quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ligações de Itaguara para Belo Horizonte terão custo de chamada local

Matéria original no Portal Brasil

Mudança aprovada pela Anatel entra em vigor em 120 dias a contar da publicação da decisão no Diário Oficial da União

Itaguara, foto aérea - 2012 / Ascom PMI
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou as inclusões da cidade de Itaguara (MG) na área local de Belo Horizonte (MG) e do município de Santana de Paraíso (MG) na área local de de Ipatinga (MG).
Com a alteração, as ligações de telefone de Itaguara para Belo Horizonte passarão a ter custo de chamada local. Mesmo vale para chamadas de Santana de Paraíso para Ipatinga.
As alterações nas áreas locais entram em vigor em 120 dias a contar da publicação da decisão no Diário Oficial da União. Neste período, deve ser dada publicidade às mudanças e adotados os procedimentos de engenharia necessários por parte das prestadoras.
Fonte: http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2015/01/ligacoes-de-itaguara-para-belo-horizonte-terao-custo-de-chamada-local / por Portal Brasil Publicado: 23/01/2015 11h47 Última modificação: 23/01/2015 11h47

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Governador pede mobilização das cidades metropolitanas para reduzir consumo de água

Matéria original publicada no site da Agência de Comunicação do Governo de Minas:



Pimentel se reuniu com prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e destacou a importância do diálogo e mobilização dos municípios no combate à falta de água


As ações para o enfrentamento da falta de água em Minas Gerais foram discutidas pelo governador Fernando Pimentel, nesta segunda-feira (26), com os prefeitos dos 34 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) – localidade mais afetada pelo problema. Durante a reunião, no Palácio Tiradentes, na capital, Pimentel pediu a mobilização das cidades para conseguir atingir a meta de redução de 30% no consumo da água.

Participaram da reunião, além do governador, prefeitos e da presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Sinara Meireles, o vice-governador Antônio Andrade; os secretários estaduais de Planejamento, Helvécio Magalhães; de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; da Casa Civil e Relações Institucionais, Marco Antônio Rezende Teixeira; de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite; e de Governo, Odair Cunha, que também defendeu o diálogo com os municípios.

Além das obras emergenciais que serão realizadas pela Companhia de Saneamento de Minas gerais (Copasa) para diminuir o desperdício da água disponibilizada, atualmente em cerca de 40%, o governador solicitou aos prefeitos que atuem com firmeza nas ações que visem a redução do consumo, revendo práticas e incentivando o uso consciente através de campanhas publicitárias.
O encontro fez parte da nova postura de transparência do Executivo, que abriu as portas para dialogar com a sociedade e com os municípios os problemas enfrentados por eles. Pimentel também solicitou à Copasa que atue junto às prefeituras, fazendo a interlocução da situação e, posteriormente, trabalhe também na preservação de nascentes e no tratamento do esgoto.

O secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, ressaltou, em entrevista após o encontro, a importância da participação dos prefeitos nesse processo. “Qualquer atitude que o governador tomar vai ser de acordo com os prefeitos. A Copasa tem de conversar com os prefeitos. Essa é a nova orientação do governo”, disse.

Valadares destacou ainda que uma das primeiras ações do governo é a utilização da parceria público-privada (PPP) no rio Manso para ampliar em quatro metros cúbicos por segundo a captação de água no rio Paraopeba, com a implantação de uma adutora com quatro quilômetros de extensão. “A Copasa já contratou um estudo para auxiliar nessa solução da captação no rio Paraopeba”, afirmou.
A mobilização e a interação desenvolvida pelo governador foram elogiadas pelos prefeitos, que destacaram o apoio do governo. “Foi a primeira vez que o Governo do Estado convocou a Granbel (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte) para discutir um assunto tão sério como esse e para buscar soluções. E as soluções todos sabem: primeiro, que de haver investimento em novas captações de água e armazenamento”, disse, também em entrevista, o prefeito de Vespasiano, Carlos Murta.

Murta ainda destacou a preparação do Governo que, juntamente com a Copasa e com a Secretaria de Transportes e Obras Públicas, está planejando o investimento necessário, priorizando a criação de um novo sistema de abastecimento de água. O prefeito também reconheceu a necessidade da participação dos municípios. “Evidentemente, cada prefeito tem de contribuir dentro do seu município, buscando novas soluções. Se não houver a economia e a compreensão do cidadão através de campanhas publicitárias, de chamamento da sociedade, nós vamos ter uma crise que jamais se passou na Região Metropolitana”, destacou o prefeito de Vespasiano.

Parceria com governo federal


Nesta semana, Pimentel irá se reunir com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, para apresentar os projetos do Estado visando contornar o problema da falta de água. A força-tarefa criada pelo Executivo Estadual, composta por secretarias de Estado, empresas e autarquias, está levantando os dados referentes aos recursos necessários para as obras emergenciais e de médio e longo prazo. A presidente Dilma, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, já manifestaram apoio e a determinação para trabalhar em parceria com o Estado.
A Copasa também iniciou processo junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)  para a adoção de medidas que possam levar a um consumo mais consciente, forçando a redução da demanda por parte da população. Uma campanha publicitária será veiculada, com o objetivo de conscientizar a população.

Copasa Transparente

Conforme a nova política de transparência, determinada pelo governador Fernando Pimentel e adotada pela nova gestão da Copasa, a empresa criou um site com informações diárias sobre o nível dos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana da capital, prestando contas à população. Os dados podem ser acessados no site www.copasatransparente.com.br. Atualmente, o sistema Paraopeba, que abastece a região metropolitana está operando com 30,26% de sua capacidade. Dos três reservatórios que compõem o sistema, a condição do Serra Azul é a mais crítica, que conta com apenas 5,85% de seu volume. 

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Primeiro Campeonato Municipal de Truco

Vem aí o I Torneio Municipal de Truco, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes. Participe!

O I Campeonato de Truco de Itaguara será realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro e a semifinal e a final acontecerão no dia 1º de março, na Praça de Convivência.

21/02 – 15 horas (sábado)
22/02 – 9 horas (domingo)
1º/03 – 9 horas (domingo)

Para se inscrever, faça download da ficha de inscrição no site www.itaguara.mg.gov.br e mande por e-mail para: esporte@itaguara.mg.gov.br. Ou compareça na Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer, na Rua Mário Lima, 139, 3º andar, de 9 às 17 horas (segunda a sexta-feira). Mais informações, ligue: (31) 3184.2699

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Primeiro Itaguara Gospel

Pela primeira vez, Itaguara realizará um evento específico para o público evangélico. O I Itaguara Gospel acontecerá no dia 31 deste mês, na Praça de Convivência. A organização conta com apoio da Prefeitura Municipal.

O show principal será de Jonas Vilar, um dos grandes nomes da música gospel brasileira. O evento tem o objetivo de promover a música gospel (considerada cultural por lei), além de incentivar a paz e o congraçamento ecumênico entre todos os itaguarenses.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Globo terá sinal digital em Itaguara

Foto: professor Cásssio, Paulo Valadares e prefeito Diego

O prefeito Diego reuniu-se com o representante da rede Globo Minas, Paulo Valladares nesta quarta-feira (14/01) em Itaguara para tratarem sobre o sinal digital da emissora no município.

O sinal digital da TV Globo está avançando na Região Metropolitana de BH e Itaguara será um dos municípios beneficiados. Em parceria com as prefeituras, os primeiros equipamentos de transmissão já estão sendo instalados em alguns municípios metropolitanos como Nova Lima, Santa Luzia, Sete Lagoas e Ribeirão das Neves.

De acordo com a TV Globo, a implantação do sistema de transmissão digital nas cidades mineiras aquece a economia e  promove o aumento nas vendas de aparelhos de TV pelo comércio local. O setor de entretenimento, bares e restaurantes também se movimenta com a transmissão aberta de jogos e shows musicais.

Os primeiros passos para a implantação da TV digital em Itaguara já foram dados e a previsão é de que até o final do ano a cidade já esteja recebendo o sinal.

“A TV Digital trará benefícios significativos para a nossa economia e para todas as famílias itaguarenses que receberão sinais de melhor qualidade em suas casas", afirma o prefeito Alisson Diego. A Prefeitura espera que, após a Globo Digital, as outras emissoras também modernizem seus sinais.

Na foto acima, professor Cassinho, chefe de gabinete do município, o assessor da Globo Paulo Valladares, e o prefeito Alisson Diego.

Saiba como funciona a TV Digital *

TV digital já está sendo usada no Brasil, mas pouca gente sabe que, mesmo quem tem uma TV antiga, daquelas de tubo, pode receber o sinal com uma imagem com qualidade de cinema.
Para ter a TV digital em casa basta ligar o cabo da antena no aparelho e conectar o conversor no aparelho de TV por um cabo de áudio e vídeo. No caminho entre a emissão e a recepção, o sinal analógico perde qualidade de imagem e de som. Já o sinal digital chega perfeito. O conversor recebe o sinal digital e o transforma. Assim, a TV de tubo é capaz de recebê-lo, sem perda de qualidade.

Há cerca de cinco anos, os conversores custavam R$ 1.400. Hoje, é fácil encontrar conversores no mercado que custam entre R$ 90 e R$ 140. Os preços caíram e as vendas subiram. "Há um ano, a gente vendia uma média de cinco, seis conversores. Hoje, a gente vende 20, 30, dependendo do dia e acho que foi pela queda do preço", afirma Gustavo Alves de Oliveira, dono de uma loja.

* Fonte: Rede Globo

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Itaguara comemora a chegada de 2015 e 71 anos de emancipação política

Itaguara comemorou os seus 71 anos de emancipação política e o réveillon 2015 com a tradicional corrida rústica e shows na virada. Fotos e texto: Assessoria de Comunicação da PMI:


Itaguara se despediu de 2014 com festa e atividade esportiva. O ano novo começou em clima de harmonia e descontração ao som da Banda Vil Metal, que apresentou os melhores sucessos de axé, sertanejo, pop, reggae, além de algumas músicas que nos fizeram relembrar os tempos das famosas marchinhas, animando o público. Houve também música eletrônica com o som dos Djs Gó e Zulú.

A Praça da Matriz recebeu cerca de 8 mil pessoas (segundo dados da Polícia Militar).

A Banda Vil Metal já é conhecida dos itaguarenses. João Vianna, integrante da banda, parabenizou a organização do evento e ficou contente com a reação do público. “Foi uma festa muito bonita. Com certeza 2015 promete boas coisas e a primeira delas já começou em Itaguara”, comentou o trompetista João.

O itaguarense Camilo Adimar dos Santos, de 46 anos, conhecido como Severino, participou da festa do início até a última música “I Shot the Sheriff”, do jamaicano Bob Marley, ao lado de sua esposa. “Foi uma festa muito tranquila e completa, estavam todos muitos felizes, celebrando o novo ano”, contou Severino, que todos os anos compartilha a virada com sua família. “Esperamos que este ano de 2015 seja melhor ainda que o último. Ao menos o primeiro dia já foi muito satisfatório.”, acrescentou o comerciante.

XX Corrida Rústica

A tradicional Corrida Rústica foi a grande atração do fim da tarde do dia 31. Mais de 40 participantes, entre itaguarenses e visitantes, percorreram o trajeto. O primeiro lugar da categoria geral foi conquistado pelo africano Getu Kure Mideksa, de 34 anos, da Etiópia. Em uma conversa com o vencedor, ele contou que ele e seus companheiros vieram ao Brasil com o objetivo de participar de corridas: “O trajeto tem muitos desníveis de relevo, o que nos exige mais esforço, que é o que procuramos sempre. Os cidadãos de Itaguara foram muito amigáveis conosco e pretendemos voltar mais vezes.”.

“Essa foi a minha primeira vez na Corrida, espero participar mais vezes”, contou o itaguarense, Arley Raniere, de 20 anos, que após seis meses de treino se inscreveu para participar da Corrida Rústica para realizar uma vontade que tinha desde pequeno.

A premiação da categoria infanto-juvenil foi um troféu aos primeiros colocados e medalhas aos demais participantes. E na categoria adulta, os participantes que ficaram entre os três primeiros colocados foram premiados com dinheiro, troféu e medalha.

Fotos: