terça-feira, 31 de março de 2015

Mais uma rua calçada: Inclusão e Dignidade

Calçar ruas e vielas após regularizá-las junto ao mapa municipal tem sido uma importante ação de inclusão capitaneada pela prefeitura de Itaguara. Várias ruas antes negligenciadas pelo poder público foram regularizadas nos últimos anos e realizada a infraestrutura.

O calçamento dessas pequenas ruas é custeado integralmente com recursos públicos municipais. Um exemplo desse tipo de ação é a Rua São João Batista, no Bairro dos Coelhos (fotos abaixo). A secretaria municipal de Infraestrutura terminou neste mês a pavimentação desta rua.

"A Prefeitura não está aquiescendo com irregularidades, são situações fáticas e antigas e que necessitavam de regulamentação. A regularização de ruas e logradouros que há tempos são utilizadas pela população é uma questão de dignidade", comenta o prefeito Diego.





quinta-feira, 19 de março de 2015

Cidade Limpa é responsabilidade de todos

* Ascom PMI e Secretaria de Infraestrutura e limpeza urbana

A Prefeitura de Itaguara, preocupada com o meio ambiente, lança um projeto que visa melhorar a limpeza da cidade e otimizar a Ouvidoria do Município, canal oferecido pela prefeitura para que os cidadãos possam fazer reclamações, sugestões e pedidos. Boa parte das reclamações é sobre terrenos e lotes sujos

A Divisão de Meio Ambiente está notificando os proprietários de lotes sujos e construtores que mantém materiais de construção armazenados em passeios obstruindo a passagem de pedestres, veículos e a partir da notificação eles têm um prazo de 30 dias para fazer a limpeza dos locais. Por enquanto poucos foram multados, pois os moradores estão fazendo a limpeza assim que são notificados.

A Divisão Municipal de Meio Ambiente ressalta que a limpeza dos terrenos é uma questão de segurança pública e saúde.

Procedimento

Antes de construir ou reformar, solicite a licença na Divisão de Meio Ambiente para colocação de caçambas, que deverão levar os entulhos para o Bota Fora credenciado pela Prefeitura.

Denuncie 

Uma cidade cada vez melhor. Converse com seu vizinho, colabore você também. Você pode enviar sua denúncia por meio da Ouvidoria da Prefeitura acessando o link 
http://www.itaguara.mg.gov.br/pmi/?page_id=637 ou 31-3184-2014. Você não precisa se identificar.

Cidade Limpa. Responsabilidade de todos. Prefeitura de Itaguara: Desenvolvimento e Tradição, lado a lado!



terça-feira, 17 de março de 2015

Programa Esporte é Vida: Parceria entre Prefeitura e Conquistano

Matéria e Fotos: Ascom PMI



No dia 9 de março a Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer retomou as atividades do Projeto Esporte é Vida. A Prefeitura Municipal de Itaguara convida jovens, do sexo masculino, entre 6 e 17 anos, a participar da escolinha de futebol de campo.

A escolinha de futebol de campo está realizando as suas atividades no Conquistano Futebol Clube, às segundas e sextas-feiras, a partir das 18 horas. O Projeto Municipal visa o alto rendimento e participação dos jovens em competições.

Segundo Gleisson Lara, pai do atleta Gabriel (14 anos), a escolinha de futebol auxilia em sua integração social e formação como cidadão. “Além de a prática esportiva contribuir com a saúde, ajuda também no desenvolvimento psicofísico. Acredito que toda a população deveria aproveitar a oportunidade para inserir os jovens neste projeto”, acrescenta Gleisson.

O diretor esportivo do Conquistano, Cláudio Augusto Siqueira, comenta sobre a importância de celebrar esta parceria com a Prefeitura: “É com a maior satisfação que o Clube aceitou o convite de parceria em voltar a ter a escolinha de futebol, este projeto já estava nos nossos planos. 2015 é o ano do centenário do clube e esta sociedade vai engrandecer ainda mais o nosso futebol. Não vamos medir esforços para que tudo dê certo. Os garotos terão todo o nosso apoio”.

Cláudio ainda enfatizou o objetivo do Clube: “Itaguara sempre foi berço de grandes atletas e temos a finalidade de colaborar com a formação pessoal dos jovens e também revelar atletas para o futebol brasileiro”.

O coordenador do projeto, Salviano José da Silva Filho, afirma que a prática de esporte é muito importante para o desenvolvimento mental e físico dos jovens. “O futebol é uma das maiores paixões dentro dos esportes, se constrói amizades e aprendizados”, ressalta.

As inscrições para o programa são feitas pela Secretaria Municipal de Esportes, de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas. É imprescindível a apresentação da carteira de identidade ou certidão de nascimento, a presença dos pais ou responsável e o aluno estar regularmente matriculado e frequente na escola. Mais informações, ligue: (31) 3184.2699

sexta-feira, 13 de março de 2015

Combate à dengue: Agentes de endemia trabalham intensamente

Matéria e fotografia: Ascom PMI


O Programa Municipal de Controle da Dengue, da Secretaria de Saúde, intensificou as ações do combate à doença no último ano e continua com ações educativas no município, os agentes de saúde percorrem todos os bairros da cidade identificando e prevenindo focos do mosquito Aedes aegypti.

O programa contra a dengue é composto por uma equipe de 11 funcionários, sendo: sete agentes de campo responsáveis por 5.820 imóveis cadastrados (onde bimestralmente a equipe visita para pesquisa e tratamento); um agente para os 17 pontos estratégicos cadastrados e que são visitados quinzenalmente (borracharias, empresas de grande porte, oficinas e ferros velhos); um agente de resgate de casas fechadas (trabalha em horário diferenciado, incluindo sábados) e um supervisor de área e um coordenador.

Em 2014, no mês de dezembro, foi apresentado à Câmara Municipal de Vereadores o relatório das ações realizadas e resultado do programa. Foram visitados 30.844 imóveis, sendo que foram pesquisados 3.774 (10% dos imóveis cadastrados) e 8.585 depósitos foram tratados com larvicida. No último ano, a Secretaria de Saúde recebeu 18 casos de suspeita de dengue, mas somente dois foram casos positivos.

Em 2015 as ações estão dando continuidade, principalmente porque o além de o mosquito transmitir a dengue, está transmitindo também a febre chikungunya. De janeiro a março a Secretaria de Saúde recebeu cinco casos suspeitos de dengue que ainda aguardam o resultado.

As pesquisas são realizadas bimestralmente. Na primeira – obtida em janeiro –, foram encontrados focos de dengue nas ruas: Exp. João Batista dos Reis, Dr. Jacy de Morais Lima, Pedro Rosa das Chagas, Coronel Frazão, Piracema, Juvêncio Nogueira de Oliveira, Américo Souza, Professor Manoel Batista, Ary de Morais Silva, Ana da Costa, Carlos Penido Filho, Ivo Rosa de Freitas, Joaquim Ferreira de Morais, João Paulino, Capitólio, Carlos Teixeira, Teófilo Otoni, do Rosário, Capitão Ferreira Pinto. Na Avenida Nossa Senhora das Dores, na Via Expressa e nas praças Raimundo Morais Lara e Guimarães Rosa.

Já na segunda pesquisa, realizada em março, foram encontrados focos positivos nos bairros: Centro, Dias, Osmar Vilaça, Liberdade, José Lara, Raimundo Lara, Caiapó de Almeida, Conjunto Habitacional, Lindorifo e Coelhos.

Ações educativas estão sendo desenvolvidas com o objetivo de mobilizar a população no combate. Segundo a agente Adriana Alves, que trabalha há três meses na Divisão de Endemias, nem sempre os cidadãos têm disponibilidade para recebê-los, mas as orientações são de extrema importância: “A partir das conversas educativas, podemos orientar e conscientizar aqueles que não estão atentos ao perigo da doença”.

A coordenadora de Endemias Neide Silva, explica que o combate não pode ser feito somente por meio dos agentes, “toda a comunidade precisa contribuir. Se trabalharmos juntos, podemos controlar a infestação do mosquito e, consequentemente, os pontos positivos no município”.

O combate ao mosquito depende de cada um de nós, para denunciar possíveis criadouros, ligue: (31) 3184.2801. Faça sua parte.

Quadra Coberta revitalizada

* Matéria e fotos: Ascom PMI e Sec. Infraestrutura

Com o poliesportivo em reforma, a Quadra Coberta se torna a principal arena esportiva do futsal, voleibol e esportes afins. Pensando na comodidade dos atletas, a Prefeitura, por meio de suas secretarias de Infraestrutura e de Esportes está revitalizando a quadra.

"Agora os nossos alunos do Projeto Minas Olímpica vão poder praticar esportes com uma infraestrutura melhor”, destaca o Secretario de Esportes e vice-prefeito Anderson Sansão. 

A quadra já está disponível para a prática de esportes. Inclusive, a Secretaria de Esportes e Juventude realiza nesta semana um campeonato regional de voleibol.  Veja fotos do espaço:



terça-feira, 10 de março de 2015

Prefeitura e Conquistano: Parceria estratégica no centenário

Vice-prefeito Anderson, presidente do CFC Afrânio e prefeito Diego
O Conquistano Futebol Clube, um dos principais clubes de futebol amador de Minas Gerais, está comemorando 100 anos de fundação em 2015. Neste histórico ano do centenário, a Prefeitura e o tradicional clube itaguarense celebraram um importante convênio que inclui o custeio de uma escolinha municipal de futebol, além de algumas atividades no clube.

O prefeito Alisson Diego e o presidente do Conquistano, Afrânio Lara, reuniram-se, na última semana, no gabinete do executivo municipal para assinarem o convênio, juntamente com o chefe de gabinete professor Cassinho e o vice-prefeito Anderson Sansão. Na oportunidade, eles conversaram sobre as atividades comemorativas do centenário, a participação do time no torneio Classista e melhorias que estão sendo implementadas no clube.

O Conquistano estreou no Torneio Classista com uma vitória de virada por 3 a 2 sobre o Guarani de Pará de Minas.

Na foto abaixo: Professor Cassinho, prefeito Diego, presidente do CFC Afrânio e vice-prefeito Anderson:


quinta-feira, 5 de março de 2015

Projeto Mão Amiga: Política Pública de Sucesso

Matéria e fotos: Ascom PMI


A Prefeitura de Itaguara, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, realizou o Programa Mão Amiga, em parceria com o Conselho Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e apoio da Emater, nas sete Associações de Agricultores Familiares e em um Grupo de Trabalho do município no ano de 2014. O Programa Mão Amiga foi idealizado pela Gestão 2009-2012, mas foi nesta ano que ganhou grande repercussão e decolou de verdade. O projeto foi desenvolvido em dois módulos: Projeto Patrulha Mecanizada e o Projeto Transporte de Calcário.

A Extensionista de Bem Estar, da Emater, Cornélia Freitas, realizou o trabalho social, motivacional e organizacional do grupo, enquanto a proposta foi elaborada pelo Extensionista Agropecuário da Emater, José Roberto Salgado e Leandro Rafael de Oliveira Resende, atual presidente do CMDRS, com todo o apoio da Secr

Esta equipe de trabalho possibilitou a criação dos Projetos Patrulha Mecanizada e Transporte de Calcário. Tais projetos tiveram anuência do Prefeito Alisson Diego Batista Moraes, que autorizou o convênio entre o CMDRS, Emater e Prefeitura.

O presidente do CMDRS ressalta que o Programa Mão Amiga proporcionou uma experiência fantástica para os agricultores. “O Conselho pôde inserir o Programa na grade de incentivo da agricultura familiar do município que, devido a vários fatores da cadeia produtiva do mercado atual, estava com pouca perspectiva.”, destaca Leandro.

Cada Associação definiu um responsável para orientar os locais de entrega, bem como a ordem de atendimento. Sob a coordenação de Geraldo Eduardo de Aquino e supervisão de Gustavo Tavares, a Secretaria de Infraestrutura elaborou a logística de trabalho e prestou assistência na manutenção do maquinário, garantindo que os trabalhos fossem desenvolvidos dentro do cronograma.

A parceria estabelecida com os agricultores para ambos os projetos foi realizada da seguinte forma: Por meio das associações, o agricultor adquiriu o calcário enquanto a prefeitura concedia o frete. Já no caso da aração de terras, a prefeitura forneceu um trator, com operador e as associações tiveram que custear apenas com 50% do valor de mercado por hora trabalhada, que foi destinado às despesas de combustível e manutenção da máquina.

Clarimundo Malta de Andrade, 60 anos, conhecido como Seu Mundico, presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Pipoca e região, reconhece o valor da união dos associados que acreditaram no desempenho do programa. “Todos que receberam o benefício estão satisfeitos, além de ter barateado o custo a terra melhorou muito. Somos todos gratos pelo apoio que recebemos.”, acrescenta Seu Mundico.

O Projeto Patrulha Mecanizada (aração de terra) teve início em agosto e foi finalizado em novembro de 2014, prestando 207,5 horas de serviços, atendendo 45 famílias associadas das seguintes comunidades: Aroeiras, Boa Esperança, Boa Vista, Campo Grande, Fangueiros, Pipoca e Sapecado.

Na Comunidade de Fangueiros, o Seu Levi contou que aos 84 anos de vida nunca viu uma coisa boa acontecer para o produtor rural. Ter o incentivo do frete do calcário de graça e aração de terra pela metade do preço, em tempo hábil, foi essencial para o plantio e manejo do solo na área de cultivo de milho e abóbora. “O projeto ajudou bastante. Nós precisamos do apoio da prefeitura, pois o custo para manter a lavoura está ficando cada vez mais caro.”, comentou Seu Levi.

Iniciado no mês de julho, o Projeto Transporte de Calcário teve duração de cinco meses. A partir da análise de amostras de solos – realizadas por um laboratório credenciado – o Extensionista Agropecuário, José Roberto, instruiu os agricultores sobre o processo de correção de solo em suas propriedades, diminuindo, assim, o custo com a atividade e, consequentemente, aumentando a produtividade.

De acordo com José Roberto, a correção adequada da acidez do solo é uma das práticas que trazem mais benefícios ao agricultor, fazendo com que o uso do calcário seja uma combinação favorável de vários efeitos, como: elevação do pH do solo (reduzindo a acidez), fornecimento de cálcio e magnésio como nutrientes, aumentando a eficiência dos fertilizantes, entre outros.

Associado da Comunidade Campo Grande, José Pereira Duarte, 82 anos, conhecido como Zé Moreno, conta que para os produtores da zona rural, toda ajuda é importante e nos últimos anos eles só têm a agradecer: “Se não tivermos uma ajuda da administração pública fica muito caro manter a produção. Agora que a comunidade viu que funcionou, muitos vão querer fazer parte da associação também.”.

Divididas entre as Associações das comunidades de Boa Esperança, Boa Vista, Campo Gentio, Campo Grande, Fangueiros, Pipoca e Sapecado, 97 famílias foram beneficiadas pelo transporte de calcário. O projeto realizou 94 viagens, sendo transportados 12 toneladas por frete, totalizando em 1.128 toneladas de calcário.

Reunião apresenta contas do programa à população

No dia 12 de janeiro, o CMDRS reuniu os produtores rurais para apresentar a prestação de contas do Programa Mão Amiga 2014. A Secretaria de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente, a Emater e o Conselho apresentaram, detalhadamente, para a comunidade a execução do programa.

Em 2014, a administração municipal investiu R$51.320,54 no Setor da Agricultura, o Programa Mão Amiga proporcionou aos produtores uma economia em torno de R$ 55.129,46, já que sem o programa eles teriam um gasto estimado em R$106.450,00. Este valor refere-se a 107% do valor do auxílio que o Programa proporcionou aos Agricultores durante o último ano, 40% maior do que o investimento da Prefeitura realizado no triênio do período de 2010 a 2012.

O Programa Mão Amiga teve um saldo positivo não só financeiramente, proporcionou também um fortalecimento da credibilidade do CMDRS, das Associações Comunitárias, dos Grupos de Trabalho, da Prefeitura e da EMATER.

O prefeito Alisson Diego expôs na reunião que o investimento no setor feito em 2014 foi muito satisfatório, garantindo assim que a proposta permaneça com investimentos maiores, possibilitando o desenvolvimento da comunidade rural, gerando renda, emprego e diminuindo o êxodo rural no município.



As parcerias foram muito elogiadas durante a reunião, Leandro Rafael, presidente do Conselho, ressaltou que a união das administrações foi essencial para obter os resultados positivos e motivar outros agricultores. “Estamos trabalhando com o que a população tem a oferecer, com essas parcerias podemos trazer mais pessoas para as associações, despertando o interesse nos mais jovens, para que eles criem vínculo ao campo e continuem o trabalho.”, acrescentou o presidente. E Anderson Silvio de Oliveira, pediu apoio para que o Programa Mão Amiga seja fortalecido anualmente, tornando-se lei e consolidando as comunidades associadas na produção agrícola.

Veja algumas fotos:









segunda-feira, 2 de março de 2015

Plano Decenal de Educação: Construção Coletiva

Matéria e Foto: Ascom PMI



No início deste mês (dia 2), a Secretaria de Educação realizou o Encontro de Professores – Plano Decenal “Construção Coletiva” –. Cerca de 200 profissionais reuniram na Escola Estadual Padre Gregório para debater sobre o processo de desenvolvimento no setor educacional do município de Itaguara para os próximos dez anos.

A psicóloga e psicopedagoga Oana Saldanha, ministrou uma palestra focada no valor do educador, incentivando-os a buscar sempre atitudes e relações positivas com os alunos. Oana frisou que a tecnologia é um desafio para os professores, uma vez que a maioria dos estudantes utiliza celular dentro da sala e que apenas “um passar de dedo” pode representar para eles uma vivência. Tal situação demanda dos profissionais um desdobramento diferenciado de suas competências pedagógicas na melhor condução do processo de ensino e aprendizagem.

Os educadores elogiaram muito as palavras proferidas na palestra e se mostraram dispostos a caminhar com um pensamento cooperativo. Para Rosânia Guimarães, professora de português do Ensino Fundamental, o diálogo entre professor e aluno é muito importante: “Como fazemos parte da formação dos jovens, temos uma função que exige muita responsabilidade e é a partir da conversa que é criado um vínculo possibilitando conforto para que o aluno se abra com o educador, facilitando inclusive na assimilação de conteúdo e cultivando o bem-estar no âmbito escolar”.

Após a palestra, os profissionais se dividiram em 16 grupos para discutir os objetivos do Plano Municipal de Educação, levando em consideração o diagnóstico, as diretrizes e metas. O plano objetiva garantir o acesso educacional a todos os cidadãos, valorização dos profissionais, melhorar a qualidade de ensino, entre outras metas importantes dispostas na Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014.

Ao final, os líderes dos grupos apresentaram as construções relativas a cada propósito, submetendo a aprovação e apreciação dos presentes na Plenária. Todo o material produzido no encontro dará subsídio à elaboração do texto base do Plano Decenal Municipal de Educação de Itaguara.

Nos próximos meses diversas reuniões estão agendadas – com a Comissão Representativa da Sociedade e a Equipe Técnica Executiva – para finalizar o projeto de Lei do Plano Decenal, que deverá ser encaminhado ao Prefeito Municipal e Poder Legislativo até o dia 24 de junho.