sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2009, 2010, 2011 e 2012!!!

Ao fim de três anos de mandato, podemos dizer, com humildade, mas também com bastante realismo, que Itaguara avançou bastante e em todas as áreas.

Quando a gestão 2009/2012 começou seus trabalhos, não imaginávamos que conseguiríamos em menos de 36 meses renovar completamente a frota da Prefeitura. E não só renovamos a frota como também a ampliamos consideravelmente. Veja o exemplo: a antiga motoniveladora tinha mais de 30 anos de uso e ou/fabricação, a retroescavadeira tinha mais de 20, os ônibus tinham mais de 15 e o caminhão de lixo mais de 40! Definitivamente, não havia a menor possibilidade de se trabalhar, com o mínimo de eficiência, com as máquinas que a Prefeitura possuía. Hoje isso mudou e temos todas essas máquinas novas.

Destacamos também as pavimentações asfálticas que realizamos em 2011. Importante lembrar que Itaguara passou mais de uma década sem asfalto. Sabemos que não é sinal de progresso a simples pavimentação asfáltica em toda a cidade (sobretudo pelas questões ambientais), mas algumas ruas e avenidas precisavam dessa pavimentação, pela trafegabilidade e necessidade de quem as utilizam. O acesso ao Hospital é um óbvio exemplo disso.

Não vou estender muito. Em final de ano, precisamos ser concisos. Vou citar 13 conquistas de 2011 que merecem ser lembradas:

- Assinatura do convênio para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (previsão para início das obras no primeiro quadrimestre de 2012);

- Extinção do Lixão de Itaguara;

- Implantação do "Auxílio Transporte Universitário";

- Pavimentação do "Morro Grande";

- Início da construção do Poliesportivo do Bairro dos Dias;

- Aquisição de três novos ônibus escolares;

- Pavimentação asfáltica de diversas ruas (destaque para a Rua Pedro Rosa das Chagas - acesso ao Hospital e Rua Waldemar Ferreira de Morais - acesso ao Bairro Vista Alegre);

- Construção da Unidade Básica de Saúde da região central (UBS Centro);

- Construção da Farmácia pública (Farmácia de Minas);

- Aquisição de um novo caminhão de lixo, nova pá carregadeira, nova retroescavadeira, novo ônibus escolar (o terceiro nestes três anos) e nova ambulância (outros veículos menores também foram adquiridos);

- Reforma da Praça de Convivência;

- Ampliação e modernização da rede de iluminação pública de mais de 30 ruas (incluindo a entrada da cidade);

- Construção da ponte da rua Joaquim Murtinho.

Essas são algumas conquistas que merecem destaque. Quando trabalhamos juntos, com respeito ao povo e dedicação, os resultados aparecem.

Vamos continuar trabalhando com a mesma determinação e contando sempre com a confiança e apoio do povo itaguarense. Aproveito para desejar feliz aniversário à nossa Itaguara pelos 68 anos de emancipação política! Depende exclusivamente de nós, sociedade e poder público juntos, construirmos uma Itaguara cada dia melhor! Convoco todos para esta missão!

Que 2012 nos traga ainda mais conquistas e felicidades.

Abraço fraterno,

Alisson Diego Batista Moraes

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Frota Renovada e Reformada

Desde 2009, a Prefeitura de Itaguara já adquiriu três novos ônibus escolares que melhoraram substancialmente o transporte dos estudantes do município. Além de garantir mais comodidade e acessibilidade, os novos ônibus melhoram a eficiência do transporte, chegando a localidades antes não atendidas.

Entretanto, não basta apenas renovar a frota. É importante dar a devida manutenção aos veículos antigos que ainda possuem vida útil. Neste sentido, a Prefeitura está reformando antigos ônibus. Veja a foto do "antes" e "depois" do micro-ônibus abaixo (o veículo foi entregue 100% reformado nesta semana):

Micro-ônibus antigo e sem reforma
Micro-ônibus reformado: mais comodidade e eficiência

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Entrada Iluminada


Uma das principais vias de acesso de Itaguara está, enfim, iluminada - obra esperada e cobrada há tempos pela população itaguarense. A pista lateral da Rodovia BR 381, no bairro Mateus recebeu 14 luminárias com lâmpada de vapor de sódio de 150 watts, desde o retorno até a Rua Major Antônio Luiz de Oliveira Vilela (entrada da cidade próxima ao Posto Alvorada).

A obra foi feita exclusivamente com recursos da Prefeitura Municipal de Itaguara.

sábado, 24 de dezembro de 2011

É Natal: Sejamos Melhores

Esta é uma das datas mais importantes de nossa civilização. É natal, não é data de presentes apenas. É nascimento, reflexão, é momento de voltar nossos olhos para nós mesmos, mudar o que for preciso em nossas vidas, fazer de nós seres humanos melhores. Inspiremo-nos no aniversariante do dia e sejamos melhores.

Um abraço frateno e meu desejo sincero de um feliz natal!

Alisson Diego Batista Moraes

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Prefeitura adquire nova moto para ações da Vigilância Sanitária

 
A Prefeitura Municipal de Itaguara adquiriu uma moto zero quilômetro, com o intuito de intensificar e agilizar os trabalhos do setor de Vigilância Sanitária (VISA) no município. O objetivo, segundo o coordenador Municipal de Vigilância Sanitária de Itaguara, Jordane Lara, é agilizar a fiscalização feita pela VISA no município e melhorar as constatações de ocorrências feitas através de denúncias, pois o fiscal poderá checar o problema de forma imediata, diz.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ponte é inaugurada


A ponte da Rua Joaquim Murtinho foi outra importante obra que a Prefeitura de Itaguara entregou à comunidade itaguarense neste final de ano. Com o dobro do tamanho da ponte anterior e com estrutura moderna, a nova ponte foi inaugurada numa cerimônia simples, que contou com a presença de moradores da rua, de funcionários da Prefeitura, da Secretaria de Obras e do prefeito e vice.

Esta ponte configura-se em uma das mais importantes obras de infraestrutura feita nos últimos anos pela Prefeitura. A antiga ponte, além de pequena e obsoleta, possuía uma estrutura que impedia que a água seguisse seu fluxo. O resultado parece já ter sido imediato. Até agora, o mês dezembro de 2011 registrou índices pluviométricos superiores a dezembro de 2010 e não houve enchente em Itaguara.

Na foto acima, prefeito Diego e vice-prefeito Silvério descerram a placa de inauguração da ponte.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Inaugurada Farmácia Pública



Foi inaugurada na manhã de sexta-feira (16/12), a Unidade Itaguara da Rede Farmácia de Minas. Com a nova unidade, haverá melhoria na eficiência da distribuição de medicamentos, além de ampliação dos medicamentos da atenção básica a serem distribuídos para a população.

A Farmácia recebeu o nome de Prefeito João Guimarães, uma homenagem ao primeiro prefeito de Itaguara, que era farmacêutico.

A rede Farmácia de Minas é um modelo de assistência farmacêutica no SUS, desenvolvido pelo Governo do estado, que se sustenta em três pilares: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde, Medicamentos de Alto Custo e Medicamentos Estratégicos.

A obra contou com recursos da Prefeitura de Itaguara e do Governo de Minas.

Na foto acima, o prefeito Alisson Diego, a secretária Karla Perdigão e o vice-prefeito Silvério Lara descerram a placa.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ônibus Reformado

Como vem sendo insistentemente noticiado neste blog, uma das principais marcas da gestão 2009-2012 é a renovação da frota da Prefeitura. Somente na área da educação, para citar um exemplo, a Prefeitura adquiriu três novos ônibus escolares. Mas não basta adquirir carros novos, é preciso também reformar os mais antigos que ainda tem condições de uso. É exatamente isso que a Prefeitura tem feito. Nesta semana, ficou pronta a reforma de mais ônibus escolar.

Veja as fotos do "antes" e "depois":

Antes da Reforma

Reformado: além da parte mecânica, ônibus recebeu nova pintura

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

30 pontes em 3 Anos


Nova Ponte da Rua Joaquim Murtinho: mais larga e moderna
É um recorde na história da cidade. Em 36 meses de gestão, a Prefeitura de Itaguara construiu 30 pontes - a última será inaugurada nesta semana - a ponte da Rua Joaquim Murtinho (foto acima).

A maioria dessas pontes encontra-se nas comunidades rurais. "Construir pontes significa permitir o acesso, romper com isolamentos, trabalhar verdadeiramente na perspectiva coletiva", disse o prefeito Alisson Diego.

A Ponte da Rua Joaquim Murtinho recebeu o nome de Ponte João Querino dos Santos (João Dona), uma homenagem justa a um trabalhador que por 30 anos prestou serviços importantíssimos na Prefeitura de Itaguara, construindo pontes, cuidando de estradas e auxiliando nos trabalhos da Secretaria Municipal de Obras.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Aniversário de Itaguara e Reveillon 2012

Sertanejo universitário, pop rock e banda baile - esses serão os ritmos das festividades de fim de ano em Itaguara. A festa começa na sexta-feira, véspera da virada, com duas bandas de pop rock de Itaguara (Carolina IV e BR 381) e a dupla Erick e Elias que é sucesso na casa de shows Alambique, em Belo Horizonte.

No dia da virada, 2012 começará com o show da Banda Stágio 55, um grupo de jovens músicos mineiros que tocam de "tudo" e prometem agradar ao público itaguarense com as músicas do momento.

Clique no cartaz abaixo para ampliá-lo e ver a programação completa:


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Prefeito Assina Termo de Adesão ao Minha Casa Minha Vida 2

Prefeito Assinando o Termo de Adesão ao MCMV
Na manhã do dia 6 de dezembro de 2011, no 1º andar do Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o prefeito Alisson Diego assinou o Termo de Adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida, junto ao Governo de Minas e Ministério das Cidades. A cerimônia contou com a presença de diversos prefeitos dos mineiros (municípios enquadrados no Fundo de Arrendamento Residencial), do Governador Antonio Anastasia, do Ministro das Cidades Mário Negromonte, do Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto e do Presidente da AMM e prefeito de São Gonçalo do Pará, Ângelo Roncalli.

O Ministro das Cidades Mário Negromonte afirmou que o programa Minha Casa Minha Vida é um subsídio para habitação que nunca houve na história do Brasil. “É um resgate total da cidadania dar casa para quem precisa”, argumentou o ministro. “No Minha Casa Minha Vida 1, duvidaram que chegássemos a 1 milhão e chegamos a esse número”, lembrou o ministro se referindo ao número divulgado pela Caixa Econômica Federal, onde 1.005.028 famílias foram beneficiadas pelo programa desde 2009. Durante esse período, a meta do governo era 1 milhão.

Negromonte comunicou aos prefeitos presentes no evento que a nova meta do governo é chegar a 2 milhões de famílias beneficiadas, onde 1,2 milhões sejam para famílias de baixa renda. O processo seletivo está aberto.“ O cadastramento para o programa será realizado até 30 de dezembro de 2011, para municípios abaixo de 50 mil habitantes”, alertou o ministro. O Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia explicitou a relevância do programa ao lembrar que “a viabilização do sonho da casa própria além de dar dignidade ao cidadão, é um ato de cidadania”. Anastasia enfatizou ainda que “esse ato simboliza a cooperação e integração dos três níveis de governo”, ao comentar sobre a importância do trabalho em conjunto nas três esferas para o sucesso do programa Minha Casa Minha Vida.

Segundo informações do Ministério das Cidades, As famílias beneficiadas por este recurso devem estar enquadradas na faixa de renda mensal de até R$1.600. Dentre as modalidades destinadas para este público, além das operações feitas por meio do FAR, o Programa conta com 220 mil unidades para oferta pública, destinadas a municípios com menos de 50 mil habitantes, 60 mil para a área rural (sendo R$15 mil a renda anual do beneficiário final), e 60 mil moradias para entidades.Na segunda etapa do Programa, as operações do FAR trouxeram uma novidade. Agora os municípios com população acima de 50 mil habitantes são responsáveis pela execução do trabalho social realizado.

O prefeito Alisson Diego lembrou ainda de que a simples assinatura do termo não garante que a cidade conseguirá viabilizar o projeto. "Ainda dependemos de vencer outras etapas, contudo é importante reafirmar que o primeiro passo já foi dado", afirmou Diego.

Texto base: Assessoria de Comunicação da AMM.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O passado e o presente

O tempo passa, mas não podemos nos esquecer das dificuldades do passado e das conquistas ao longo dos anos. Há menos de 30 anos a Prefeitura de Itaguara recolhia o lixo numa charrete em contraste com o moderno caminhão de lixo adquirido neste ano (veja as surpreendente fotos abaixo).

Recolhimento do lixo em Itaguara na década de 80

Recolhimento do lixo em Itaguara atualmente

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Projeto Geração Esporte em Itaguara é Destaque em Minas Gerais

Abaixo, compartilho matéria da Agência Minas, no site da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. Itaguara foi destaque na avaliação da Secretaria.

" A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) realizou, de 26 de outubro a 11 de novembro, supervisões técnicas dos núcleos do programa Minas Olímpica Geração Esporte. As supervisões, que têm caráter permanente, foram realizadas por técnicos da Diretoria de Desenvolvimento de Esporte de Formação em 10 municípios (Abaeté, Bom Despacho, Caeté, Crucilância, Itaguara, Jaboticatubas, Matozinhos, Pará de Minas, Ritápolis e São João del Rei e na Fundação Helena Antipoff.

Os critérios avaliados que obtiveram maior destaque foram a boa qualidade da alimentação, infraestrutura adequada, envolvimento dos pais com o programa, comprometimento da equipe de educadores, parceria com empresas privadas para fortalecimento e ampliação das ações do programa.

No processo, foi constatado que os núcleos tornaram-se referência de prática esportiva nos municípios. “A vinda do Geração Esporte fortalece as ações esportivas da comunidade, pois contribuiu em nosso município para que o ginásio poliesportivo fosse reativado depois de anos em desuso. Atualmente, ele funciona em todos os turnos, nos sete dias da semana”, relatou Adriana, gestora do núcleo em Matozinhos. Entre os núcleos visitados, destacou-se com a melhor pontuação o de Itaguara, supervisionado pela técnica Agda Rodrigues.

A Secretaria de Estado de Esportes e da juventude (SEEJ) enfatiza que a frequência e permanência dos educandos nos núcleos merece destacada atenção em todos os encontros com os educadores, sejam qualificações, reuniões ou videoconferências."

Fonte: Agência Minas - link -> SEEJ

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

É Mês do Natal

Pelo terceiro ano seguido a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, organiza a Cantata de Natal com a Banda de Música Nossa Senhora das Dores, no átrio da Praça da Matriz. Este ano, a cantata aconteceu na última sexta-feira e junto com ela a "inauguração" das luzes natalinas. Veja foto do presépio, nos jardins da Praça: