quinta-feira, 28 de maio de 2015

Prefeito Diego participa pelo sétimo ano consecutivo da Marcha em Defesa dos Municípios

* Com informações do site da CNM

Prefeito Alisson Diego na XVIII Marcha em Defesa dos Municípios
Pelo sétimo ano consecutivo, o prefeito Diego participou da tradicional Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O encontro municipalista é organizado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e acontece de 25 a 28 de maio na capital federal. Este ano a Marcha completa 18 anos de luta em defesa dos municípios. "O movimento municipalista tem obtido conquistas importantes nos últimos anos, fruto inegável da importante e concatenada mobilização dos prefeitos e outros atores municipalistas brasileiros", ressalta o prefeito itaguarense.

As atividades do evento foram encerradas na manhã desta quinta-feira, 28 de maio com leitura e aprovação da Carta da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, feita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski. Desde segunda-feira, Brasília foi palco do maior evento municipalista mundial, e pelo menos oito mil municipalistas e convidados estiveram na Marcha este ano, o que representa recorde de público. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores do poder local apresentaram suas reivindicações ao Poder Executivo, Judiciário e Legislativo. 
O documento, que registra os principais acontecimentos do evento, destaca o debate com os partidos políticos sobre a Reforma Política. “Realizou-se uma verdadeira sessão do Congresso Nacional na Marcha com a presença dos presidentes das duas casas legislativas, dos líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o presidente e o relator da Comissão Especial do Pacto Federativo, além de centenas de parlamentares”. 

Reivindicações

A carta apresenta as nove principais reivindicações municipalistas deste ano. Assinada por Ziulkoski, ela também comtempla: “os parlamentares assumiram o compromisso com a pauta legislativa dos Municípios composta por 17 iniciativas, em especial com o novo ISS, mecanismo de reajuste dos programas federais, o FPM anticíclico e a vedação de se criar despesas sem a clara fonte de recursos”.

Prefeito Diego e Deputado Reginaldo Lopes no evento

terça-feira, 19 de maio de 2015

XXVIII Festa do Produtor Rural de Itaguara

* Ascom PMI



De 3 a 6 de junho vai acontecer a XXVIII Festa do Produtor Rural de Itaguara! Esse evento tem o apoio da Prefeitura Municipal e vai contar com uma programação que promete agradar ao público. A principal programação é a dupla Danilo Reis & Rafael, vencedora da última edição do programa The Voice Brasil.

O passaporte para os quatro dias você encontra nos seguintes pontos de venda: Conquista Agropecuária, Bar do Léo e Farmácia do Brina. Aproveita que ainda dá tempo de comprar seu ingresso com preço de primeiro lote!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

O Tempo e as Estrelas no Empório Viação Cipó

Convite


Quero convidar a todos para uma roda de literatura que acontecerá no Empório Viação Cipó, antigo bar do Bolinha, no bairro Santa Tereza em BH, nesta quinta-feira, dia 14.

Quem for, além de versos, ouvirá também música de qualidade!

A gente se vê lá ! 
😉

terça-feira, 12 de maio de 2015

ETE chega na reta final

* Ascom PMI



A preocupação com o destino que é dado à água utilizada pela população das cidades, sejam elas de grande ou pequeno porte, ultrapassa questões ambientais, que por si só já são de extrema importância. Ela engloba também áreas como saúde e educação e é reflexo de uma gestão moderna e consciente. Nesse sentido, uma obra revolucionária e fundamental para o nosso município segue avançando e, em alguns meses, será finalizada. Estamos falando da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, que vai fazer de Itaguara uma das primeiras cidades do país a ter praticamente 100% do esgoto urbano tratado.

De acordo com prefeito de Itaguara, Alisson Diego, “a ETE é um verdadeiro divisor de águas para o município. É importante para a saúde, porque previne uma série de doenças advindas do não tratamento da água. É importante para a educação, porque significa que o município pensa em longo prazo e, obviamente, é importante para o meio ambiente, porque demonstra respeito e cuidado com os recursos naturais”. Até o momento, foram concluídos mais de 80% das obras da Estação e os seguintes serviços estão em andamento: montagem de tubulações e instalação de bombas nas elevatórias de esgoto, execução de travessias e trechos de interceptores.

Vale dizer que os moradores que não possuem estrutura para o envio automático da água para tratamento, pois estão abaixo do nível necessário para coleta, contarão com o auxílio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, que vai realizar o trabalho de formas alternativas.

ESFORÇO CONJUNTO QUE GERA RESULTADOS

A construção da ETE em Itaguara é resultado de um trabalho desenvolvido a muitas mãos e trata-se da obra pública que conta com o maior volume financeiro de toda a história da cidade, com investimento total de aproximadamente R$4 milhões. Tudo começou no ano de 2009, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura e deu início aos trabalhos de adequação de um projeto já existente. A partir daí, foi desenvolvida uma nova proposta, devidamente atualizada, e solicitado apoio do governo federal, que foi muito sensível e receptivo a essa demanda. Em 2011, foi assinado o convênio e teve início essa obra histórica, importante e grandiosa.

Para Alisson Diego, “esse foi um trabalho difícil e muito complexo. Por isso, naturalmente também levou certo tempo para ser finalizado. Tivemos que fazer vários projetos, acompanhar a execução das atividades e atualizar o planejamento durante a obra, pois surgiram obstáculos que não estavam previstos. Graças ao trabalho e ao empenho de muitas pessoas estamos chegando ao fim, vencemos todas as etapas e a ETE será entregue à população ainda este ano”.






sexta-feira, 8 de maio de 2015

Itaguara participa dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG

Pela primeira vez município participa da competição




A etapa microrregional do programa Minas Olímpica – Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) está a todo vapor desde o mês de abril e, nesta semana, foi a vez dos representantes de Itaguara participarem da competição. A abertura da fase classificatória que tem como sede o município de Oliveira aconteceu na última terça-feira, dia 5 de maio, às 18h, no Ginásio Poliesportivo Marcelo Pinheiro Campos, e contou com a presença de autoridades e alunos-atletas vindos de diversas cidades. Os jogos seguem até o próximo sábado, dia 9 de maio.

A Prefeitura de Itaguara segue incentivando os jovens da cidade a participar de atividades esportivas e, inclusive, se responsabilizou pelo uniforme e pelo transporte dos atletas nos dias de jogo em Oliveira. Juntos, os times somam 36 jovens que estão disputando a modalidade Futsal, distribuídos da seguinte forma: duas equipes masculinas (uma da E.E. Coronel Frazão e outra da E.E. Alvim Rodrigues do Prado) e um grupo feminino (da EE Alvim Rodrigues do Prado).

SOBRE OS JOGOS ESCOLARES DE MINAS GERAIS

O Jemg é o maior e o mais importante programa esportivo-social do governo estadual. Realizados pelas secretarias de Estado de Turismo e Esportes e Educação, os Jogos contam com a participação de alunos-atletas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de Minas Gerais.

Em 2015, as modalidades disputadas são atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, luta olímpica, natação, peteca, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez, nos naipes masculino e feminino, em dois módulos: módulo I, com alunos de 12 a 14 anos, e módulo II, de 15 a 17 anos.


Já dos esportes paraolímpicos, participam os alunos de 12 a 20 anos, nas modalidades de atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Comunicado Oficial – Atividades do Programa Minas Olímpica passam a ser realizadas pelo projeto municipal Esporte é Vida

Nota da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude sobre o Programa Minas Olímpica

O Programa Minas Olímpica foi criado pelo governo de Minas Gerais em dezembro de 2005 com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e a inclusão social por meio de atividades esportivas. Atualmente, esse projeto compreende as categorias de esporte de rendimento, participação e educacional e é dividido em aproximadamente sete seguimentos. Até então, em Itaguara, cerca de 150 alunos eram atendidos na categoria Oficina de Esportes, distribuídos entre times de modalidades variadas.

No fim do mês de abril, as atividades do Minas Olímpica na cidade foram suspensas por tempo indeterminado e, por isso, a partir de agora os treinos serão realizados por meio de um projeto da PMI chamado Esporte é Vida. Apesar disso, o secretário de esporte, lazer e juventude da Prefeitura de Itaguara, Wallison de Souza, faz questão de tranquilizar pais, mães e responsáveis pelos alunos que faziam parte do programa anterior, pois as atividades vão continuar praticamente sem alterações.

De acordo com Wallison, “os treinos prosseguirão nos mesmos dias e horários, não há motivo para preocupação. Quanto às pequenas mudanças necessárias, elas serão feitas da melhor maneira possível, pensando sempre no bem estar das crianças e jovens atendidos”. No caso de dúvidas, a equipe da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude está à disposição de todos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Rua Dona Dinha, S/N – Centro (ao lado do escritório do SAAE), ou pelo telefone 31 8979 2652.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Prefeitura de Itaguara apoia festividades rurais e valoriza a cultura

Cavalgadas e festas das associações rurais e de bairro tem sido apoiadas sistematicamente desde 2009



* Texto: Ascom PMI

Realizadas por motivos religiosos, cívicos ou simplesmente por diversão, as cavalgadas têm sua origem na Europa, África e, principalmente, na região do Oriente Médio. Em terras brasileiras, elas fazem parte da realidade de cidades em todo o país, com destaque para os municípios do interior, que levam consigo essa forte tradição. Como forma de valorizar e incentivar essa legítima manifestação interiorana, com frequência a Prefeitura de Itaguara apoia festas tradicionais ligadas à cultura sertaneja e ao homem do campo.

Como exemplo, podemos citar a 4ª Cavalgada da Associação Boa Esperança e Região e a 1ª Cavalgada do Barro Preto, eventos realizados em Itaguara nos últimos 15 dias que contaram com o apoio da Prefeitura no que diz respeito à infraestrutura. Por meio das secretarias de Cultura e de Infraestrutura, a PMI realizou a limpeza dos espaços utilizados, incluindo reparos em estradas que dão acesso a esses locais, disponibilizou tendas e barracas, estruturou a parte elétrica dos ambientes e também produziu os troféus entregues aos participantes.



