segunda-feira, 2 de março de 2015

Plano Decenal de Educação: Construção Coletiva

Matéria e Foto: Ascom PMI



No início deste mês (dia 2), a Secretaria de Educação realizou o Encontro de Professores – Plano Decenal “Construção Coletiva” –. Cerca de 200 profissionais reuniram na Escola Estadual Padre Gregório para debater sobre o processo de desenvolvimento no setor educacional do município de Itaguara para os próximos dez anos.

A psicóloga e psicopedagoga Oana Saldanha, ministrou uma palestra focada no valor do educador, incentivando-os a buscar sempre atitudes e relações positivas com os alunos. Oana frisou que a tecnologia é um desafio para os professores, uma vez que a maioria dos estudantes utiliza celular dentro da sala e que apenas “um passar de dedo” pode representar para eles uma vivência. Tal situação demanda dos profissionais um desdobramento diferenciado de suas competências pedagógicas na melhor condução do processo de ensino e aprendizagem.

Os educadores elogiaram muito as palavras proferidas na palestra e se mostraram dispostos a caminhar com um pensamento cooperativo. Para Rosânia Guimarães, professora de português do Ensino Fundamental, o diálogo entre professor e aluno é muito importante: “Como fazemos parte da formação dos jovens, temos uma função que exige muita responsabilidade e é a partir da conversa que é criado um vínculo possibilitando conforto para que o aluno se abra com o educador, facilitando inclusive na assimilação de conteúdo e cultivando o bem-estar no âmbito escolar”.

Após a palestra, os profissionais se dividiram em 16 grupos para discutir os objetivos do Plano Municipal de Educação, levando em consideração o diagnóstico, as diretrizes e metas. O plano objetiva garantir o acesso educacional a todos os cidadãos, valorização dos profissionais, melhorar a qualidade de ensino, entre outras metas importantes dispostas na Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014.

Ao final, os líderes dos grupos apresentaram as construções relativas a cada propósito, submetendo a aprovação e apreciação dos presentes na Plenária. Todo o material produzido no encontro dará subsídio à elaboração do texto base do Plano Decenal Municipal de Educação de Itaguara.

Nos próximos meses diversas reuniões estão agendadas – com a Comissão Representativa da Sociedade e a Equipe Técnica Executiva – para finalizar o projeto de Lei do Plano Decenal, que deverá ser encaminhado ao Prefeito Municipal e Poder Legislativo até o dia 24 de junho.








Nenhum comentário: