quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Festival Nossa Arte

O prefeito Alisson Diego participou ontem pela manhã da abertura do "V Festival Regional Nossa Arte", promovido pela diretoria regional da APAE. Itaguara pela segunda vez foi sede do evento que reuniu uma interessante mostra artística de alunos das APAEs de 11 municípios.

O prefeito Alisson Diego recepcionou as delegações visitantes e parabenizou a diretoria e funcionários da APAE Itaguara na figura de sua presidente, Ilídia Lara. O prefeito disse, na abertura, que todos somos seres humanos especiais, únicos, dotados de elementos que nos tornam singulares. "Não há espaço para quaisquer discriminações no mundo de hoje. Todos precisamos reafirmar a certeza da dimensão especial de cada ser."

Diego ainda lembrou das últimas conquistas da APAE Itaguara, dentre elas, o repasse da Prefeitura de recursos do FUNDEB para a escola que aconteceu pela primeira vez este ano.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Lixão de Itaguara é Desativado Após Mais de Uma Década

2 Fotos e 2 Momentos -> Antes e Depois: Após mais 10 anos de funcionamento irregular, o Lixão foi, enfim, desativado - CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIÁ-LA
O famigerado "Lixão de Itaguara", alvo de inúmeras reportagens jornalísticas foi desativado hoje, após quase duas décadas de funcionamento irregular. A partir de agora, os resíduos sólidos do município estão sendo levados para um Aterro Sanitário na cidade de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O antigo "Lixão" funcionava há poucos metros de uma nascente, dentro do perímetro urbano do município e ao lado do Cemitério Municipal. Além disso, o local era praticamente aberto e havia catatadores sem qualquer proteção. A população próxima ao "Lixão" já havia perdido as esperanças de ver a região sem as consequências nefastas do vizinho incômodo.

"Esta é, sem dúvida, uma importantíssima conquista para a nossa cidade e que demonstra mais uma vez a nossa responsabilidade para com o meio ambiente", disse o prefeito Alisson Diego.

Nas  fotos acima: à esquerda o famigerado Lixão em funcionamento. À direita, o novo processo: containers levam o lixo para o Aterro.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Projeto Ginástica Para Todos em Itaguara


Apenas 119 dos 853 municípios receberam o Projeto. Entre eles, Itaguara.
Nesta terça-feira (20), o prefeito Alisson Diego e o  gestor cultural da Prefeitura de Itaguara, professor Cassinho, estiveram na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte para a assinatura do convênio para a instalação de uma "Academia da Saúde" na cidade. A Academia será instalada no Parquinho da Via Expressa.

A Academia faz parte do projeto do governo estadual chamado Ginástica para Todos, que busca criar oportunidades para a prática de atividade física e de lazer orientada em espaço público. Em todo o Estado, 119 municípios receberão um conjunto com oito equipamentos para atividades físicas. O projeto é da Secretsaria de Estado de Esportes e Juventude, em parceria com a Federação Mineira de Ginástica (FMG)


O secretário Bráulio Braz considera significativos os objetivos do Ginástica para Todos. “O projeto foi concebido para incentivar a prática regular de atividade física e da convivência solidária, e a adoção de um estilo de vida ativo e saudável pelas crianças, jovens, adultos e idosos, proporcionando o aumento da qualidade de vida dos mineiros de todas as idades”, explicou o secretário.
 
Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/esportes-e-juventude/37466-governo-de-minas-lanca-projeto-ginastica-para-todos

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Festival de Bandas: Resgate Cultural

Integrantes da Banda N. Sra das Dores no Festival de Bandas 2011
Aconteceu ontem o III Festival de Bandas de Música, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e a Banda de Música Nossa Senhora das Dores. "Resgatar este Festival foi algo mágico, é quase como voltar ao passado e reviver os momentos áureos das bandas de música", disse o gestor professor Cássio Murilo de Oliveira.

Após duas décadas sem realizar festivais desta natureza, a Prefeitura de Itaguara resgatou essa tradição em 2010 e novamente este ano realizou o evento.

Participaram do encontro bandas de seis cidades da região. O Festival teve início às 10 horas da manhã e se estendeu até a tarde. O público prestigiou o evento e a Praça da Matriz contou com a presença das famílias itaguarenses. "É muito bom ver crianças, idosos, enfim, a família frequentar a praça num encontro tão bonito como esse", disse Marcos Rabelo, que esteve presente com sua família.

O prefeito Alisson Diego recebeu uma homenagem da Banda de Música pelo apoio dado a este resgate cultural e disse que possui um claro compromisso com a cultura. "A Banda é um dos mais importantes patrimônios culturais de Itaguara. Tenho um dever geracional com a banda; vários ascendentes de minha família tocaram na banda e eu herdei este gosto. Resgatar a tradição de eventos como este é um doce compromisso", disse o alcaide itaguarense.

sábado, 17 de setembro de 2011

Perdemos Guaracy de Castro Nogueira

Diego e Guaracy, no teatro Vânia Campos, em 2009.
Quando dona Maria Geralda Costa telefonou-me neste sábado, não imaginava o teor da triste notícia que me daria: o falecimento de uma das figuras intelectuais mais admiráveis de nossa região, com importância inclusive em Minas Gerais, Doutor Guaracy de Castro Nogueira.

Tornei-me próximo de Guaracy em 2008, após a nossa vitória eleitoral em Itaguara (e por intermédio de minha prima, Ana Maria, que trabalhou com ele no Instituto Cultural Maria de Castro Nogueira). Ele ficou empolgado ao saber que a cidade de sua esposa (Dona Yvette tem raízes itaguarenses) havia escolhido um jovem para prefeito e telefonou-me para parabenizar e convidar para um encontro. A partir daí foram inúmeras conversas, telefonemas e emails trocados. Impossível não lembrar de um café na casa de Dona Maria Geralda Costa há três anos, do qual participaram também o bispo Dom Miguel Ângelo, os historiadores Cássio Murilo, Ana Maria, além de Guaracy e eu. Passamos uma tarde agradabilíssima e o assunto, claro, foi história e genealogia.

A grande paixão deste advogado itaunense era mesmo a história e a genealogia. Em poucos dias, Dr. Guaracy montou a árvore genealógica de minha família até a nona geração. Falava da história de nossa região com o peculiar conhecimento de quem estudava o assunto a fundo. Sobre a história de Itaguara, questionou sempre a versão historiográfica oficial e duvidava da rota traçada por Lourenço Castanho Taques por estas plagas. Itaguara teria sido sim um importante ponto numa rota bandeirante, mas não aquela que oficialmente entrou para os livros de história.

Além de advogado e genealogista, importante lembrar das firmes posições políticas e acadêmicas de Guaracy. Foi reitor da Universidade de Itaúna e vice-prefeito da cidade. É uma perda irreparável não apenas para a sua cidade natal, mas, sobretudo, para a nossa região e para nosso estado. Enquanto admirador e amigo, só me resta dizer que este grande homem deixará um belo exemplo de vida, além de muitas saudades.

Alisson Diego Batista Moraes

(Acima uma foto com Guaracy, em 2009 quando assistíamos à apresentação da Banda de Música Nossa Senhora das Dores, no teatro Vânia Campos, em Itaúna).

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Editorial: Saúde

Abaixo, editorial assinado pelo prefeito Alisson Diego publicado no Informativo especial das ações da Secretaria Municipal de Saúde.

O artigo 196 da Constituição Federal dispõe que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Conforme se percebe, é dever do Estado brasileiro cuidar da saúde de sua população. Na prática, infelizmente, são os municípios  os grandes responsáveis por arcar com a maioria  dos investimentos em saúde. A despeito disso podemos dizer com absoluta tranquilidade que tratamos a saúde como deve ser tratada: como prioridade.

Em Itaguara investimos quase 30% de nosso orçamento em Saúde - percentual muito acima da responsabilidade legal (15%). Por isso, podemos dizer com muita clareza que a saúde é um dos pilares fundamentais da nossa administração. E podemos dizer também que nos últimos 30 meses avançamos muito neste setor. Os números positivos comprovam isso. Com a entrada de Itaguara no CISMEP (Consórcio de Saúde do Médio Paraopeba), conseguimos realizar milhares de procedimentos importantes, sobretudo nas áreas de oftalmologia, angiologia e otorrinolaringologia. Foram quase duas mil consultas nestas áreas. 

Trabalhamos também em parceria com a Santa Casa e é importante destacar que sua subvenção foi reajustada em mais de 120% neste período, um recorde!  Merecem destaque ainda a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Região Central e da Farmácia Pública. Ambas estão em fase final e deverão ser inauguradas até o final do ano. Outras ações importantes que a Prefeitura realizou na saúde estão presentes no informativo publicado neste mês, não deixe de ler. 


Aproveito para parabenizar todos os profissionais da área de saúde. Se nossa saúde em Itaguara é exemplar, isso se deve majoritariamente a eles!

Participe da administração municipal! Sugira, critique, aponte caminhos, etc. Cuidar de Itaguara é uma tarefa que cabe a cada um de nós.

Um grande abraço,

Alisson Diego Batista Moraes
Prefeito Municipal de Itaguara

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Boa Vista

As Secretarias Municipais de Obras e Cultura uniram-se, na semana passada, para dar um amplo apoio a Associação dos Produtores de Boa Vista na realização da tradicional Cavalgada da comunidade. A prefeitura auxiliou na montagem de tendas, barracas, instalação elétrica, limpeza da área e pintura da praça. A festa em Boa Vista aconteceu na semana passada com vários shows, forró, barraquinha, comidas típicas e cavalgada.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Contradição dos Versos

Poema da Contradição  

(A. Diego)

Às vezes versejo pensando
Às vezes o verso vem sem razão

Às vezes versejo rimando
Às vezes a rima não faz a melhor canção

Às vezes me emociono fácil
Às vezes sou o maior durão

Às vezes meus versos são compreensíveis
Às vezes, e na maioria das vezes, Não!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Sete de Setembro é Comemorado com Ato Cívico em Itaguara

Cerca de mil estudantes das escolas municipais e estaduais do município participaram ontem de um ato cívico em comemoração ao Dia da Independência, no Poliesportivo municipal. Houve execução dos hinos nacional, estadual, da bandeira, da independência, do Estado e de Itaguara, além de apresentação de vários números culturais e uma fala do prefeito Alisson Diego.

O prefeito ressaltou que não basta comemorar por comemorar o dia da independência. "Não devemos comemorar a independência relembrando um fato ocorrido há 189 anos. Conseguimos a liberdade enquanto nação bem depois disso. Não há exagero algum em dizer que a independência é uma luta permanente. Cabe a cada brasileiro construir este país sempre livre e soberano, dia-a-dia", afirmou o alcaide.

O ato cívico foi organizado pelas secretarias municipais de Educação e Cultura.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Itaguara entre as 50 Cidades de Minas no "ICMS do Esporte"

A partir de 2012, 198 municípios de Minas receberão o recurso proveniente  do ICMS pelo critério Esportes, o que corresponderá a 0,1 do total arrecadado no Estado. Segundo Gustavo Sapori, diretor de Pesquisa, Controle e Qualificação da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, o  ICMS Solidário foi uma forma inteligente de incentivar o esporte nos municípios, mobilizar o monitoramento local das ações esportivas e estimular a criação de uma rede de governança social em torno do Esporte.  “A partir da distribuição de recursos pelo mérito esportivo municipal, sem deixar de levar em conta as desigualdades regionais, o programa aproxima as cidades, a sociedade e o Estado, uma vez que atores das três esferas estão em relação por seu meio”, explicou o diretor da SEEJ.

Em Itaguara, o trabalho documental para a classificação do ICMS pelo critério "Esportes" foi coordenado pelo gestor da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, Cássio Murilo de Oliveira, que comemora o resultado: "Fizemos um trabalho totalmente dentro da secretaria com engajamento de todos, sem contratar consultoria externa. Estar entre as 50 cidades é muito bom, além de significar um aumento de receita para o município", conta Cássio.

-> Link com a classificação das 198 cidades mineiras: Classificação ICMS Esportivo 2012.


Importância dos conselhos de esportes


Para participar do processo do ICMS Solidário Critério Esporte, os municípios candidatos devem, antes de tudo, comprovar que possuem conselhos de esporte ativo. Os Conselhos são compostos por pessoas que estão diretamente envolvidas com o cotidiano esportivo local, bem como por representantes dos poderes executivo e legislativo, e membros de outras organizações civis, como clubes e associações esportivas. “Percebemos que conselhos que têm a preocupação de promover o esporte local e regional, e que usam as reuniões para trocar ideias a respeito de ações e iniciativas sobre o esporte educacional, de participação e de rendimento, costumam ser mais bem articulados com as prefeituras e o estado, gerando resultados mais efetivos”, analisou o diretor.

Fonte: http://www.esportes.mg.gov.br/comunicacao/noticias/setembro/2363-seis-municipios-mineiros-melhoram-pontuacao-no-icms-solidario

domingo, 4 de setembro de 2011

O Centro Vocacional Tecnológico de Itaguara fará uma videoconferência sobre "Cuidados com Recém Nascidos"  nesta segunda-feira, às 10 horas da manhã. Quem se interessar poderá fazer a inscrição na recepção do CVT. Mais informações pelo telefone: (37) 3384 2276.

sábado, 3 de setembro de 2011

No Mineirão: Atlético 2 x 1 Brasil

O Mineirão é um dos grandes palcos do futebol brasileiro. E será também reconhecido, em breve, como um dos maiores palcos do futebol mundial com a Copa do Mundo de 2014. Jogos memoráveis e clássicos inesquecíveis foram disputados ali. 

Nesse tempo de saudosismo, uma vez que o templo do futebol mineiro encontra-se em processo de importante modernização para receber os jogos do Mundial, é sempre bom lembrar do passado.

Um dos jogos emblemáticos que aconteceram no estádio Governador Magalhães Pinto foi a vitória do Atlético-MG sobre a seleção brasileira, em 1969 há exatos 42 anos. A seleção nacional contava com craques como Pelé, Tostão, Carlos Alberto Torres e os grandes vencedores da lendária Copa de 1970.(Veja o vídeo do Canal 100):

Meu avô disse que lembra muito bem deste jogo e da ansiedade que ele gerou: "A gente estava torcendo para o Atlético, mas tinha medo da derrota da seleção, porque representaria que o time não estaria pronto para a Copa de 70". E foi o que aconteceu. O alvi-negro das Gerais venceu o escrete canarinho por 2 a 1. 


O Mineirão era um estádio moderno para a época (havia sido inaugurado em 1965) e o jogo era considerado um grande e polêmico espetáculo esportivo, a ser ambientado num dos maiores estádios do Brasil.

A polêmica que cercava o jogo era a não convocação da dupla atleticana Oldair e Dario, pelo técnico da seleção canarinha, João Saldanha, que tinha uma rixa pessoal com o técnico Iustrich, do Galo.

Nesse jogo histórico no Mineirão, outro fato inédito foi o "bandeirão", apresentado pela torcida do Atlético. Segundo fontes históricas, este é o primeiro "bandeirão" que se tem notícia no futebol brasieiro.

O Atlético jogou com a camisa da seleção mineira (por determinação da CBD). O Galo saiu na frente com um gol de Amauri no fim do primeiro tempo; a seleção brasileira empatou com um gol de Pelé (impedido) no início do segundo tempo. O jogo seguiu equilibrado e numa jogada individual, Dadá Maravilha ganha de Joel e Djalma Dias e toca para o fundo das redes do goleiro Félix, Galo 2X1.