De acordo com o secretário de cultura e turismo, Camilo Lélis, ao lado da iniciativa das associações e da mobilização da comunidade local, esse apoio é fundamental para a valorização dessa tradição tão importante para a cidade. “As cavalgadas atraíram moradores de municípios vizinhos, além da população de Itaguara. Todos se mostraram satisfeitos com a organização e com a beleza das festas, que incluíram shows, barraquinhas, competições e comidas típicas”, complementa Camilo.



segunda-feira, 4 de maio de 2015

I Festa dos Trabalhadores superou expectativas

* Ascom PMI

Festa em homenagem aos trabalhadores itaguarenses  agradou a população com programação diversificada

Na última sexta-feira, 1º de maio, foi comemorado o Dia do Trabalhador. Para homenagear aqueles que muitas vezes estão de pé antes mesmo de o sol nascer, pegam no pesado, seja na zona rural ou no comércio da cidade, e colaboram de formas diferentes com a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento de Itaguara e região, a Prefeitura realizou a primeira edição da Festa dos Trabalhadores. O evento aconteceu na Praça da Matriz, nos dias 1º e 2 de maio, e contou com corrida rústica, shows e uma apresentação especial para as crianças.

José Aparecido Rodrigues tem 71 anos e ficou praticamente o dia todo na praça na sexta-feira. “Eu trabalho pra mim mesmo, lá na roça. Planto de tudo. Estou aqui desde cedo, vim até a cidade dar uma volta, vi o movimento e acabei ficando. É bom pra jogar conversa fora, ver gente diferente. Fora o trabalho que é sempre muito, na roça é bem mais sossegado e sair um pouco de lá distrai a cabeça”, comentou o senhor José.

Assim como José, vários outros moradores e visitantes da cidade foram prestigiar a Festa dos Trabalhadores da PMI. De acordo com o secretário de cultura e turismo, Camilo Lélis, o evento superou as expectativas. “Conseguimos trazer um show direcionado ao público infantil que, de certa forma, agradou a toda a família. As demais atrações contemplaram a diversidade e quem quis curtir o feriado e o fim de semana, teve opções para isso. Como foi a primeira edição, alguns pontos precisam ser aprimorados e vamos trabalhar para que isso aconteça. Mas, no geral, a resposta da comunidade ao evento foi muito positiva e estamos satisfeitos”, completa o secretário.

CORRIDA RÚSTICA DOS TRABALHADORES

As atividades começaram na manhã de sexta-feira, às 10h, quando foi dada a largada para a Corrida Rústica dos Trabalhadores, organizada pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Divididos nas categorias masculino, feminino e infantil, os corredores partiram da cachoeira Pataca e seguiram em direção à Praça da Matriz em um percurso de aproximadamente 4km.

Poucos minutos depois do início da prova, os primeiros colocados começaram a chegar. Célia Nogueira da Silva, 36 anos, nunca tinha participado de uma corrida em Itaguara e conquistou o lugar mais alto do pódio logo de primeira. Moradora da cidade vizinha, Itatiaiuçu, Célia acordou cedo em pleno feriado para se dedicar a esse esporte que, segundo ela, pratica só por diversão, mas não pretende mais parar. Ela corre há apenas cinco meses e foi acompanhada por um grupo de amigos que está na corrida há bastante tempo.

APRESENTAÇÃO ESPECIAL PARA A CRIANÇADA

Professora há 25 anos, Maria Elena Assunção Oliveira é mãe do Miguel, de oito anos. Ela chegou à Praça da Matriz por volta das 17h para o show do grupo Super Fantástico, banda especializada em apresentações infantis encantadoras e cheias de diversão. Maria Elena disse que achou tudo muito bom, incluindo a caracterização dos integrantes, mas o que ela e seu filho mais gostaram foi o repertório, que contou com músicas do Balão Mágico, Trem da Alegria, Xuxa, Patati Patatá e Galinha Pintadinha.

Para divertir ainda mais a criançada, a equipe da Super Fantástico organizou brincadeiras para os pequenos e chamou todo mundo para pular corda e participar da corrida com balão, entre outras atividades. Pela página da PMI no Facebook, Sirlene Ramos deu seu depoimento sobre o show: “Parabéns por esse trabalho importante de resgatar o que realmente é música para as nossas crianças ouvirem, dançarem e se divertirem com o que é saudável para essa idade tão pura e inocente. Fui lá prestigiar e gostei muito de ver as crianças se divertindo. Obrigada e, mais uma vez, parabéns”.

SHOWS

A Festa dos Trabalhadores também contou com show de Joãozito e A PARCERIA, na sexta-feira, às 21h. Com um repertório que reúne o melhor do samba de todos os tempos, incluindo clássicos de artistas de diferentes gerações, o grupo fez uma apresentação incrível que colocou o público pra sambar até tarde. No sábado já não era mais o Dia do Trabalhador, mas a festa continuou com a banda de baile Ponto G, às 22h, que encontrou a Praça da Matriz lotada e animada para curtir mais de duas horas de show, sem intervalos.