quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Itaguara realiza I Conferência de Cultura

Leia abaixo matéria sobre a I Conferência Municipal de Cultura, que aconteceu na semana passada, n auditório da Escola Estadual Coronel Frazão. Texto e fotos: Iza Campos.



A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou, no dia 6 de setembro, a 1ª Conferência Municipal de Cultura, no auditório da Escola Estadual Coronel Frazão. Por meio de cartazes, convites, faixas e divulgação nas mídias oficiais, a sociedade foi mobilizada no intuito de participar e  contribuir com propostas para a elaboração do Plano Municipal de Cultura.  Assim como o Plano, a realização da conferência atende mais uma das etapas da implantação do Sistema Municipal de Cultura do Município de Itaguara, de acordo com a Lei Municipal  1.475, de  16 de maio de 2013.

O Prefeito Alisson Diego realizou a abertura oficial da conferência, ao lado do seu vice, Anderson Rodrigues Caetano, e dos representantes da Câmara Municipal e Conselheiros de Cultura. A conferência contou com a participação de 4 palestrantes convidados, além do Presidente do Conselho Municipal  de Política Cultural, Cássio Murilo Oliveira, que relatou para os presentes a atual estrutura e funcionamento  da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Fora apresentado aos presentes representantes da comunidade de Itaguara e visitantes, exposições que abrangeram temas, como: Sistema Nacional de Cultura, Cultura Dimensão Simbólica e Cidadã, Turismo Cultura e Geração de Renda e, finalizando, Patrimônio Histórico.

A conferência teve a participação do Secretario de Cultura de Ouro Branco, Ildeu Ferreira, do Antropólogo Mauro Passos, da Diretora de Roteirização da Happy Travel, Marcela Azevedo (receptivo oficial do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, empresa conveniada da Prefeitura de Itaguara) e a Coordenadora de Projetos Empresa Aliança de Minas Consultoria, Luciana Siray, que presta consultoria sobre Patrimônio Histórico/ICMS Cultural em Itaguara.

No intervalo do dia, todos presentes foram convidados para um almoço, servido na própria escola, trilhado pelo diversificado repertório da Banda de Música Nossa Senhora das Dores de Itaguara, que fez uma belíssima apresentação para os presentes.

Entre os vários debates e discussões sobre a diversidade cultural de Itaguara, os participantes foram divididos em eixos temáticos, onde formaram grupos de trabalho que avaliaram as diversas manifestações culturais no município, assim como carências e demandas de cada setor.

Destacamos aqui algumas propostas importantes, que fazem parte do relatório final da Conferência de Cultura: a construção de um Centro Cultural (espaço multiuso), extensão do  Museu Sagarana, com a criação de um segundo andar; a democratização de recursos públicos – através da criação de uma lei municipal de incentivo à cultura –; aumento de recursos destinados à cultura, propondo 2% do orçamento municipal; a revisão do Plano Municipal de Cultura a cada dois anos e o investimento de, no mínimo, 40% do orçamento da cultura para projetos socioculturais.

O segundo passo pós conferência é a estruturação do Plano Municipal de Cultura, com suas diretrizes, objetivos, ações e metas. O Plano será proposto pela Secretaria de Cultura, em parceria com os Conselhos de Cultura. Ficou deliberado na Conferência que através de um Fórum o plano será apresentado a comunidade, para consulta pública. Uma vez aprovado pelo poder Executivo e Legislativo, o plano torna-se Lei e deverá conduzir as politicas públicas para o setor cultural nos próximos 10 anos.

Veja mais fotos:











Nenhum comentário: