sábado, 28 de setembro de 2013

Encontro com o ex-presidente FHC

Prefeito Diego e ex-presidente FHC
O prefeito Alisson Diego se encontrou nesta última quarta-feira (25) com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em Belo Horizonte, onde o sociólogo fez uma palestra para investidores, políticos e empresários sobre a conjuntura sócioeconômica brasileira.

FHC falou bastante sobre o futuro do Brasil e ressaltou que a inovação e a criatividade são fundamentais para que o Brasil possa chegar num lugar de destaque no cenário internacional. Ele ainda disse que a nossa educação superior precisa ter como modelo as universidades americanas, que "são um misto de governo e empresa"e conciliam esses interesses objetivando preparar os alunos para os novos desafios do mercado internacional.

Após a palestra, que durou cerca de uma hora, Diego conversou com o ex-presidente sobre assuntos diversos. "Falamos sobre literatura, política e atualidades", conta Diego.

O prefeito Diego ressaltou ainda que, apesar de discordar convictamente de várias ações e pensamentos do ex-presidente, a conversa se deu num ótimo clima de respeito e cordialidade.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bairro dos Dias: Prefeitura faz obras de drenagens

A Prefeitura de Itaguara, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está construindo redes de drenagens pluviais na Rua José Alves da Cunha e Carlos Penido Filho, em frente a Escola Padre Geraldo Rodrigues, no bairro dos Dias. Essa era uma antiga reivindicação da comunidade.

"Essas obras se justificam devido ao grande volume de água e como o bairro não possui drenagens, a pavimentação apresenta defeitos constantemente", explica o secretário de Obras Gustavo Miranda.

O objetivo da administração municipal com estas obras no bairro é dar mais comodidade e segurança para moradores e condutores, reduzindo ao máximo as irregularidades na pavimentação, que se apresentam em decorrência do forte volume de enxurradas.

Abaixo, algumas fotos:



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Prefeito assina convênios para a Saúde

Novos convênios melhorarão ainda mais a saúde
O prefeito Alisson Diego assinou dois importantes convênios junto ao Governo do Estado nesta semana. Os convênios referem-se à aquisição de dois veículos, uma van e um micro-ônibus, para serem utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde no tratamento fora de domicílio dos pacientes itaguarenses.

Com os novos veículos, a Secretaria Municipal de Saúde dará ainda mais comodidade aos pacientes, uma vez que haverá dois turnos para encaminhamento: um pela manhã e outro à tarde. Dessa maneira, o paciente que tiver consulta ou exame pela manhã poderá voltar mais cedo para casa e o paciente que tiver algum procedimento na parte da tarde não precisará mais sair de casa tão cedo.

Os recursos de cerca de 200 mil reais são do Governo Estadual com contrapartida da Prefeitura de Itaguara.

"Os dois novos veículos serão importantíssimos para o transporte de nossos pacientes, garantindo mais comodidade e eficiência na prestação desses serviços", realça o prefeito Diego.

Os novos veículos devem chegar até o final deste ano.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Prefeitura compra novos veículos para Endemias e CERSAM

Veículos novos são essenciais para prestar melhores e mais eficientes serviços públicos. Pensando assim, a Prefeitura de Itaguara, desde 2009, tem uma preocupação constante: renovar a frota e manter veículos cada vez mais novos e em melhores condições de atender a população. Em menos de cinco anos, a Prefeitura de Itaguara já adquiriu cerca de 30 novos veículos e máquinas.

Nestas últimas semanas, mais dois novos veículos foram comprados pela administração municipal: uma caminhonete para o setor de endemias (vinculado à Secretaria de Saúde) e um veículo exclusivo para a área da Saúde Mental (CERSAM).

"A administração pública só pode ser considerada eficiente se tiver instrumentos necessários para prestar serviços públicos de qualidade. É por isso que investimos na constante renovação de nossa frota", salienta o prefeito Alisson Diego.

Abaixo, fotos dos dois novos veículos:

Novo veículo para o Centro de Referência de Saúde Mental

Novo veículo para o setor municipal de Endemias

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Itaguara recebe artistas latino-americanos

Acontece neste final de semana em Itaguara o Circuito Cultural Arte Entre os Povos - um evento cultural com oficinas e apresentações de diversos artistas brasileiros e latino americanos.

O Circuito, idealizado pelo promotor de justiça fluminense Gino Bastos,  nasceu a partir de uma tradição na recepção de artistas estrangeiros em Bom Jesus do Itabapoana, terra do idealizador. Essa integração foi se expandindo e hoje o evento conta com a participação de treze cidades de três estados do sudeste brasileiro. A programação (imagem abaixo) acontece durante todo o dia de sábado (07/09) e encerra no domingo com o sexto Encontro Regional de Bandas de Música.

Confira abaixo a programação oficial e o cartaz:


O prefeito Alisson Diego recebeu os integrantes do Circuito, nesta sexta-feira, no gabinete do Poder Executivo Municipal (foto):






terça-feira, 3 de setembro de 2013

Novo médico chega a Itaguara

O propalado programa Mais Médicos, anunciado pelo Governo Federal como uma das respostas às manifestações populares de junho, trouxe um importante benefício para Itaguara: mais um médico já está trabalhando e residindo na cidade.

O prefeito Alisson Diego comemora a chegada do novo médico: "Itaguara tem bons médicos e o doutor Dirceu se soma a eles para melhorar ainda mais a nossa rede de atenção básica".

Nesta primeira etapa do programa, apenas cerca de 50 cidades de Minas Gerais receberam médicos. Uma delas é Itaguara. Doutor Dirceu Carneiro, natural de Volta Redonda, é o médico que chegou à cidade nesta semana. Seguem trechos da matéria do Jornal O Tempo sobre a chegada do novo médico à Itaguara.

PUBLICADO EM 04/09/13 - 03h00, no site do Jornal O Tempo


Itaguara. A cidade de Itaguara, na região Central do Estado, já tem um médico ilustre marcado em sua história. Em seus livros, João Guimarães Rosa contou casos de luta de alguns moradores que sofreram com deficiências na área da saúde. Apesar de a realidade de hoje ser diferente da vivenciada pelo escritor, a população do município ainda torce por melhorias na saúde. Não por acaso, o primeiro dia de trabalho do médico Dirceu Carneiro, 56, designado para atuar na cidade pelo programa Mais Médicos, foi motivo de festa, em especial, entre os que vivem na zona rural. 

Crédito da foto: Jornal O Tempo
O município com cerca de 12 mil habitantes tem mais de 20% da sua população residindo fora da zona urbana e em periferias. Apesar da grande demanda, há atendimento médico apenas uma vez por mês nesses locais. 

“Itaguara entrou no programa devido à necessidade de implantação de uma quinta equipe de saúde da família, com extensão à área rural. Temos uma única equipe para atender 19 localidades que ficam distantes da área urbana”, explica o secretário de Saúde do município, Edvar Mamede. “O médico acaba passando apenas uma vez por mês em cada uma dessas localidades. Com o novo médico, faremos duas equipes, fazendo com que chegue atendimento duas vezes por mês”, garante. 

Nascido em Volta Redonda (RJ), Dirceu Carneiro é especialista em medicina do trabalho e da família. Ele conta ter unido o “útil ao agradável” ao aderir ao Mais Médicos. “O programa oferece segurança salarial (bolsa de R$ 10 mil por mês). É uma remuneração digna, mas ao mesmo tempo sempre defendi uma valorização do trabalho do médico que se dedica ao sistema público de saúde”, diz.

Carneiro fez ontem seu primeiro atendimento em Itaguara e não se queixou da infraestrutura. “Minha principal atribuição é a prevenção e a promoção à saúde, o que não demanda muitos equipamentos”, disse.

Disputa. Moradores de Itaguara chegam a fazer filas em busca de atendimento de casos mais específicos. Nas madrugadas de terça-feira, pacientes se reúnem em frente à unidade de saúde para pegar senhas para atendimento. “Isso acontece porque nosso clínico geral atende aqui há 30 anos. É muito querido e experiente”, conta o secretário. Nesse aspecto, os 32 anos de formado de Carneiro podem ajudar. “A população ficou muito empolgada com a vinda dele”, ressalta Mamede. 


Link da matéria na íntegra -> http://www.otempo.com.br/m%C3%A9dico-%C3%A9-alento-para-zona-rural-1.707780