quarta-feira, 28 de março de 2012

Drenagem no Bairro dos Dias

A Secretaria Municipal de Obras começou nesta semana uma importante obra de drenagem na Rua Imperial, no bairro dos Dias. Moradores da rua sofriam com as enxurradas constantes e  reclamavam há anos por essa obra. "Quando chove a água entra em nossas casas trazendo sujeira. Que bom que está sendo resolvido", relata uma moradora.

Abaixo, foto da Rua Imperial - local mais crítico das enxurradas.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Itaguara entre as 50 cidades de Minas em índice de gestão fiscal

A Prefeitura Municipal de Itaguara está em 48º lugar entre os 853 municípios de Minas Gerais no quesito "Gestão Fiscal", de acordo com um importante índice criado pelo sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).



O Sistema FIRJAN desenvolveu o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) com o escopo de contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática. O índice é considerado uma ferramenta de accountability que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, por meio de indicadores que possibilitem o aperfeiçoamento das decisões quanto à alocação dos recursos públicos, bem como maior controle social da gestão fiscal dos municípios.

Composto por cinco indicadores: Receita Própria, Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, o índice tem como base de dados as estatísticas oficiais disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, constituídas por informações orçamentárias e patrimoniais prestadas pelos próprios
municípios.


A leitura do IFGF é simples: a pontuação varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de 1, melhor a gestão fiscal do município no ano em observação.

Conceito A (Gestão de Excelência): resultados superiores a 0,8 pontos.
Conceito B (Boa Gestão): resultados compreendidos entre 0,6 e 0,8 pontos.
Conceito C (Gestão em Dificuldade): resultados compreendidos entre 0,4 e 0,6 pontos.
Conceito D (Gestão Crítica): resultados inferiores a 0,4 pontos.

Outra importante característica é sua metodologia, que permite tanto comparação relativa quanto absoluta. Ou seja, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos, o que torna possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

Para mais detalhes visite o site da FIRJAN -> http://www.firjan.org.br/IFGF/

terça-feira, 20 de março de 2012

Casa de Dona Dorica

O prefeito Alisson Diego Batista Moraes visitou nesta segunda-feira a instituição educacional Casa de Dona Dorica. A instituição, presidida por Maria Luiza da Silveira, conta hoje com mais de 100 alunos e é uma importante referência educacional em Itaguara e região.

A Casa de Dona Dorica foi criada há quase 40 anos e atende crianças e adolescentes, de zero a dezesseis anos. "A Casa realiza um trabalho admirado por todos os itaguarenses e forma cidadãos comprometidos com a vida. É muito bom visitar este local onde se constrói o futuro", disse o alcaide itaguarense.


A Prefeitura Municipal de Itaguara é parceira da Casa de Dona Dorica e apóia a instituição, através de convênio firmado com a Secretaria Municipal de Educação, repassando mais de 263 mil reais anualmente à entidade.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cobertura telefônica para Comunidades Rurais


O prefeito Alisson Diego e os vereadores Tácio Moreira e Valdeci "Bregeco", acompanhados do Deputado Neider Moreira, estiveram na sede estadual da empresa de telefonia VIVO, em Belo Horizonte, para reivindicarem melhorias na cobertura telefônica móvel na zona rural de Itaguara.

A diretora de relações institucionais da VIVO, Layla Ribeiro, comprometeu-se a realizar um estudo e tentar resolver a situação o mais rapidamente possível. "Além das questões econômicas envolvidas, a telefonia móvel é uma questão de grande necessidade e as comunidades rurais itaguarenses precisam ter a cobertura ampliada. Muitas comunidades estão sem cobertura telefônica atualmente", disse o prefeito.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Prefeitura realiza obras de drenagens para asfaltamentos de novas ruas

A Prefeitura Municipal de Itaguara, através da Secretaria Municipal de Obras, iniciou, na semana passada, drenagens pluviais nas ruas Antônio Pacheco e XV de Novembro. Essas ruas deverão ser asfaltadas este ano e, além da futura pavimentação, a equipe técnica da prefeitura ressaltou que essas obras diminuirão o desconforto dos condutores, pedestres e moradores, além de garantir maior qualidade do asfaltamento.  Importante ressaltar que essas ruas são as principais entrada e saída da cidade.
A prefeitura informou ainda que os próximos investimentos de drenagem pluvial serão feitos nas ruas Carlos Penido Filho e Imperial.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mulheres: Um caminho *

As mulheres percorreram um longo e importante caminho de inserção social nas últimas décadas em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente e as conquistas femininas são plenamente perceptíveis (importante lembrar de que este ano comemoramos 80 anos do voto feminino em nosso país). Entretanto, há ainda um longo caminho a ser percorrido.

Existe uma disparidade de gênero inaceitável num país democrático e que é observado com ótimas expectativas por todo o globo. Quando analisamos a participação das mulheres na política, especialmente nos parlamentos brasileiros, e comparamos o percentual de mulheres nos parlamentos de países vizinhos, nosso país "perde" para todos as nações sulamericanas. Perdemos, inclusive, para países como Iraque e Afeganistão.


Apesar desses dados, pode-se afirmar que a população brasileira não discrimina as mulheres na política. Ao contrário, pesquisas mostram que o povo brasileiro possui uma visão positiva da participação feminina na política. Na prática, também percebemos isso. Nas eleições presidenciais de 2010, das nove candidaturas para a presidência da república, apenas duas eram de mulheres. Marina Silva e Dilma Rousseff tiveram, no primeiro turno, dois terços de todos os votos. Todos os outros candidatos somaram 33% dos votos válidos.

Nos parlamentos, entretanto, o problema da sub-representação feminina continua por dois motivos básicos: a falta de mais mulheres nas direções dos partidos políticos e a cultura de que a política é feita por homens. Tome-se como exemplo que em meu livro didático de história de 4ª série havia um capítulo intitulado "Os Grandes Homens do Brasil". Estes homens eram descritos como os responsáveis pela "construção da nação". Há apenas uma pequena citação de uma mulher neste capítulo (princesa Isabel).

No Brasil de hoje, os homens ainda possuem a maioria dos cargos gerenciais e políticos, mas o fato de termos uma presidenta é extremamente importante para vencermos barreiras e preconceitos históricos e ajuda muito na efetivação da igualdade de gênero no país .

Um dado importante que devemos observar e que comprova o avanço da mulher em nossa sociedade: desde 2007, 10 milhões de mulheres abriram o seu próprio negócio no país - o que representa a metade dos empreendedores brasileiros. Em 2001, as mulheres correspondiam a 29% dessa estatística (dados da Global Entrepreneurship Monitor).

Além das conquistas femininas e das questões práticas de termos uma presidenta, há também simbolismos importantes. Por exemplo: Pela primeira vez na história, uma mulher (Dilma) fez o discurso de abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, sob o olhar atento da comunidade internacional, que talvez tenha valorizado este fato mais que nós, brasileiros.

O longo caminho percorrido até aqui pelas mulheres merece destaque, mas ainda é preciso caminhar mais para que a igualdade de gêneros não seja uma ficção desejável, mas uma realidade louvada por todos nós.

* Alisson Diego Batista Moraes

segunda-feira, 5 de março de 2012

Somos Itaguarenses!


Abaixo, compartilho o Editorial da "Revista Itaguara", uma publicação da Prefeitura Municipal, prestando contas dos três anos de mandato.

Somos Itaguarenses!

Ao concluir estes três anos de mandato, a Gestão 2009/2012 tem a grata alegria em apresentar a “Revista de Prestação de Contas”. É muito importante contar a você, cidadão itaguarense, o que temos feito por nossa Itaguara.  Ao longo destas páginas, faremos isso com muita sinceridade e transparência – qualidades indispensáveis à Administração Pública comprometida com a população.

Fazer de Itaguara uma cidade melhor de se viver - com este claro objetivo a Prefeitura vem trabalhando desde 2009. Parece um objetivo demasiadamente amplo, mas não miramos pequenezas porque estamos certos de que Itaguara merece o melhor. Agora, temos muito o que celebrar. Modernização administrativa, meio ambiente, infraestrutura, saúde e educação - essas são algumas das principais marcas desta gestão.

Educação e saúde foram prioridades nestes três anos. Somados, os investimentos nestas áreas representaram mais de 45% de todo o orçamento municipal. E o mais importante: não esquecemos da infraestrutura. Ao contrário, investimos pesadamente em infraestrutura (pontes, asfaltamentos, etc). Seguramente, podemos afirmar que uma cidade melhor e com mais qualidade de vida passa por ações de infraestrutura.

Uma das principais diretrizes de nosso trabalho foi a modernização da máquina administrativa. A Administração Pública moderna precisa ser eficiente e prestar serviços públicos com qualidade. Nunca se adquiriu tantas máquinas e veículos na história de nossa cidade, nunca se fez tantas pontes.

Vivemos um momento singular. Mesmo diante de fortíssimas crises econômicas internacionais (e com um orçamento aquém do esperado), nossa cidade implantou o seu projeto de modernizar a máquina administrativa, trazendo eficiência para o serviço público.

O desafio ainda é grande, mas não há nada melhor do que olhar para trás e ter a certeza de que trabalhamos com muita dedicação e amor por nosso município e ajudamos a melhorá-lo.

Sempre poderá haver a sensação de que poderíamos ter feito mais, porém jamais haverá a sensação de que trabalhamos pouco. Que tenhamos sempre orgulho em dizer “Somos Itaguarenses” e que possamos juntos avançar na construção de uma cidade cada dia mais justa e mais feliz.

Alisson Diego Batista de Moras
Prefeito de Itaguara

Silvério Lara Resende
Vice-Prefeito de Itaguara