terça-feira, 26 de agosto de 2014

Programa Mão Amiga: apoio aos agricultores itaguarenses


Um dos mais importantes programas criados pela Gestão 2009-2016 é o Mão Amiga, que consiste em uma parceria com as Associações Comunitárias Rurais para o fornecimento de calcário e aração de terras para os agricultores familiares itaguarenses.

Após dois anos inativo, este ano o Programa Mão Amiga voltou com tudo e ganhou novo impulso, com a efetiva participação de várias Associações Rurais, além de o CMDRS (Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável). Com essa ação, a agricultura familiar itaguarense se fortalece ainda mais. A prefeitura estima que 300 famílias/propriedades estão recebendo aração e/ou calcário.

O prefeito Alisson Diego diz que este programa é um modelo para outras cidades e até para o estado de Minas Gerais. "Poucos municípios fazem o que estamos fazendo nessa área, a própria Emater já nos parabenizou pela iniciativa", diz o prefeito. Diego lembra ainda que o projeto iniciou no seu primeiro mandato e um dos idealizadores foi o ex-secretário Anézio Borém. 

A parceria é estabelecida da seguinte forma: os agricultores familiares, através das Associações, pagam o calcário e a prefeitura o frete. Da mesma forma, a aração de terras é feita em parceria, a prefeitura fornece o trator e o operador e as associações arcam com o combustível.

"Nossa administração tem um compromisso efetivo com os produtores rurais itaguarenses. Para nós, esta é uma política pública estratégica, sobretudo porque valoriza a nossa tradição primaz e histórica que é a agricultura familiar", ressalta o prefeito.


O Programa está beneficiando centenas de agricultores familiares de Itaguara e atualmente é coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Meio Ambiente e Agricultura, em parceria com a Emater-MG e o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), sob a responsabilidade do secretário Gustavo Miranda.

Veja algumas fotos:






Nenhum comentário: