domingo, 19 de abril de 2015

Pedalando com o prefeito, no Dia Mundial da Bicicleta

Compartilhamos hoje, em homenagem ao Dia Mundial da Bicicleta, uma matéria do jornal Barroso em Dia sobre o hábito do prefeito Alisson Diego em trabalhar de bicicleta.

Pedalando e driblando preconceitos* 



Problema em cidades pequenas e maior ainda nos grandes centros. Muito se fala à respeito do trânsito, mas muito pouco se faz. Nesta quinta-feira, dia 25 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Trânsito. Atitudes simples, como o uso bicicletas, poderiam ajudar a amenizar as situações negativas, como do trânsito caótico e engarrafamentos, mas poucos cidadãos se dispõem a deixar o carro na garagem e pedalar até o trabalho. Além disso, o uso bicicletas, por incrível que parece, ainda enfrenta outro empecilho: o preconceito.  
Alisson Diego Batista Moraes, 29, é um dos poucos cidadãos, entre a população de cerca de 12 mil habitantes, na região metropolitana de Belo Horizonte, Itaguara, que vai para o trabalho de bicicleta. Com o status na rede social de poeta, advogado, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, o acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de São João del Rei, (UFSJ), enfrenta todos os dias, além dos obstáculos, o preconceito quanto o uso do meio de transporte no Brasil.
“Desde que aprendi a pedalar, nunca abandonei a bicicleta. E de lá para cá já se passaram uns 22 anos e ela se tornou o meu meio de transporte favorito”, declara Alisson que vai e volta para o trabalho de bicicleta praticamente todos os dias. “E fico cada dia mais surpreso com as reações desmesuradas das pessoas. Vão desde o espanto, o respeito, à admiração e à repugnância completa. Esta semana, uma pessoa me disse: Uai, você está de férias? Respondi sonoramente: NÃO! Então por que a bicicleta? Estou até agora tentando entender qual foi o raciocínio dessa curiosa pergunta. Segui pedalando sem responder, com um amarelo sorriso e um aceno tímido”, conta em texto pessoal na sua página na internet.
 

Essa situação poderia ser muito comum, já que o preconceito pela bicicleta percorre por todo o Brasil. Mas o caso do advogado tem um agravante: o rapaz de 29 anos, poeta assumido, que vai para o trabalho de bicicleta é o mesmo que a cidade chama de prefeito e reelegeu nas últimas eleições. Alisson foi vereador há dez anos em Itaguara e ia para a Câmara de bike, mas declarou já ter aprendido a lidar com o preconceito. “Quando venci as eleições para vereador, há dez anos, cheguei a ouvir alguns comentários do tipo: É muito novo e ainda anda de bicicleta. Sempre relevei esse tipo de fala porque além de ingenuidade, sempre considerei que essas palavras não traziam em si um “preconceito” propriamente dito”, ressalta o prefeito que no primeiro mandato chegou a abandonar a bicicleta e recentemente retomou o habito saudável, exemplar, porém, preconceituoso.

“Uma vez fui abordado seriamente por três pessoas, que me aguardavam em frente o prédio da Prefeitura para uma reunião. Disse um deles, sem me esperar descer do veículo: Diego, pare com isso. Você não pode ficar vindo para a Prefeitura de bicicleta, tem que se dar ao respeito. Eu não acreditei no que ouvi! Olhei espantado para o sujeito. Nem consegui responder e ele emendou: Se for preciso mando te buscar todo dia em casa de carro, porque desse jeito, imagina se vem alguém de fora, um empresário e te vê assim?”, descreve nervoso no post Alisson, que declara que poderia ter feito um sermão sobre mobilidade urbana, meio ambiente, esporte ou discorrer sobre os malefícios dos combustíveis fósseis ou levantar centenas ou milhares de argumentos, mas que preferiu ficar calado e virar as costas. “Minha melhor resposta naquele momento foi o meu silêncio e o meu caminhar”, diz o Prefeito que perde o voto, o colega, mas não abandona a sua companheira bicicleta.
postado em 25/09/2014 / Jornal Barroso em Dia - site: http://barrosoemdia.com.br/pedalando-e-driblando-preconceitos/

Nenhum comentário: