quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ribeirão Conquista: Contenções

Os trechos mais complexos do Ribeirão Conquista estão recebendo contenções "em gabião". A obra está sendo realizada pela própria prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Para o supervisor de obras, Renaldo Moura, este é um trabalho importantíssimo. "Estas contenções estão sendo muito bem feitas e são fundamentais até mesmo para protegermos as nossas pontes. É bom dizer que esta é a primeira vez que a prefeitura realiza este tipo de obra", disse.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Prefeito Recebe Jovem Vereador Mineiro


O prefeito Alisson Diego recebeu na manhã desta terça-feira a visita do jovem vereador Luiz Fernando (PR), de São Tiago-MG, município de 10 mil habitantes a 100 km de Itaguara. O vereador conheceu os trabalhos do prefeito Alisson Diego pela Internet e quis conhecer de perto a realidade de Itaguara e os trabalhos desenvolvidos no município.

O vereador são-tiaguense visitou obras públicas, como o Museu Sagarana e a Unidade Básica de Saúde da Região Central, caminhou pela cidade e conversou por algumas horas com o prefeito Diego.

Luiz Fernando, 24 anos, está em seu primeiro mandato, é presidente do PR-Jovem em Minas Gerais e atua, principalmente, na defesa dos estudantes e da juventude. "Estou muito feliz em conhecer Itaguara e fiquei surpreso positivamente com o que vi aqui. A cidade e a administração atual estão de parabéns", registrou o jovem edil.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Auxílio-Transporte Para Estudantes Universitários

A Prefeitura de Itaguara lançará, nos próximos dias, um "edital licitatório de credenciamento" para auxiliar no transporte dos estudantes universitários itaguarenses. Os universitários que estudam nas cidades vizinhas de Cláudio e de Itaúna receberão um auxílio de cerca de 40% do custo do transporte.

O "auxílio-transporte" é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itaguara e a Câmara Municipal dos Vereadores, que devolverá recursos do duodécimo para a Prefeitura custear parte do auxílio.

Uma Comissão de Credenciamento foi nomeada, através de Portaria, para analisar a documentação e expedir os Certificados de Credenciamento aos alunos.

Os alunos interessados poderão obter o credenciamento visando o auxílio financeiro para custeio do transporte devendo apresentar na Secretaria Municipal de Administração, situada na sede da Prefeitura Municipal, até o dia 11 de fevereiro no horário de 11h00 às 16h00, a seguinte documentação:

1) Carteira de Identidade;
2) CPF;
3) Comprovante de endereço;
4) Comprovante de matrícula;
5) Calendário escolar contendo período de aulas e férias;
6) Contrato celebrado entre o estudante e o prestador do serviço de transporte;
7) Declaração de dados bancários do prestador de serviços.

Cerca de 150 estudantes deverão ser beneficiados com a medida. Na foto acima, prefeito Alisson Diego, vereador Alberto e os estudantes Daiane, Laísa, Larissa, Jéssica e Eduardo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Juventude Brasileira Acredita num Futuro Promissor

Abaixo matéria da BBC Brasil sobre pesquisa do instituto francês Fundapol, divulgada ontem (com alterações):

O instituto francês "Fundapol" divulgou, na noite de ontem, uma pesquisa denominada “2011 - A Juventude do Mundo” que revelou que a juventude brasileira é a segunda mais otimista em relação ao seu futuro pessoal e a terceira do planeta a considerar que as perspectivas de seu país são promissoras.

A pesquisa foi realizada em 25 países nos cinco continentes com cerca de 38 mil jovens.

Segundo o estudo, 87% dos jovens brasileiros consideram que seu futuro será promissor, atrás apenas dos indianos (90%).

Em relação ao futuro de seus países, o otimismo dos jovens do Brasil fica em terceiro lugar: 72% acreditam que ele também será promissor. Na Índia, o índice foi de 83% e, na China, de 82%. Contudo, apenas 17% dos jovens gregos, 23% dos mexicanos, 25% dos alemães e 37% dos americanos consideram que o futuro de seus países será promissor.

A juventude da Índia, da China e do Brasil também é a que mais vê a globalização como uma oportunidade e não como uma ameaça. Os números são, respectivamente, 91%, 87% e 81%.

“De uma maneira geral, se considerarmos outros itens da pesquisa, podemos considerar que a juventude brasileira é de longe a campeã de otimismo”, disse à BBC Brasil Dominique Reynié, coordenador-geral do estudo e diretor do centro de estudos francês Fondapol.

A pesquisa descobriu ainda que 39% dos jovens brasileiros dizem não estar dispostos a pagar pelas aposentadorias das gerações anteriores, somente 27% dizem confiar no Congresso e 62% preferem uma sociedade com distribuição de riquezas a uma sociedade que recompensa o esforço individual – índice próximo aos dos países escandinavos ou da França e bem acima dos outros grandes países emergentes.

Poluição

O vasto estudo, que totaliza mais de 26 mil páginas, abordou 224 temas variados, que vão desde questões econômicas, como emprego e aposentadoria, à confiança nas instituições políticas ou na polícia, além de assuntos ligados à religião, família, sexo, ecologia e internet, entre outros.

Alguns elementos dessa ampla pesquisa, que ainda está sendo compilada em um livro de cerca de 500 páginas, foram divulgados em um evento na noite de terça-feira em Paris.

Segundo a pesquisa, os jovens chineses são os mais preocupados com a poluição (51%). Em uma questão sobre as três maiores ameaças para a sociedade, a poluição, para os chineses, representa um problema maior do que a fome ou a pobreza (43%).

Já no Brasil, 61% afirmam que temem mais a fome ou a pobreza do que a poluição (45%), como na maioria dos países que integram o estudo.

A juventude brasileira é a quarta que se diz mais disposta a dedicar tempo à religião (58%), atrás do Marrocos (90%), da África do Sul (72%) e da Turquia (64%) e à frente de Israel (52%). Já na França e na Espanha, esse índice é de apenas 15%.

Mais de um terço dos jovens brasileiros acha que as relações sexuais só devem ser permitidas no casamento, segundo a pesquisa. A média da União Europeia é de 20%.

Em relação às prioridades para os próximos 15 anos (o questionário permitia escolher três em uma lista de dez), 60% dos jovens indianos afirmam que querem ganhar muito dinheiro.

Mas apenas 24% responderam que ter filhos é um dos projetos importantes nesse período.

No Brasil, ganhar muito dinheiro também é uma prioridade para 47% dos jovens (média semelhante à da União Europeia).

E 39% afirmam que ter filhos é um dos três projetos prioritários nos próximos 15 anos, diz o estudo.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Curso Normal Começa em Fevereiro

Começam em fevereiro as aulas do curso técnico normal (antigo magistério) em Itaguara. Serão 4 turmas (150 alunos atendidos), o curso terá a duração de um ano e meio e funcionará na Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado.

Após muitos anos sem o curso normal, esta é uma oportunidade importante para quem tem apenas ensino médio e quer continuar os estudos.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Educação batalhou para que Itaguara fosse beneficiada com o curso, o que foi concretizado no final de 2010 com a comunicação oficial feita pela Superintendência Estadual de Ensino Médio e Superintendência Regional de Educação. Para maiores informações: Secretaria Municipal de Educação - tel: 3384 2665.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dom Miguel: 25 anos de ordenação sacerdotal

O bispo da diocese de Oliveira, o itaguarense Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro (foto ao lado), completou nesta semana 25 anos de ordenação sacerdotal e 10 anos de ordenação episcopal. Nossa homenagem ao nosso pastor diocesano e ilustre itaguarense e sinceros desejos de uma caminhada cada vez mais exitosa e iluminada.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Canteiros e Jardins de Cara Nova

Os canteiros e jardins da Praça da Matriz (acesso à Rua Pedro Rosa das Chagas - foto acima), e do bairro dos Dias estão ganhando novo formato. A obra de reforma e revitalização de canteiros e jardins deverá terminar em fevereiro e consiste na supressão das antigas plantas, implantação de sistema de iluminação e plantio de novas espécies de plantas.

As antigas espécies foram retiradas porque não possuíam porte adequadas e não seguiam padrão paisagístico, outras foram apenas realojadas, com a finalidade de manter harmonia entre os canteiros. As espécies suprimidas foram reaproveitadas em áreas verdes da cidade.

A implantação do sistema de iluminação artificial está trazendo nova visão noturna dos espaços. Os holofotes estão posicionados de forma a ressaltar a beleza da nova vegetação proposta e existente (como as palmeiras imperiais e as quaresmeiras). O sistema fica embutido e conta com acionamento automático.

Também estão sendo realizadas intervenções paisagísticas e arquitetônicas como construção de rampas e passagens para pedestres. Ao todo serão 26 rampas de acesso e 13 passagens de pedestres, no Bairro dos Dias e na Praça da Matriz.

Quando finalizada, a reforma trará ao município maior eficiência na iluminação pública, além de beleza e bem estar. As informações do projeto são da arquiteta Ana Cecília Sorrenti Bahia.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Novo Ônibus

Os alunos da Casa de Dona Dorica foram os primeiros a "estrear" o novo ônibus escolar da Prefeitura de Itaguara (foto acima). Dona Maria Luiza da Silveira, presidente da Casa, disse que a emoção dos alunos foi grande.

A Prefeitura recebeu dois novos ônibus escolares que custaram cerca de 400 mil reais (recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com contrapartida da Prefeitura). A Prefeitura informou ainda que há a expectativa de que mais um ônibus escolar possa chegar em 2011.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ribeirão Conquista: Obras de Contenção

As obras de contenção da faixa marginal do Ribeirão Conquista estão adiantadas. A faixa ao lado do posto Itacema (foto) está em segurança, garante a Secretaria de Infraestrutura. Segundo o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito Silvério Lara, as obras objetivam evitar danos provocados pelas enchentes e erosões. "O objetivo agora é atacar outros pontos complicados ao longo do Ribeirão", disse Silvério.

A Secretaria ainda informou que em 2010 Itaguara pode comemorar um fato inédito: A cidade passou o ano sem enchentes. "Alguns podem achar que foi coincidência ou um mero acaso do destino, mas sabemos que nossa cidade não teve enchentes pelas ações preventivas que tomamos, dentre elas o desassoreamento feito em 2009", disse o prefeito Diego.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

2011 Começa Com Festa e Corrida em Itaguara

O ano começou com festa em Itaguara. As comemorações de fim de ano contaram com as apresentações da banda Galaxy, no dia 31 de dezembro e, no primeiro dia de 2011, com a dupla sertaneja Lu e Tchelo e a banda de rock Valvor, além da tradicional Corrida Rústica de Itaguara, que este ano completou a sua 17ª edição. Leia abaixo, release elaborado pela Diretoria de Atletismo do Cruzeiro Esporte Clube sobre a 17ª Corrida Rústica de Itaguara:

"A equipe do Cruzeiro Esporte Clube começou bem o ano de 2011 vencendo a Primeira Corrida realizada no Brasil, a 17ª Corrida Rústica de Itaguara, que aconteceu no dia 01º de janeiro às 16 horas. A prova teve seu percurso tradicional de 6,8 Km com muitas subidas, principalmente a subida da Rua Piracema, muito íngreme. Foi justamente ali que o atleta vencedor, João Gari, deixou o principal adversário para trás e chegou em primeiro lugar. A prova teve sua largada em frente ao Ginásio de Esportes de Itaguara e chegada ao lado da Igreja Matriz da cidade. A classificação ficou assim:

Campeão: João Marcos Fonseca (João Gari do Cruzeiro Esporte Clube) com 19min.21Segundos. 2º lugar: Antônio Ferreira da Silva (Itaúna) com 19min.58Segundos; 3º lugar: Célio Rodrigues da Silva (Cruzeiro E.C.) com 20min.34Segundos.

A corrida teve a promoção e organização da Prefeitura Municipal de Itaguara, através da Secretária de Esportes tendo a frente Cássio Murilo Oliveira.

Alexandre Luiz Minardi
Diretor Técnico de Atletismo do Cruzeiro Esporte Clube"