quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Primeiro campeonato de truco de Itaguara

Secretaria Municipal de Esportes realiza pela primeira vez o campeonato de truco. O evento aconteceu na tradicional feirinha de domingo, em frente o Museu Sagarana. Matéria e fotos: Ascom PMI.




Campeonato de truco movimentou a tradicional Feirinha da Agricultura Familiar


* Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude realizou nesse final de semana, durante os dias 21 e 22 de fevereiro, o I Campeonato de Truco de Itaguara e reuniu jogadores de longa data da cidade, como também algumas duplas jovens que não hesitaram em jogar com adversários mais experientes.

Aos 80 anos, o itaguarense Laudete Gonçalves de Oliveira, conhecido por “seu Laudete”, deixou muitos jogadores honrados em compartilhar o jogo em sua mesa. As décadas de experiência não trouxeram a sorte de receber as cartas altas do jogo na última rodada e ele e seu parceiro não chegaram à semifinal, mas seu Laudete mostrou-se feliz em participar da competição.

Foram 12 duplas inscritas para participar do campeonato que foi realizado em dois dias, sendo o segundo destinado apenas aos semifinalistas.

A dupla vencedora já era conhecida na cidade, os primos Hélio Aparecido da Silva e Anivair Ferreira da Silva jogam juntos há mais de 20 anos e já ganharam vários campeonatos nas cidades vizinhas. De acordo com Hélio, o truco requer muita prática e como são acostumados a praticar desde pequenos a vitória é uma consequência. Para Anivair, o segredo é saber jogar com ou sem cartas boas: “Você tem que conhecer o seu parceiro e saber montar uma estratégia consistente para não perder a rodada.”.

Vindos de Crucilândia, Margarida Solange e Geraldo Custódio, conquistaram o segundo lugar da competição. Ambos praticam o jogo diariamente, mas nem sempre como uma dupla. Mesmo não levando o troféu de campeões, a parceria funcionou e Margarida ficou muito feliz por participar. “Tive que vir em Itaguara um dia e vi o cartaz anunciando o campeonato e cheguei em Crucilândia animada para achar um parceiro”, conta a jogadora que, com o troféu em mãos, comemorou o 56º aniversário de Geraldo.

Lazer na praça

A Prefeitura de Itaguara instalou duas mesas de concreto na Praça de Convivência para a população usufruir praticando jogos de tabuleiro, como xadrez e damas, como também baralho e dominó.

Incentivada pelo Campeonato de Truco, a Secretaria de Esporte deixará disponível, na Biblioteca Pública Guimarães Rosa, baralhos que podem ser requeridos para o uso na Praça.

Fotos abaixo:










Nenhum comentário: