quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Rubinho do Vale faz show para crianças de Itaguara

Rubinho em apresentação no Clube do Conquistano nesta terça


Estudantes da rede municipal, rede estadual e escolas filantrópicas do município assistiram a um grande espetáculo musical e artístico nesta terça-feira, 28/02, na sede social do Clube do Conquistano com o cantor e compositor Rubinho do Vale. O show atraiu mais de 500 crianças itaguarenses e o cantor empolgou os alunos.


Rubinho do Vale foi uma das principais atrações do II Congresso Municipal de Educação, que aconteceu na semana passada em Itaguara e reuniu mais de 200 educadores do município.

Quem é Rubinho?

Cantor e compositor mineiro do vale do Jequitinhonha, passou a infância na roça.

O ABC cantado pela mestra era repetido por ele naquelas viagens em busca do saber. Mais tarde em Rubim, terra onde residem seus familiares, continuou os estudos e concluiu o curso Ginasial.

Quando concluiu a oitava série em 1972 ganhou o primeiro violão.

Posteriormente veio para Belo Horizonte tentar a sorte e continuar os estudos. No início de 1976 foi aprovado no vestibular da Escola de Minas de Ouro Preto para o curso de Geologia -  Engenharia Geológica. Morou em Ouro Preto cinco anos e voltou a BH desta vez para se tornar músico.

Um produtor de televisão chamado  Rogério Brandão  acrescenta-lhe ao nome a região de origem, assim Rubim e o Vale dão a Manoel o seu novo nome: Rubinho Do Vale. Passa a se apresentar em diversos festivais e programas televisivos, recebendo o reconhecimento do meio artístico.

Com vários LPs e CDs independentes gravados, esse cantador segue cumprindo a missão de levar ao povo  seu canto comprometido com a transformação social, resgatando os valores da sua terra, espinha dorsal do seu trabalho.

Festivais

Rubinho começou sua carreira cantando em festivais e venceu vários:
  • 1º e 2º lugares  no Festival da canção de Minas Novas – 1980
  • 1º Lugar no FESTIVALE,  Pedra Azul – 1981
  • 1º lugar no Festival da Canção de Almenara – 1881
  • 1º lugar no FESTIVALE,  Itaobim – 1982
  • 1º lugar e melhor letra no Festival de Avaré,  SP – 1986

Em 1998 lançou o CD  Alma Do Povo – Folclore E Cultura Popular. Esse disco reafirmou a proposta musical do cantador Rubinho do Vale, cantar a cultura popular e contar a história do povo do Vale do Jequitinhonha e de outros vales do Brasil.

Discos dedicados às crianças:
  • Ser Criança – 1990
  • Enrola Bola – Brinquedos, brincadeiras e canções – 1997
  • Passarim – O Palhaço Cantor – 2000
  • Verde Maravilha – 2002
  • Trem da História – 2006
  • Natureza em canto – 2008
  • Arraia do Rubinho – 2010
 Fonte: http://www.rubinhodovale.com.br/rubinho-do-vale/historia

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Genial, Peculiar: Guimarães Rosa


Após terminar uma releitura de Grande Sertão Veredas, dois anos atrás, escrevi que perto de João Guimarães Rosa, quase todos os escritores são "normais". Pensei, um tempo depois, que talvez tivesse havido um certo hiperbolismo em minha conclusão literária. Contudo, mais uma vez, ao reler Rosa (desta vez uma leitura extremamente atenta de Sagarana), tenho a mesma inequívoca conclusão de outrora. Não é à toa que Guimarães Rosa figura entre os mais geniais escritores do planeta. Em dois únicos adjetivos, pode-se dizer que sua obra é simplesmente fantástica e genial.

Não sou especialista em literatura, mas nem creio que seja necessário sê-lo para constatar a genialidade de João Guimarães Rosa. Os neologismos, as frases rebuscadas, a descrição perfeita, a construção do sertão místico, a complexidade holística das personagens e os enredos peculiares - tudo isso faz de Rosa um escritor único e torna sua obra indispensável na biblioteca da melhor literatura universal.

Sagarana retrata, com ineditismo na literatura brasileira, a pitoresca linguagem regional, a vida no "sertão" e registra "o modo de ser" do mineiro, no limiar do século XX. Com a obra, o contista alcança o reconhecimento de seus pares literatos e o livro passa a ser considerado uma das mais importantes publicações brasileiras até então.

Demorei até conseguir ler e compreender minimamente Guimarães Rosa, isso porque para lê-lo, a atenção precisa ser integral e exige-se do leitor o máximo de interação com o universo proposto pelo autor. Mas quem consegue penetrar no universo roseano, certamente terá a mesma conclusão: Guimarães Rosa é peculiarmente genial.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

II Congresso Municipal de Educação

Começou nesta manhã o II Congresso Municipal de Educação, com o tema: Práticas Diferenciadas, Aprendizagem Real. Organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Itaguara, o congresso tem como principal objetivo a capacitação/formação dos profissionais de educação e a integração com todos os atores educacionais do município (APAE, Casa de Dona Dorica, etc).

"É uma iniciativa inédita e que deu certo no ano passado e tem tudo para continuar daqui para frente como política municipal de educação", disse a secretária de Educação, Cássia Melo.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Carnaval do CRAS

Funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o grupo de terceira idade do CRAS Liberdade organizaram uma comemoração carnavalesca no espaço de recreação do Centro de Referência da Assistência Social. O grupo da melhor idade recordou os tradicionais carnavais
e brincarou ao som das tradicionais marchinhas. Veja algumas fotos:




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

É Carnaval!!!

Amanhã começa o Itaguara Folia 2012, um dos mais importantes e tradicionais carnavais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Uma das grandes atrações deste ano em Itaguara será a Banda do Bororó, que trará ao palco, no sábado, as mais famosas marchinhas carnavalescas. Para entrar no clima, ouça algumas marchinhas que serão executadas pela Banda do Bororó.


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prefeitura recebe veículo para a Saúde



A Prefeitura de Itaguara adquiriu mais um veículo zero km nesta semana. O veículo será utilizado para as ações municipais na área de saúde e foi resultado de um pedido do prefeito Alisson Diego à Secretaria Estadual de Saúde, ainda no ano passado. Acima, foto.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CVT promove curso de patchwork

Estão abertas as inscrições para o curso de patchwork, uma técnica artesanal com pedaços de retalhos, que permite confeccionar inúmeras peças,  desde babador para bebê, guardanapos, toalhas, bolsas, enfeites e até colchas para compor cama.

As inscrições já estão abertas e as vagas são limitadas. O curso começa na próxima semana.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Itaguara Folia 2012!

O carnaval Itaguara Folia 2012 promete ser um dos melhores da história!!! A festa começa na sexta-feira, dia 17 ao som Suor e Swing, banda que se apresenta na cidade há algum tempo. Ao longo dos cinco dias de festa, haverá bandas conhecidas do público itaguarense e atrações da cidade. A novidade este ano fica por conta da Banda do Bororó que trará ao palco, no sábado (18), o melhor das tradicionais marchinhas carnavalescas.

Clique na imagem abaixo e veja a programação completa.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Encontro com Vilma Guimarães Rosa

Da esq. para dir: Marcelo, Alisson Diego, Vilma e seu esposo Peter
Pode-se dizer que Vilma Guimarães Rosa é a mais ilustre itaguarense. A filha do genial escritor João Guimarães Rosa, considerado por muitos críticos literários como um dos maiores nomes da literatura nacional, nasceu em Itaguara em 1930 e possui um carinho especial com a cidade.

O prefeito Alisson Diego e o curador do Museu Sagarana Marcelo Costa estiveram no Rio de Janeiro para um importante encontro com a escritora itaguarense. Vilma reafirmou seu carinho pela cidade natal, contou histórias interessantíssimas sobre Itaguara e a importante influência da cidade na obra de seu pai e confirmou doações para o Museu Sagarana. "O encontro foi fantástico num clima extraordinário. Vilma ainda confirmou que estará presente na inauguração do nosso Museu, que seguramente figurará entre os mais importantes museus literários do país", disse o prefeito Alisson Diego.

Na foto acima, da esquerda para a direita: curador do Museu Sagarana Marcelo Costa, prefeito Alisson Diego, Vilma Guimarães Rosa e seu marido Peter Reeves.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Museu Sagarana

O prefeito Alisson Diego e o organizador do acervo do Museu Sagarana, Marcelo Costa, estão no Rio de Janeiro para se encontrarem com a escritora itaguarense Vilma Guimarães Rosa, filha do ilustre escritor João Guimarães Rosa, morador de Itaguara nos anos 1930 e considerado um dos maiores escritores de língua portuguesa de todos os tempos.

Vilma será uma das principais homenageadas na solenidade de inauguração do Museu Sagarana, que está prevista para o final do mês de abril deste ano. A escritora também deverá oficializar doações para o museu.

Acima, foto da escritora itaguarense Vilma Guimarães Rosa.