segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Conselho Municipal de Defesa Civil de Itaúna é reativado



Órgão é reativado para desenvolver ações estratégicas na prevenção de desastres 

Tomaram posse na tarde de terça-feira, 08 de agosto, os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil – Comdec. A solenidade foi realizada no gabinete do prefeito Neider Moreira. O órgão é responsável por implementar e executar ações estratégicas de monitoramento das áreas de risco, elaborar o Plano Anual de prevenção aos desastres e manter atualizadas e disponíveis as informações do Sistema Nacional de Defesa Civil – Sindec.

Thiago Aníbal Ferreira Ribeiro é o presidente do novo Comdec. Instituído pela lei n.º 4.174, de 2007, o Conselho é formado por 10 representantes vinculado aos órgãos governamentais e cinco da sociedade civil organizada. “Agir com precaução e antecipar as situações de riscos estruturam a política de prevenção de danos que será o norte para o trabalho da Defesa Civil em Itaúna. A formação do Conselho, com representantes de diferentes instituições e setores da sociedade, fortalece a atuação do Governo e minimiza os efeitos danosos das forças naturais”, reforçou o coordenador municipal da Defesa Civil de Itaúna.

O novo presidente cumprimentou a equipe. “Agradeço a confiança e reforço que o Conselho tem papel fundamental na cidade uma vez que é em comunidade que as pessoas têm oportunidade de discutir seus problemas e encontrar soluções conjuntas, de forma democrática”, completou Thiago Aníbal.

O secretário Municipal de Governo, Alisson Diego Batista Moraes, representando o prefeito Neider Moreira, destacou a importância de estruturar o Comdec, que estava desativado desde 2013, há quatro anos. “A Defesa Civil só é lembrada nos momentos de desastres, mas as pessoas devem saber que a utilidade do Conselho vai além das calamidades, uma vez que podem agir preventivamente de diversas maneiras. Com o apoio do Governo de Itaúna, o órgão renasce fortalecido”, esclareceu.

Tomaram posse, além do coordenador Municipal de Defesa Civil como presidente do Comdec, o atual chefe do Executivo, que será vice-presidente, o vereador Lacimar representando a Câmara Municipal; Sirley de Freitas Santos (Polícia Civil / 33ª Delegacia Seccional); Oficial PM Alex Tavares Margotti (Polícia Militar de Minas Gerais / 5ª CIA Independente), Glauber Lúcio de Souza (representante do Poder Judiciário / Fórum de Itaúna); Subtenente José Aparecido Campos (Corpo de Bombeiros Militar MG 2ª CIA / 10º Batalhão); Gláucio Antônio Marques de Carvalho (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços); Gilberto Gonçalves de Lima (Secretaria Municipal de Saúde); Juvenal Caetano Moreira Júnior (Secretaria Municipal de Assistência Social); Gláucio Martins de Souza (Secretaria Municipal de Regulação Urbana); Tales Fabiano da Silva (Serviço Autônomo de Água e Esgoto / SAAE); e dos órgãos não governamentais: Augusto Gomide de Castro Silva (Rotary de Itaúna “Cidade Universitária”); Francis José Saldanha Franco (Loja Maçônica “Mestre Chauer Chequer); Adriana Maria Marques (Paróquia de Sant'Ana); Samuel Ferreira do Lago (Associação dos Evangélicos de Itaúna – Assevi); Afonso Henrique da Silva Lima (Centro de Desenvolvimento Social e Empresarial - CDE ).




Nenhum comentário: