terça-feira, 31 de maio de 2016

Prefeito Diego assume a vice-presidência da Associação dos Municípios da RMBH

Prefeito Alisson Diego ao lado do presidente da Granbel, Carlos Murta.

O prefeito itaguarense, Alisson Diego Batista Moraes, tomou posse nesta terça-feira (31/05) como vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). Diego contou que não almejava assumir a função, mas o fez por consideração e pedido dos prefeitos. "Foi uma convocação dos colegas prefeitos para que assumisse esta função, faço-o com gratidão e, precipuamente, para defender a bandeira municipalista", afirmou.

O atual presidente da Granbel é o prefeito de Vespasiano, Carlos Murta. Também foram eleitos os prefeitos de Mateus Leme (Marlon Guimarães, diretor-secretário), Igarapé (José Carlos, diretor administrativo) e Confins (Geraldo Gonçalves, diretor financeiro). O mandato irá até o primeiro trimestre de 2017.

Diego sempre foi defensor do municipalismo e já exerceu alguns cargos em entidades municipalistas: Foi diretor da região central da AMM - Associação Mineira de Municípios (2013-2015), membro da diretoria da ABM (Associação Brasileira de Municípios) e, agora, assume a vice-presidência da Granbel (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte).


Prefeitos Marlon, Carlos Murta e Alisson Diego - nova diretoria da Granbel.


segunda-feira, 30 de maio de 2016

Patrolamento a todo vapor

* Informações e fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura

Este ano o patrolamento das estradas vicinais começou mais tarde devido ao prolongamento do período chuvoso, que se estendeu até meados de abril. Apesar disso, a Prefeitura de Itaguara não está perdendo tempo e as motoniveladoras estão trabalhando a todo vapor.

Destaque: Motoniveladora da PMI trabalhando:
Meta para 2016 é 100% das estradas vicinais patroladas
O secretário responsável pela secretaria municipal de Infraestrutura, Gustavo de Miranda Tavares, falou sobre o patrolamento das estradas vicinais em 2016. “O nosso objetivo é que todas as estradas apresentem as melhores condições de trafegabilidade possíveis. É um enorme desafio uma vez que o nosso município possui 410 quilômetros quadrados de extensão territorial". Gustavo informou ainda que o patrolamento se iniciou com duas frentes de serviços, mas agora já há três frentes: "A primeira frente iniciou os trabalhos na região de Carvalhos, Queiroz, Cambinda, Catucas e Pará dos Vilelas, sentido Aroeiras. A segunda iniciou os trabalhos na comunidade de Morro Grande sentido Boa Vista. Já a terceira equipe começou em meados de maio e nos permitirá acelerar o cronograma. Este ano, a nossa meta é patrolar 100% das estradas rurais, um serviço de qualidade para toda a população", informou o secretário.

O prefeito Diego disse que hoje, apesar da crise, a prefeitura conta com máquinas adequadas, diferentemente de poucos anos atrás. "É importante lembrar que há oito anos, quando assumimos a gestão municipal, a Prefeitura não possuía máquinas em condições apropriadas. Hoje o cenário é totalmente diferente. Apesar da crise e das dificuldades financeiras porque passamos, temos três motoniveladoras novas que estão trabalhando para a nossa população", enfatiza o prefeito Alisson Diego.

A seguir, algumas fotos do patrolamento em execução:




sexta-feira, 27 de maio de 2016

Pavimentação para Todos

* Texto e fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura

O Programa Pavimentação para Todos, da Prefeitura de Itaguara, consiste na realização de pavimentações em ruas que ainda não contavam com esta infraestrutura, mas também objetiva a adequada manutenção dos calçamentos já existentes em todo o município.

Nas últimas semanas, uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura responsável pela manutenção de calçamentos, esteve trabalhando nas seguintes vias: Rua Carmópolis, Rua dos Marras, Morro Grande, Rua Marechal Deodoro, Rua Pedro Rosa das Chagas, Rua Bonfim, Rua Aline Lima
de Moraes, Rua Antonio Paulino, Rua Esmeralda e Rua Antonio Freitas.



Sua rua precisa de manutenção? Entre em contato com a Secretaria Municipal de Infraestrutura: (31) 3184 2706 / Prefeitura de Itaguara: Desenvolvimento e Tradição Lado a Lado!

Programa Pavimentação Para Todos: Obra concluída no Bairro Apolinários

*Texto e fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura

O Programa Pavimentação Para Todos foi criado pela gestão 2009-2016 com o objetivo de pavimentar e regularizar as ruas de Itaguara que ainda eram de terra. Desde sua criação, dezenas de ruas foram calçadas e/ou asfaltadas. Neste mês, mais duas ruas foram pavimentadas, desta vez no Bairro Apolinários.

Pavimentação no Bairro Apolinários: Antigo anseio da comunidade
atendido pelo Poder Público Municipal. PMI - Maio, 2016.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, por meio de sua Divisão de Infraestrutura, sob a coordenação do João Eustáquio da Silva (Rambo) e supervisão de Gustavo de Miranda Tavares gestor da pasta, finalizou a obra de calçamento da Rua João Apolinário com Alameda São Francisco, no Bairro dos Apolinários, meados de maio.

Gustavo de Miranda Tavares, secretário Municipal de Infraestrutura, explicou que, inicialmente, foi realizada uma sistemática  limpeza em toda a área que seria pavimentada. "O terreno estava muito desconcertado e com excessivos buracos", diz o secretário. Após a limpeza, foram instalados 300 metros de meio fio e 600 metros quadrados de pavimentação poliédrica.


Em abril a pavimentação já estava na fase final.

Todo o trabalho foi realizado com recursos próprios da prefeitura de Itaguara. O prefeito Alisson Diego ressalta que, apesar da crise, a prefeitura de Itaguara tem mantido uma agenda positiva. "Temos mantido nosso cronograma de obras, apesar das dificuldades financeiras e orçamentárias. Este calçamento, por exemplo, sempre esteve em nossos planos e era cobrado há muitos anos pela comunidade do Bairro Apolinários. Estamos muito felizes ao ver a satisfação dos moradores com a conclusão desta obra, que representa mais qualidade de vida e dignidade para a comunidade que aqui reside", enfatizou o prefeito.

Diego ainda fez questão de ressaltar que o trabalho foi 100% realizado pelos servidores municipais da Secretaria de Infraestrutura. "Não contratamos empresa alguma, foram os nossos próprios funcionários da Secretaria de Infraestrutura que realizaram este trabalho, com isso conseguimos fazer a pavimentação a um custo reduzido e com qualidade. A eles, o meu reconhecimento".

A Prefeitura informou ainda que tem feito a opção pelo calçamento poliédrico ao invés do asfalto, principalmente, nas ruas de maior fluxo. Nas ruas de menor movimentação, o calçamento poliédrido, embora exija mais manutenção, é ecologicamente muito mais adequado pela questão da permeabilidade do solo.

Veja algumas fotos da obra já finalizada:




terça-feira, 24 de maio de 2016

Prefeito Alisson Diego visita Cersam e deseja boas vindas ao novo psiquiatra

* Ascom PMI

Da esq. para a direita: secretário Edvar Mamede, Dr. Guilherme,
prefeito Alisson Diego e coordenadora Sílvia Oliveira. 19.05
Na manhã de quinta-feira (19/05), o prefeito Alisson Diego Batista Moraes, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Edvar Mamede, visitou  o Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam Conquista), localizado no bairro dos Coelhos. Eles foram recebidos pela coordenadora da unidade, Maria Sílvia de Oliveira.

O Cersam Conquista foi inaugurado em junho de 2012 e atende atualmente a cerca de 300 pacientes de Itaguara e também da região. Alguns pacientes passam o dia no Cersam, em atividades psicoterapêuticas, recebem refeições diárias e cuidados especiais.

O prefeito conversou com pacientes e funcionários. Um dos motivos da visita foi  recepcionar o novo médico psiquiatra, o Dr. Guilherme Vilas-Boas. "A equipe do Cersam é muito boa e o doutor Guilherme veio somar esforços nesta equipe competente", disse o secretário municipal de saúde.

"O Cersam Conquista presta relevantíssimos serviços para a população de Itaguara e região. Um trabalho muito bonito, realizado por pessoas vocacionadas. É preciso medicamentos? Sim, sabemos que é. Mas é preciso mais: é preciso acolhimento, atenção, um olhar carinhoso e compreensivo, um abraço de afeto, é preciso humanidade. Vejo isso na equipe do Cersam e fico muito feliz", enfatizou o prefeito Diego.

O alcaide itaguarense lembrou da concepção do Cersam há mais de oito anos. "Estava em nossos planejamentos desde 2008 um Cersam para Itaguara. É muito bom ver que o projeto se concretizou, as coisas aconteceram e deram certo". Diego fez questão de ressaltar o trabalho da ex-secretária municipal de Saúde, Karla Fernanda Perdigão: "Karla teve papel fundamental na concepção e inauguração do nosso Cersam. A semente plantada há oito anos hoje dá frutos. Embora muitos possam não perceber, a verdade é que há uma árvore frondosa aqui. À Karla o  meu reconhecimento, carinho e gratidão".

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Infraestrutura Rural

* Texto e fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente (SILAM).

Prestar contas é uma das obrigações do serviço público. Pensando assim, guiada pela princípio da Transparência, a SILAM elenca alguns trabalhos realizados nas últimas semanas.

* Recuperação e construção de drenagens, construção e reformas de mata burros nas estradas vicinais, prioritariamente na região de Fangueiros e Aroeiras.


Região de Aroeiras, Várzea da Aroeiras, Bocaina:

*Limpeza e construção de dois mata-burros na estrada da Várzea da Aroeiras, em parceira;
*Encascalhamento de trechos de estrada da Bocaina;
* Instalação de dois mata-burros de madeira na estrada da Bocaina, em parceira.



Região de Fangueiros: 

*Reforma do mata burro de ferro próximo ao Catalão, em parceria com a comunidade; 
*Reforma do mata burro de madeira;
*Construção de Drenagem , em parceria com a comunidade 
*Construção de Drenagem;
 *Construção de cacimbas na estrada principal de Fangueiros


Região da Serrinha:

*Reforma e limpeza de três mata-burros de ferro.


Região do Campo Grande e Maravilhas:

*Limpeza e reforma de mata burro de ferro;
*Construção de cacimbas na estrada principal do Campo Grande;
*Construção de cacimbas próximo a Maravilhas.




Região do Sapecado:

*Operação tapa buraco.

Região do Campo Gentio, Ribeirão Cornélio

*Operação tapa buraco na estrada do Ribeirão próximo ao Cula;
*Operação tapa buraco na estrada do Campo Gentio próximo a Torre da PM.

Diversos serviços executados e/ou em execução:

*Reforma da ponte da estrada da Aroeiras;
*Reforma de mata burro na estrada de Agrelos;
*Reforma da ponte de madeira da estrada de Agrelos;
*Drenagem na estrada de Agrelos;
*Reforma da ponte da estrada do Campo Grande;
*Construção de mata burro da estrada do Sumaré;
*Construção de drenagem na estrada da Boa Vista;
*Reforma do mata burro de madeira na estrada da "Beira do Rio";
* Reforma de pontes na estrada dos Costas;
*Instalação de mata-burro e drenagem na estrada dos Costas;
*Construção de drenagem na estrada do Mato Dentro;
*Construção de drenagem na região "Chácara";
*Construção de drenagem na estrada do Pará dos Vilelas;
*Construção de drenagem na estrada do Ribeirão Cornélio, próximo ao "Parque Industrial Pedro Silva".

A Secretaria Municipal de Infraestrutura informa que está trabalhando com equipe reduzida( um operador de maquina/motorista, um pedreiro e dois serventes na prestação de serviços de reformas e construção de drenagens e mata burros). Mesmo assim, a SILAM tem realizado inúmeras ações em prol das comunidades rurais.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Prefeitura de Itaguara divulga programação e tema do Festival de Inverno e Gastronomia 2016

Foto divulgação: Banda 14 BIS confirmada
no Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara 2016
A Prefeitura de Itaguara divulgou hoje o tema e a atração principal do Festival de Inverno e Gastronomia 2016. A banda principal será 14 BIS! O grupo mineiro está comemorando 35 anos de carreira com uma nova e especial turnê, reunindo clássicos como Espanhola, Planeta Sonho, Caçador de Mim, Todo Azul do Mar, Linda Juventude e diversos outros sucessos da música nacional e internacional.

Cláudio Venturini (guitarra e voz), Sérgio Magrão (baixo e voz), Vermelho (teclados e voz) e Hely Rodrigues (bateria) prometem fazer um show inesquecível, na noite de 23 de julho, na Praça Raimundo Morais Lara.

O prefeito Alisson Diego Batista Moraes, acompanhado do secretário municipal de Cultura, Camilo Lélis, e do vice-prefeito, Anderson Sansão, fez uma transmissão  ao vivo, na tarde desta quarta-feira (18), pela página da Prefeitura no Facebook para anunciar o tema e parte da programação do XVI Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara.

Prefeito Alisson Diego - Maio 2016 / Daniel Borges

A temática do Festival este ano homenageará os caminhoneiros itaguarenses. O tema é "Coração Estradeiro: Transportando sonhos e progresso, sou caminhoneiro". O prefeito itaguarense destacou a importância do transporte de cargas para o município. "Os caminhoneiros possuem significativa representação em nossa economia e nossa cultura e esta homenagem é mais do que justa", afirmou o alcaide. Diego disse ainda que a banda mineira 14 BIS tem tudo a ver com Festival de Inverno e Gastronomia itaguarense. "A questão da mineiridade e da musicalidade é uma marca do 14 BIS e está completamente em consonância com o espírito de nosso Festival". 

Secretário de Cultura Camilo Lélis
/ Alessandra C.
O secretário municipal de Cultura, Camilo Lélis, destacou que a partir de 2009 o Festival de Inverno de Itaguara ganhou projeção estadual e até nacional pelas atrações que trouxe e qualidade na organização. "Em 2009, o Festival mudou. Ganhou reconhecimento estadual, pela grandeza não apenas das atrações, mas da organização. Estamos mantendo essa qualidade. Aproveito para agradecer ao prefeito Diego e ao ex-secretário Cássio Murilo pela oportunidade de trabalhar nestes anos pela cultura de Itaguara".

A programação completa do XVI Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara estará disponível, em breve, no site da prefeitura: www.itaguara.mg.gov.br.

terça-feira, 17 de maio de 2016

II Itaguara Gospel

Vem aí a segunda edição do evento cultural mais importante para o público evangélico itaguarense. Acontece neste final de semana o Itaguara Gospel.

O prefeito Alisson Diego (foto) ressaltou que a música evangélica é considerada manifestação cultural, de acordo com a lei federal 12.590 de 2012 e a realização deste evento é o o reconhecimento dessa significativa manifestação cultural que faz parte da rica e múltipla cultura itaguaresnse.

Prefeito Alisson Diego: "Acolher a diversidade cultural de nossa cidade".
Foto: Daniel Borges - 2016
"O público evangélico itaguarense ansiava há muito por eventos culturais gospeis. De certa maneira, esse público sentia-se órfão de atrações culturais. O Itaguara Gospel foi criado ano passado exatamente com esse espírito de acolher a diversidade cultural de nossa cidade", enfatizou o alcaide.

Veja cartaz de divulgação do evento:


sexta-feira, 13 de maio de 2016

Prefeito Alisson Diego participa, pelo oitavo ano consecutivo, da “Marcha dos Prefeitos” em Brasília

* Ascom PMI, com informações do site da CNM

Prefeito Alisson Diego na XIX Marcha em Defesa
dos Municípios - Maio' 2016.

O prefeito itaguarense, Alisson Diego Batista Moraes, participa, desde 2009, do maior encontro municipalista do Brasil: a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada, anualmente, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que aconteceu em 2016 no período de 09 a 12 de maio. Este ano, Diego completou a sua oitava participação no evento, que debateu, especialmente, a gravíssima crise econômica que afeta a maior parte dos municípios brasileiros e as dificuldades no encerramento dos mandatos dos atuais gestores municipais.

Milhares de prefeitos, vice-prefeitos e agentes públicos foram à capital federal em busca de melhores condições e mais recursos para os municípios. Realizado desde 1998 e considerado um dos maiores encontros municipalistas do mundo, o encontro dos prefeitos apresenta ao país as preocupações e anseios dos quase 6 mil municípios brasileiros.

O prefeito itaguarense escreveu numa rede social, em referência ao evento: "Estou na capital da República participando da tradicional "Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios", para defender o ente federado hipossuficiente, lutar por uma federação verdadeiramente tripartite. Em defesa do Brasil. Em defesa do povo. Em defesa dos municípios. Pensei muito sobre nosso país e a gestão pública brasileira, durante esses dois dias de congresso, após ouvir e ler muito. É preciso que avancemos e entremos numa nova fase republicana: depois de tantos erros e acertos, o Brasil precisa dar um passo à frente na construção do Estado de bem-estar social. Não podemos, em hipótese alguma, abandonar os preceitos constitucionais, esperançosamente idealizados em 1988".

Da esquerda para a direita: Prefeitos Julinho (Passa Tempo-MG),
Juninho (São Francisco de Paula-MG), Zezinho (Cláudio-MG) e Diego (Itaguara-MG)

Explanação do presidente da CNM

Durante o encontro municipalista, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fez uma detalhada explanação sobre a difícil situação em que se encontram as prefeituras brasileiras. Segundo dados da CNM, a grande maioria das prefeituras do país podem chegar ao fim do ano com déficits, infringindo a Lei  Complementar 101/2000, a chamada Lei de Responsabilidade Fiscal. O prefeito Diego disse que Itaguara fez vários ajustes e não fará parte dessa estatística. "Itaguara não é uma ilha,  obviamente estamos sofrendo e muito com a crise, mas posso adiantar que conseguiremos fechar o ano sem déficit e com a situação favorável", destacou.

Salário mínimo 

 Ziulkoski abordou o efeito cascata do salário mínimo sobre os cofres locais. Assim como o piso do magistério, o reajuste do salário mínimo cresce desproporcionalmente ao orçamento das Prefeituras. Enquanto o Fundo de Participação dos Municípios [FPM] obteve aumento de apenas 58,3%, no período de 2010 a 2016, o salário mínimo registrou elevação de 72,5%. Em 2010, ele era de R$ 510,00, chegando a atingir R$ 880,00 neste ano.

Subfinanciamento dos programas 

“A situação dos Municípios brasileiros fica ainda mais dramática quando falamos do subfinanciamento dos programas federais”, afirmou o presidente Ziulkoski dando continuidade ao seu discurso. Como exemplo, ele citou o custo da merenda escolar. “O repasse que vocês recebem é de R$ 0,30 para a merenda, quando na verdade os gastos chegam a uma média de R$ 2,50. É uma defasagem muito grande”, sinalizou.

A realidade se aplica também para custeio da equipe do Programa Saúde na Família (PSF) e com o transporte escolar. Neste último caso, o custo médio da oferta de transporte é de R$ 114,00 e o governo repassa aos Municípios somente R$ 12,00 mensais.

CNM preocupada com o final de mandato dos gestores envia Carta aos órgãos de controle externo 

A CNM enviou uma Carta destinada aos órgãos de controle externo. A diminuição dos recursos e aumento de responsabilidades estão preocupando os gestores em seu último ano de mandato. Nesta situação, em muitas prefeituras será difícil cumprir com as obrigações legais impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Já é sabido que a situação econômica atual diminuiu a arrecadação de vários repasses e tributos municipais. Entre ele estão o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI). Além desta grave situação, outros impactos estão sendo sentidos nas prefeituras como o aumento da violência, desemprego, falta de perspectiva de melhora da economia, entre outros.

Somando a falta de recursos, existe um aumento da participação municipal em serviços nas áreas de Saúde e Educação. A consequência é grave. Gestores estão cortando os gastos e contratações para conseguir fechar as contas. O objetivo da Carta é chamar a atenção dos órgãos de controle externo para a gravidade da situação, principalmente para as responsabilidades e impedimentos que recaem sobre os gestores públicos locais. Os prefeitos esperam que os reflexos das práticas indevidas realizadas pela União e dos problemas econômicos que a Nação sofre não os transformem em vítimas diretas do descumprimento legal já que assumiram responsabilidades dos outros Entes como no atendimento direto à população.

Link da Carta enviada aos órgãos de controle ->  http://www.cnm.org.br/portal/images/stories/Links/13052016_Carta_da_Marcha_aos_rgos_de_Controle_Externo.pdf

Carta da Marcha encerra evento municipalista 

Com leitura e aprovação da Carta da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, as atividades do evento foram encerradas no início da tarde desta quinta-feira, 12 de maio. O documento assinado pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, destacou a participação de mais de 4,5 mil pessoas no encontro, e registrou as primeiras conquistas obtidas.

De 9 a 12 de maio, mesmo durante uma das mais agudas crises políticas e econômicas da história do país, o movimento municipalista brasileiro manteve seu ato político e apresentou sua pauta de reivindicação aos Poderes Executivo, Judiciário e ao Congresso Nacional. Conforme registro feito na carta, a fala do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, marcou a participação do judiciário pela primeira vez na Marcha.

Link da Carta Oficial da XIX Marcha - http://www.cnm.org.br/portal/images/stories/Links/13052016_Carta_da_XIX_Marcha_a_Brasilia_em_Defesa_dos_Municipios_2016-05-12.pdf

terça-feira, 10 de maio de 2016

Cultura em Ação

* Texto: Secretaria Municipal de Cultura

Informes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Pelo quarto ano consecutivo, a gestão municipal realizou o IV Encontro Regional de Sanfoneiros. O projeto, que surgiu em 2013, valoriza a cultura regional, além de músicos e artistas locais. Como acontece todos os anos, o evento será realizado na Praça da Convivência, durante a tradicional Feira de Agricultura Familiar. O evento aconteceu no domingo, 24 de Abril a partir das 9h30.

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura realizou a Festa do Trabalhador. Houve shows de samba e pagode com o Grupo Raça Brasil, no dia 30 de Abril, na Praça Raimundo de Morais Lara. No dia primeiro de maio, a programação seguiu com apresentação teatral do Coletivo Mundicá/BH, na Feira de Agricultura Familiar e, na parte da tarde, houve a Corrida do Trabalhador, e show com o Grupo Evolusamba.

Seguindo o Calendário Municipal de Eventos, vem aí o 2º Edição do Itaguara Gospel, a ser realizado dia 21 de maio, na Praça da Convivência. ( Atenção a Rua Mário Lima, ficará fechada para a realização do evento, previsto para iniciar às 18:00h) Show com Felipe Colácio ás 21h00.

XVI Festival

Definida as datas de realização do tradicional Festival de Inverno e Gastronomia, que este ano caminha para sua décima sexta edição, consagrando-se como um dos grandes festivais culturais do estado. O evento acontecerá do dia 15 ao dia 24 de Julho. Críticas e sugestões favor repassar pelo e-mail: cultura@itaguara.mg.gov.br ou ligar para 31 3184-2699.

Festa de Nossa Senhora do Rosário

Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Aroeiras. Organizada pela comunidade local e apoiada pela Prefeitura o evento a cada ano atrai mais pessoas que lotam a praça local para acompanhar os festejos. Agende: De 03 a 05 de Junho.

ICMS Turístico

Para além dos eventos, a Secretaria de Cultura já encaminhou documentação para pleito de recursos proveniente do ICMS Turístico junto ao Estado, garantindo que em 2016 a próxima gestão possa contar com este recurso, na continuidade das ações de desenvolvimento para o setor turístico no município. Também foram encaminhadas documentações referentes ao ICMS Patrimonial, que garante recursos para o ano de 2016 e 2017.

Congado

O secretário de Cultura e Turismo, Camilo Lélis, informa também que a Prefeitura vem a cada ano apoiando mais e trabalhando junto aos Congadeiros, na preservação e divulgação do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, em Itaguara. Apoiamos ações de intercâmbio cultural para participarem de encontros e festejos em outras cidades e estados, como Aparecida do Norte/SP e outras localidades. Além disso, auxiliamos no custeio e apoio na compra de roupas, alimentos, couro e infraestrutura para a festa. Para quem acompanha de perto o evento, sabe que, a cada ano, a Festa fica mais bonita. Motivamos a continuidade e preservação deste patrimônio cultural e contamos com a presença e apoio de toda a comunidade.

Entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. É muito importante ouvir e contar com você! (31) 3184 2699. E-mail: cultura@itaguara.mg.gov.br.

domingo, 8 de maio de 2016

Segunda edição da Festa dos Trabalhadores teve shows, corrida e teatro

* Texto e fotos: Secretarias Municipais de Esporte e Cultura


A Prefeitura de Itaguara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, realizou pelo segundo ano consecutivo o evento que homenageia o trabalhador itaguarense. A II Festa dos Trabalhadores teve um cardápio variado, cujo objetivo era agradar ao público e oportunizar cultura.

“Comemorar o Dia do Trabalhador é oferecer ao cidadão a possibilidade de reflexão sobre seu ofício e sua vida. Sobre sua contribuição no desenvolvimento do município e do pais, é proporcionar lazer, cultura e entretenimento à classe trabalhadora e família“, destaca Camilo Lélis, secretário de Cultura e Turismo.

O evento iniciou na sexta feira, dia 30 de Abril, e seguiu até o dia 01º de maio. Centenas de pessoas aproveitaram as atrações oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Esportes. Bandas locais entreteram o público itaguarense. O melhor do rock clássico com a banda Back in Time e o tradicional samba com o pessoal do Evolusamba. As bandas itaguarenses mostraram talento e desenvoltura. De Belo Horizonte, o Grupo Raça Brasil agitou a galera cantando clássicos do samba e do pagode.

O prefeito municipal, Alisson Diego, salientou que o objetivo do evento é oportunizar cultura, esporte e entretenimento para os trabalhadores itaguarenses e suas famílias. "O trabalho é, seguramente, base de nossa sociedade e este evento tem o condão de valorizar todos os trabalhadores, sem hierarquização. A sociedade precisa do trabalho de todos. Todos os trabalhadores, todos os ramos do trabalho são essenciais. Somos fruto do trabalho coletivo", disse o alcaide.

Teatro

A novidade este ano ficou por conta do Coletivo Mundicá, um grupo de teatro de Belo Horizonte, que trabalhou a contextualização do evento com muita poesia e repertório refinado. O coletivo se apresentou na manhã de domingo na Feira de Agricultura Familiar, em frente o Museu Sagarana. Artista em pernas de pau, sombrinhas gigantes coloridas, um boizinho brincalhão e belas canções fizeram o público dançar, cantar e se emocionar.

Coletivo Mundicá emocionou o público


Corrida dos Trabalhadores

A Secretaria de Esportes realizou a segunda edição da Corrida do Trabalhador. Na oportunidade, a Prefeitura entregou novos uniformes para os atletas da Associação dos Corredores de Rua de Itaguara (Acrita). Walisson Angelo de Souza, secretário de Esportes, destacou que apesar do mal tempo houve um bom público e uma evolução técnica notável em relação a corrida de 2015.

Acrita recebe novos uniformes


Resultados da Corrida dos Trabalhadores 2016

Categoria Geral Masculino

1° Lugar - Warley Rafael dos Santos
2° Lugar - José Carlos Passos
3° Lugar - Humberto da Silva Oliveira

Categoria Geral Feminino

1° Lugar - Ana Paula Morais Lara
2° Lugar - Debora Marciana Chaves
3° Lugar - Flávia Cristina Borges​

Veja mais fotos do evento:



















quinta-feira, 5 de maio de 2016

Prêmio Mineiro de Boas Práticas: Prefeitura de Itaguara entre as 5 melhores de MG

A Prefeitura de Itaguara foi premiada ontem (04/05) como uma das 5 melhores de Minas Gerais no eixo sustentabilidade do Prêmio Mineiro de Boas Práticas em Gestão Pública. O projeto "Itaguara no Caminho da Sustentabilidade" foi reconhecido nacionalmente como referência de Gestão Pública. A honraria é considerada um dos mais importantes prêmios municipalistas do Brasil e o mais importante de Minas Gerais.

Prefeito A. Diego recebe Menção do Prêmio Mineiro de Boas Práticas.
Itaguara entre as 5 melhores cidades de MG no eixo Sustentabilidade
por ter investido quase R$ 5 milhões na construção da ETE.
05.06.2016

Saiba Mais sobre o Prêmio

A edição 2016 do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal contou com número recorde de municípios inscritos, que concorreram com projetos em três eixos temáticos – Gestão Ambiental, Gestão da Saúde e Gestão Social.

Os 15 finalistas/premiados foram selecionados com base em cinco critérios de avaliação, entre eles, o da abrangência do projeto, número de pessoas beneficiadas e a identificação dos recursos financeiros, humanos, físicos e administrativos aplicáveis ao desenvolvimento da prática.

Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora, formada por técnicos e especialistas nos três eixos temáticos. De acordo com o edital, após a seleção dos 15 finalistas, a próxima fase é a da visita dos técnicos para conhecer como funcionam os projetos, na prática.

Realizado, anualmente, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal é concedido às prefeituras que tiverem iniciativas de modernização nas áreas de meio ambiente, saúde e social.

Os projetos vencedores se tornam referência e inspiração para os outros municípios e ajudam a administração pública municipal na abertura de novas formas de gestão, sobretudo neste momento em que os gestores enfrentam intensa crise financeira.

O prefeito Alisson Diego Batista Moraes destacou que Itaguara em breve terá praticamente 100% do esgoto urbano tratado. Para tanto o município, em convênio com o Governo Federal, investiu cerca de 5 milhões de reais na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e projetos de conscientização e sustentabilidade. "O nosso projeto tem a ETE como eixo principal, daí decorrem várias iniciativas de valorização do meio ambiente, conscientização e práticas sustentáveis. Em breve, muitos municípios terão o tratamento do esgoto universalizado, mas isso ainda é raro no Brasil e este prêmio valoriza nossa ousadia e trabalho coletivo. Quero destacar o trabalho de toda a equipe da Prefeitura e do SAAE. O nosso projeto é coletivo e divido este prêmio com a equipe e especialmente com toda Itaguara", disse o prefeito itaguarense.

O presidente da AMM fez questão de congratular os municípios finalistas e vencedores do Prêmio. “Parabenizo os municípios por seus projetos inovadores e de importância significativa para a qualidade de vida da população”, enfatizou o presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio de Faria.

Os vencedores do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal – edição 2016 foram agraciados no dia 4 de maio durante o 33º Congresso Mineiro de Municípios. No evento, há, ainda, um estande dos premiados com artesanato e comidas típicas de cada município.

* Com informações do site da AMM MG.

Veja algumas fotos: