quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Hasteamento de bandeiras no projeto Rio São João une estudantes e autoridades

Tive a grata alegria de participar das comemorações pela Semana da Pátria em Itaúna. A seguir, compartilho notícia da Assessoria de Comunicação da Prefeitura:



Em preparação para as celebrações cívicas pela Independência do Brasil, alunos das Escolas Municipais Dr. Lincoln Nogueira Machado e Celuta das Neves, Escola Estadual Professora Gilka Drumond de Faria, Núcleo de Atenção à Criança – NAC Curumim, e Núcleo Educacional Infantil Custódio Emídio, participaram, nesta quarta-feira, 06, ao lado de autoridades militares e municipais, do hasteamento de bandeiras na sede do Projeto Rio São João, no bairro Morro do Engenho. O ato marca o terceiro dia da Semana da Pátria, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, para valorização do civismo entre os estudantes.

Desde segunda-feira, as comemorações são realizadas com alunos de várias instituições de ensino. A abertura da Semana da Pátria foi na Praça da Matriz, no dia 04 de setembro. Terça-feira, 05, o ato foi na Câmara Municipal, com a participação do prefeito Neider Moreira de Faria. “Fizemos, ao longo dos últimos dias, uma bela demonstração de amor à pátria e, é com esse espírito, que vamos celebrar o 07 de setembro e, com orgulho, apresentar para a sociedade, os projetos do Município para a Educação, a rede de ensino, os alunos e, sobretudo, o amor deles pelo Brasil e por Itaúna”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, antecipando o convite para o desfile na avenida Jove Soares.

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura e Serviços, Fernando Franco, transmitiu para as crianças e adolescentes a importância do civismo. “Estamos resgatando o amor por nossa bandeira, o respeito aos hinos. É valorizando nossa pátria que vamos conscientizar para construirmos, juntos, uma realidade melhor”, salientou.

Itaúna comuna brilhante em novo tempo 

A marcha militar, um dos símbolos da Independência do Brasil, será no dia 07 de setembro, quinta-feira, a partir das 08 horas. Organizadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, as comemorações da Semana da Pátria envolvem 41 instituições.

Com o tema “Itaúna comuna brilhante em um novo tempo”, o desfile cívico começará a partir da rua Mardoqueu Gonçalves, passando pela área externa do Espaço Cultural, onde estará o palco com as autoridades, e seguindo até a esquina da avenida Jove Soares com a rua Bonfim, área de dispersão. O evento contará com estrutura planejada para garantir o conforto dos participantes, como banheiros químicos espalhados pela via, e gradil entre a parte da pista destinada à apresentação e o espaço reservado aos espectadores.

Cavalos com bandeiras abrirão a parada, seguidos pelas viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, pelo Tiro de Guerra 04-009, com a fanfarra, pelos alunos do da creche Recanto Feliz, do Núcleo de Educação Infantil Custódio Emídio, do Centro Municipal de Educação Infantil Lúcia Lima de Carvalho e do NEI Santo Agostinho. Na sequência, alunos da Escola Municipal Dona Dorica, do NEI Nossa Senhora de Fátima, do pré-escolar da Escola Estadual Ana Cintra e da Escola Municipal Neuza Rosa Tupinambás, do NEI Santo Antônio e do NEI São Francisco.

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae – estará presente, assim como os estabelecimentos de ensino da zona rural: Escola Municipal Modestino Francisco Rabelo (Vista Alegre), E.M. João Luís de Sousa (Barragem), E.M. João Nogueira Penido (Campos), E.M. José Antunes Ribeiro (Córrego do Soldado), E.M. Eduardo Gomes (Brejo Alegre), E.M. Dolores Nogueira Penido (Pedras), E.M. Ismael de Souza Arruda (Carneiros), E.M. Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira, E.M. Artur Contagem Vilaça, E.M. Souza Moreira, E.M. Dona Cota, E.M. Dona Maria Augusta de Faria, E.M. Dr. Lincoln Nogueira Machado, e E.M. Augusto Gonçalves.

O ato cívico contará ainda com o NAC Curumim, o grupo de escoteiros, equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Escola Municipal Celuta das Neves, Centro de Estudos Supletivos – CESU, Núcleo de Assistência Integral à Criança – Naic, e do projeto Aquarela. Também passarão pela avenida as misses; os alunos das oficinas do programa Escola Aberta para Todos, do projeto Meu Bairro é Mais, e do curso de artes cênicas do Espaço Cultural; das escolas estaduais de Itaúna e Manoel da Costa Rezende; os integrantes do Pedal Solidário, do Itaúna Runners, e do Clube do Fusca. O encerramento será com motociclistas e cavaleiros.

Nenhum comentário: