terça-feira, 6 de outubro de 2015

Prefeito Diego participa da 4ª Conferência Estadual da Juventude

* Ascom PMI com informações do Governo do Estado

Deputado Reginaldo Lopes e Prefeito Diego na
IV Conferência de Juventude
O prefeito itaguarense, Alisson Diego, participou, como convidado da Subsecretaria Estadual de Juventude, da 4ª Conferência Estadual da Juventude. O encontro aconteceu nesta sexta-feira e sábado (02 e 03 /10) em Caeté, na Região Metropolitana,

O governador Fernando Pimentel esteve presente na abertura e convocou os jovens a participarem do governo e lutarem por seus direitos na construção de um Estado mais justo e solidário. O evento, que contou com a participação do secretário nacional da Juventude, Gabriel Medina, teve como tema “Construindo a Minas das Juventudes Gerais”. “A juventude participa, tem voz, tem vez, tem espaço, tem inteligência, tem presença, e assim nós vamos fazer o Estado avançar na direção que nós queremos. O compromisso de estarmos juntos é que nos trouxe aqui”, declarou o governador.

O prefeito Alisson Diego fez a abertura de um dos eixos da Conferência. O eixo VI, nominado Direito à Cultura, debateu questões envolvendo principalmente o acesso da juventude às políticas culturais. Diego abordou o direito à cultura enfocando as constituições brasileiras desde 1937 explorando também as gerações de direito na visão jurisfilosófica de Norberto Bobbio.

O secretário nacional da Juventude, Gabriel Medina, enalteceu a diversidade na participação da conferência e reconheceu a mudança de atitude da nova gestão estadual. “É um Estado que tem mostrado capacidade de fazer novas políticas, ao lado do povo, principalmente a partir da educação.” Medina também defendeu a participação dos jovens na construção de políticas públicas e criticou qualquer tipo de discriminação. “Temos de ser mais horizontais. As juventudes querem fazer parte do processo de construção do país”, disse.

Prefeito Alisson Diego e secretário nacional da Juventude
Gabriel Medina cumprimentam-se durante a conferência
O secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, destacou a importância do encontro. “É o começo da construção de uma política pública para as juventudes de Minas Gerais. Desta vez, as propostas aqui debatidas terão resultados”, declarou.

O evento reuniu jovens de 325 municípios de todos os 17 territórios de desenvolvimento mineiros. Ao todo, foram realizadas 64 conferências municipais, 26 regionais e três territoriais, sendo eleitos 780 delegados. Ainda durante o encontro serão consolidadas as principais demandas para serem levadas à 3ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em dezembro deste ano, em Brasília.

Na foto abaixo, jovens assistem à palestra durante a Conferência. Crédito: Italo Fernandes e Rafael Gaia.


Nenhum comentário: