quinta-feira, 13 de abril de 2017

Museu Sagarana completa cinco anos como importante referência cultural em Minas Gerais

O Museu Sagarana, o nosso Musa, completa, neste 13 de abril , cinco anos de existência. Neste período, o nosso Musa rece beu mais de 35 mil visitantes.

A obra Sagarana, de Guimarães Rosa, está completando, em 2017, 71 anos desde o seu lançamento. O livro Sagarana teve fortíssima inspiração itaguarense.

Itaguara teve uma importância gigantesca na formação do escritor João Guimarães Rosa, ícone máximo das letras brasileiras. Segundo depoimento de sua filha, a também escritora e itaguarense Vilma Guimarães Rosa, registrado no livro Relembramentos: João Guimarães Rosa, meu pai: “os dois anos vividos em Itaguara influíram enormemente na produção literária de meu pai. Inspirado pela terra, os costumes, as pessoas e as acontecências do cotidiano, ele os colecionava, anotando as terminologias dos seus ditos e falas, afim de distribuí-los pelas estórias que certamente já estava escrevendo”.

                                                                           * * *

Vale a pena rememorar outro fato importante, que foi a visita do secretário estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo, que esteve no Musa em agosto de 2015 e deu um importante depoimento sobre o nosso Museu Sagarana (o áudio original está disponível para o público, no Museu):
 


"Como Secretário de estado da Cultura de Minas Gerais, tive o privilégio de visitar o Museu Sagarana, em Itaguara. É uma referência hoje importante na vida cultural de Minas Gerais e do Brasil. O maior escritor brasileiro, João Guimarães Rosa, viveu em Itaguara e o museu criado pelo prefeito Alisson Diego retrata a história de Itaguara e contextualiza a presença de Guimarães Rosa. É um centro museológico muito importante, é hoje um dos marcos dos museus mineiros. É uma referência cultural para o nosso estado e nós queremos apoiar, estar em sintonia permanente com a prefeitura de Itaguara, destacando desde logo o reconhecimento que temos na Secretaria de Cultura e na nossa Superintendência de Museus pelo trabalho da Prefeitura de Itaguara, do prefeito Alisson Diego, no sentido de dotar a cidade em que viveu Guimarães Rosa, em que seus pais viveram, em que seu cunhado foi prefeito, em que seus pais comemoram as bodas de ouro, que nesta cidade tenha esse museu e que hoje atrai gente de toda parte, porque todos querem saber como foi a vida de Guimarães Rosa em Itaguara, como é Itaguara, uma cidade acolhedora, uma cidade muito significativa, emblemática das cidades mineiras e que, por isso mesmo, se torna um exemplo na medida em que nos oferece um museu desta qualidade, que é também um centro cultural muito bem implantado, no coração da cidade e aberto a toda a população".

Veja algumas fotos especiais do acervo do Museu Sagarana:





























Nenhum comentário: