quinta-feira, 28 de março de 2013

O Exemplo da Professora Stael

O prefeito Alisson Diego recebeu da professora Stael Silva e de sua tia, Zilda Santos Gonzaga de Resende, uma importante doação para o Museu Sagarana: uma coleção de publicações antigas sobre Guimarães Rosa e Itaguara. A coleção foi guardada ao longo das últimas décadas por Stael e Zilda. "Desde criança que guardo jornais relacionados a Guimarães e Itaguara. Era algo que sempre me deu prazer. Vendo o trabalho sério desenvolvido pelo MUSA, decidi doar minha coleção, juntamente com a tia Zilda", conta Stael.


O prefeito Diego agradeceu e ressaltou a importância dessas iniciativas. "São atos como esse que engrandecem o Musa. Parabéns Stael e Zilda, este ato é exemplar e precisa ser seguido por outros itaguarenses. Eu mesmo já doei a minha coleção pessoal com todos os jornais publicados em Itaguara, além de um livro de orações de minha tataravó Gabriela, esposa do Major Antônio Luiz. Todos precisamos participar. O Museu é um grande patrimônio cultural de todos os itaguarenses", disse o prefeito.

O material doado por Stael e Zilda já foi entregue ao curador do MUSA, Marcelo Costa.

quarta-feira, 27 de março de 2013

AMM Elege Nova Diretoria

A Associação Mineira de Municípios (AMM) elegeu na tarde dessa terça-feira (26) a sua nova diretoria. Toninho Andrada, prefeito de Barbacena, foi eleito Presidente da Associação e fica a frente da instituição durante o biênio 2013/2015.

O novo presidente tem o desafio de comandar, pelos próximos dois anos, uma das mais importantes Associações Municipalistas do Brasil. Representante legítima dos 853 municípios de Minas Gerais, a AMM tem se destacado, nos últimos anos, no cenário político nacional por defender os interesses municipalistas das cidades mineiras como a nova redistribuição dos Royalties do Petróleo, a discussão de um novo pacto federativo, entre outras bandeiras.

Prefeito Diego é eleito Diretor Regional 

A nova diretoria, que toma posse no dia 9 de maio deste ano durante o 30º Congresso Mineiro de Municípios, também é composta por trinta diretores regionais, três conselheiros fiscais e mais três membros suplentes.
Foto: prefeito Diego na sede da AMM
O prefeito de Itaguara Alisson Diego foi eleito na chapa de Toninho Andrada como um dos três diretores regionais da região Central da AMM. Para o prefeito, o municipalismo é uma bandeira apartidária e exige o engajamento de todos os prefeitos. "Nosso objetivo é o mesmo: lutar por melhores condições para os municípios, dotando-os de condições efetivas para realmente se tornarem entes federativos".
  
Com informações do Departamento de Comunicação da AMM
comunicacao@amm-mg.org.br

terça-feira, 26 de março de 2013

Programação da I Semana de Arte e Cultura do MUSA

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou, nesta semana, a programação oficial das comemorações do primeiro aniversário do Museu Sagarana. A Primemira Semana de Arte e Cultura do Museu Sagarana acontecerá de 6 a 13 de abril e terá atrações diversificadas: exposição fotográfica, oficinas, palestras e apresentações artísticas. A escritora itaguarense Vilma Guimarães Rosa já confirmou presença. Confira.

Clique na imagem para ampliá-la:


quinta-feira, 21 de março de 2013

Fim dos Lixões: O Grande Desafio dos Municípios

Abaixo, compartilho trechos de matéria da Assessoria de Comunicação da AMM (Associação Mineira de Municípios):

Fim dos lixões é o grande desafio dos municípios

Um dos pontos mais importantes para a sociedade brasileira, a Política Nacional de Resíduos Sólidos tem se tornado também um grande desafio para os novos prefeitos. O projeto prevê, entre outros pontos, acabar com os lixões a céu aberto no país até agosto de 2014. O plano ainda prevê a obrigatoriedade dos municípios em reciclar todos os resíduos considerados reaproveitáveis.

Só em Minas Gerais, mais de 350 municípios estão irregulares com a Lei Ambiental vigente e precisarão urgentemente se adequar as novas regras. Com a  grande  renovação dos gestores mineiros na última eleição e como algumas prefeituras ainda não terminaram de formar suas secretarias e não contam com corpo técnico adequados para a elaboração do Plano, pode atrasar o processo e o cumprimento das leis presentes na legislação.

A Associação Mineira de Municípios - AMM por meio de seu Presidente Ângelo Roncalli, defende que o prazo para a implantação das políticas de resíduos sólidos seja cumprida e reconhece a importância dessa ação, porém é necessário que haja investimento, por parte da União, para que as cidades consigam atender a política Nacional. "É preciso lembrar que os municípios mineiros estão enfrentando um crise financeira devido ao baixo valor repassado do FPM, eles não tem recursos suficientes para fazer os ajustes necessários e caso não venham a cumprir o prazo, os prefeitos não podem ser penalizados com o pagamento de multas",ressalta Ângelo Roncalli

Em Itaguara


Desde meados de 2011 Itaguara não possui mais lixão a céu aberto. Os resíduos sólidos de Itaguara são enviados para Sabará. O problema principal é o alto custo desse processo. Para o prefeito Alisson Diego, a solução imediata seria o início das atividades do programa de gestão metropolitana de resíduos sólidos. O prefeito assinou convênio para gestão compartilhada dos serviços de transbordo, tratamento e disposição final de resíduos sólidos urbanos da região Metropolitana de Belo Horizonte em junho do ano passado, mas o projeto ainda não foi implementado e, de acordo com fontes do Governo do Estado, deve começar ainda em 2014.

Por meio do Programa de Gestão Metropolitana de Resíduos Sólidos, o Governo de Minas pretende auxiliar as prefeituras a eliminar os lixões a céu aberto. Cerca de 13% dos municípios da RMBH e do Colar Metropolitano ainda dispõem seus resíduos em lixões e 29% em aterros controlados, o que resulta em um total de 42% de municípios (20 municípios) dispondo diariamente seus resíduos de forma incorreta, afetando 824.502 pessoas. Juntos, os 46 municípios produzem cerca de 3 mil toneladas de lixo por dia.

Soluções

A AMM acredita que adiar o prazo final para 2015 pode ser uma alternativa, dando mais tempo para os novos prefeitos a se adaptarem a nova legislação. Associação também acredita que, devido o alto custo para implantar as novas regras, uma boa saída para os municípios mineiros seria a criação de consórcios intermunicipais, o que poderia ajudar os municípios a conseguir, juntos as entidades financiadoras do programa, mais financiamento para os planos.

É preciso lembrar que a AMM, também tem reunido com secretários e servidores em seminários pelo interior de Minas Gerais. O objetivo é capacitar e orientar os novos gestores quanto ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, neste ano já foram realizados dois encontros e estão previstos mais seis para 2013, informa Licínio Xavier, Coordenador do Departamento de Meio Ambiente da AMM.

Fonte: Departamento de Comunicação - AMM / email: comunicacao@amm-mg.org.br

segunda-feira, 18 de março de 2013

Causos e Violas no Aniversário do MUSA

Uma das principais atrações da I Semana de Arte e Cultura do Museu Sagarana será a apresentação musical "Causos e Violas das Gerais", no sábado (13/04). O espetáculo musical é patrocinado pelo SESC Minas e busca valorizar e resgatar duas importantes manifestações da cultura mineira: o contador de causos - uma figura lendária, popular e atraente - e o tocador de viola - cancionista que encanta e emociona há muitos e muitos anos.


O projeto é itinerante; percorre praças da capital e vários municípios do interior de Minas. Grandes artistas mineiros, sejam eles contadores de causos ou violeiros, realizam um grande espetáculo de prosa e música.

A Semana comemorativa acontecerá durante os dias 06 a 13 de abril com uma programação cultural variada (em breve publicaremos aqui).

sexta-feira, 15 de março de 2013

Um jardim de qualidade de vida

Saúde e cultura podem e devem andar de mãos dadas. Essa é a opinião do artista cubano Francisco Rivero, compartilhada pela Prefeitura de Itaguara. O blog publica nesta sexta-feira algumas fotos do painel pintado pelo artista, na Unidade Básica de Saúde Geni Alves de Lima, no centro de Itaguara (construída pela Aministração 2009-2012). Francisco titulou o painel de "Saúde e Cultura : Um Jardim de qualidade de vida". Veja algumas imagens:














segunda-feira, 11 de março de 2013

Reforma da Praça Maria do Roque

Está em reforma desde a semana passada a Praça Maria do Roque, um dos pontos de encontro da região central da cidade. Os frequentadores há tempos pedem essa reforma. "É uma obra com poucos recursos, mas que vai mudar a cara da praça, cujos jardins e piso estavam em péssimo estado", disse o prefeito Alisson Diego.

Abaixo, algumas fotos do início da reforma:






domingo, 10 de março de 2013

Francisco Rivero pinta painéis em Itaguara

O artista plástico cubano Francisco Rivero, conhecido em Itaguara por ter pintado o painel Sagarana, no Museu Sagarana, no ano passado, voltou à cidade este ano para realizar dois trabalhos: um painel na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa e outro na Unidade Básica de Saúde Geni Alves de Lima (UBS Centro).

O trabalho do artista terminou na última quinta-feira e ele já voltou para o Rio de Janeiro, de onde embarca nos próximos dias para Paris, onde vive.

O prefeito e o artista se conheceram há três anos e Rivero já veio a Itaguara por várias vezes, tendo se encantado pela cidade. Certa vez, o artista chegou a escrever em seu blog: "Se os arco-íris tivessem um lugar de nascimento, este bem poderia chamar-se Itaguara, nas montanhas de Minas Gerais".

Para o prefeito Alisson Diego, Francisco Rivero é um grande humanista e sua arte possui características peculiares ligadas ao seu humanismo. "Um homem sensível, com coração de artista e que acredita na humanidade", assim o prefeito descreve o cubano; e aproveitou para agradecê-lo: "Nossa gratidão pelo voluntarismo, pela amizade com a cidade e, sobretudo, por sua dedicação a arte e por nos presentear com belíssimas pinturas".

Abaixo algumas fotos do painel batizado por Rivero com o título "As crianças são a esperança do mundo", na entrada da escola Padre Geraldo:










quinta-feira, 7 de março de 2013

Vilma Guimarães Rosa faz doação para o Museu Sagarana

No último final de semana, o prefeito Alisson Diego Batista Moraes esteve no Rio de Janeiro para um encontro com a escritora Vilma Guimarães Rosa e o marido Peter Reeves. Na oportunidade, Vilma fez uma importantíssima doação para o Museu Sagarana: a casaca diplomática do pai, que foi usada desde o início da carreira diplomática do escritor. "Papai usou por muitos anos esta casaca para as ocasiões formais que a diplomacia exigia", disse. Em breve, a peça fará parte da exposição permanente do Musa.

Na ocasião, Vilma e Peter confirmaram presença na semana de comemorações de um ano de aniversário de inauguração do Museu Sagarana, que acontecerá durante os dias 7 a 13 de abril.

Vilma

Vilma Guimarães Rosa nasceu em Itaguara em junho de 1930, quando o pai era médico em Itaguara. A filha do genial escritor João Guimarães Rosa tem sido uma das entusiastas do Museu Sagarana, inaugurado em Itaguara no ano passado.



Nas fotos acima, o prefeito Alisson Diego com Vilma Guimarães Rosa e seu marido Peter Reeves

terça-feira, 5 de março de 2013

Itaguara sedia Seminário do PRONATEC

Itaguara sediou ontem (04/03) um seminário regional sobre o PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica). Estiveram presentes representanes de 20 cidades, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais.


O seminário aconteceu no Plenário Pirigrino Manoel da Silva, na Câmara Municipal de Itaguara. Além de lideranças municipais, estiveram presentes o Deputado Federal Reginaldo Lopes (idealizador  do encontro), o reitor do IFMG, Caio Bueno, e o coordenador do programa na instituição, professor Claudio Vita.

O seminário regional teve como objetivo explicar minuciosamente o programa e promover a adesão dos municípios mineiros ao PRONATEC. Os prefeitos presentes elogiaram a iniciativa. Antonio Dianese, prefeio de Itapecerica, disse que seminários como este deixa o governo federal mais perto das pessoas e lembrou do exemplo educacional da Coréia do Sul: "Só o investimento em educação é capaz de transformar o país", disse. O vice-prefeito de Campo Belo, Richard, também elogiou: "Precisamos dessa integração e união de esforços em prol da educação, independente de cores partidárias. O deputado está de parabéns pela organização desse encontro". 

O prefeito Alisson Diego disse que o seminário foi uma iniciativa fundamental. "O Brasil precisa incentivar o ensino técnico e qualificar a nossa mão de obra. Esse projeto precisa, necessariamente, passar pelos municípios pequenos e médios. Não adianta qualificar a mão de obra apenas nas grandes cidades. O PRONATEC será importantíssimo para dar mais oportunidades para as pessoas, isso é fundamental", disse.

A partir de agora, as secretarias municipais de educação começarão a pesquisar cursos de acordo com as realidades municipais. As matrículas devem começar ainda neste semestre.