quarta-feira, 30 de abril de 2014

Segundo aniversário do Musa com arte, cultura e participação

Matéria e fotos: Iza Campos

Arte e Cultura, duas palavras que agregam várias definições e conceitos, daí as diferentes possibilidades de se abraçar temas e atrações para um evento como o realizado pelo Museu Sagarana – Musa. Uma semana de conhecimento, cultura, debates, palestras, oficinas, shows e, sobretudo, participação popular. O 2º aniversário do museu foi marcado por grandes reflexões da visão do cidadão itaguarense sobre a sua própria cultura regional.

O museu teve o prazer de apresentar ‘Olhai os Lírios do Campo’, uma exposição fotográfica e instalação que resgatam a história de trabalhadores do campo para um universo amplo e mecânico da cidade. Projeto idealizado pelo artista plástico José Antônio de Castro, que traz para o nosso cotidiano uma visão que mescla realidade e a lembrança de um tempo em que o habitual era se viver e desfrutar da natureza encontrada na roça. A exposição trouxe diversas pessoas que nunca haviam entrado em um museu e, de repente, se viram ali, como inspiração artística - trazendo dignidade e protagonismo para essa parcela da comunidade de Itaguara, que, de forma heróica, resiste à pressão do mundo consumista e suas adversidades.

Entre as apresentações, como o emocionante Encontro de Sanfoneiros, no domingo de Páscoa, que reuniu famílias e adoradores da bela sanfona, as oficinas artísticas também possibilitaram ao Grupo de Idosos do CRAS e aos professores, outras experiências de criação e sensibilidade, que coloriu em uma cortina de monotipias e estamparias imagens do cotidiano.

O Projeto Vozes do Museu, deu oportunidade para a artista Madalena Rodrigues (Grupo Sementes da Arte), desenvolver suas habilidades e ofereceu ao público um momento diferenciado, onde o conto “O Espelho” foi teatralmente apresentado ao público dialogando com o espaço físico do museu.

Durante a programação tivemos uma aula aberta com o professor Aroldo Lacerda, apresentando práticas que podem ser desenvolvidas com educadores e alunos em visitas museais, que foi muito aplaudido pelos presentes que revelaram ser possível transformar a maneira de lecionar a disciplina de Educação Artística nas escolas.

As artes visuais também estiveram inseridas no evento, o documentário “O que eu quero das Flores” emocionou dezenas de pessoas que puderam conhecer a vida de uma artista – Dona Adelícia Amorim -, bordadeira, vida simples e comum como tantas itaguarenses que igualmente se dedicam a essa atividade.

Além dos eventos culturais, o Encontro de Lideranças Rurais ressaltou a importância do homem do campo, que funcionou como uma reunião para os moradores da zona rural exporem as suas sugestões e reinvindicações para melhorias, com a presença do prefeito Alisson Diego Batista.

A Guarda de Congado dos Marinheiros tocou a todos em uma apresentação antes do bate-papo, também regado a música, com o Frei Chico e o Pe. Mauro Passos, que enfatizaram a importância que devemos dar a nossa cultura de raiz para não perdê-la para as novas tradições.

E para fechar com chave de ouro a 2ª Semana de Arte e Cultura do Museu Sagarana, com a presença de Vilma Guimarães Rosa e seu marido Peter Quiney Reeves, o regente da Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais, Tenente Tavares, inovou trazendo um repertório diversificado – de The Beatles a Tim Maia – que entreteve os presentes apreciadores da banda. A Praça de Convivência, ou do Museu como é popularmente chamada, se tornou um espaço para troca, intercâmbio artístico para integrantes da Banda de Música de Itaguara, que prestigiaram o evento. O violeiro Chico Lobo finalizou o grande evento e fez o público levantar, bater palma, dançar catira e cantar junto a ele. Além de contar causos, chamou cantores itaguarenses para subir ao palco e se apresentar. Chico fez muita gente rever bons momentos e fases da vida.

Para o produtor do evento Camilo Lélis a semana foi rica em atrações e conteúdos. “Foi um evento que agregou valores, integrando cidade e zona rural. Muito oportuno e feliz foi o projeto de Zé Antônio, pois através da exposição pudemos escolher outras atrações que debateram cultura popular, divulgando e ampliando os conceitos sobre nossas festas, tradições e expressão artística. É gratificante pensar um projeto, formatá-lo no papel e depois vê-lo ganhar corpo, oferecendo a socialização, encontro, aprendizado, apontando novos horizontes e descobertas. Difícil e trabalhoso, mas muito gratificante”.

