sexta-feira, 23 de junho de 2017

SAAE de Itaúna é reconhecido como referência nacional

Serviço de água e esgoto está entre os 31 municípios brasileiros com experiências exitosas

O SAAE de Itaúna foi avaliado como referência em saneamento básico no estado de Minas Gerais. O reconhecimento é uma proposta da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento - ASSEMAE, para valorizar as gestões públicas que mais promovem políticas de eficiência administrativa em consonância com uma prestação de serviços de qualidade. Durante o 47° Congresso realizado em Campinas, São Paulo, a instituição reuniu autarquias e companhias de abastecimento de todo o país ao lado de representantes dos governos estaduais e federal.

Comitiva do SAAE Itaúna presente no Congresso da Assemae

A ASSEMAE reconhece que a conclusão das obras da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE (foto abaixo), prevista para 2018, é a condição para que Itaúna alcance a excelência em saneamento básico. A cidade, segundo a Associação Nacional, já é uma referência estadual na coleta, manejo e reaproveitamento de resíduos sólidos; possui capacidade de abastecimento de água para atender até 50% a mais o número atual de habitante, que hoje é de 93 mil habitantes; além de ter 100% de atendimento urbano de esgoto.

O diretor-geral do SAAE, Alisson Diego Batista Moraes, disse que o encontro entre agentes de diferentes instituições e setores, além de consolidar a marca de gestão responsável da autarquia municipal, permite a troca de experiências. “Reforçamos o nosso compromisso com a gestão de qualidade e, tão importante quanto isso, avaliamos a condução da política de prestação de serviços, compartilhando valores institucionais e métodos de trabalho com dezenas de municípios”, explicou.

O envolvimento da autarquia também permite o reforço nas estratégias de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. “Esse contato próximo com organizações de diferentes tamanhos e realidades possibilita a nós, gestores públicos, atualizar as ferramentas administrativas com o que há de novidade e tendência no mercado de saneamento”, completou Alisson Diego.

Nova realidade 

A gestão de servidores implantada pelo SAAE desde janeiro deste ano possibilitou que técnicos de vários setores da autarquia participassem do Congresso em Campinas. “O reconhecimento do trabalho desempenhado pelo SAAE passa pela valorização de todo o funcionalismo, por isso, fizemos questão que os responsáveis técnicos pelos eixos abordados integrassem as discussões e buscassem abordagens que permitam à autarquia aprimorar a gestão dos serviços”, justificou. Ainda segundo Diego, a maioria dos servidores convidados ocupa cargos efetivos, o que reforça o compromisso com a continuidade dos trabalhos e a capacitação permanente da equipe.

* Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna

- http://www.itauna.mg.gov.br/site/noticias/2017/06/22/servico-de-agua-e-esgoto-de-itauna-e-reconhecido-como-referencia-nacional

Nenhum comentário: