terça-feira, 31 de maio de 2011

Bob 70

Na semana passada, um dos maiores artistas da atualidade completou 70 anos de idade: Robert Allen Zimmerman. Isso mesmo, este é o nome do genial Bob Dylan. Para não deixar passar em branco esta data, comemoremos o aniversário de Bob, ouvindo a inesquecível canção Like a Rolling Stone, escrita em 1965 e escolhida pela revista Rolling Stone como "a melhor canção de todos os tempos".

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Passarela na 381


Uma antiga reivindicação do povo itaguarense está prestes a ser atendida. Trata-se da construção de uma passarela no km 564 da BR 381, próximo à Mecânica Gilcar (foto). "Participei de reuniões com o DNIT para cobrar essa passarela seis anos atrás, quando ainda era vereador", recorda o prefeito Alisson Diego.

Em carta dirigida ao prefeito municipal nesta semana, a concessionária responsável pela BR 381, OHL, confirmou que no km 564 será mesmo instalada a passarela. "Agora vamos cobrar celeridade da concessionária, afinal de contas, a população itaguarense aguarda isso há muito tempo", disse o alcaide.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Entrevista com Denílson Santos


O prefeito Alisson Diego foi entrevistado pelo locutor da rádio Líder FM, Denílson Santos, na tarde de quarta-feira (26/05). Numa conversa que mesclou descontração e seriedade, o prefeito falou sobre as obras em andamento, fez uma prestação de contas sobre o mandato, respondeu a várias perguntas dos ouvintes e anunciou ainda a programação do Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara 2011. Leia a transcrição de alguns trechos da entrevista.

Denílson - Como está nossa cidade ? Muitas prefeituras tem reclamado ainda de falta de recursos. E Itaguara, como está?

 Diego - Itaguara está muito bem. Se compararmos com outras cidades do nosso porte, veremos que os nossos indicadores sociais são satisfatórios. Há índices que avaliam a cultura, esportes, saúde e educação e nossa avaliação é bastante positiva. Em educação, por exemplo, somos referência na região metropolitana.Outro importante exemplo é com relação à cultura, um dos pontos-chave do meu governo. Nesta área, Itaguara está entre no grupo dos 20% dos municípios mais culturais, de acordo com os dados do ICMS Cultural. Em resumo: Gosto de analisar as questões de maneira técnica e todos os índices comprovam que nossa cidade está satisfatoriamente bem.

Denílson - Com relação ao último Censo do IBGE muitas cidades reclamaram que caiu o registro de população e, com isso, houve diminuição do repasse de verbas do Governo. Isso aconteceu em Itaguara?  

Diego - Em primeiro lugar é preciso dizer que crescimento populacional, a meu ver, não significa progresso. Itaguara na última década teve um aumento de cerca de mil pessoas e nossa cidade está hoje com cerca de 12500 habitantes. A previsão era de que tivéssemos cerca de 13500 habitantes, mas isso não ocorreu porque houve uma desaleceração do crescimento populacional brasileiro na última década. Se tivéssemos 13500 habitantes, Itaguara receberia cerca de um milhão de reais a mais por ano. Faz falta sim esse recurso, mas também temos que saber que devemos trabalhar com o que dispomos. Não sou de ficar reclamando.  

Denílson - O que você destaca como a maior conquista neste quase 30 meses de mandato? 

Diego - Essa é uma pergunta difícil porque, sem modéstia, creio que fizemos muito por Itaguara. Um dado importante é que nestes 30 meses, contruímos 20 pontes, em várias regiões do município. Infraestrutura é algo básico e infelizmente herdei uma situação complicada. A maioria das pontes que encontramos estavam em situações complicadíssimas. Outro ponto que quero destacar é a renovação da frota. Compramos novos carros; caminhão de lixo; caminhão-pipa; retroescavadeira; patrol; van, ônibus escolares. Resumindo, acho que os grandes destaques são a construção das pontes e a renovação da frota. Mas quero lembrar que as grandes conquistas ainda estão por vir. 

Denílson - A população tem cobrado mais industrias para nossa cidade, isso é possível ou não é o foco do Prefeito? 

Diego - Segundo pesquisas técnicas, sabemos que a média de desemprego em Itaguara é baixa. Temos desemprego setorial, sobretudo para a juventude e mulheres. Penso que devemos investir em atração de investimentos sustentáveis. Não acho que devamos fazer de Itaguara um pólo industrial e perder o que temos de mais importante: a qualidade de vida. Estou à procura desses investimentos sustentáveis e inclusive procurei o ministro Pimentel para discutirmos um plano de investimento sustentável em Itaguara. Estamos trabalhando nisso e o novo Plano Diretor terá papel fundamental para discutirmos essas questões. A pergunta que fazemos é: Que Itaguara queremos para o futuro? Que tipo de emprego queremos? Convoco todos os itaguarenses a responderem a essas perguntas para juntos planejarmos a cidade que queremos. O novo Plano Diretor será a oportunidade. 

Denílson - Vai ter concurso público este ano ? Quando será ?

Diego - Vai haver sim. Inclusive estava discutindo este assunto ontem, fechando os últimos detalhes. O edital deverá ser lançado em junho ou julho e a prova deverá acontecer em setembro ou outubro.  

Denílson - E o Festival de Inverno ?  

Diego - Pois é, este é um dos motivos que estou aqui. Vamos anunciar a banda principal do Festival de Inverno e Gastronomia 2011. Antes de falar do show principal, quero dizer que este ano o Festival terá uma programação variada e muito interessante. Haverá cinema na praça, oficinas de teatro, gastronomia, música, astronomia, customização e moda, etc. As bandas de Itaguara também terão seu espaço no Festival, assim como as diversas manifestações culturais de nosso povo. Com relação ao show principal, quero apenas fazer uma consideração. A partir de 2009, Itaguara passou a ter shows de renome no Festival. Fizemos isso porque acreditamos que a cidade merece ser palco de grandes shows. Nosso público merece isso.  Depois de Nenhum de Nós em 2009 e Wilson Sideral em 2010, o Festival de Inverno e Gastronomia terá Humberto Guessinger e Duca Leindecker fazendo o show de sábado. Pouca Vogal é a banda principal deste ano.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Confirmado! Pouca Vogal no Festival de Inverno e Gastronomia 2011

Humberto Gessinger, um dos principais expoentes do rock nacional e Duca Leindecker, líder da banda gaúcha Cidadão Quem, farão a apresentação principal do Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara deste ano. A confirmação do show foi feita pelo prefeito Alisson Diego nesta tarde durante entrevista à Rádio Líder FM. A banda Pouca Vogal foi formada por Gessinger e Leindecker há três anos e tem feito sucesso pelo país. "Com certeza este será o maior show aberto da história de Itaguara", afirmou o prefeito Diego. 


No videoclipe abaixo, a dupla canta "Tententender". Assista:





  • Site da banda Pouca Vogal: www.poucavogal.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Obras: UBS e Farmácia adiantados


As obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da região central de Itaguara e da Farmácia Pública estão adiantadas e devem terminar ainda neste semestre. "Essas duas obras são muito importantes para Itaguara. A UBS será o ponto de referência da saúde nos bairros centrais da cidade e a Farmácia representará mais eficiência na distribuição de medicamentos. A população ganhará muito com essas obras", afirmou o prefeito Alisson Diego.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Rua Pedro Rosa: Drenagem e Pavimentação

Começaram nesta semana as obras de drenagem e pavimentação asfáltica da Rua Pedro Rosa das Chagas, na região central da cidade. Com esta obra, todo o acesso para a Santa Casa de Misericórdia de Itaguara estará asfaltado."Isto significa comodidade, conforto e segurança para quem transita por aqui. Esta é uma das vias mais movimentadas de Itaguara e essa pavimentação é uma obra fundamental", diz o prefeito municipal, Alisson Diego.

A obra está sendo feita em duas etapas distintas: a primeira consiste na drenagem da rua e a segunda na pavimentação asfáltica. "Não podemos mais aceitar asfaltamento sem drenagem. Itaguara precisa cuidar direito de sua infraestrutura", avisa o vice-prefeito e secretário de Obras, Silvério Lara.

A previsão é de que as obras tenham duração de 60 dias.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Magia drummondiana

O maior poeta brasileiro é também um dos meus preferidos "escultores de palavras". Tenho vários livros de Drummond e confesso que reler sua poesia é um prazer recorrente. Compartilho nesta noite um belo poema metalinguístico de Drummond, que reli nesta semana. Este poema traz em si a magia da simplicidade.

*Itabira-MG 31/10/1902 +RJ 17/08/1987
"A palavra mágica

Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra."

Carlos Drummond de Andrade

terça-feira, 17 de maio de 2011

Rua dos Brás: Drenagem

A Secretaria Municipal de Obras está realizando obras de drenagem na Rua dos Brás, no bairro dos Coelhos (foto acima) - uma reivindicação antiga dos moradores da região.

"Era só chover que tinha enxurrada para todo lado. Ainda bem que agora vai mudar isso", fala Dona Maria, moradora da região.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Silvério Lara, ressaltou que a prefeitura faz o que precisa ser feito, sem demagogia. "Obras de drenagem são extremamente necessárias e muitas pessoas não valorizam, mas pensamos no que é melhor para a cidade e assim temos trabalhado, com muita seriedade e compromisso com Itaguara. É essa a orientação da administração municipal", disse Silvério.

As obras começaram há duas semanas e terminam até sexta-feira, informou a Administração Municipal.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Rafael Freitas assume Coordenadoria de Agropecuária e Meio Ambiente

O biólogo Rafael Freitas (foto) assumiu hoje a pasta da Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itaguara com o principal desafio de harmonizar as ações ambientais e agropecuárias no município.

Dentre os principais desafios da pasta atualmente, destaque para o acompanhamento de dois grandes projetos: a "Usina de Tratamento de Resíduos" e a "Estação de Tratamento de Esgoto".

Rafael formou-se em biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; é também mestre em zoologia pela mesma universidade, e conhecedor e entusiasta da agricultura orgânica.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Carta da XIV Marcha

A XIV Marcha a Brasília foi um movimento importantíssimo e pautou a agenda da política brasileira nesta semana. Se quisermos realmente chamar este país de "República Federativa", precisamos valorizar os municípios, dotando-os de recursos para cumprir com as suas obrigações constitucionais e a precípua missão de melhorar dia-a-dia a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.

Abaixo, a carta elaborada pela Marcha e aprovada pelos prefeitos brasileiros. O documento foi entregue ontem ao Ministro das Relações Institucionais, Luís Sérgio, por ocasião do encerramento do evento.

CARTA DA XIV MARCHA A BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS

Brasil: uma federação incompleta

Os Municipalistas do Brasil, reunidos na XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 10 e 12 de maio de 2011, em Brasília/DF, promovida e organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), deliberaram:

Atuar junto ao Congresso Nacional e especialmente junto aos líderes partidários e às mesas diretoras do Senado Federal e da Câmara dos Deputados para que os parlamentares assegurem a votação imediata das seguintes matérias constantes da Pauta Prioritária dos Municípios brasileiros:

- Apreciação e derrubada dos seguintes Vetos Presidenciais:

(Veto 23/2009) - A derrubada deste veto permitirá o encontro de contas entre os débitos e os créditos dos Municípios com a Receita Federal e com o INSS e possibilitará que a atualização dos débitos dos Municípios com a Receita Federal seja feita pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e não mais pela SELIC (Taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia) que vige atualmente;

(Veto 39/2010) – A derrubada deste veto permitirá uma redistribuição horizontal mais justa e equitativa dos valores dos Royalties e Participação Especial de Petróleo e Gás oriundos da Plataforma Continental entre todos os Estados e Municípios brasileiros assegurando ainda a manutenção do Fundo Social para aplicação direcionado para a Educação pública.

- Regulamentação da EC 29/2000

O PLP 306/2008 está aguardando votação na Câmara dos Deputados há 1.085 (hum mil e oitenta e cinco) dias, acarretando um prejuízo irrecuperável à saúde pública no Brasil. Com a votação, ficará definida a participação da União no custeio das ações de saúde atendendo ao que dispõe o artigo 198 da Constituição Federal.

Atuar ainda junto ao Governo Federal, por meio do Comitê de Articulação Federativa (CAF), para:

- Liberação dos recursos dos convênios inscritos em restos a pagar

- Pleitear junto ao governo federal o pagamento imediato dos valores relativos aos convênios de que trata o Decreto nº 7.468/2011 e exigir que os demais convênios firmados com Municípios brasileiros, cujas obras estejam em andamento, sejam efetivamente pagos até maio do exercício financeiro de 2012, salvaguardando o encerramento do mandato dos atuais prefeitos;

- Aperfeiçoar o processo de execução de convênios, desburocratizando as práticas de forma a tornar ágil a liberação dos recursos para os Municípios.

Por fim, destacamos que estes problemas conjunturais são os mais graves e de urgente solução, porém outros precisam ser encaminhados para que possamos considerar o Brasil como uma Federação completa e para que efetivamente se concretize o respeito ao Pacto Federativo estabelecido pelo Constituinte Originário de 1988.

Brasília, 12 de maio de 2011.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prefeito Diego em Brasília

O prefeito Alisson Diego está na capital federal para a "XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios" e também para participar de várias reuniões visando a obtenção de mais recursos para Itaguara. "Temos muitos recursos federais que precisam sair do papel. Temos pressa", afirmou o prefeito.

A Marcha é um evento organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) há mais de uma década e objetiva defender os interesses dos municípios brasileiros. "A Marcha em Defesa dos Municípios coloca em pauta vários problemas municipalistas que precisam ser debatidos francamente. Além disso, é um importante fórum de debates visando ao fortalecimento dos municípios", explica Diego.

Acima, foto do prefeito itaguarense em Brasília (2008).

sábado, 7 de maio de 2011

Senado Federal Completa 185 Anos




Ao lado da Câmara dos Deputados, que simbolicamente representa o povo em sua diversidade, está o Senado Federal, também chamado como "a casa dos estados". As duas casas legislativas formam o  Congresso Nacional Brasileiro. 


O Senado Brasileiro foi criado em 1824, com a primeira Constituição do Império, completando, portanto, nesta semana 185 anos de existência.  Todos os estados somados formam a Federação; por isso, no Senado há o mesmo número de representantes para cada um dos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal, totalizando, assim, 81 senadores.

Inspirado no moderno modelo da República norte-americana, o senado do Brasil é um dos mais antigos do mundo. Foi dissolvido e fechado, várias vezes em nossa história, principalmente nos momentos em que a democracia estava mais fragilizada.

A instituição protagonizou importantes momentos da vida nacional. Em seu discurso em homenagem ao Senado, o presidente da instituição lembrou: "Quando se fala da Lei Áurea, da libertação dos escravos, foi no Senado que ela teve a sua solução final. À uma hora da tarde do dia 13 de maio de 1888, ela foi votada. Já às três horas a Princesa Isabel assinava a lei aqui votada. Aqui dentro do Senado discutimos sobre os erros e os acertos das questões platinas, da Guerra do Paraguai (...)".

Muitos pesquisadores tem questionado a real necessidade da existência do Senado no Brasil. Na realidade, esta histórica Casa legislativa precisa realmente redefinir seu papel, passando a não mais funcionar como "Câmara alta", mas sim como "Casa revisora" e "balança" da federação. Assim, certamente, poderá contribuir ainda mais para a democracia brasileira.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Obra: Nova Ponte da Rua Joaquim Murtinho

Esta semana, a Prefeitura Municipal de Itaguara, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Obras) iniciou uma importante obra pública: a construção da nova ponte da rua Joaquim Murtinho, uma das principais entradas da cidade. 

Antiga ponte tinha estrutura precária
A ponte teve problemas estruturais sérios, como pode ser observado na foto ao lado,  e como era muito antiga, a Prefeitura decidiu construir uma ponte moderna. "A ponte era velha, sem estrutura básica e, após ouvir o setor de engenharia, decidimos construir uma ponte nova, ampla e com estrutura melhor", explicou o vice-prefeito e secretário Silvério Lara.


O prefeito Diego ressaltou que esse é um antigo pedido da comunidade. "Todos reclamam dessa ponte há anos. Já era de nossa vontade construir uma nova e o momento foi propício", disse o prefeito.

A nova ponte está sendo construída com recursos próprios e está prevista sua conclusão em 90 dias.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Escola Municipal Padre Geraldo Recebe Nova Pintura

A Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa está com pintura "novinha em folha". De acordo com funcionários e professores, há muitos anos o prédio escolar precisava dessa pintura. Esta é a maior escola de Itaguara e conta com quase 800 alunos em dois turnos de funcionamento.

"Temos tido especial atenção com a reforma e pintura dos prédios públicos. Essa deveria ser uma preocupação constante da Administração Pública, espero que seja a partir deste mandato", salientou o prefeito Alisson Diego.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Recuperação Asfáltica

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Obras) está realizando, desde a última semana, a segunda operação tapa-buracos neste ano. Desta vez, a operação recuperou as principais vias da cidade (destaque para as Avenidas Dr. Jacy de Morais Lima e Eliziário Ramos, e as ruas Major Antônio Luiz de Oliveira Vilela e Padre Gregório do Couto), além do acesso da ponte da Via Expressa à Rua Antônio Pacheco (foto acima).