Abaixo algumas fotos da apresentação da Banda Sinfônica da PM e do violeiro Chico Lobo:









quinta-feira, 24 de abril de 2014

Programação da Segunda Semana do Museu Sagarana

O Museu Sagarana está comemorando dois anos de inauguração com ricas atrações culturais para o público de todas as idades. Nesta semana, desde o dia 20 até o dia 27 de abril, o público está tendo acesso gratuito a eventos culturais diversos - exposição fotográfica, lançamento de livro, oficinas artísticas e apresentações.

O grande destaque deste ano é a apresentação do grande violeiro Chico Lobo, considerado pela crítica como um dos mais importantes violeiros do cenário nacional. Chico é um conhecido divulgador no processo de popularização da tradição da música regional, um grande expoente da mineiridade.

Veja a programação completa da 2ª Semana de Arte e Cultura do Museu Sagarana:


terça-feira, 22 de abril de 2014

CRAS Liberdade ganha mais vida com painéis do pintor Francisco Rivero

O pintor cubano Francisco Rivero, conhecido em Itaguara pela pintura do painel no hall do Museu Sagarana, deixou mais uma vez a sua marca artística na cidade. Rivero pintou painéis no CRAS Liberdade, no final do mês passado. 

Rivero nasceu em Havana, capital cubana, mas vive em Paris, capital francesa há três décadas, e mantém o seu ateliê no artístico bairro de Montmartre. O pintor já veio a Itaguara diversas vezes e pintou murais conhecidos na cidade, a convite do prefeito Diego, com destaque na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa e no Musa.

O mural no CRAS

O CRAS Liberdade foi uma das principais obras do mandato 2009-2012. Inaugurado em novembro de 2010, com a presença do ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, o CRAS Liberdade é a unidade básica de atendimento e promoção de ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em nossa cidade. É a porta de entrada do cidadão à rede de proteção social básica e trabalha na perspectiva da prevenção e superação das desigualdades sociais. Oficinas de Idosos, reuniões comunitárias e atendimentos sociais acontecem regularmente no CRAS, que se tornou em pouco tempo um dos principais aparelhos comunitários de Itaguara.

O mural pintado por Rivero reflete essa visão social, o acolhimento e o desenvolvimento social - pilares que inspiraram o artista.

O atendimento do CRAS é direcionado às famílias do município, de 2ª a 6ª feira, das 08h00 às 17h00. Telefone de contato: 


Veja fotos da magnífica pintura do artista, no CRAS Liberdade:

















sexta-feira, 18 de abril de 2014

Alunos do Pronatec visitam Gabinete do Executivo Itaguarense

Alunos do curso técnico de auxiliar administrativo do PRONATEC estiveram no gabinete do executivo itaguarense nesta terça-feira (17) e se encontraram com o prefeito Diego. Os alunos ouviram do prefeito uma explanação detalhada sobre as finanças municipais e o sistema tributário do município. A visita foi organizada pela professora da matéria de Fiscalização Tributária, Solange Malta.

O prefeito falou ainda sobre federalismo e municipalismo e respondeu  a todas as perguntas dos estudantes.


quinta-feira, 17 de abril de 2014

Prefeitura recebe mais dois carros


A Prefeitura de Itaguara recebeu neste mês de abril mais dois carros para serem utilizados na área da saúde no município.

Desde 2009, a Prefeitura de Itaguara adquiriu o maior número de veículos e máquinas na história do município (mais de 40 no total). Os veículos visam auxiliar no trabalho de diversas secretarias e foram adquiridos através de recursos municipais, estaduais e federais. 

Nas últimas semanas, mais dois carros somaram-se à nova frota municipal. Os novos veículos serão utilizados pela Secretaria de Saúde no transporte de pacientes que fazem tratamento fora do município.

"Estes veículos são sempre muito importantes porque a demanda aumenta a cada dia e ter uma frota renovada é fundamental para a eficiência do serviço público e conforto para os nossos pacientes", afirma o secretário municipal de Saúde, Edvar Mamede.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

II Semana de Arte e Cultura do Musa

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou oficialmente a programação da Segunda Semana de Arte e Cultura do Museu Sagarana - em comemoração ao segundo aniversário de inauguração do MUSA. Com programação peculiar, ressaltando a mineiridade, o evento promete encantar os visitantes. A atração principal deste ano é o violeiro mineiro Chico Lobo, que se apresentará no sábado (26/04):



terça-feira, 8 de abril de 2014

Museu Sagarana na 12ª Semana Nacional de Museus

O Museu Sagarana comemora o seu segundo aniversário com uma programação eclética. Música, fotografias, artes, teatro, literatura, lançamento de livros, dentre outras atividades serão oferecidas ao público que visitar o Musa durante as próximas semanas. As atividades fazem parte da Semana Nacional de Museus e da 2ª Semana de Arte e Cultura do Museu Sagarana.

Confira cartaz oficial da exposição fotográfica "Olhai os lírios do campo", uma homenagem aos homens e mulheres das comunidades rurais itaguarenses, responsáveis por consolidar a identidade itaguarense. A produção é do itaguarense José Antônio de Castro Filho, artista plástico formado pela UFMG:




Musa em Programação Nacional


A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é o proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Nesse ano, a sua 12ª edição ocorrerá entre os dias 12 e 18 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus: as coleções criam conexões.


Leia abaixo trechos da mensagem do presidente do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) por ocasião da 12ª Semana Nacional de Museus:

Museus: as coleções criam conexões 

As coleções são a semente dos museus, e logo deles se tornam corpo e alma. Fazem com que o conhecimento se enriqueça e se amplie no diálogo com os elementos recolhidos e reunidos como testemunhos vivos da arte, da história, da ciência e da vida. 

Coleções criam conexões - enfatiza o ICOM, Conselho Internacional de Museus, ao propor esse tema instigante para as celebrações de 18 de maio de 2014. A Semana Nacional de Museus provoca a realização de numerosos eventos em todo o Brasil, por intermédio dos quais as coleções estarão conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligação.

Quando se destaca a importância das coleções e se busca a sua valorização, sendo-lhes oferecida a possibilidade de proteção legal, ainda que não musealizadas ou já visitáveis, desvendar essa rede infinita de conexões é revelar novos modos e meios de interação no universo em que gravitam. Coleções são complexos legados da memória cultural, e é preciso que gerem todo tipo de conexão para que possam ampliar sempre mais os seus efeitos em termos de comunicação, educação, 
participação e fruição.

O Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, promove a 12ª Semana Nacional de Museus, compartilhando e incentivando o entusiasmo que anima as instituições envolvidas, em todos os Estados e no Distrito Federal. Foram produzidos quase quatro mil eventos, na edição de 2013, quando focalizamos as mudanças sociais engendradas pela sintonia entre memória e criatividade.

As perspectivas são empolgantes. Na multiplicidade das conexões simbólicas e tecnológicas, ultrapassaremos todas as fronteiras, a fim de que as coleções, criando referências e questionamentos, revitalizem o próprio modelo de museologia a que se destinam. 

Angelo Oswaldo de Araújo Santos 

Presidente do Instituto Brasileiro de Museus

domingo, 6 de abril de 2014

Integração: Itaguara e Itaúna


Os prefeitos Alisson Diego e Osmando Pereira reuniram-se nesta quinta-feira (03/04) na Prefeitura de Itaúna e conversaram sobre parcerias entre os dois municípios.

Na pauta, desenvolvimento econômico, saúde, educação e meio ambiente. 

Diego lembrou a relação histórica entre as duas cidades e ressaltou a necessidade de interação para o desenvolvimento. "Nosso município foi distrito de Itaúna por décadas, o principal rio de Itaúna nasce em Itaguara, estamos na mesma  microrregião de saúde, enfim, possuímos uma relação muito próxima. Esta interação entre as duas cidades é uma necessidade imperiosa, na qual todos saem ganhando", disse o prefeito itaguarense. 

Osmando, por sua vez, colocou-se como amigo de Itaguara e disse que este é o momento propício para parcerias.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Projetos de capacitação para jovens de comunidades rurais em Itaguara é destaque no Jornal Estado de Minas

Mais uma vez, o trabalho da Emater em Itaguara é reconhecido. Parabéns Vera Gangá, funcionários da Emater e os jovens itaguarenses que acreditam no campo como fator de desenvolvimento econômico.

Leia abaixo matéria publicada pelo Jornal Estado de Minas no dia 25/03/2014.