quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sobre o eclipse lunar combinado com a superlua

* Publicado originalmente no Facebook em 27/09/2015.


A lua eclipsada, o céu e nós *

Em todo o mundo, milhões aguardavam ansiosos pelo raro fenômeno astronômico. Pela primeira vez, em mais de 3 décadas, um eclipse lunar total combinado com uma superlua! Eu, é claro, era um dos milhões de ansiosos. Obviamente, não poderia perder essa "poeticidade dos céus", afinal de contas, quem me conhece sabe muito bem que sou um astrônomo frustrado e um observador amadoramente voraz e entusiasmado. Não perco nenhum fenômeno astronômico que eu consiga ver razoavelmente pelo meu pequeno e simplório telescópio (a quem batizei de little Kepler há uns 5 anos).

Esses dois fenômenos acontecendo simultaneamente é algo considerado raro. O último aconteceu em 1982. E quem perdeu o espetáculo terá que esperar até 2033. Foi indizivelmente belo. Foi poesia! Poesia é a natureza e o universo em movimento. Poesia foi ter olhado para o céu e contemplado essa extraordinária efeméride divino-astronômica que ficará magicamente registrada em minha memória até os últimos dias de minha existência.

Foto tirada do Litlle Keppler
Quando a gente para a fim de pensar nos mundanos problemas que temos todos nós, os humanos contemporâneos, até nos envergonhamos diante da grandeza do universo e da pequeneza nossa. Somos fagulhas milimétricas numa quase infinita fogueira cósmica. Somos um instantezinho quase desimportante em bilhões de anos de evolução cósmica.

Ante a grandeza cósmica, você ainda anda preocupado(a) com o que falaram de você ontem? Sobre aquela fofoquinha do trabalho ou da escola ? A carreira, o carro novo, a carteira cheia, os estudos... E aquele boleto que tem de ser pago amanhã? Sim, todos nos preocupamos. É claro que sempre nos preocuparemos.

Todavia, não podemos nos olvidar de olhar para o céu de vez em quando. Fenômenos como o deste domingo só nos reafirma o que todos já sabemos ou deveríamos saber: somos parte do cosmos, essa grandiosidade monstruosamente bela, instigante e encantadora. Estamos aqui de passagem. Então para que inveja, orgulho, egoísmo, traição e desejos e ações ruins? Não, não governamos o universo. Somos uma fração de segundo no livro infinito do tempo. Não governamos os fenômenos. Os eclipses existirão independentemente de nós! A natureza e os cosmos se governam e nós, os heroicos super-humanos, somos muito mais governados que governantes.

Enfim, sabe o que pensei, utopicamente, ao assistir a este "raro" eclipse? Que é mais do que necessário respeitar o cosmos e a natureza, sentir-se parte desse todo e melhorar, no que pudermos, a convivência humana. Sem nenhum tipo moralismo (que, aliás, abomino veementemente) apenas foram essas as minhas sensações. Mas ainda tem gente que acha que manda nos outros, que governa as pessoas, que dita os rumos do mundo. Levianas pretensões.

PS: Meu último livro de poemas não se chama O Tempo e as Estrelas, por acaso. Viva o cosmos e sua grandeza magistral!

* A. Diego

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Campeonato Municipal de Peteca 2015 chega ao fim

* Informações e fotografias: SMELJ


Chegou ao fim o badalado Campeonato Municipal de Peteca, realizado pela Prefeitura Municipal de Itaguara, por meio de sua Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), em parceria com o Conquistano Futebol Clube. O torneio aconteceu durante os meses de agosto e setembro e reuniu oito duplas (e os suplentes).

A final da competição aconteceu na última quarta-feira (23/09). O campeonato contou com a participação de oito duplas (cada qual com um suplente), todas de Itaguara, divididas em duas chaves, as quatro melhores se enfrentaram nas semifinais e posteriormente a final. A dupla formada por João Paulo "Bidi" e Edgar "Pico" se sagrou campeã do torneio. Em segundo lugar ficaram Leonardo, Edwar e Juninho (suplente) e em terceiro Erlon, Pedro e Oldair (suplente).

João Paulo, um dos vencedores da competição, ressaltou a importância do torneio: "A peteca é um esporte com muitos adeptos em Itaguara e esse torneio foi um incentivo muito importante", destacou.

A Prefeitura e a Secretaria de Esportes agradecem aos participantes e parabenizam a todos. A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude ressalta que tem trabalhado para proporcionar cada vez mais variadas atividades esportivas e de lazer para todos os itaguarenses. A gestão municipal entende que a atividade esportiva é fundamental em todas as fases da vida, configurando-se em uma política pública extremamente importante para o desenvolvimento humano.

Veja abaixo algumas fotos da final da competição:









terça-feira, 22 de setembro de 2015

Com o apoio da Prefeitura, Bombeiro Instrumental Orquestra Show fará apresentação em Itaguara em comemoração pelos 50 anos da Escola Estadual Padre Gregório

* Informações: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Corpo de Bombeiros

Foto divulgação - BIOS
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou nesta semana que a tradicional banda instrumental Bombeiro Instrumental Orquestra Show - BIOS, fará apresentação em Itaguara em outubro. A banda show, formada por militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, será a grande atração do evento que comemora os 50 anos da Escola Estadual Padre Gregório.

Composta por 12 músicos, distribuídos em saxofones, trompetes, trombones, guitarra, baixo, teclado, bateria e percussão, a BIOS se apresenta com uma variedade muito grande de estilos, tendo como base principal o jazz e bossa nova.

Dia: 01/10/2015
Local: E.E. Padre Gregório
Horário: 20h00

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Secretaria de Esportes realiza Campeonato Municipal de Peteca

* Informações e fotos: Secretaria Municipal de Esportes


Uma parceria entre a Prefeitura e o CFC viabilizou a realização do Torneio Municipal de Peteca. O campeonato, que está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, nas quadras do Conquistano Futebol Clube, tem empolgado os "petequeiros" itaguarenses. Oito duplas, divididas em duas chaves, disputaram o título da competição, que já se encontra na fase final.

O prefeito Alisson Diego e o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Wallison Ângelo de Souza, parabenizam aos atletas participantes e agradece à diretoria do Conquistano Futebol Clube pelo espaço cedido para a realização do torneio.

A Prefeitura de Itaguara busca proporcionar cada vez mais, por meio dos esportes, a interação e o bom convívio social, aliados a uma vida saudável para toda a nossa comunidade.

O jogo final da competição acontecerá nesta quarta-feira no CFC.

Abaixo algumas fotos:




Turismo se consolida em Itaguara

Prefeito Diego e Secretário Camilo Lélis em reunião na Setur
A gestão municipal 2009-2016 tem investido significativamente em cultura e turismo, desde então reestruturou essas secretarias, criou um aparato legal e administrativo com planos setoriais e políticas públicas.

Na semana passado, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Camilo Lélis e o prefeito Alisson Diego estiveram na secretaria estadual de Turismo para discutir políticas públicas na área do turismo e também debater a questão do ICMS turístico. Pela primeira vez, Itaguara poderá ser beneficiada com recursos do ICMS turístico.

"Em Itaguara, o turismo está se consolidando cada vez mais como um importante vetor econômico. Na oportunidade, também falamos sobre o museu Sagarana, que já recebeu mais de 30 mil visitantes desde a inauguração e é um dos principais pontos turísticos de Itaguara e região", elucida o prefeito itaguarense.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Prefeito e diretora vão à Secretaria de Educação reivindicar recursos

Diretora Dunalva, representante da Sec. Educação, Prefeito Diego
e Pedro Firmo, assessor parlamentar. 16.09.2015

A educação itaguarense é reconhecida, em todos os níveis de ensino, como de muito boa qualidade. Para manter essa tradição e avançar ainda mais, é preciso, permanentemente, somar esforços pelo setor. Com este propósito, o prefeito Alisson Diego esteve, nesta quarta-feira (16/09), na Secretaria de Estado de Educação, na Cidade Administrativa, acompanhado da diretora da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado, Dunalva Galgani e do assessor parlamentar do deputado estadual Agostinho Patrus, Pedro Firmo.

Prefeito e diretora foram à secretaria discutir a liberação de recursos do Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI. "Este programa é muito importante para a escola e, por meio dele, a escola realiza excursões e adquire diversos materiais tais como datashow, computadores, dentre outros", explica a diretora Dunalva.

Na ocasião, também se discutiu a finalização das obras das tão sonhadas coberturas e reformas das quadras das escolas Alvim Rodrigues do Prado e Coronel Frazão. O governo estadual foi muito sensível às demandas e prometeu agilizar as resoluções.

"Desde 2009, propusemos um novo olhar para a educação municipal, com a integração de todos os atores educacionais no município, independente da esfera, e é exatamente isso o que temos feito na prática", explana Diego.

Diretora da E.E. Alvim R. do Prado, Dunalva Galgani
e Prefeito Alisson Diego na Cidade Administrativa 16.09.15

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Comunicado de desfiliação

Após refletir profundamente, analisando a conjuntura nacional e, sobretudo local, comuniquei ao presidente do Partido dos Trabalhadores a minha desfiliação. 

Meu foco neste momento é a conclusão exitosa dos oito anos como prefeito, deixando o município com um grande legado (obras estruturantes e uma nova cultura político-administrativa baseada no republicanismo), com todas as contas em dia e dinheiro em caixa (ao contrário da imensa maioria das prefeituras de todo o país). 

Continuo acreditando que o desenvolvimento precisa rimar com sustentabilidade e continuo defendendo uma atuação política com ética, compromisso público e transparência inarredáveis. Precisamos, todos os progressistas deste país, trabalhar para a construção de um projeto nacional que seja capaz de expressar  um novo modelo de desenvolvimento sustentado por uma visão ecológica que integre justiça social e sustentabilidade econômica. Para isso, temos um papel essencial nas cidades brasileiras. Nesse sentido, não me furtarei deste debate e minha desfiliação não comprometerá um diálogo franco e construtivo.

Aos amigos do Partido dos Trabalhadores, a minha gratidão pela sublime caminhada que construímos até aqui. Nossas visões de mundo e de Brasil, pontualmente discordantes, jamais ultrapassarão o campo do debate. Que nossas relações pessoais não sejam contaminadas pelas questões políticas e que o diálogo construtivo e o equilíbrio sempre orientem as nossas ações públicas. Nas próximas semanas, encaminharei este pedido formalmente à direção partidária.

Que nunca percamos a esperança no povo brasileiro e na política enquanto construtora de um mundo melhor.

Alisson Diego Batista Moraes
Prefeito Municipal de Itaguara-MG

Receitas municipais despencam em setembro

* Matéria: AMM

Compartilhamos abaixo matéria da Associação Mineira de Municípios sobre a queda recorde do Fundo de Participação de Municípios neste mês. "A situação é de alerta total, economicidade e austeridade", adverte o prefeito Alisson Diego.


FPM de setembro tem forte queda 

As prefeituras mineiras receberam, no dia 10 de setembro, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 1.º decêndio do mês de setembro de 2015. Em termos reais, houve uma queda de 38,48% em relação ao ano passado. O montante, em valores brutos (incluindo a retenção do Fundeb) será de R$ 296 milhões, enquanto no mesmo período do ano anterior o decêndio foi de R$ 481 milhões.

A economista Angélica Ferretti destaca que, com essa incerteza em relação aos repasses, tem sido cada vez mais difícil para o gestor municipal executar suas políticas públicas, diante de um cenário econômico de tantas incertezas. “É notório que os relatórios da Secretaria do Tesouro Nacional não dão parâmetros para elaboração das previsões e ainda entende-se que para atingir essas previsões informadas, os próximos decêndios teriam que apresentar valores superiores aos esperados, o que contraria o cenário de crise em que o país se encontra”, atenta.

Com este repasse, o acumulado do FPM de 2015 dos municípios mineiros apresenta uma queda de 4,46% em termos reais, totalizando R$ 7.601 bilhões, enquanto que no mesmo período do ano anterior o acumulado ficou em R$ 7.956 bilhões. A análise realizada pelo departamento de Economia da Associação Mineira de Municípios (AMM) não incluiu os repasses extras de janeiro de 2014 e 2015, além do repasse extra de maio deste ano. Se desconsiderado também o repasse referente ao 0,5% de julho de 2015 a queda real do fundo é ainda mais expressiva: 5,56%.


Fonte: http://portalamm.org.br/fpm-de-setembro-tem-queda-de-38/

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Prefeitura pavimenta Rua Onofre Hilário, no Bairro dos Dias

* Fotos e Textos: Secretaria Municipal de Infraestrutura


Terraplenagem da Rua Onofre Hilário - Agosto de 2015
Dando prosseguimento ao Programa Pavimentação Para Todos, projeto concebido pela Gestão Municipal 2009/2016 que objetiva regularizar e pavimentar ruas de vários bairros, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, por meio de sua Divisão de Infraestrutura, está realizando a obra de calçamento da Rua Onofre Hilário, no Bairro dos Dias.

O secretário de Infraestrutura, Gustavo Miranda, informou que a pavimentação da via teve início no mês de agosto com a terraplanagem e preparação do terreno, passando logo em seguida para instalação de 250 metros de meio fio e o assentamento das pedras.

A obra agora já está caminhando para a sua fase final. Para o secretário Gustavo Miranda, esta obra é "uma demostração da seriedade da Administração Municipal no que se refere a levar melhorias para os cidadãos em todos os bairros da cidade". Gustavo destaca ainda que esta pavimentação, em especial, facilitará ainda mais a integração entre as áreas urbanas e rurais do município por se tratar de um importante acesso para a zona rural itaguarense.

O prefeito Diego destaca que o calçamento poliédrico é ecológico. "Desde 2009, temos nos preocupado com a regularização e pavimentação de ruas e vias nos bairros. Neste casos, temos optado pela pavimentação poliédrica por serem vias de menor fluxo se comparadas à área central e porque é a forma ambientalmente mais adequada, sobretudo, pela questão da permeabilidade".

Diego ainda saudou os trabalhadores da secretaria de Infraestrutura. "São bravos guerreiros que trabalham vocacionadamente com dedicação e amor, sem eles esse e muitos outros projetos não seriam viáveis. Minha gratidão sincera", disse Diego

Prefeito Diego com trabalhadores da PMI
A prefeitura informou que a próxima região a ser contemplada pelo Programa Pavimentação para Todos será o Bairro Apolinários.

Morador da rua há décadas, senhor Eli Oliveira conta que há anos sofre com a poeira e aguardava ansiosamente por este calçamento. Ele afirma que o trabalho da prefeitura é saudado por todos os moradores da região: "Estamos muito satisfeitos".

Sequência da Rua Onofre Hilário:
Primeira etapa da pavimentação

Prefeito Diego em visita às obras na Rua Onofre Hilário

Meios-fios colocados na Rua Onofre Hilário

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Distrito Industrial de Itaguara começa a ganhar forma

* Ascom PMI

Da esquerda p/ direita: vice-prefeito Anderson, prefeito Diego,
coordenador Renaldo e gerente da CEMIG Pierre
Um sonho antigo dos itaguarenses está se tornando realidade: o Distrito Industrial está ganhando forma e deverá ser inaugurado em breve. O Parque Industrial fica localizado às margens da BR 381, possui uma área total de 210 mil m² e abrigará, inicialmente, sete empresas.

Na última quinta-feira (27/08) o prefeito itaguarense Alisson Diego, o vice-prefeito Anderson Rodrigues, acompanhados do coordenador de projetos Renaldo Moura e do gerente da CEMIG Pierre Silveli percorreram toda a área industrial para avaliar os investimentos feitos e planejando novos. O prefeito Diego diz que o principal ganho para o município é a diversificação da economia itaguarense. "Nossa economia se tornará ainda mais diversificada e dinâmica com este distrito", diz.

Até o momento foram concedidas áreas para sete empresas de diferentes segmentos tais como: tintas, construção civil, móveis e transportes. Para a cessão dos lotes industriais as empresas tiveram de elaborar um minucioso plano de negócios. A expectativa da administração é de que a Área Industrial possa, em três anos, gerar mais de mil empregos

Toda a infraestrutura do Distrito está sendo construída exclusivamente com recursos próprios do Município, incluindo drenagens, ruas, iluminação, rede trifásica, terraplenagem e saneamento. A prefeitura informou que estão sendo investidos cerca de R$ 1,5 milhão.

O prefeito Alisson Diego considera que este é um momento histórico para Itaguara e conta que o projeto começou a ser formatado ainda em 2009. "Desde o início da nossa gestão, temos trabalhado neste projeto que é amplo e complexo e ver agora se tangibilizando é realmente marcante. É uma conquista histórica e os efetivos resultados serão perceptíveis ao longo dos próximos anos". Ainda de acordo com Diego este é um exemplo de política pública estruturante. "O distrito é importante para a economia de nosso município e proporcionar novas oportunidades para os itaguarenses. Há prefeitos e governantes que pensam em quatro anos, nós temos um compromisso com Itaguara, pensamos no futuro, nossas ações nunca foram limitadas a mandatos".

Seguem algumas fotos: