segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Conselho Tutelar: Eleição



A Secretaria Municipal de Dsenvolvimento Social de Itaguara informa que estão abertas as inscrições para as eleições do Conselho Tutelar 2013

As inscrições vão até o dia 11 de março de 2013, na sede da Secretaria (Rua Mário Lima,139, sala 12, 2º andar, Centro - Prédio da Biblioteca Pública). O edital também poderá ser retirado no mesmo local.
 
Serão preenchidas 5 vagas.Veja abaixo os pré-requisitos:

Reconhecida Idoneidade moral,
Idade superior a 21 anos,
Residir no Município,
Ter disponibilidade para o cumprimento de 30 ( trinta) horas semanais, 
Ter cursado ensino fundamental.

Maiores informações: 3384-2704.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

10ª Exposição da Cattleya Bicolor

A Sociedade Orquidófila de Itaguara organiza pelo décimo ano consecutivo a "Exposição da Cattleya Bicolor". O presidente da Sociedade Orquidófila, Alladin Antônio, receberá visitantes, expositores e orquidófilos de várias cidades da região. 

A cattleya bicolor é uma das mais características espécies de orquídea e recebe este nome por evidenciar acentuadamente duas cores. Tem ocorrência principalmente nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sao Paulo e Brasília.

A exposição acontecerá durante os dias 22, 23 e 24 deste mês, no Ginásio Poliesportivo Municipal e conta cm o apoio da Prefeitura de Itaguara.


Mais informações sobre a Exposição: (37) 3384 1141.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Secretaria de Cultura abre inscrições para oficina de contação de histórias

Itaguara receberá, nos meses de março e abril, o espetáculo cênico musical "Contos de Lá nos Cantos de Cá", uma grande atração cultural que contemplará, além das apresentações, oficinas de contação de histórias. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (37) 3384 2699.

Foto Divulgação do espetáculo


Sinopse do espetáculo:  Do Vale do Jequitinhonha à África, passando pela França, Dinamarca e Marrocos.  Com um repertório de músicas e histórias tradicionais, literatura e cultura popular de diversos povos, a dupla faz um passeio lúdico por contos, cantigas populares e canções, em uma celebração da imaginação literária de várias partes do mundo. Literatura e música, fala e canto estão misturados em um diálogo íntimo que resulta em momentos de imersão junto ao público.

Voltado para o público de todas as idades, o trabalho convida o ouvinte a silenciar os muitos ruídos que invadem a vida diária para se entregar à ancestral arte de ouvir e contar histórias. Criação e atuação Aline Cântia e Chicó do Céu.

Data e Local:

1º de Março
10h00 - Escola Municipal do Pará dos Vilela
19h00 - Plenário Pirigrino Manoel da silva (Câmara de Vereadores)

11 de Abril
19h00 - MUSA - Museu Sagarana 

13 de Abril 
20h30 - Praça de Convivência 

Oficina de contação de história:
11,12 e 13 de abril
Interessados ligarem para 3384-2699.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Itaguara Folia 2013

Terminado o carnaval, chega a hora das lembranças. Veja algumas fotos do Itaguara Folia 2013 (créditos: Camilo Lélis)

Integrantes da Banda N. Sra das Dores - marchinhas à tarde

Capoeira: carnaval em Itaguara é Cultura

DJ's itaguarenses fizeram parte da festa

Público prestigiou o evento durante os cinco dias

Roda de Samba na Feira de Domingo

Trompetes, trombones e música tradicional

Tradicional Bloco das Virgens na segunda-feira

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Um ato impensado e a vida perde o sentido

Feriados prolongados são oportunidades ímpares de fazer duas das coisas de que mais gosto: cinema e literatura. Li bastante e assisti a bons filmes nestes insólitos dias carnavalescos. Chamou-me a atenção, especialmente, uma película que reassisti hoje (acho altamente produtivo reassistir filmes - o segundo olhar é sempre mais analítico).

"Simonal - Ninguém sabe o duro que dei" é um documentário simples, leve, reflexivo e deveria ser visto por todos que gostam de música. Os depoimentos marcantes (Chico Anysio, Jaguar, Ziraldo, Nelson Motta, Pelé, Miele e outros) dão a verdadeira dimensão da vida do primeiro show-men brasileiro. Um homem com um talento nato, que sabia conduzir seus shows com maestria, fazendo o público se sentir no palco, ao lado dele. O documentário mostra também a face mais humana de Simonal, o deslumbramento pela fama, os excessos e os impulsos. Inevitável não pensar: tão humanos e tão falhos podem ser os atos impensados, impulsivos. Um deles fez Simonal cair no ostracismo - a partir daí, a sua vida jamais seria a mesma.

Afirmou ter tido relações com o DOPS por ocasião de um muito mau explicado "sequestro" de seu contador. Foi posteriormente julgado e condenado pelo sequestro, mas a marca que ficou foi a de "servidor do Governo Militar". Um ato impensado, um impulso, uma ideia ruim fizeram Simonal tomar uma atitude que mudaria para sempre a sua vida. Depois disso, o show-men foi "esquecido", ou melhor,  foi condenado a um esquecimento aterrorizante.

Passei a pensar em quantos atos impulsivos cometemos na vida. A conclusão é óbvia: isso é comum e acontece a todo momento. Cometemos inúmeros atos ingenuamente impensados. Uma resposta grosseira, um SMS mal entendido, um e-mail rude, um telefonema exaltado - tudo isso pode trazer consequências várias e mudar definitivamente os rumos de nossas vidas. Arrepender-se depois pode não resolver muito, sobretudo se a imprensa e a opinião pública já tiverem batido o martelo da condenação moral.

Ao final do filme, temos a certeza de que a vida de Simonal foi dividida em duas, talvez ele tenha também morrido duas vezes. O documentário apresenta para as novas gerações este grande artista brasileiro, desmistificando o passado e fazendo justiça com a história de nossa música e de nossa cultura.