sexta-feira, 29 de abril de 2016

Prefeito Alisson Diego leva a deputado Agostinho Patrus demandas de Itaguara

Comitiva itaguarense no gabinete do deputado Agostinho Patrus
Ascom ALMG 20.04.2016

O prefeito de Itaguara, Alisson Diego Batista Moraes, se reuniu, no último dia 20, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com o deputado estadual Agostinho Patrus Filho, juntamente com lideranças itaguarenses. O objetivo da reunião foi debater projetos, programas e ações de interesse de Itaguara. O deputado firmou compromisso com o município, após a derrota do deputado mais votado em Itaguara, Neider Moreira. Desde então, Agostinho tem ajudado Itaguara e representado a cidade junto ao Governo de Minas.

Dentre as questões debatidas na reunião, destaca-se o projeto de reforma e cobertura da quadra esportiva da Escola Estadual Padre Gregório do Couto e infraestrutura rural. Os vereadores Sônia Guimarães e Marcelo Souza também fizeram solicitações de academias populares e mata-burros.

O deputado Agostinho Patrus visitou Itaguara em agosto do ano passado e já destinou duas emendas para o município: uma que contempla a aquisição de equipamentos para a UTI móvel (em licitação) e uma pavimentação asfáltica (que deve ser realizada este ano).

"Este encontro foi muito importante para alinharmos várias situações de interesse de nossa comunidade. O deputado Agostinho Patrus já demonstrou que tem compromisso com a nossa cidade e estamos convictos de que nos ajudará nas demandas apresentadas", afirmou o prefeito Alisson Diego.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Novas viaturas chegam ao Pelotão da PM de Itaguara e já estão trabalhando

Novas viaturas para o pelotão da PM em Itaguara. 

Duas novas viaturas chegaram à PM de Itaguara nesta semana. O prefeito Alisson Diego participou, nesta quarta-feira (27/04), a convite do comandante do 7º Pelotão de PM, subtenente Édson Belisário, de um café da manhã para comemorar a chegada das duas novas viaturas e marcar o início dos trabalhos das mesmas.

"Os veículos já estão trabalhando em prol de nossa segurança pública", disse Belisário.De acordo com o comandante, Itaguara não recebia uma nova viatura há 5 anos. "Estamos contentes com a chegada desses novos veículos que serão muito importantes para proporcionar ainda mais segurança para a população", enfatizou.

O prefeito Alisson Diego,  que estava cobrando há pelo menos dois anos novas viaturas para a PM, comemorou e aproveitou para ressaltar que, mesmo diante de um quadro orçamentário e financeiro complexo e mesmo a segurança pública não sendo responsabilidade precípua do município, a Prefeitura sempre manteve convênios  ajudando nos custos de operação da PM e da Polícia Civil. "Estamos muito contentes com as novas viaturas e esperamos que aumente ainda mais a eficiência da segurança pública em nosso município. Também ressalto que, apesar do momento complexo, não reduzimos os convênios com as polícias. Nosso trabalho é de parceria em prol da população itaguarense".

Também participaram do café da manhã o presidente do Consep (Conselho Municipal de Segurança Pública) Luís Márcio Mansur Brina, membros do Consep, militares e o presidente da Câmara, vereador José Crésio.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Prefeito recebe novas viaturas para a Polícia Militar


O prefeito Alisson Diego participou, na manhã desta segunda-feira (25/04), em Belo Horizonte, da cerimônia de entrega de novas viaturas para a Polícia Militar.

Itaguara está recebendo duas novas viaturas que serão muito importantes para a segurança pública no município, de acordo com o subtenente Edson Belisário, comandante da PM local. O subtenente destacou que as viaturas ajudarão muito a Polícia neste momento. "Essas viaturas estão chegando num momento muito importante e reforçarão significativamente a nossa atuação no município, dando ainda mais agilidade e eficiência ao nosso trabalho", disse.

O prefeito Diego havia solicitado há alguns meses as viaturas ao Governo do Estado, principalmente para reforçar o policiamento rural. "Apesar da grave crise financeira e orçamentária que atinge todo o setor público, quero agradecer ao governo do estado por manter compromissos importantes com os municípios e consequentemente com a população mineira. A segurança pública, embora não seja constitucionalmente uma obrigação do município, é uma área que depende da colaboração de todos os entes federativos e, sobretudo, de toda a sociedade. A prefeitura de Itaguara possui inarredável compromisso com a segurança pública", enfatizou o alcaide.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Quarta edição do Encontro de Sanfoneiros entusiasma e emociona

Prefeito Diego entrega troféus à dupla de sanfoneiros Brás e Neném
Em 2013, a Prefeitura de Itaguara realizou o I Encontro de Sanfoneiros, como parte da programação da I Semana de Arte e Cultura do Museu Sagarana - comemorando um ano de inauguração do Musa.

No domingo, 24/04, a Secretaria Municipal de Cultura realizou a 4ª edição do evento, que já se tornou tradicional. Crianças, idosos, famílias estiveram presentes na Praça Antonio Ferreira de Morais (Praça de Convivência) para ouvir o som das sanfonas - um inegável símbolo da nossa mineiridade e da música sertaneja de raiz.

A população prestigiou o IV Encontro de Sanfoneiros na Praça do Musa

O prefeito Alisson Diego esteve presente no Encontro e parabenizou ao ex-secretário de Cultura, professor Cássio Oliveira e ao atual Camilo Lélis. "É um evento de resgate da nossa música sertaneja raiz, um evento histórico-cultural da família itaguarense. Quero lembrar o professor Cassinho, nosso secretário de Cultura à época do I Encontro de Sanfoneiros e ao atual secretário Camilo, peças-chave na realização desta festividade cultural que nos emociona e entusiasma".



A Prefeitura de Itaguara informou que o Encontro de Sanfoneiros a partir deste ano faz parte do calendário oficial de eventos do município, aprovado por lei municipal de iniciativa do Poder Executivo Municipal.

Troféus das 4 edições do Encontro

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Programa Mão Amiga, vitrine da Gestão 2009-2016, torna-se lei municipal

Texto e fotos: Geraldo Aquino, Coordenadoria Municipal de Agropecuária



O Programa “Mão Amiga”, idealizado em 2009 pela Prefeitura de Itaguara, está completando sete anos desde a sua implantação, com muitas experiências, aprendizados, aperfeiçoamentos e, sobretudo, significativos resultados a comemorar. Centenas de famílias de agricultores familiares foram beneficiadas ao longo dos anos. Com o consequente aperfeiçoamento da política pública, o projeto chegou ao auge em 2015 e superou todas as expectativas dos agricultores beneficiados e da Prefeitura de Itaguara. No mês passado, o CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) fez uma reunião de avaliação e prestação de contas do programa, com a presença do secretário de Infraestrutura, Gustavo Miranda, do Coordenador Geraldo Aquino e do prefeito Alisson Diego (foto).

Prefeito Diego participa de reunião de prestação de contas
do Programa Mão Amiga. 03.2016
O prefeito Alisson Diego Batista Moraes lembra que o Programa se aperfeiçoou até chegar aos moldes atuais e destaca o envolvimento da comunidade. "O esboço do Mão Amiga Já fazia parte de nosso programa de governo em 2008, portanto, a implementação em 2009 era esperado. A concepção inicial foi trabalhosa e destaco a atuação do ex-secretário Anézio Borém. De 2009, até hoje o fato é que aprendemos muito, principalmente por tornarmos um programa com forte controle social e envolvimento comunitário, talvez este seja o grande segredo do sucesso do Mão Amiga, que se tornou um verdadeiro exemplo de política pública, reconhecido nacionalmente, sendo retratado em programa de TV".


O Mão Amiga é desenvolvido em dois módulos: Patrulha Agrícola Mecanizada e Transporte de Calcário e é realizado pela Divisão de Agropecuária da Secretaria Municipal de Infraestrutura, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), o apoio técnico da Emater e das associações de agricultores familiares do município, tendo como público alvo os agricultores familiares cadastrados em associações rurais, devidamente representadas no CMDRS.


O custo anual do projeto para a Prefeitura é de cerca de 80 mil reais e traz ganhos importantes para os agricultores familiares. Os agricultores unanimemente destacaram o aumento de renda, produtividade e o melhor planejamento da propriedade depois do Mão Amiga.


Leandro Rafael de Oliveira, produtor rural beneficiado pelo Mão Amiga, conta que, após a análise e correção do solo e a melhoria da pastagem, a sua produção de leite chega a 250 litros ao dia. "Antes, sem análise de solo, era uma vaca uma vaca por hectare, hoje tenho em 7 hectares de terra 50 animais sendo 20 vacas, 30 bezerros e bezerrinhas. Melhorou demais". Leandro diz que o Programa Mão Amiga "proporcionou uma experiência fantástica para os agricultores". "Hoje o programa está inserido e consolidado na grade de incentivo da agricultura familiar do município que, devido a vários fatores da cadeia produtiva do mercado atual, estava com pouca perspectiva”.

Leandro Oliveira: "O Programa hoje está inserido e consolidado".

Geraldo Eduardo de Aquino, Supervisor de Agropecuária e Coordenador do Programa, destaca o associativismo e a logística como fatores determinantes para o sucesso: “O programa fortalece o associativismo e é a prova de que o poder público e a comunidade trabalhando juntos e com planejamento podem realizar bons projetos”.

Um dos maiores entusiastas deste programa é o senhor Clarimundo Malta de Andrade, 60 anos, Produtor Rural e Presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Pipoca e Região: (AFAPRE) “Estamos muito satisfeitos; além de ter barateado o custo, a nossa terra melhorou muito. Somos todos gratos”, comemora o produtor”.

Lavoura do Clarimundo Malta e Geraldo Andrade,
na comunidade da Aurora

A produção de milho também teve avanço na região onde antes se obtinha de 20 a 30 toneladas de silagem por hectare hoje a produção subiu para 40 toneladas por hectare. O Produtor Jose Pereira da Silva produz milho para silagem para alimentar seu gado que é criado no cocho. Em um hectare ele possui 12 vacas que produz 10 litros de leite ao dia por animal. Jose Pereira diz que esta satisfeito com o Programa Mão Amiga, pois a terra de sua propriedade tinha acidez dai foi feita a analise de solo para corrigir e pediu para corrigir o solo com calcário, o projeto Mão Amiga fornece o frete de calcário dai foi bão de mais, visto que dava umas partes ruins e outras muito boas agora à produção fica igualada.

Lavoura de milho do senhor José Pereira, em Agrelos.
Gustavo Miranda, Secretário Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, explica que a Prefeitura custeia integralmente o frete de calcário, o operador e a máquina para aração das terras. Os recursos arrecadados pelo programa são gerenciados exclusivamente pelo CMDRS e são utilizados para manutenção das máquinas, com isso fazendo com que o dinheiro arrecadado com a patrulha agrícola mecanizada cobrada a hora/máquina a 50% do valor de mercado volte como investimento para o produtor rural.

As mais de 120 famílias beneficiadas pelo Programa Mão Amiga estão divididas em todas as regiões do município, sobretudo das comunidades rurais de Pipoca, Boa Esperança, Boa Vista, Sapecado, Fangueiros, Campo Grande, Campo dos Gentios e Aroeiras - onde há associações rurais em regular funcionamento. O projeto transportou cerca de 1200 toneladas de calcário em 2014 e 744 toneladas em 2015. Já a aração de terras totalizou mais de 200 horas de serviços prestados em cada ano. 

O extensionista agropecuário da Emater, José Roberto Salgado, diz que é fundamental a análise do solo, antes de esparramar o calcário. "Nem sempre se precisa de mas calcário, às vezes é até menos, por isso precisa-se da correta análise e isso tem sido feito com eficiência aqui". Salgado diz que percebe-se claramente o grau de evolução do solo dos agricultores itaguarenses, o que trouxe considerável produtividade para os agricultores familiares.


O prefeito Alisson Diego Batista Moraes, preocupado com a continuidade deste importante programa nas gestões futuras e sabendo da importância do Programa para a economia do município, enviou um projeto de lei ao legislativo instituindo oficialmente o "Mão Amiga" como política pública municipal. A ei foi aprovado e Diego sancionou o projeto lei nº1.605 de 30 de março de 2016. "Era importante que este projeto não se tornasse apenas uma política pública de um governo e sim uma política permanente com investimentos crescentes, possibilitando o desenvolvimento das comunidades rurais, gerando emprego, renda e diminuindo o êxodo rural". 

“Nossa administração tem um claro compromisso com os produtores rurais itaguarenses. Para nós, esta é uma política estratégica, sobretudo porque valoriza a nossa tradição primaz e histórica que é a agricultura familiar”, evidencia o prefeito. 

Programa Mão Amiga é destaque em jornal da Região Metropolitana:

Programa de TV Minas Rural abordou o "Mão Amiga" neste mês. Clique e assista:



terça-feira, 19 de abril de 2016

Prefeitura de Itaguara realiza operação tapa buracos em toda a cidade

* Texto e Fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura


A Prefeitura de Itaguara, por meio de sua Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, realiza a Operação Tapa Buraco em todo o município. Durante toda a semana do dia 12/04, foram revitalizadas diversas ruas do município, como a Rua XV de Novembro (foto).

O secretário de Infraestrutura, Gustavo Miranda, explica que a operação Tapa Buraco atingiu toda a cidade. “Por orientação do prefeito Diego, focamos em revitalizar as vias públicas em vários bairros e não apenas na região central, que possui mais visibilidade. O escopo desta operação é assegurar qualidade do serviço e segurança no trânsito para pedestres e condutores em todo o município, apesar de todos os problemas econômicos e as dificuldades que o país vive”, destaca o secretário.

Gustavo argumentou que o período chuvoso contribuiu para que as vias fossem danificadas fortemente este ano. "Não focamos apenas na operação tapa buraco, mas também nas drenagens em vários pontos da cidade para garantir que nos próximos anos a chuva não danifique tanto as vias. Este é um trabalho estruturador", avaliou.

A Divisão Municipal de Infraestrutura acompanhou todo o procedimento. As principais vias revitalizadas foram: Rua Antônio Pereira de Resende, Travessa Nogueiras, Avenida Dr.Antonio Geraldo de Oliveira, Rua Padre Gregório do Couto, Avenida Eliziário Ramos, Rua Antônio Pacheco, Rua Mario Lima, Rua dos Passos, Rua Francisco Hilário, Rua Tenente Cassiano, Rua XV de Novembro, Rua Antônio de Morais Lara.

O prefeito municipal Alisson Diego destacou que a Administração Municipal executou esta operação ouvindo as demandas apontadas pelo Conselho Municipal de Trânsito e disse que apesar da crise, a gestão cuida com zelo da cidade. "Apesar do cenário econômico complicado, com reflexos graves para os municípios, nossa gestão tem feito todos os esforços para que o município esteja sempre muito bem cuidado", declarou o prefeito.

Veja algumas fotografias (de algumas ruas revitalizadas):













segunda-feira, 18 de abril de 2016

Defesa Civil em ação: Prefeitura de Itaguara, em conjunto com Defesa Civil do Estado, realizou mapeamento das áreas de risco no município e está executando obras importantes

* Texto e fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura

Equipe CPRM em visita em área de risco
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Itaguara, localizada Rua Francisco Hilário s.n. no Centro (nas dependências da Secretaria Municipal de Infraestrutura - Obras), vem desenvolvendo um trabalho em conjunto com a sociedade e os órgãos do município, do estado e da federação para o aprimoramento do seu plano de contingência do município, para assim elaborar políticas públicas no controle das áreas de risco da cidade.

Neste sentido e pensando preventivamente, Itaguara recebeu, durante o mês passado, técnicos do CPRM - Serviço Geológico do Brasil e técnicos da Defesa Civil de Minas Gerais. A equipe técnica trouxe os equipamentos mais modernos para auxiliar no mapeamento georefencial das áreas de risco de Itaguara. A partir destes dados, haverá um aprimoramento do plano de contingência municipal.

O que é o CPRM?

O Serviço Geológico do Brasil - CPRM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil. A sua missão é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Os geólogos Ítalo Prata Meneses e Rafael Silva Ribeiro percorreram o município entre os dias 18 e 22 de março. Estivemos "coletando dados para produzirem a ação emergencial para reconhecimento de áreas de alto e alto risco a movimentos de massa, feições erosivas, enchente e inundação", explicaram.

Mapa de geologia de área de risco no município
Gustavo de Miranda Tavares, Secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária, Meio Ambiente e Coordenador da Defesa Civil Municipal, relata que após o período chuvoso de 2015/2016 foram observadas varias situações no atendimento as demandas da Defesa Civil Municipal que serão agregadas ao plano de contingência. Pensando preventivamente e com foco no plano de contingência, a administração municipal, por meio da Divisão de Infraestrutura e Meio Ambiente, construiu e continua construindo novos canais de drenagens, bueiros para captação de águas pluviais nas ruas da cidade, distritos e estradas vicinais e trabalhando também na construção de gabiões.

Renato Luiz Teófilo de Oliveira, coordenador operacional da Defesa Civil de Itaguara, diz que os projetos de construção e reformas dos canais de drenagem e bueiros realizados neste primeiro trimestre, são: Drenagem da Rua do Bairro Mateus próximo a subestação de energia, e limpeza das galerias do Bairro Jardim Europa. Na zona Rural foram realizadas drenagens e contenção de taludes na região de Cruzes, Veludo e Aroeiras.

A seguir, fotos de obra concluída de drenagens do Bairro Mateus, próximo a Subestação da Cemig:







Teófilo ainda ressalta que precisamos adotar medidas de prevenção para que não nos tornemos parte das estatísticas. Algumas medidas podem evitar inundações como, por exemplo:

-Não jogar entulho ou restos de construção nas calçadas , ruas ou bueiros;

-Realizar a limpeza e manutenção das drenagens pluviais (Escoamento das águas de chuva) de nossas residências;

-Informar a secretaria de obras quaisquer alterações referentes a bueiras entupidas ou até mesmo a falta delas em determinados pontos da cidade.

A coordenadoria de Defesa Civil tem visitado estas áreas e orientado a todos moradores que fiquem atentos, observando se há trincas nos imóveis, rachaduras no solo, árvores com risco de queda e nível do ribeirão, principalmente em áreas em que a declividade seja igual ou superior ao ângulo de 45 graus.

O prefeito Alisson Diego lembra que a estruturação da defesa civil municipal ocorreu na gestão 2009-2016. "Esta gestão estruturou, sob o ponto de vista legal e institucional, a nossa defesa civil. A partir de 2009, a defesa civil passou a existir em Itaguara com determinações, estudos pormenorizados, elaboração de plano de contingência, dentre outras atividades importantes. Quero agradecer a todos que se empenham atualmente e, sobretudo, quem se empenhou na institucionalização da defesa civil em Itaguara, nosso amigo engenheiro José Antônio de Castro Filho". Diego salienta que, apesar das limitações variadas do município (financeira, número de servidores, dentre outras), a estruturação da defesa civil municipal  garante transparência e o controle social das ações do COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil)."

Sempre que necessário, acione a defesa civil:

31-3184-1232, 3184-2706 - Coordenador Renato Teófilo Secretário de Infraestrutura: Gustavo Tavares.

Em caso de emergências ou desastres, entre em contato com a PM pelo número 190 ou com a Defesa Civil Municipal pelo telefone 31-89792390 ou e-mail secobrasitaguara@hotmail.com.

 Se todos trabalharmos juntos, poderemos prevenir e mitigar os desastres, a fim de não sermos surpreendidos pelos fenômenos naturais.

Renato Teófilo na sala da Defesa Civil na Rua Francisco Hilario

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Prefeito assina convênio e Itaguara ganhará mais uma academia ao ar livre

Prefeito Diego e vereadores, em assinatura de convênio na
Cidade Administrativa - 12.04.16
O prefeito Alisson Diego Batista Moraes, acompanhado dos vereadores Vandeir Alevi, José Hilton e Geraldo Aparecido, assinou nesta terça-feira, 12, em cerimônia realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, com a presença do governador Fernando Pimentel convênio para a implantação de mais uma academia ao ar livre na cidade.

A Academia ao ar livre (também chamada de Academia da Saúde) deve ser instalada no bairro Vista Alegre. A instalação dessas academias tem como principal objetivo a universalização do incentivo à prática de atividades físicas e são frutos de demandas da sociedade colhidas durante a realização dos Fóruns Regionais de Governo.

Acompanhado do vice-governador Antônio Andrade, o governador Fernando Pimentel destacou, em seu discurso, o papel do poder público no incentivo à atividade física. “A Academia ao Ar Livre é uma pequena academia de ginástica, gratuita, disponibilizada em um local público, de maneira que todo cidadão e cidadã possa ter acesso ao exercício físico de boa qualidade, com equipamento bom, e fazer aquilo que, hoje, a medicina recomenda amplamente: cuidar da sua atividade física, sair do sedentarismo, para evitar boa parte das doenças”, afirmou.

Segundo o governador, com uma população mais saudável, haverá menos pressão sobre o sistema público de saúde. “Com toda a certeza isso melhora muito a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O prefeito Alisson Diego destacou a parceria com o governo do estado. "Quero agradecer aos vereadores pela viabilização da indicação e, sobretudo, ao Governo de Minas que tem sido nosso parceiro, mesmo neste momento econômico tão complicado". Ainda de acordo com o prefeito, as academias são muito importantes para a comunidade. "Esta será a sexta academia que instalaremos em nossa gestão (as outras 5 estão em Aroeiras, Boa Vista, Lindorifo, Via Expressa e Bairro dos Dias). São equipamentos importantíssimos, na medida em que oportunizam à população a prática de exercícios físicos e incentiva a toda a comunidade a cuidar preventivamente da saúde".



Com informações e trechos da Agência Minas - http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/8201-governador-autoriza-implementacao-de-523-academias-ao-ar-livre-em-330-cidades-mineiras?layout=print

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Limpeza Urbana em Ação: Secretarias de Saúde e Infraestrutura fazem mutirões

Texto e fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente



A Administração Municipal, por meio de sua Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, em consonância com a Secretaria Municipal de Saúde, preocupadas com o bem da estar da população e com o aedes aegypti, realizou vários mutirões de limpeza, nas últimas semanas. Todos os bairros de Itaguara e comunidades rurais receberam o mutirão de limpeza:

“É muito importante, todos nós cidadãos fazermos nossa parte, quanto ao tema da limpeza urbana, sobretudo a limpeza dos lotes particulares” salienta o Secretário Gustavo de Miranda Tavares.







terça-feira, 12 de abril de 2016

Fundo de Participação deixa prefeituras em situação preocupante

FPM já é 13,42% menor que ano passado
Quinta, 07 de abril de 2016.

O 1.º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de abril foi pago na última sexta-feira, 8 de abril. O depositado será de R$ 2.507.553.665,36, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, isto é, somado o Fundeb, o montante é de R$ 3.134.442.081,70.

Segundo estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação ao primeiro decêndio do mesmo mês em 2015, o decêndio teve uma queda de 4,8% em termos nominais, ou seja, comparando o valores sem considerar os efeitos da inflação. Quando considera-se o valor real dos repasses e consideram-se as consequências da inflação a queda é ainda maior: 11,98%.

No acumulado de 2016, o FPM soma nominalmente R$ 24,515 bilhões frente aos R$ 25,772 bilhões no mesmo período do ano anterior. Em termos reais, o somatório dos repasses é 13,42% menor do que o mesmo período do ano anterior.

Situação preocupante

Para a CNM, a situação de queda nominal dos repasses realizados ao fundo é extremamente preocupante. Quase 5% a menos no bolo do fundo prejudica ainda mais as finanças municipais, deixando os gestores em uma difícil situação: menos recurso para custear o aumento de obrigações a ele imposta e o aumento de preços consequente da alta inflação. Esse primeiro decêndio de abril sinaliza que a expectativa otimista da Secretaria do Tesouro (STN), de crescimento nominal de 11,1% para o mês de abril frente a abril de 2015, será de difícil concretização. Portanto, a Confederação alerta aos gestores municipais que refaçam seus planejamentos financeiros, a fim de conseguir amenizar os efeitos oriundos da crise em que o País está imerso.

Veja aqui os valores (em tabela da CNM):


segunda-feira, 11 de abril de 2016

Infraestrutura Rural: Prefeitura realiza obras e manutenções

* Texto e fotos: Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente

A Administração Municipal, sabendo que a agricultura familiar é um dos alicerces da economia itaguarense, fez um cronograma de trabalho para a manutenções nas estradas com encascalhamento, reforma de mata burros, pontes, drenagens, e roçagem de estradas.

O secretário municipal de Infraestrutura, Gustavo argumenta que o município está vivendo um momento contraditório visto que o período chuvoso proporcionou vantagens para a produção, mas atrasou as operações de tapa buraco e encascalhamento. 

Ainda de acordo com Gustavo, a zona rural do município tem uma grande malha viária e atualmente a Secretaria trabalha com um efetivo menor do que em 2011. "Diante desse período de dificuldades financeiras, que o país e o município enfrentam, pedimos a compreensão de todos, mesmo com recursos humanos e financeiros reduzidos estamos atentos às comunidades rurais", diz o secretário. 

Geraldo Aquino, Supervisor de Agropecuária, relata que o setor de Infraestrutura Rural realizou operação de tapa buracos com motoniveladoras, carregadeiras, etc. "Temos outras situações de parcerias os agricultores familiares onde a Prefeitura forneceu o frente com o cascalho e o agricultor esparramou o material para o acesso a sua propriedade; no caso da construção de novos mata-burros, o município cedeu a mão de obra o agricultor forneceu o mata-burro e os materiais para a alvenaria dos mesmos", destaca Aquino.

O prefeito Alisson Diego enfatizou que o município passa por um momento orçamentário delicado, como a maior parte dos municípios do Brasil, mas que as comunidades rurais estão entre as prioridades da Administração Pública. "Vivenciamos uma das mais graves, senão a mais grave crise econômica e política desde a redemocratização, apesar disso estamos mantendo os serviços públicos. As comunidades rurais são a essência de nossa Itaguara e precisam de nosso olhar atento e o nosso trabalho, apesar de quaisquer dificuldades, sempre ressalto isso para a nossa Secretaria de Infraestrutura".

A Secretaria de Infraestrutura destacou construção e reformas de diversas drenagens, pontes e mata burros, conforme relatório das atividades bimestrais a seguir:

Região de Queiroz, Catucas e João Paulista

*Encascalhamento da estrada com patrola próximo a Grota 
*Assentamento de mata burro de ferro em parceria
*Limpeza de mata burros de ferro e madeira 
*Transporte de cascalho




Região de Aroeiras 

*Operação tapa buraco com a Carregadeira próximo ao trecho da estrada "Maromba"




Região de Fangueiros e Barro Branco: 

*Reforma da ponte de madeira próximo ao "Dico Coruja" 
*Reforma do mata burro de madeira próximo ao "Dico Coruja/Zé Vilaça" 
*Construção de cacimbas para contenção de água da chuva na estrada 
*Operação tapa buraco na estrada do Barro Branco próximo ao Bil





Região da Aurora 

*Reforma de 02 mata burros de ferro (Afonsina e Tozinho)
*Operação tapa buraco com a carregadeira (estrada trecho do Morro e na planície Regina).



Região dos Marianos 

*Reforma do mata-burro



Região do Campo Grande, Sumaré e São Bento

*Operação tapa buraco com a carregadeira
*Reforma da Drenagem da estrada do Campo Grande
*Limpeza de mata burro da estrada do Sumaré
*Início da Operação tapa buraco e encascalhamento de estrada Campo Grande - São Bento




Região da Fazenda Mateus

*Roçar estrada Fazenda Mateus
*Reforma do mata burro
*Reforma da ponte de madeira



Roçar estrada da Fazenda Mateus que liga a estrada ao Pasto da Mata



Região da Limeira:

*Transporte de cascalho - Paineiras e Sapezinho
*Solda do mata burro de ferro
*Operação tapa burro na estrada do Sapezinho
*Operação tapa buraco na estrada da Paineiras - Calixto
*Reforma da ponte de madeira - em parceria entre a prefeitura e o agricultor
*Operação tapa buraco na estrada do Calixto


Região do Veludo:

*Operação tapa buraco na estrada próximo ao Carreiro
*Manuteção de drenagem