quarta-feira, 27 de novembro de 2013

PRONATEC Itaguara

O PRONATEC, Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em parceria com o IFMG
(Instituto Federal de Ensino Tecnológico) formará, em breve, as primeiras turmas em Itaguara. 

Em Itaguara, existem atualmente três cursos em andamento: auxiliar de contabilidade, auxiliar administrativo e agricultura familiar.


O programa tem sido um dos principais cartões postais do Governo Federal e objetiva essencialmente expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância. 

O início das conversações para a implantação dos cursos técnicos em Itaguara foi capitaneada pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes que, inclusive, organizou, em março deste ano, um Seminário Regional sobre o PRONATEC.

A partir daí, foi nomeada uma coordenadora municipal para gerenciar o programa, Daniela Martins que, em sintonia com o IFMG e a Prefeitura de Itaguara, tem organizado os cursos.


Segundo o prefeito Alisson Diego, o PRONATEC é uma importante oportunidade para os jovens e adultos itaguarenses que querem buscar mais conhecimento e se qualificarem. "É um programa importante para um país que precisa de mão de obra qualificada. Em Itaguara também falta mão de obra e oferecer esta oportunidade é essencial", argumenta o prefeito. Além disso, Diego ressalta que os cursos agregam valor e são importante não apenas para quem quer um emprego. "Há pessoas que querem conhecer novas áreas, investir em novos conhecimentos e para isso o PRONATEC também é muito bom", disse.


O objetivo da Prefeitura de Itaguara é expandir a oferta de novos cursos no ano que vem. Devem ser implantados no município pelo menos mais cinco cursos técnicos. A Secretaria Municipal de Educação já começou uma pesquisa de demanda para definir os cursos.
Abaixo, algumas fotos dos cursos em andamento:







sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Prefeitura de Itaguara: Modernização Administrativa e Novo Plano de Cargos

O prefeito municipal de Itaguara sancionou duas leis neste mês de novembro que representam uma importante reestruturação administrativa da Prefeitura. A lei municipal nº 1495 reformulou o Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais. Além de acrescentar novos níveis para progressão horizontal, também foram criados novos níveis de progressão vertical, valorizando a formação acadêmica e profissional dos servidores. Também foram alterados vários pisos salariais, destacando-se os pisos dos servidores que recebiam menos. Houve aumento real de até 30% para algumas categorias. Motoristas, auxiliar de serviços gerais, pedreiros e garis tiveram os maiores reajustes.


Na foto acima, o prefeito Diego sanciona as novas leis.
Já a outra lei sancionada pelo Executivo itaguarense, reorganizou a estrutura administrativa da prefeitura. Houve fusão de secretarias e divisão de funções. A lei municipal 1498 teve como principais mudanças:

- oficialização da Procuradoria Municipal;
- alteração do nome da Secretaria de Ação Social para Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego;
- a antiga Secretaria de Obras ganhou nova nomenclatura e novas responsabilidades. A nova secretaria chama-se Secretaria Municipal de Infraestrutura, Limpeza Urbana, Agropecuária e Meio Ambiente;
- a antiga secretaria de esportes passa a se chamar Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude;
- a antiga secretaria de Cultura, Lazer, Turismo e Meio Ambiente transformou-se em Secretaria de Cultura e Turismo;
- a antiga secretaria de Administração é agora Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão;
- Secretarias de Saúde e Educação, que representam 70% da Prefeitura, permanecem com a mesma nomenclatura e estrutura, mas foram adicionadas novas responsabilidades.

A Prefeitura informa ainda que a lei que dispõe sobre a nova organização administrativa não criou novos cargos e, portanto, não gerou despesas e não inflou a máquina administrativa. A nova legislação é clara e define as funções e competências de cada secretaria, órgãos, divisões e departamentos.

"Quero agradecer aos vereadores pelo empenho na aprovação destas duas leis fundamentais para a modernização administrativa da Prefeitura. Servidores motivados, bem formados e secretarias municipais eficientes, esses são os reais objetivos destes dois novos normativos jurídicos. Dessa forma, prestamos melhores serviços públicos para a população itaguarense" comentou o prefeito Alisson Diego.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Primeiro Encontro de Carros Antigos e Corrida ao Golo

A primeira edição do Encontro de Carros Antigos superou as expectativas. Durante os dias 15 e 16, mais de 40 carros históricos de diversos modelos e marcas estiveram presentes na Praça Raimundo de Morais Lara. Alguns modelos chamaram a atenção como o cadilac e o caminhão ford 1946. "Me senti no passado, na década de 50, 60", disse Cláudia, que prestigiou o evento e observou atentamente os carros na tarde de sábado.

A coroação do Encontro aconteceu na noite de sábado com o show de uma grande cover do Rolling Stones, a banda mineira It's Only Rolling Stones, comandada pelo vocalista Keta. Na sexta-feira a atração ficou por conta da banda itaguarense RZ. Ainda na tarde de sábado se apresentou outra banda da cidade, a Subaco de Cobra. O estilo musical variou de rock brasileiro a clássicos do rock internacional.

Durante o encontro, na tarde de sábado, também aconteceu a volta de um dos mais tradicionais eventos esportivos de Itaguara, a Corrida ao Golo. A prova foi vencida pelo atleta Reginaldo, um dos maiores vencedores da Corrida.

O evento contou com o apoio e a parceria da Prefeitura, a Câmara de Itaguara e empresários itaguarenses. Veja abaixo algumas fotos de autoria de Sulamita Oliveira e Camilo Lélis:


Cartaz Oficial do evento

 


Palco onde se apresentaram as bandas









segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Banda Nossa Senhora das Dores representa Itaguara em evento da Assembleia Legislativa

A Banda Nossa Senhora das Dores, um dos maiores orgulhos culturais de Itaguara, mais uma vez honrou o nome da cidade ao participar, neste domingo (10/11) da apresentação da maquete da nova praça da Assembleia, no Bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte.

Leia abaixo trechos da matéria da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais:


Ao som de 17 bandas civis de Belo Horizonte e Região Metropolitana e em meio de muita alegria, foi apresentada à população da Capital mineira a maquete da nova Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia, que será requalificada e revitalizada. O descerramento da miniatura foi realizado na manhã deste domingo (10/11/13), numa grande festa popular que contou com artistas circenses, brincadeiras, balões, fotografias lambe-lambe e distribuição de muitas guloseimas, em um clima bucólico que lembrava os tempos da fundação da cidade. Cerca de 1,2 mil pessoas participaram da comemoração. A obra é uma parceria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).  

Bandas – As bandas que participaram da festa de apresentação da maquete se revezaram nas apresentações, posicionadas em círculo na praça. Ao final do descerramento da miniatura, todas tocaram a música Pátria Minas, de Marcus Viana, sob a regência do maestro Lindomar Gomes. (foto ASCOM ALMG - Ao final, as bandas tocaram a música Pátria Minas, sob a regência do maestro Lindomar Gomes - Foto: Alair Vieira):



Também participaram das exibições os seguintes grupos: Filarmônica Primeiro de Maio, de Belo Horizonte; Banda de Música Nossa Senhora das Dores, de Itaguara; Sociedade Musical de Sabará; Sociedade Musical de Vespasiano;; Banda Musical Lira Santo Antônio, de Rio Acima; Banda Municipal de Mateus Leme; Corporação Musical São José, de São José da Lapa; Banda São Vicente de Paulo, de Baldim; Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição, de Capim Branco; Corporação Musical Euterpe Lagoana, de Nova Era; Corporação Musical Banda São Sebastião, de Brumadinho; Corporação Musical Heitor Villa-Lobos, de Ribeirão das Neves; Banda de Música Nossa Senhora do Rosário, de Jaboticatubas; e Banda de Música Benício Moreira, de Santa Luzia.

A festa foi encerrada com a celebração de uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, situada na praça.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Ajustes Finais no Poliesportivo dos Dias

Após muitos meses de construção, está em fase final o Poliesportivo do Bairro dos Dias. A obra passou por diversas instabilidades e atrasos devido a burocracias com o convênio junto ao Governo Federal.

"Apenas alguns ajustes no vestiário, rampa de acesso e entorno e a quadra estará pronta", diz o secretário de obras, Gustavo Miranda. No entanto, os pequenos ajustes não inviabilizaram a prática de atividades esportivas. Alunos da Escola Municipal Padre Geraldo já estão fazendo aulas de educação física e outras atividades no espaço.
 
A inauguração está prevista para o próximo mês. "É uma obra importantíssima para a cidade e principalmente para a comunidade do Bairro dos Dias", comenta o prefeito Alisson Diego.

Algumas fotos abaixo: