terça-feira, 30 de agosto de 2016

Praça do Museu Sagarana ganha novas tendas



O Museu Sagarana recebeu importantes investimentos neste semestre; trata-se de um projeto aprovado pela Prefeitura de Itaguara junto ao FEC (Fundo Estadual de Cultura) que fará vários investimentos no Musa, com destaque para equipamentos internos e duas tendas 7 x 12 metros, que já foram instaladas no local (fotos: Daniel Borges).

"O projeto do FEC é importante para o melhor funcionamento de nosso Musa e, com as novas tendas, a área externa, onde acontecem várias atividades de recreação e interação, foi muito valorizada,  ", disse o prefeito Alisson Diego.

 

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Seminário de Encerramento Responsável de uma Boa Gestão Administrativa

Compartilhamos a seguir notícia do site do TCE-MG com alterações, em 19/08/2016.



Mesa de honra da solenidade (Foto: Thiago Rios Gomes)

O prefeito Alisson Diego Batista Moraes, vice-presidente Granbel, esteve presente no Seminário da Granbel de encerramento de mandato, promovido pela entidade municipalista em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Diego fez a abertura oficial dos trabalhos na parte da tarde.

O coordenador de Capacitação e Pesquisa da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Gustavo Terra, o assessor do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Pedro Henrique Magalhães, a coordenadora de licitações, Érica Apgaua, o analista de Controle Externo, Jefferson Mendes, e o assessor do conselheiro Mauri Torres, Marconi Augusto Braga, ministraram na manhã de hoje, 19/08/16, no auditório Vivaldi Moreira, palestras no Seminário sobre Encerramento Responsável de uma Boa Gestão Administrativa. O seminário, promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), teve como objetivo esclarecer os prefeitos e seus assessores sobre as normas e regras da lei de responsabilidade fiscal e outros temas relevantes para o encerramento do mandato.

O coordenador de Capacitação da Escola de Contas, Gustavo Terra, representou o presidente do TCEMG, Sebastião Helvecio, e compôs a mesa de honra de abertura da solenidade juntamente com o presidente e o vice-presidente da Granbel, Carlos Murta e Alisson Diego Batista, respectivamente. Em seguida o coordenador ministrou a palestra Responsabilidade em Final de Mandato.

Dando continuidade as palestras técnicas da manhã, o assessor do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Pedro Henrique Magalhães, falou sobre Planejamento das Compras Governamentais. A coordenadora de licitações do TCEMG, Érica Apgaua, abordou o tema Planejamento e Aquisição de Medicamentos por Decisão Judicial e em seguida o assessor do conselheiro Mauri Torres, Marconi Augusto Braga, ministrou a palestra Restos a Pagar no Último Ano de Mandato. O analista de controle externo do Tribunal, Jefferson Mendes, fechou os trabalhos da manhã apresentado as Decisões Relevantes do TCEMG Acerca do Restos à Pagar.

O seminário continuou durante a tarde com e foram ministradas as palestras Controle Interno e Último Ano de Mandato, Planejamento no Último Ano de Mandato e Responsabilidade dos Agentes Políticos.

Thiago Rios Gomes/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação

- link: http://www.tce.mg.gov.br/Tecnicos-do-TCEMG-palestram-em-seminario-da-Granbel-.html/Noticia/1111621968

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Eleições 2016 exigem diálogo com a sociedade e transparência

Há algumas semanas, o prefeito itaguarense Alisson Diego conversou com a TV Assembleia sobre este difícil ano que os gestores municipais estão enfrentando. O alcaide disse que é fundamental a manutenção de um ajuste orçamentário para 2017 e pediu ainda transparência aos que pleiteiam gerir um município. A seguir, um pequeno trecho da entrevista.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Crise desestimula candidatos a prefeito

A situação financeira complexa dos municípios tem desestimulado inúmeros candidatos a alcaide em todo o Brasil. A seguir, compartilhamos matéria veiculada no Jornal Zero Hora de sexta-feira, 29 de agosto.