sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Novo e Histórico Pará dos Vilelas


A mais antiga e tradicional comunidade rural de Itaguara foi completamente remodelada neste mandato. O Pará dos Vilelas, cenário de Sarapalha (conto de Guimarães Rosa em Sagarana) tinha ruas de terra, o que trazia muita poeira e grande desconforto para todos os moradores. Ali é uma importante rota rural, inclusive de acesso a Carmo do Cajuru, portanto há um significativo movimento de veículos. Ou seja, mais veículos, mais poeira e mais desconforto. O sonho da comunidade era ver o seu entorno pavimentado. E isso aconteceu graças aos investimentos da Prefeitura.

"O Pará dos Vilelas é das mais antigas comunidades de Itaguara. Na comunidade, às margens do Rio Pará, está localizada a Capela Nossa Senhora da Conceição do Pará dos Vilelas, construída em 1773 e tombada pelo patrimônio histórico municipal. Era fundamental acabar com o descaso de antes e investir na comunidade; foi isso o que fizemos", disse o prefeito Diego.

Além da pavimentação asfáltica e da revitalização de canteiros da praça da comunidade, a Prefeitura ainda construiu, com recursos própios, uma nova sala na Escola da comunidade e a sede do Posto Policial.

Abaixo, foto de como era o Pará, antes da pavimentação.


Prefeitura Amplia e Melhora Iluminação Pública

Várias obras importantes de ampliação e melhoria de iluminação pública estão sendo realizadas em diversas regiões do município. Elencamos abaixo a localização de algumas dessas obras:

-> Praça no Povoado de Pará dos Vilelas
-> Praça no Povoado de Aroeiras
-> Rua Luiz de Paula Silveira - Bairro Manoel Ferreira
-> Rua Maria Conceição Lara - Bairro dos Dias
-> Rua Aline Lima Moraes - Bairro dos Dias
-> Rua São João Batista - Bairro Coelhos

Todas essas obras deverão ser terminadas nas próximas semanas (e a Praça de Aroeiras em agosto).

terça-feira, 22 de maio de 2012

Pracinha e Calçamento no Areão

Veja imagens da construção da Pracinha e calçamento no bairro Areão. A obra de construção da pracinha, que começou nesta semana com um calçamento e aterro no local, deverá terminar em cerca de 30 dias (essas obras são reivindicada há tempos pelos moradores da região):

"Espaços de convivência comunitária são fundamentais e na região havia uma clara carência disso", disse o prefeito Diego.



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ponte da Serrinha

A Prefeitura de Itaguara, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou nesta semana as obras de construção da nova ponte da Serrinha. A antiga ponte, com problemas há anos, teve sua estrutura danificada definitivamente.

A Prefeitura informou que já foram construídas mais de 30 pontes nesta gestão 2009-2012 - um recorde na história de Itaguara.

Antiga ponte: em seu lugar, a nova já começou a ser construída

Estrutura antiga e vão pequeno permitiam enchentes todos os anos

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Prefeitura Adquire Novos Veículos




A Prefeitura de Itaguara adquiriu mais dois novos veículos nesta semana. Nestes últimos 40 meses, a Administração Pública Municipal já adquiriu mais de duas dezenas de veículos e máquinas para melhorarem  eficiência na prestação dos serviços públicos. A Prefeitura informou que os veículos serão utilizados para atividades das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Saúde (foto acima).

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Torre de TV: Modernização e Novos Canais


O prefeito Alisson Diego e o vereador Tácio estiveram em Belo Horizonte ontem (09/05) para apresentarem um projeto de modernização e ampliação dos canais na torre de TV em Itaguara.

A partir de agora, será organizada uma enquete para que os itaguarenses votem e escolham os novos canais a serem instalados na cidade.

Na foto abaixo, o prefeito e o vereador entregam o projeto para o chefe-de-gabinete do Deputado Estadual Gustavo Valadares.


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Adeus Tinoco

Parece estranho eu dizer isso, mas cresci ouvindo Tonico e Tinoco. Quando ia visitar meus avós na fazenda, ouvia música caipira e esta era uma das duplas preferidas por todos - de vovô a papai, passando pelos tios, primos e até vovó. "Eles tem vozes de passarinho, repara", dizia minha avó. Aprendi a cantar Chico Mineiro, Cabocla Teresa, Moreninha Linda e Saudades de Matão de tanto ouvi-las nas vozes de Tonico e Tinoco. Até hoje não me esqueço de algumas dessas letras.

Olha a poesia caipira falando do amor byroniano:

"Neste mundo eu choro a dor,
Por uma paixão sem fim
Ninguém conhece a razão
Porque eu choro num mundo assim

(...)

Lá no céu, junto a Deus
Em silêncio a minha alma descansa
E na terra, todos cantam
Eu lamento minha desventura desta pobre dor
(...)
Quero morrer
Vou partir pra bem longe daqui
Já que a sorte não quis
Me fazer feliz"


Quando li a notícia da morte de Tinoco hoje pela manhã, fiquei me lembrando desse bom tempo de meninice e quis saudadear com alegria de tempos de um Brasil sertanejo, que não vivi.


Tonico e Tinoco formaram uma das mais marcantes duplas sertanejas do país. Para muitos, eles formaram a mais representativa dupla capirira do Brasil. Com Tonico e Tinoco, a música caipira (sertaneja) do interior de São Paulo e Minas Gerais passou representar um segmento musical verdadeiramente brasileiro. E para se ter a ideia da importância desses dois, é só analisarmos os números das listas de discos mais vendidos do mundo. Eles são um dos únicos brasileiros a figurar nestas estatísticas.

Tonico e Tinoco modearam com suas violas os sonhos, os amores, as dores e as agruras da vida caipira numa época de Brasil Rural. Tinoco vai embora, sua música e sua história estarão aqui pra gente lembrar e saudadear sempre. Adeus Tinoco.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Vargas e o Dia do Trabalhador

Esta é uma data extremamente simbólica. É Dia do Trabalhador. Vários países do mundo adotaram essa data como dia em homenagem aos trabalhadores, tendo como motivação o 01º de maio de 1886, quando aconteceu a conhecida manifestação dos trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, pela diminuição da jornada de trabalho (houve, nos dias seguintes, mortes de alguns manifestantes).

O dia do trabalhador foi instituído no Brasil em 1925 pelo presidente Artur Bernardes, mas era marcado preponderantemente marcado por protestos e críticas às estruturas sócio-econômicas do país, até que o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data como um dia de comemoração da classe trabalhadora, com festas populares, desfiles e discursos. Vale lembrar que o presidente Vargas editou o Decreto-Lei 5452, Consolidação das Leis do Trabalho, num 01º de maio.
Presidente Vargas popularizou o 1º de maio convenientemente
Inteligentemente, o presidente soube tirar proveito da situação, na medida em que promovia o seu "trabalhismo", permanecia no poder e ganhava a fama de "pai dos pobres" e "defensor dos trabalhadores brasileiros".

Sem exageros históricos, pode-se dizer que Vargas popularizou o 1º de maio, tornando esta data definitiva no calendário nacional.