quinta-feira, 2 de julho de 2015

Encontro Regional de Folia de Reis de Itaguara: Celebrar a Tradição

* Ascom PMI


A partir de 2009, prefeitura passou a apoiar integralmente os Encontros de Folia de Reis



De origem portuguesa, a Folia de Reis é uma festa católica ligada à celebração do Natal. Realizada no mês de janeiro, é comemorada desde o século XIX e tem grande importância em países de origem latina, especialmente naqueles onde a cultura é de origem espanhola.

Além dessa comemoração estabelecida pelo calendário, realizada todo início de ano, em Itaguara acontece também o Encontro Regional de Folia de Reis, sempre no mês de junho. Levando adiante a tradição, no último domingo, dia 28\06, a XIX edição do evento reuniu cerca de 30 grupos, conhecidos também como guardas, na Praça de Convivência, durante toda a manhã e tarde.

O XIX Encontro Regional de Folia de Reis de Itaguara contou com a presença do prefeito municipal, Alisson Diego, do vice-prefeito, Anderson Rodrigues, e do Secretário de Cultura e Turismo, Camilo Lélis, além do público, que marcou presença para prestigiar o evento e também a Feira Livre de Agricultura Familiar, realizada aos domingos nesse mesmo espaço.

As atividades tiveram inicío às 9h, com o cadastramento dos grupos, vindos de diversas cidades da região. Ao meio dia, foi servido o almoço, momento importante dentro do contexto da festividade, e as danças e apresentações coletivas seguiram até às 18h.

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo, Camilo Lélis, “há 19 anos, Itaguara sedia o encontro regional, contribuindo com a preservação e a divulgação dessa importante manifestação cultural de Minas Gerais. A Prefeitura apoia o evento, oferendo toda a infraestrutura necessária para a sua realização e, também, o almoço servido às folias presentes”.

SOBRE A FOLIA DE REIS 

Chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros de Terno de Reis, esses grupos são compostos por músicos que tocam instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecido em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.

Além dos músicos instrumentistas e cantores, os grupos muitas vezes contam também com dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Mestre da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, quando acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê.





Nenhum comentário: