegada de três novas empresas, ainda neste primeiro semestre, com a geração de aproximadamente 500 empregos diretos. O objetivo do governo é realizar um trabalho contínuo, com foco constante na abertura de oportunidades. As ações são desenvolvidas de forma segura, com o estreitamento das relações entre a Prefeitura e as entidades empresariais, conversando e sempre procurando criar o melhor ambiente possível para que Itaúna possa se desenvolver rapidamente”, comentou o chefe do Executivo.

Reforço das estratégias no Sine 

A agência do Sistema Nacional de Emprego – Sine, é responsável por auxiliar trabalhador e empregador no encaminhamento às oportunidades. Ao longo de 2017, a unidade local registrou aumento crescente no direcionamento de candidatos para as entrevistas de seleção realizadas pelas empresas. Foram mais de 1.500 encaminhamentos. Já nos setores de Emissão de Carteira de Trabalho, Intermediação de Mão de Obra e auxílio ao benefício do Seguro Desemprego, o Sine fez cerca de 14,5 mil atendimentos em Itaúna e realizou ações diversas, como cursos e captação de vagas, dentro do programa Busca Ativa de Emprego, executado em parceria com o governo de Minas Gerais.

O diretor da agência, Isaac Herculano, ressalta a importância do serviço. “Mantido com apoio da Prefeitura, a unidade é um suporte para o trabalhador. Na agência é possível requerer direitos e conseguir uma colocação no mercado, com todo o apoio profissional”, comenta. O horário de atendimento do Sine é das 07h às 16h, sem interrupção na hora do almoço. A agência fica na rua Péricles Gomide, 166, Centro. O telefone para mais informações é o 3241.3366.

Nenhum comentário: