terça-feira, 26 de agosto de 2014

Programa Mão Amiga: apoio aos agricultores itaguarenses


Um dos mais importantes programas criados pela Gestão 2009-2016 é o Mão Amiga, que consiste em uma parceria com as Associações Comunitárias Rurais para o fornecimento de calcário e aração de terras para os agricultores familiares itaguarenses.

Após dois anos inativo, este ano o Programa Mão Amiga voltou com tudo e ganhou novo impulso, com a efetiva participação de várias Associações Rurais, além de o CMDRS (Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável). Com essa ação, a agricultura familiar itaguarense se fortalece ainda mais. A prefeitura estima que 300 famílias/propriedades estão recebendo aração e/ou calcário.

O prefeito Alisson Diego diz que este programa é um modelo para outras cidades e até para o estado de Minas Gerais. "Poucos municípios fazem o que estamos fazendo nessa área, a própria Emater já nos parabenizou pela iniciativa", diz o prefeito. Diego lembra ainda que o projeto iniciou no seu primeiro mandato e um dos idealizadores foi o ex-secretário Anézio Borém. 

A parceria é estabelecida da seguinte forma: os agricultores familiares, através das Associações, pagam o calcário e a prefeitura o frete. Da mesma forma, a aração de terras é feita em parceria, a prefeitura fornece o trator e o operador e as associações arcam com o combustível.

"Nossa administração tem um compromisso efetivo com os produtores rurais itaguarenses. Para nós, esta é uma política pública estratégica, sobretudo porque valoriza a nossa tradição primaz e histórica que é a agricultura familiar", ressalta o prefeito.


O Programa está beneficiando centenas de agricultores familiares de Itaguara e atualmente é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Emater-MG e o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), sob a responsabilidade do secretário Gustavo Miranda.

Veja algumas fotos:






terça-feira, 19 de agosto de 2014

Mais veículos para a Saúde de Itaguara

Nova van para a Saúde: Gestão 2009-2016 - maior número
de veículos adquiridos na história de Itaguara
Gestão 2009-2016 foi a que mais adquiriu veículos e máquinas na história de Itaguara. Esses investimentos significam mais comodidade para pacientes e cidadãos. Carros velhos deram lugar a veículos novos. A realidade hoje é outra. 

Neste último mês chegaram mais dois veículos, um carro e uma van para a Secretaria Municipal de Saúde. Leia matéria de Iza Campos sobre a aquisição da nova van:

Neste mês de julho mais um veículo foi adquirido para a Secretaria Municipal de Saúde. A nova aquisição foi uma Van, que será utilizada para o transporte dos pacientes que necessitam de tratamento em outras cidades, o TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

A Van comporta 14 passageiros, atendendo mais usuários do SUS, trazendo mais comodidade e economicidade, pois evitará maior número de viagens de veículos de pequeno porte. Hoje o município conta com 23 veículos na frota da Saúde, utilizados pela Estratégia Saúde da Família, Vigilância em Saúde e o TFD. A prefeitura de Itaguara informa ainda que está adquirindo mais um ônibus (em fase de licitação).

A obtenção do veículo foi possível através de recursos do Governo Estadual e da Prefeitura de Itaguara.


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Itaguara Iluminada

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E AUTO PISTA FERNÃO DIAS 
POSSIBILITA ILUMINAÇÃO DA BR 381




O trecho urbano de Itaguara ao longo da BR 381 está sendo completamente iluminado. Estão sendo instaladas dezenas de postes e luminárias para o conforto de pedestres, motoristas e consequentemente para melhor visibilidade de Itaguara.

De acordo com a parceria, a Auto Pista fica por conta da implantação e manutenção da iluminação e à prefeitura caberá o pagamento da contribuição para o custeio da iluminação pública.




sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura está elaborando o Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB) - ferramenta fundamental de planejamento de nossa cidade. A participação da sociedade civil é muito importante. Participe! A Itaguara que queremos depende de cada um de nós. Leia e saiba mais:



O QUE É SANEAMENTO BÁSICO?

Saneamento Básico pode ser entendido como o conjunto de medidas que visam preservar ou modificar condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. O sistema de saneamento básico de um município possui estreita relação com a comunidade, sendo fundamental para a salubridade ambiental do município e para a qualidade de vida da população. Sendo assim, um planejamento e uma gestão adequada desse serviço concorrem para a valorização, proteção e gestão equilibrada dos recursos ambientais e tornam-se essenciais para garantir a eficiência desse sistema, em busca da universalização do atendimento, em harmonia com o desenvolvimento local.

QUE SERVIÇOS COMPÕEM O SANEAMENTO BÁSICO?

  • Abastecimento de água potável
São atividades, infraestruturas e instalações necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e os respectivos instrumentos de medição.
  •  Esgotamento sanitário
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde ligações prediais até o seu lançamento no meio ambiente.
  •   Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo doméstico e do lixo originário de varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.Neste caso, é importante salientar que a Lei 11.445 limita-se a traçar diretrizes aos resíduos domésticos, pois, em relação aos resíduos provenientes de serviços de saúde, resíduos industriais e comerciais, a responsabilidade é dos próprios geradores.
  • Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas
São atividades, infraestruturas e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de transporte, detenção ou retenção, para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.


O QUE É O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO?
  O PMSB é um documento e funcionará como instrumento de desenvolvimento do município na área de saneamento básico, estabelecendo diretrizes para o saneamento no município, trazendo diversos benefícios à população, melhorando a qualidade de vida. A participação da sociedade é fundamental no processo de elaboração do PMSB e deverá ser promovida por meio de ampla divulgação das propostas e dos estudos que as fundamentam.


POR QUE ELABORAR O PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO E QUAIS SEUS BENEFÍCIOS
É um instrumento exigido pela Lei 11.445/07, de regulação do setor de saneamento. Sua implementação possibilitará planejar as ações do Município na direção da universalização do atendimento. Através dele poderão ser fornecidas as diretrizes e estudos para viabilização de recursos, além de definir programas de investimentos e estabelecer cronogramas e metas de forma organizada, promovendo a redução de incertezas e riscos na condução da Política Municipal. Consequentemente, este processo concorrerá para promover a segurança hídrica, prevenção de doenças, redução das desigualdades sociais, preservação do meio ambiente, desenvolvimento econômico do município, ocupação adequada do solo, e a prevenção e redução de acidentes ambientais e eventos como enchentes, falta de água e poluição.