quinta-feira, 25 de junho de 2015

Plano Decenal de Educação de Itaguara é sancionado em cerimônia na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa

* Ascom PMI



O Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado em 2014 tem características que o tornam diferente dos planos anteriores. Uma das diferenças mais impactantes é o fato de que, por força de lei, o PNE tem como função articular o Sistema Nacional de Educação em regime de colaboração. Ou seja, o debate que define e executa ações voltadas à educação em todo o Brasil precisa ser amplo e democrático e contar com a participação das três esferas governamentais, federal, estadual e municipal, além da sociedade civil. 

Isso porque sem planos subnacionais formulados com qualidade técnica e participação social, o PNE não será bem sucedido. Portanto, para o cidadão, o Plano Nacional de Educação e os planos do estado e do município onde ele mora devem formar um conjunto coerente, integrado e articulado para que seus direitos sejam garantidos e o Brasil tenha educação com qualidade e para todos. 

Nesse sentido, na noite de ontem, segunda-feira, dia 22 de junho, a administração pública de Itaguara reafirmou seu compromisso de colaborar com a construção de uma educação integrada e adequada às atuais necessidades da sociedade. 

Em cerimônia realizada na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa, o prefeito de Itaguara, Alisson Diego, sancionou a lei que regulamenta o Plano Decenal de Educação do município e deu início ao que podemos chamar de segunda fase do PME: a execução. 

A cerimônia foi realizada às 18h e contou também com a presença do vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Antônio Francisco dos Santos, do Secretário Municipal de Educação, Gilmar Morais Malta, da diretora da escola, Maria Lucíola, e de professores da instituição. A educadora Liene de Oliveira Lima Penido foi convidada a assinar o documento simbolicamente, representando os demais docentes, e, a partir de agora, o esforço coletivo será grande para o cumprimento das metas estabelecidas. No total, o PME de Itaguara possui 18 metas e mais de 240 estratégias. Em breve disponibilizaremos todo o seu conteúdo aqui no site. 

PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO DE ITAGUARA 

A elaboração do Plano Decenal de Educação de Itaguara é um trabalho integrado que foi realizado de forma coletiva. Desde setembro de 2014, a Secretaria Municipal de Educação, ao lado da equipe técnica e da comissão representativa, ambas criadas exclusivamente para tratar desse assunto, realizaram reuniões, proposições de trabalho, atividades nas escolas e encontros com educadores. 

De acordo com o secretário municipal de educação, Gilmar Morais, “a intenção foi e ainda é, de fato, envolver a maior quantidade e variedade possível de pessoas interessadas para que o planejamento seja reflexo da vontade da maioria e da identidade da cidade, buscando manter os bons resultados conquistados, aprimorar os processos que apresentam falhas e apontar o que não está funcionando bem”. 

A cada dois anos, o PME de Itaguara passará por monitoramento e ajustes. Para que isso aconteça de forma organizada e democrática, serão realizados dois fóruns e duas conferências municipais de educação até o fim da vigência do plano. Ainda segundo Gilmar Morais, “o plano não é estático e o objetivo desses encontros é justamente adequar as metas e estratégias ao que o contexto exige. Para isso é preciso contar com a participação de quem vive, no dia a dia, a educação de alguma forma”.



quarta-feira, 24 de junho de 2015

Hoje é dia de São João

Conhecido como o "santo festeiro", hoje é um dia de muita festa e alegria por todo o país, sobretudo no Nordeste, onde concentram-se a maioria dos festejos juninos. São João é também conhecido como o protetor dos casados e dos enfermos.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, a capelinha, a palha e o manjericão. Existe uma lenda que diz que os fogos de artifício soltados hoje são para "acordar São João". A tradição acrescenta que ele adormece no seu dia, pois, se ficasse acordado vendo as fogueiras acesas em sua homenagem, não resistiria e desceria à Terra.

Em Itaguara, a tradição das festas juninas tem se firmado ano após ano. Há festejos em sítios e em algumas comunidades e instituições filantrópicas.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Homenagem na Academia Mineira de Letras

* Ascom PMI

Prefeito Diego e presidente da Academia Mineira Olavo Romano
Na última quinta-feira, 18 de junho, o prefeito de Itaguara, Alisson Diego, foi homenageado na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte. Diego foi agraciado na categoria Destaque Cultural, em reconhecimento às políticas culturais que tem desenvolvido em Itaguara, e também como poeta.

O evento teve início às 19h e contou também com o lançamento do livro O Amor no Terceiro Milênio, uma antologia de escritos diversos sobre o amor. A publicação reúne 95 autores, brasileiros e estrangeiros, e três poemas de autoria do prefeito de Itaguara também estão no livro, que terá um exemplar doado à nossa Biblioteca Pública Guimarães Rosa.

Na ocasião, Diego agradeceu a homenagem: “Gratidão aos organizadores, em especial Magda e Rogério, e ao presidente da Academia, o insigne escritor oliveirense Olavo Romano. Gratidão também a todos os amigos que, direta ou indiretamente, me inspiram a versejar”.

Abaixo algumas fotos:








segunda-feira, 22 de junho de 2015

Pavimentações representam dignidade

* Matéria e fotos: Ascom PMI


Projeto de Pavimentação Poliédrica de ruas: Dignidade e qualidade de vida para a população 

“Era uma trilha, um caminhozinho. Chovia muito na época e lá em cima, antigamente, tinha um brejo. Então, a enxurrada descia e ia abrindo os buracos. Era muito difícil para ter acesso. Inclusive, quando o pessoal chegava aqui em casa, as minhas colegas, eu ficava com vergonha porque era complicado subir até aqui. A gente ia com vela, iluminando o caminho, porque podia cair e machucar”. 

Nossa conversa com Margarete Aparecida Souza, 45 anos, começou assim, falando sobre as dificuldades que ela e a família enfrentaram por muitos e muitos anos por causa da falta de calçamento na rua onde moram. E seguiu: “Meu cunhado tem carro, meu companheiro tem uma caminhonete e antes não tinha acesso. A gente tinha que deixar na rua lá embaixo e subir tudo a pé”.

Margarete foi criada na casa onde estávamos, depois casou, morou por cerca de 10 anos em outro lugar, separou, ganhou do pai um lote bem ao lado e há mais de vinte anos voltou para o local. Que local? Rua João Januário, no bairro Coelhos, parte integrante do projeto de calçamento da cidade, realizado pela atual administração da Prefeitura. Na primeira etapa, foram realizados os calçamentos das ruas Geraldo Siqueira e São João Batista, além da própria João Januária, todos eles com recurso próprios. 

COMO TUDO ACONTECEU 

“Chegava época de eleição eu pedia um, pedia outro, a maioria fazia promessa: a gente vai arrumar. Mas não arrumava. O tempo foi passando. Eu trabalhava em casa de família e a minha patroa disse que me ajudaria. Consegui falar com o Diego (Alisson Diego, atual prefeito de Itaguara). Ele foi muito educado comigo, me explicou direitinho e aí matei dois coelhos com uma cajadada só: pedi para colocar uma barraquinha na feira e falei sobre a situação da minha rua. Um tempo depois, quando o pessoal da Prefeitura chegou, eu nem acreditei. Minha mãe até ajoelhou no chão pra agradecer a Deus.”, continuou Margarete. 

O lugar ficou totalmente diferente e mudou por completo a rotina das famílias que moram por lá. Segundo Margarete, mal dá pra reconhecer o espaço: “Quem vê agora não tem noção de como era isso daqui. Tá muito diferente. Diminuiu a poeira. Meu pai e minha mãe já são mais velhos e a tendência é que tenham cada vez mais dificuldade para andar. Então, melhorou tudo. Porque às vezes meu pai sai muito cedo para ir à roça. Ele levanta mais ou menos 4h30 da manhã, ainda tá escuro. Agora é mais fácil para ele caminhar. Melhorou 100%”. 

OBJETIVO: QUALIDADE DE VIDA 

As obras de calçamento da rua da Margarete foram feitas pela equipe da Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente da PMI e terminaram há poucos dias. De acordo com o Secretário de Infraestrutura, Gustavo Miranda, “a proposta é levar bem estar ao moradores da cidade de várias formas, entre eles a pavimentação poliédrica, mais conhecida como calçamento, que acaba com a lama e a poeira, além de facilitar muito o deslocamento no dia a dia”. 

A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura já definiu quais serão as próximas ruas contempladas: Onofre Hilário, João Apolinário, Luiz de Paula da Silveira (continuação), Francisco de Freitas e Aladim Ferreira de Morais. O início das atividades só está esperando a finalização do processo de compra de materiais específicos. 

As obras seguirão, sempre com o objetivo de que os moradores das ruas contempladas tenham mais qualidade de vida e fiquem tão satisfeitos quanto a dona Margarete. “Acabamos fazendo uma feijoada para eles em agradecimento porque era o mínimo que a gente podia fazer. Você vê a alegria no rosto do meu pai, da minha mãe. Isso para mim é como se eu tivesse ganho um presente e dado para eles. Porque eu ganhei esse presente do pessoal da Prefeitura. As vezes as pessoas reclamam, mas não sabem esperar o momento exato. Porque tudo tem uma hora certa”, finaliza.







terça-feira, 16 de junho de 2015

Campeonato Municipal de Futebol chega ao fim em disputa emocionante

* Matéria e fotografia: Ascom PMI

Prefeito Diego entrega o troféu de campeão para o Elídios

No último domingo, dia 14 de junho, foram realizadas as finais da edição 2015 do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Itaguara. Os jogos começaram às 13h, no Campo do Astro, e contaram com a participação de quatro times em busca do primeiro lugar das séries A e B. O público também marcou presença na competição, que terminou por volta das 18h com uma emocionante disputa de pênaltis entre os times da Série A, Elídios e Saideira.

De acordo com o Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Wallison de Souza, “o torneio ocorreu como o esperado pela organização, mas a presença do público, principalmente nas finais, ficou acima das expectativas e surpreendeu a todos”. “Gostaríamos muito de agradecer a todo mundo que foi ao campo torcer e prestigiar nossos atletas amadores. Essa participação é fundamental, pois incentiva os jogadores e nos ajuda a fixar o campeonato no calendário esportivo oficial do município.
As disputas do domingo contaram também com a presença do prefeito de Itaguara, Alisson Diego, do vice-prefeito, Anderson Rodrigues Caetano, e do vereador Carona. O secretário Wallison de Souza aproveitou a oportunidade para agradecer também o apoio da Polícia Militar, da Secretaria Municipal de Saúde e, em especial, à equipe Astro, que cedeu o campo para a realização do campeonato.

Confira abaixo quais foram os resultados finais do campeonato:

SÉRIE A CAMPEÃO: Elídios
VICE-CAMPEÃO: Saideira
PLACAR: 4X3 (Disputa nos pênaltis)
ARTILHEIRO: Rafael Oliveira Tomé – 4 Gols (Elídios)
GOLEIRO MENOS VAZADO: Anderson Camilo (Saideira)
SÉRIE B CAMPEÃO: Barro Preto
VICE-CAMPEÃO: Astro PLACAR: 2X1
ARTILHEIROS: William Jhonatam – 4 Gols (Astro) e Shakib – 4 Gols (Barro Preto)
GOLEIRO MENOS VAZADO: Geomar (Barro Preto)

DOMINGO DE FUTEBOL EM ITAGUARA 

Por falar em futebol, na manhã de ontem também teve jogo no campo do Conquistano Futebol Clube. Times infantis do projeto Esporte é Vida, realizado pela PMI em parceria com o Conquistano, jogaram contra a equipe Athenas, de Betim. Veja os resultados: CATEGORIA 2005 – 2006 Esporte é Vida 5 X 0 Athenas CATEGORIA 2007 – 2008 Esporte é Vida 5 X 3 Athenas









domingo, 7 de junho de 2015

Programa Viação Cipó: Itaguara e nossas veredas

O Programa Viação Cipó abordou Itaguara neste final de semana. O programa completo (dividido em 4 blocos) já está disponível no canal Viação Cipó no Youtube - (compartilhando aqui os 4 blocos do programa).

Compartilhe, ajude a divulgar nossa belíssima cidade, nosso povo, nossas veredas e seus encantos.

Quem não viu e gosta de Itaguara, não pode definitivamente perder. Ficou muito legal!