terça-feira, 26 de outubro de 2010

Resgatando o Bom e Velho Futebol Itaguarense


Uma parceria entre a Prefeitura de Itaguara, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude (SECELT) e o Conquistano Futebol Clube está possibilitando a volta do futebol itaguarense. Foram formados dois times com 44 atletas com idades entre 14 e 17 anos. Os times já receberam um convite para um torneio metropolitano, no qual representarão Itaguara, e estão se preparando para a competição.

O treinador da equipe é o 'Bré', ex-jogador amador e boleiro conhecido da torcida itaguarense e foi escolhido a dedo, segundo o professor Cassinho, gestor da SECELT . De acordo com ele, o objetivo do projeto é possibilitar o renascimento do futebol itaguarense. "Sempre se dizia que o futebol de Itaguara estava acabado, mas era preciso alguma ação para tentar reerguê-lo", disse o professor.

"Itaguara tem bons campos, um clube de futebol quase centenário, é a terra do lendário "Zé das Camisas", (treinador do Reinaldo Lima), enfim, sempre tivemos um futebol reconhecido regionalmente e é preciso resgatá-lo, afinal de contas esporte significa vida saudável, além, é claro, de ser uma importante característica histórica de nossa cidade", disse o prefeito Diego.

A SECELT informou que a parceria iniciou-se com o Conquistano, mas que poderá estender a todos os clubes itaguarenses, dependendo do interesse dos mesmos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projeto Xerimbabo


No dia 7 de outubro, um grupo de professores de Itaguara visitou a exposição da Usiminas em Itatiaiuçu, por ocasião de um Seminário Para Educadores organizado pela empresa. Foram realizadas diversas oficinas, incentivando-os a participar do "diálogo global" sobre a importância da biodiversidade e preservação ambiental.
.
O projeto "Xerimbabo" desenvolvido pela Usiminas tem como objetivo maior a promoção de iniciativas para evidenciar a importância da biodiversidade e conscientizar a sociedade sobre a sua relevância para a nossa qualidade de vida. Aconteceram seminários para educadores, concursos, exposição de educação ambiental, distribuição de material didático
.
.
Os alunos da Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa visitaram a exposição e puderam ampliar seus conhecimentos práticos sobre os ecosistemas. Na ocasião, foi plantada muda de árvore (goiabeira) com a participação dos alunos para simbolizar a importância da consciência ambiental. (foto)
.
Para a professora Marlete Ivone de Lima, "o projeto é uma oportunidade única de interação das crianças com o meio ambiente, saindo da teoria da sala de aula e indo para a prática".
.
Texto: Secretaria Municipal de Educação.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SAAE Itaguara Assume Novas Atribuições Visando à Qualidade


A lei municipal nº 1360, sancionada pelo prefeito municipal Alisson Diego Batista Moraes em 27 de setembro de 2010, atribui ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaguara uma série de novas atribuições, dentre elas, a coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares, comerciais e públicos.

"Estamos diante de grandes desafios como, por exemplo, a construção do aterro sanitário, a Estação de Tratamento de Esgoto, a coleta seletiva, drenagens pluviais, enfim. O importante é que a partir de agora, SAAE e Prefeitura estão juntos para resolver essas questões", disse o prefeito Alisson Diego.

O prefeito e o diretor do SAAE tem se reunido sistematicamente todas as semanas após a aprovação da lei 1360 para programar as ações e discutir os projetos (estão em andamento o projeto da ETE, da expansão da ETA - estação de tratamento de água, construção do aterro e revitalização do Ribeirão Conquista). As mudanças e as atribuições estão sendo gradativamente incorporadas ao SAAE. A coleta de lixo foi a primeira atribuição assumida pela autarquia.

Segundo o diretor do SAAE, o engenheiro Aluísio Marri, as novas atribuições visam à adequação da autarquia às novas diretrizes da política nacional de saneamento básico. "Não é possível cuidar de água e esgoto sem se pensar em lixo, limpeza urbana, etc. É necessário que se tenha uma visão ampla e integrada sobre saneamento.
Quero deixar claro que a qualidade da prestação de serviços é o maior objetivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaguara", explica Marri (foto acima).

De acordo com a lei municipal 1.360 as atribuições do SAAE passam a ser as seguintes:

I - estudar, projetar e executar, diretamente ou mediante contrato com especialistas e organizações especializadas em saneamento básico de direito público ou privado, as obras relativas à construção, ampliação, manutenção ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água potável e esgotos sanitários, bem como do sistema de coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos domiciliares, comerciais, públicos, de limpeza urbana e hospitalares e do sistema de drenagem e manejo das águas pluviais e fluviais urbanas do Município;

II - administrar, operar, manter, conservar e explorar diretamente os serviços de água potável e esgotamento sanitário, os de coleta, tratamento e disposição final de resíduos sólidos e os de drenagem e manejo das águas pluviais e fluviais urbanas do Município;

III - lançar, fiscalizar e arrecadar as taxas e tarifas dos serviços de água e esgotos e as taxas de contribuição que incidirem sobre os terrenos beneficiados com tais serviços;

IV - promover atividades de preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas e de combate à poluição dos cursos d’água do Município;

V - atuar como órgão coordenador e fiscalizador da execução de estudos, projetos e obras relativas às suas áreas de atuação;

VI - exercer quaisquer outras atividades relacionadas com o saneamento urbano e rural do Município.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Reforma de Canteiros


A Prefeitura de Itaguara está realizando uma importante obra de reforma e revitalização de diversos canteiros e "praças" de Itaguara. A obra está sendo realizada com recursos da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado.

Além de deixar a cidade mais bonita, as obras visam à melhoria de acessibilidade de pedestres e a valorização da Praça da Matriz, do centro da cidade e do bairro dos Dias.

"Canteiros esquecidos há muito tempo agora estão recebendo a devida atenção do Poder Público. Esta obra de revitalização e reforma valoriza a nossa cidade", disse o prefeito Alisson Diego.

Acima foto, das obras nos canteiros da Praça da Matriz e Rua Major Teotônio.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Saúde: Tratamento Fora do Domicílio


A Secretaria Municipal de Saúde vem ampliando e facilitando o atendimento aos usuários do SUS, através do TFD (tratamento fora de domicílio). Hoje, além das consultas especializadas, agendadas pela central de marcação do SUS, temos como municípios prestadores Itaúna e Betim, nas especialidades de Nefrologia, Urologia, Ortopedia, Dermatologia, Neurologia e angiologia.

O município de Betim passou a ser prestador de serviços do SUS para a prefeitura de Itaguara através do CISMEP (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba). O CISMEP já é um consórcio conhecido por sua presteza e responsabilidade no atendimento ao usuário, do qual Itaguara passou a fazer parte no ano passado e conta com as seguintes especialidades: Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Angiologia.

É disponibilizado o transporte totalmente gratuito para o paciente do Consórcio, após devido agendamento na Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura de Itaguara disponibiliza, além do ônibus, passagens para os pacientes que fazem tratamento em outras cidades, priorizando as consultas agendadas pelo SUS.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Saúde do Caminhoneiro


De olho na saúde do profissional caminhoneiro, desde 27 de junho deste ano a Secretaria Municipal de Saúde promove a campanha "Saúde do Caminhoneiro". A primeira etapa foi concluída no dia 18 de setembro.

Profissionais da saúde e estagiários percorreram todos os postos de gasolina da cidade, onde foram oferecidos agendamento de consultas (conforme a necessidade de cada caminhoneiro), vacinação, aferição de pressão arterial, mensuração da glicose, distribuição de preservativos e outras atividades.

"Itaguara, como todos sabemos, é uma cidade com um grande número de caminhonheiros e ter programas específicos para eles, sobretudo de saúde preventiva, é muito importante", explica a secretária de saúde Karla Perdigão.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia das Crianças em Itaguara


O dia das crianças foi comemorado com brincadeiras, jogos, teatro e dança. A Praça da Matriz foi transformada numa verdadeira Praça da Alegria. Centenas de crianças particparam das atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura. Parabéns a todos os organizadores do "Dia da Criança" em especial aos funcionários do Programa Municipal de Esportes e Cultura e, é claro, às crianças itaguarenses.

Em homenagem às crianças, um trecho poético de Pessoa:

"Liberdade

(...) O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca (...) "

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Um poema de Murilo

Muito tempo sem nenhum poema por aqui... Os meus próprios poemas não sei quando voltam (a inspiração anda me traindo ou me ignorando), mas isso não impede que eu coloque aqui poemas de mestres de nossa literatura. Compartilho então um poema de Murilo Mendes:

O Homem, a luta e a eternidade*

"Adivinho nos planos da consciência
dois arcanjos lutando com esferas e pensamentos
mundo de planetas em fogo
vertigem
desequilíbrio de forças,
matéria em convulsão ardendo pra se definir.
Ó alma que não conhece todas as suas possibilidades,
o mundo ainda é pequeno pra te encher.
Abala as colunas da realidade,
desperta os ritmos que estão dormindo.
À Guerra! Olha os arcanjos se esfacelando!

Um dia a morte devolverá meu corpo,
minha cabeça devolverá meus pensamentos ruins
meus olhos verão a luz da perfeição
e não haverá mais tempo."

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O Futuro de Itaguara é Uma Escolha Sua


O Orçamento Participativo de Itaguara está sendo implementado pela Prefeitura e termina nesta semana a entrega das propostas/sugestões de obras. Saiba mais sobre este importante instrumento democrático que confere ao povo a decisão do futuro de nossa cidade.

O OP

O Orçamento Participativo (OP) é uma prática de administração que tem por princípio a consulta popular para o levantamento de proposições e a eleição de empreendimentos e ações que serão executados pelo poder público municipal.

Através do OP as pessoas terão a oportunidade de transformar suas percepções sobre os problemas do cotidiano em propostas concretas de melhoria. Amplia-se sua participação na administração por meio do aumento de seu poder de escolher sobre a aplicação dos recursos públicos.

O OP de Itaguara está dividido em 2 modalidades: urbano e rural. Os itaguarenses escolherão as obras nas comunidades rurais e na cidade, independente de onde morem.

ETAPAS

1 - Preenchimento da ficha de inscrição (encontrada na prefeitura secretarias e em outros pontos) e apresentação de propostas. Deverão ser entregues até dia 08 de outubro na prefeitura.

2 - Realização dos Fóruns Municipais, urbano e rural, nos dias 3 e 10 de novembro respectivamente. Toda a cidade é convidada a ouvir as defesas das propostas feitas pelos representantes de cada uma delas. Nesta ocasião também serão eleitos os delegados.

3 - Os delegados terão a oportunidade de conhecer melhor realidade dos locais que concorrem para receber as intervenções propostas.

4 - Os representantes da comunidade decidirão quais propostas vão compor a lista final de votação. Isso acontecerá de 11 a 17 de novembro.

5 - A votação final acontecerá de 14 a 17 de dezembro, quando os cidadãos escolherão uma proposta para a cidade e outra para a zona rural. As propostas mais votadas em cada uma das vertentes serão realizadas pela prefeitura em 2011.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Iluminação Pública

Iniciou nesta semana uma série de importantes obras de iluminação pública em vários bairros de Itaguara.

Essas obras melhorarão substancialmente a iluminação de diversas ruas da cidade, em vários bairros. Os valores dos investimentos superam os R$ 50 mil reais e consistem em expansão da rede (colocação de novos postes e lâmpadas) e substituição de lâmpadas antigas por novas (lâmpadas de vapor de mercúrio por vapor de sódio, mais modernas e com maior luminosidade).

As obras iniciaram-se nesta semana e estão beneficiando as seguintes ruas:

- Rua Pedro Rosa das Chagas
- Rua Antônio Pereira de Resende
- Travessa dos Nogueiras
- Rua Vista Alegre
- Avenida Nossa Senhora das Dores
- Rua Cláudio
- Rua Luís Alves da Silva
- Rua Bela Vista
- Rua Teodoro Vilela
- Rua Guarino Brugnara
- Rua José Clélio Viégas
- Rua dos Passos
- Rua Tenente Cassiano
- Rua Francisco Hilário
- Alameda do Moinho

As obras de expansão e substituição da rede elétrica estão sendo custeadas pela "taxa de iluminação pública", paga pelos contribuintes, informou a Prefeitura.

"Além de melhorar a infraestrutura da cidade, a expansão e modernização da iluminação pública melhora a qualidade de vida da população, na medida em que garante mais segurança, conforto e comodidade aos moradores", disse o prefeito municipal Alisson Diego.