Com o apito final e a confirmação da vitória do time mineiro, a torcida atleticana foi à loucura e o Atlético tornou-se um dos únicos times de futebol a vencer a seleção brasileira. E não foi uma seleção qualquer, foi a lendária seleção de 70, para muitos, a melhor seleção da história do futebol.


A Partida:



Atlético 2 X 1 Seleção Brasileira.
Atlético: Mussula, Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir, Oldair Lacy, Amauri e Lola, Beto, Dario e Tião
Técnico: Iustrich
Brasil: Félix, Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Joel Camargo e Rildo(Everaldo); Piazza e Gérson(Rivelino); Jairzinho, Tostão(Zé Carlos), Pelé e Edu(Paulo César Lima).
Téc: João Saldanha
Data:03/09/1969
Local:Mineirão
Juiz: A Ferreira (Brasil)
Gols: Amauri (Atlético) aos 40 minutos do primeiro tempo. Pelé (Brasil) aos 3 minutos do segundo tempo e Dario (Atlético) aos 19 minutos do segundo tempo.




sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Começa revisão eleitoral com biometria em Itaguara

Compartilho abaixo matéria publicada no site do TRE/MG sobre  revisão eleitoral em Itaguara:

Extraído do site do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Presidente do TRE-MG acompanha início da Revisão eleitoral com biometria em Itaguara

O presidente do TRE de Minas Gerais, desembargador Kildare Carvalho, participou nesta quinta-feira (1º) do início dos trabalhos de revisão com biometria em Itaguara, primeiro município da região metropolitana a ser recadastrado biometricamente. “O que justifica a revisão é a existência, no cadastro, de eleitores que não têm vínculo com o município”, explicou o presidente do Tribunal. 

O corregedor regional eleitoral, desembargador Brandão Teixeira, também acompanhou in loco o início do recadastramento em Itaguara. Ele ressaltou que a revisão é uma forma de dar segurança ao eleitorado nas eleições municipais, sempre “mais acirradas”. “Com o recadastramento biométrico se exclui as possibilidades de fraude. Será impossível que alguém vote no lugar de um eleitor”, afirmou.
Além de Itaguara, já estão previstas revisões eleitorais com identificação biométrica em Itapeva (Sul de Minas) e Montezuma (Norte), de 1º de outubro de 2011 a 3 de fevereiro de 2012.

Novidade

Os trabalhos de recadastramento já começaram a gerar movimentação entre a população de Itaguara. O juiz Leonardo Cardoso, responsável pela zona eleitoral sediada no município, explicou que o eleitorado está sendo convocado por meio dos veículos de comunicação locais a comparecer ao cartório eleitoral. Segundo o magistrado, a própria população está percebendo a necessidade de revisão do cadastro. “Os problemas verificados na correição ligaram um sinal de alerta”, disse. O lançamento do recadastramento biométrico em Itaguara contou também com a presença do promotor eleitoral local, Renato Boechat.

Prefeito  Comemora

O prefeito da cidade, um dos primeiros a se recadastrar biometricamente, comemorou o fato de Itaguara estar entre os primeiros municípios com identificação biométrica em Minas. Segundo Alisson Diego Batista Moraes, a revisão com biometria "interessa a quem deseja eleições limpas, democráticas e transparentes".

A eleitora Dunalva Galgani Oliveira Ribeiro (foto acima), diretora da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado e que também foi uma das primeiras a se recadastrar nesta quinta-feira, considerou fundamental a revisão biométrica. “A tecnologia é essencial e traz uma forma muito mais segura de identificação”, avalia.

Serviço:

Nova sede do Cartório Eleitoral de Itaguara
Endereço: Rua Teófilo Otone Cunha, 149 – Centro (próximo à Capelinha dos Passos)
Horário de atendimento: 9 às 18h (de segunda a sexta-feira)
Telefone: (37) 3384-1687

-> Fonte (com modificações): http://www.tre-mg.jus.br/portal/website/noticias/ano_2011/setembro/noticia_0001.html_917596318.html