sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nova Pá Carregadeira: 23 anos depois


Em 1988, a Prefeitura de Itaguara adquiriu, por meio de um financiamento, a sua única pá-carregadeira. De lá pra cá, passaram-se 23 anos e esta máquina trabalhou solitariamente durante essas duas décadas. Esta história acabou. Com recursos do Governo Federal, mais especificamente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Prefeitura de Itaguara adquiriu uma pá mecânica novinha (que chegou nesta semana). A nova máquina é moderna, com mais potência e possui ainda mais condições de trabalhar para o município.


Veja acima a foto da nova máquina no pátio da Prefeitura.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mais Asfalto: Rua Waldemar Ferreira de Morais!

Rua Waldemar: Mais uma Rua Asfaltada em Itaguara

A Prefeitura Municipal de Itaguara está terminando, nos próximos dias, a pavimentação asfáltica de mais uma rua. Trata-se agora da Rua Waldemar Ferreira de Morais, o principal acesso aos bairros Vista Alegre, Liberdade e Fazenda, além de outras localidades.

"Melhorar acessos - esta é uma das marcas de nossa gestão", disse o prefeito Diego, que ainda lembrou que Itaguara passou cerca de uma década sem realizar obras dessa natureza.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pavimentação da Rua Pedro Rosa: Acesso ao Hospital

Está em fase final a pavimentação asfáltica da Rua Pedro Rosa das Chagas, o principal acesso à Santa Casa de Misericórdia de Itaguara.

Além da pavimentação, foi feita uma grande estrutura de drenagem da rua, com o objetivo primordial de melhorar o acesso e garantir a qualidade da pavimentação. A obra, que durou cerca de 6 meses, em poucos dias estará finalizada, informou a Secretaria Municipal de Obras.


O prefeito Alisson Diego disse que esta é uma das principais obras que Itaguara realizou nos últimos anos. "Esta pavientação é uma obra absolutamente fundamental para o nosso município. Nossa cidade merecia este acesso ao hospital. Via rápida e de qualidade", disse o alcaide.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Jipeiros e Motociclistas no 3º Trillhão de Itaguara

Vem aí o terceiro trilhão de Itaguara! O encontro entre jipeiros e motociclistas amantes de aventura está marcado para este final de semana.A largada acontecerá às 10 horas da manhã deste domingo (23) do Parque de Exposições. Haverá troféu para os 200 primeiros inscritos.  A renda do evento é destinada à Santa Casa de Misericórdia.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mais Livros!


A Prefeitura Municipal de Itaguara, por meio da Secretaria Municipal de Educação, adquiriu mais de 300 livros para a biblioteca de educação básica do município. Em três anos de governo, a Secretaria já comprou mais de mil livros. Isso sem contar a Secretaria de Cultura, que também adquiriu um número significativo de livros para a Biblioteca Pública Guimarães Rosa.

Os livros vão desde os clássicos autores da literatura infanto-juvenil como Monteiro Lobato, Ziraldo e Ana Maria Machado, até novos valores da literatura brasileira.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação, nunca se comprou tanto livro em tão pouco tempo. A equipe pedagógica da rede municipal de ensino elogiou a compra.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Itaguara Recebe Nova Ambulância


Chegou hoje uma nova ambulância para a Prefeitura Municipal de Itaguara! O município foi contemplado com a doação da ambulância pela Secretaria Estadual de Saúde - a segunda adquirida pela Prefeitura em menos de três anos. O prefeito Alisson Diego, que tem cobrado esta ambulância há dois anos, agradeceu a Secretaria Estadual de Saúde e disse que esta ambulância será importante para a cidade. "Os casos de TFD (tratamento fora de domicílio) tem aumentado consideravelmente, além disso para os casos de emergência e urgência, principalmente, esse veículo será essencial".

Acima, foto da ambulância no pátio da Prefeitura Municipal.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

CVT Promove Semana da Ciência e Tecnologia



Na próxima segunda-feira começam as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no CVT Itaguara. Confira abaixo a programação:

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA no CVT

ATIVIDADES INTEGRADORAS

Segunda-feira dia 17/10 às 8:30 e às 14:00 respectivamente:

1-Filme Infantil: “A Criação do mundo/O livro mágico”;

2-Filme: “Uma verdade inconveniente”.
Quarta-feira dia 19/10 às 8:30

3-Experimento da água/visita do CVT e Casa de D. Dorica ao SAAE.
Quinta-feira dia 20/10 às 9:30

4- Eco ação - Plantio de uma árvore com crianças da Casa de Dona Dorica.
Sexta-feira dia 21/10 manhã e tarde/ 9:30 e 14:30 na Casa de Dona Dorica

5- Teatro “Mudanças climáticas”.

PALESTRAS VIA VIDEOCONFERÊNCIA
Manejo da terra e da natureza

Terça-feira dia 18/10 - 10:00 às 11:20

Floresta e biodiversidade -Ano Internacional das Florestas;
Bioengenharia de solos;
SAFS, PRODUTIVAS (citando oportunidades de negócios/ produtos da floresta não madeireiros ex. óleos, essências, eco design, etc.);
Permacultura e bioconstrução;
Ervas medicinais, oportunidades  de negócio, patente.
Economia Ecologia  Inara

Quarta-feira dia 19/10 - 10:00 às 11:20 
Bioeconomia, banco de trocas-compras coletivas- arranjos produtivos locais, economia solidária;
 P+L e educação ambiental;
Ferramentas de comunicação comunitária.
Água/ Saneamento

Sexta-feira dia 21/10 - manhã - 10:00 às 11:20

Limnologia aplicada, cenário atual e projeções futuras das contaminações diversas das águas e seus reflexos no meio aquático, na cadeia alimentar e saúde pública;
 Procópio CBH velhas-importância da gestão participativa frente a realidade dos nosso rios;
Ano Internacional da Química, química ambiental das águas, bioacumulação  e biomagnificação;
Efeitos dos contaminantes na saúde;
 JPS-ABES-tratamento de efluentes de curtumes, matadouros, dejetos de animais, com geração de energia e produção de biomassa (fertilizante), técnicas de drenagem das águas pluviais sustentáveis (p/ prevenção de enchentes);
TECNICAS DE SANEAMENTO DENTRO DAS TS. Fossa séptica biodigestora + jardins filtrantes (mostrar para pequeno porte até para condomínios), fossa de bananeira, filtro biológico para reuso das águas cinza, técnica de saneamento para condomínios, etc;
FITORREMEDIAÇÃO: TRATAMENTO DE ESGOTO COM HOMEOPATIA.
Água/Abastecimento

Sexta-feira dia 21/10 - tarde - 14:00 às 15:20

Água subterrânea e hidrogeologia-vulnerabilidade, cuidado com poços na hora de fazer e de fechar, capacidade de suporte de exploração;
Água contaminada (bioacumulação e biomagnificação), contaminantes e seus perigos para o meio aquático e a saúde ao longo da cadeia alimentar;
Tratamento convencional das águas x saúde pública;
Homeopatia: tratamento da água, mensagem das águas (propriedades, aspectos conceituais e sistêmicos);
Tecnologia de conservação das águas (barricadas).
Itaguara, 13 de outubro de 2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Notícia Boa: Nova Ambulância


O prefeito Alisson Diego foi informado nesta tarde que Itaguara foi um dos poucos municípios da região contemplada com uma ambulância a ser entregue nesta terça-feira pelo Governo do Estado de Minas Gerais. "Muito importante esta ambulância para a nossa cidade. Os casos de urgência e emergência que não podem ser atendidos por nosso hospital demandam de resolutividade rápida. Por isso, esta ambulância é fundamental", disse o prefeito Alisson Diego.

A Prefeitura de Itaguara renovou cerca de 70% da frota veicular desde 2009. Esta será a segunda ambulância desde esse período.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Secretaria Municipal de Saúde Regionaliza Ações


No dia 04 de outubro, em Itaguara, no Centro-Oeste de Minas, foi realizada a Oficina “Transformando Lixo em Luxo”. Coordenada pelos Educadores em  Saúde de Itaguara Everton Vinício e Jordane Márcio, a oficina é uma parceria entre Secretaria de Estado da Saúde Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis e o município de Itaguara.

O foco da oficina é despertar a consciência ecológica por meio da utilização de materiais não biodegradáveis como as garrafas PETS e transformá-las  em objetos de decoração. O projeto busca, por meio da criatividade, transformar  as PETs em objetos de utilidade doméstica ou até mesmo em obras de arte, como plantas e flores decorativas.

A proposta é que Oficina “Transformando Lixo em Luxo” seja replicada pelos participantes em seus municípios. A  comunidade, como os grupos operativos das Unidades Básicas (hipertensos e diabéticos), donas de casa, pessoas portadoras de deficiência mental, alunos das escolas são os públicos alvos para quem a oficina pode ser replicada. Desta forma, além de despertar a consciência ecológica, busca-se também diminuir o acúmulo e ou o destino inadequado de resíduos que possam servir de criadouros do mosquito da dengue por exemplo.

“O projeto começou porque o município não tinha coleta seletiva e precisávamos desenvolver estratégias para buscar sanar este problema. Estávamos com índice de infestação do mosquitos Aedes Aegypti muito grande. Começamos pensando em resolver o problema da dengue e despertando a consciência ecológica. Logo começamos a trabalhar com grupos operativos, escolas e vimos que a oficina também era uma terapia e apresentava resultados positivos. A possibilidade de desenvolver trabalhos com PETs são  enormes.   Ela não  é uma estratégia nova, mas é uma alternativa diferente do que víamos fazendo”, disse o coordenador da Atenção Primária de Itaguara e ministrante da oficina, Everton Vinício.

Para a Secretária de Saúde de Itaguara, karla Fernanda Perdigão, é muito bom o município poder replicar esta oficina. “Eu aposto muito na promoção e prevenção à saúde. Este projeto é muito mais abrangente. Ele não articula só com a promoção e prevenção da dengue, mas também na socialização, na renda, no tratamento de pessoas com depressão. Somos muito gratos pelos municípios da macro pelo reconhecimento e pela oportunidade de replicar esta oficina”, lembrou a Secretária de Saúde de Itaguara, Karla Fernanda Perdigão.  

A expectativa é que ao replicarem esta oficina nos seus municípios, os municípios se sintam mais motivados e busquem maneiras diferentes  de combater o mosquito. “Esta oficina irá trazer uma motivação para os educadores em saúde, propondo novas metodologias e valorizando o trabalho desenvolvidos na região”, disse a referência técnica de mobilização da SRS-Divinópolis, Willian Pacheco

A Assistente Social de Piracema, Maria da Pascoa Andrade disse que oficina é uma novidade por não ter trabalhado ainda na transformação de PETs em flores.  “ eu estou adorando a oficina.  É um produto acessível a todas as pessoas. É uma terapia e o produto final encanta as pessoas’, finalizou Maria
Datas das outras oficinas nas Microrregiões

Até o final de outubro serão mais seis oficinas que serão ministradas nas seguintes datas.

18 de outubro: Santo Antônio do Amparo
19 de outubro: Campo Belo
20 de outubro: santo Antônio do Monte
25 de outubro: Pará de Minas
26 de outubro: Divinópolis.

Texto: Willian Pacheco- SRS-Divinópolis
Fotos: Willian Pacheco

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mais Um Carro Novo!


Uma das principais marcas da Gestão 2009-2012 é a renovação da frota. Carros de décadas de uso foram trocados por veículos novos e modernos. Neste sentido, visando à eficiência administrativa, a Prefeitura de Itaguara continua renovando sua frota.
Nesta semana, mais um veículo zero km chegou para a Secretaria Municipal de Obras. Trata-se de uma caminhonete, obtida através de recursos do   do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento-MAPA. Veja a foto ao lado.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Prefeitos Criam Consórcio Regional de Saneamento Básico

Prefeitos reúnem-se para a criação do Consórcio Regional de Saneamento Básico
Na sexta-feira pela manhã (30/09), cinco prefeitos da região participaram da reunião de criação do Consórcio Regional de Saneamento Básico Boa Vista (CORESAB), em Carmo da Mata, no Centro Oeste de Minas.

Os prefeitos Adalberto Rodrigues, de Cláudio, Ronaldo Resende, de Oliveira, Lindolfo Pena, de Itapecerica e Milton Sales, de Carmo da Mata já articulam há alguns meses a criação do consórcio. O prefeito itaguarense, Alisson Diego, vislumbrando que Itaguara poderia ter grandes benefícios, solicitou aos prefeitos o ingresso no Consórcio. Os prefeitos aprovaram a entrada de Itaguara por unanimidade.

Uma das primeiras ações do Coresab é resolver o problema da destinação dos resíduos sólidos dos municípios consorciados. Cláudio deve ser a sede do local onde os municípios destinarão os resíduos. Os prefeitos estudam a possibilidade de realizar uma PPP (Parceria Público Privada) para o melhor aproveitamento dos resíduos sólidos dos cinco municípios, que reúnem uma população aproximada de 120 mil habitantes.

O prefeito Alisson Diego, que participou da reunião como "convidado" e não como membro do Consórcio, agradeceu a aprovação de Itaguara e disse acreditar na união dos municípios. "Acredito que a gestão consorciada pode resolver muitos dos problemas estruturais que enfrentamos e que não conseguimos resolver sozinhos. A questão dos resíduos sólidos é um exemplo categórico", disse o alcaide itaguarense.

Na foto acima (da esquerda para a direita), prefeitos de: Oliveira, Itaguara, Cláudio, Itapecerica e Carmo da Mata.