sábado, 31 de julho de 2010

Diego Recebe Homenagem em Santa Catarina


O prefeito itaguarense Alisson Diego Batista Moraes recebeu, na tarde deste sábado, uma importante homenagem, na cidade catarinense de Balneário Camboriú. A homenagem (Hall da Fama) foi feita pelo Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, durante o 17º Congresso Nacional da Ordem. Além de Diego, outro demolay também recebeu a honraria: trata-se do médico Giuseppe Cesare Gatto, coordenador nacional de transplantes do Ministério da Saúde. Antes deles, apenas um demolay havia recebido esta condecoração: José Carlos da Costa Araújo, ex-goleiro do Flamengo e da seleção brasileira olímpica em Seul.
.
A Ordem Demolay é uma instituição juvenil, filosófica, ecumênica e filantrópica, fundada nos Estados Unidos há quase um século, que objetiva preparar os jovens para a "maioridade", ajudando na formação de caráter e preparando-os para a vida comunitária. Para tanto, baseia-se em sete virtudes, chamadas "cardeais": Amor filial; Reverência pelas Coisas Sagradas; Cortesia; Companheirismo; Fidelidade; Pureza e Patriotismo. Já iniciou, desde a sua origem, 2,5 milhões de jovens, em todo o mundo.
.
Diego iniciou na Ordem DeMolay em 2001 e, segundo ele, a ordem auxiliou muito na sua formação. A homenagem foi feita como reconhecimento de Diego como prefeito e por honrar os preceitos da Ordem na vida pública. "Estou muito feliz com esta homenagem. A Ordem representa muito pra mim, aprendi muito e levo os ensinamentos demolays por toda a minha vida", ressaltou o prefeito itaguarense.
.
Na foto acima, Alisson Diego recebe a homenagem das mãos de Alberto Mansur, 87 anos, fundador da Ordem Demolay no Brasil, há quase três décadas.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Chega ao Fim Mais Um Torneio de Futsal


Terminou nesta sexta-feira mais um tradicional Torneio Regional de Futsal. Este é o 32º ano que o torneio acontece em Itaguara, sempre nos meses de julho. Até 2009, a competição foi realizada pelo Conquistano Futebol Clube, já este ano, a Prefeitura de Itaguara, através da Secretaria de Esportes, assumiu a organização do campeonato, que contou com a participação de 8 equipes, divididas em 2 chaves.

A equipe vencedora foi mais uma vez a "Pelada Quarta e Sexta", após derrotar o jovem time do "Makein". A terceira colocação ficou com a equipe do Futnay.

Acima, foto da equipe campeã.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Itaguara: Referência Cultural em Minas Gerais


Com a publicação do novo ranking mineiro de ICMS Cultural, na semana passada, Itaguara deu um salto considerável e passará a integrar, a partir de 2011, o seleto grupo de 20% dos municípios mais culturais de Minas Gerais.

O ICMS Cultural é um meio de aferir o acervo cultural dos municípios, desenvolver políticas para a preservação do patrimônio cultural e ao mesmo tempo gerar repasses de verbas.

A pontuação de Itaguara até 2008 era de 5 pontos e passou para 12,20 pontos este ano graças ao trabalho feito pela Secretaria de Cultura, através de decisões acertadas do gestor, Professor Cássio Oliveira e a eficiente consultoria cultural contratada.

Itaguara está agora à frente de tradicionais municípios do estado como Alfenas, Barbacena, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Itajubá, Viçosa e Uberaba. Dentre os 853 municípios de Minas, Itaguara está na 140ª posição.

"Mais que dobramos a nossa pontuação e isso é um feito extraordinário. Itaguara atualmente investe de verdade na cultura e a prova disso é a construção do Museu Sagarana, mais um feito inédito desta gestão", afirma o professor Cassinho, gestor cultural da Prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a pontuação de Itaguara mais que dobrou devido ao tombamento do conjunto paisagístico do Engenho Velho (foto acima), do tombamento das guardas de congado do município e do relatório muito bem fundamentado enviado ao IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico).

Para o prefeito Alisson Diego, esta é uma conquista de Itaguara. "A cultura é um dos pontos fortes de nossa cidade e quando assumimos a prefeitura decidimos colocar a cultura itaguarense em seu local de destaque. Essa pontuação reflete, portanto, o trabalho que temos realizado", ressaltou Diego.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um Sonho Pode Se Tornar Realidade


Ter o esgoto tratado é um antigo sonho dos itaguarenses. Além do respeito ao meio ambiente, o tratamento de esgoto representa mais qualidade de vida para a população. Desde o início do mandato, o prefeito Alisson Diego disse que o tratamento do esgoto, assim como o do lixo seriam prioridades da gestão, mas ressaltou as dificuldades de se conseguir resolver esses problemas. "Não depende apenas de nossa vontade. São projetos onerosos e precisamos de recursos dos governos do estado e da união", disse o prefeito, no ano passado.
.
As dificuldades, entretanto, serviram de motivação. O projeto para o lixo já está praticamente pronto e deverá se iniciar a construção do aterro provavelmente no início do próximo ano. Quanto ao tratamento de esgoto, a Prefeitura de Itaguara e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaguara) discutiram o projeto existente para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto/Efluentes), readequaram-no e, em maio deste ano, cadastram-no como prioridade de Itaguara no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal).
.
Na semana passada, a Prefeitura de Itaguara recebeu o comunicado de que o projeto havia sido pré-selecionado pelo Governo Federal e convidou o prefeito e a equipe técnica do município para discutir o projeto em Brasília.
.
Esta reunião aconteceu ontem, na capital federal e Itaguara esteve representada pelo prefeito Alisson Diego, o diretor do SAAE, Aluísio Marri, o engenheiro responsável pelo projeto, Carlos Mauro e o coordenador de Meio Ambiente, Anésio Borém
.
O projeto itaguarense, que está orçado em 2,5 milhões de reais foi considerado "ótimo" pelos técnicos do Governo Federal. "É um dos melhores projetos que recebemos aqui e a equipe técnica demonstrou competência", disse um dos técnicos do Governo.
.
O resultado final sairá nos próximos meses (provavelmente depois das eleições), mas, segundo o prefeito Diego, as perspectivas são as melhores possíveis. "Por tudo o que nos disseram na reunião, pelos elogios à equipe e ao projeto, tenho muito confiança de que Itaguara será contemplada com recursos do PAC 2 para a nossa tão sonhada ETE", disse o prefeito. Se isso acontecer, será o maior investimento ambiental da história do município.
.
Na foto acima, Diego e Aluísio discutem o projeto da ETE em Brasília, na tarde de ontem, 27/07.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Projeto Trem de Histórias


A Arte de Contar Histórias

Muita animação e encantamento marcaram a participação dos educadores municipais no curso de contadores de histórias (Projeto Trem de Histórias), promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o SESC.

O curso, realizado na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa nesta semana, contou com a presença de aproximadamente 65 pessoas entre professoras, especialistas, e funcionários da Apae e Casa de Dona Dorica e do Projeto Minas Olímpica.

"Nossos educadores foram privilegiados com esta oportunidade ímpar de crescimento, tendo em vista que o curso oportunizou a descoberta do potencial criativo de cada um e os fez viajar no mundo da fantasia e encantamento dos contos de fadas", disse a secretária Vânia Rita de Oliveira.

Acima, foto de professoras durante o curso.

Texto: Secretaria Municipal de Educação.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Prefeitura Expande e Moderniza Iluminação Pública


A Prefeitura de Itaguara contratou importantes obras junto à CEMIG, que melhorarão substancialmente a iluminação de diversas ruas da cidade, em vários bairros. Os valores dos investimentos superam os R$ 50 mil reais e consistem em expansão da rede (colocação de novos postes e lâmpadas) e substituição de lâmpadas antigas por novas (lâmpadas de vapor de sódio por vapor de mercúrio, mais modernas e com maior luminosidade).

As obras deverão se iniciar em agosto e beneficiarão as seguintes ruas:

- Rua Pedro Rosa das Chagas (foto acima)
- Rua Antônio Pereira de Resende
- Travessa dos Nogueiras
- Rua Vista Alegre
- Avenida Nossa Senhora das Dores
- Rua Cláudio
- Rua Luís Alves da Silva
- Rua Bela Vista
- Rua Teodoro Vilela
- Rua Guarino Brugnara
- Rua José Clélio Viégas
- Rua dos Passos
- Rua Tenente Cassiano
- Rua Francisco Hilário
- Alameda do Moinho

As obras de expansão e substituição da rede elétrica são custeadas pela "taxa de iluminação pública", paga pelos contribuintes, informou a Prefeitura.

"Além de melhorar a infraestrutura da cidade, a expansão e modernização da iluminação pública melhora a qualidade de vida da população, na medida em que garante mais segurança, conforto e comodidade aos moradores", disse o prefeito muncipal Alisson Diego.

domingo, 25 de julho de 2010

Festival de Inverno e Gastronomia 2010: Sucesso!


O Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara foi um grande sucesso por vários motivos: maçico público presente, atrações musicais e culturais de qualidade, inovação gastronômica e grande estrutura física montada.

A gastronomia trouxe um sabor diferenciado ao Festival e quem ganhou com a competição saudável entre as tendas gastronômicas das entidades filantrópicas foi o público, que pôde saborear ótimos pratos, quitutes e doces.

Nos cinco dias de festividades, estima-se que a cidade tenha recebido mais de 7 mil vistantes. Os dias mais cheios foram sexta e sábado, com os shows de U2 cover de SP e Wilson Sideral. A praça ficou lotada (foto acima).

Torneio de Master


A Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer,Turismo e Juventude organizou o primeiro Torneio de Futebol, categoria master. A competição contou com vários times de Itaguara e de cidades da rgião.
A grande final aconteceu neste domingo e a equipe campeã foi de Piracema. Acima, o prefeito Diego e o vice-prefeito Silvério entregam troféus para os vitoriosos.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Humor e Sertanejo Marcam 2º Dia do Festival de Inverno e Gastronomia


O humorista Kaquinho Big-Dog e a dupla sertaneja Willian e Roger foram as atrações no Palco Maior do Festival de Inverno e Gastronomia, ontem. Com a interpretação das canções de maior sucesso do momento, a dupla sertaneja animou os itaguarense e visitantes.

Já no palco acústico, o show ficou por conta da música de Júlia Castro e do Grupo de Seresta Amigos da Lua, com canções populares e conhecidas pelo público.

Ontem também aconteceu também o workshop de gastronomia com o chef Wender Carvalho, com a temática "Café". Cerca de duas dezenas de pessoas participaram.

Na noite de hoje, irão se apresentar no Palco Principal, a partir das 22h: U2 cover de SP, o melhor cover de rock do Brasil, além da banda Claro Enigma, que já se apresentou no Festival do ano passado. No Palco Acústico, o show ficará por conta da banda itaguarense Valvor.

Acima, foto do público durante o show de Kaquinho Big-Dog.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Festival de Inverno: Início Surpreendente!


"Claro que superou as expectativas. Você não viu quanta gente está aqui?", assim o professor Cássio Oliveira, gestor cultural da Prefeitura, respondeu ontem à pergunta sobre o primeiro dia do Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara 2010.

Após as palavras iniciais do prefeito Alisson Diego, Ricardo Nazar abriu a noite com uma interpretação fidedigna das canções que marcaram época na voz de Chico Buarque. Depois dele, o pop rock deu o tom musical da noite com as bandas: BR 381 e Stamp. O público prestigiou as atrações inaugurais do Festival deste ano. Segundo estimativas da organização, cerca de mil pessoas estiveram na Praça da Matriz na noite de ontem.

Para o chef de cozinha e responsável pelo workshop de gastronomia, Wender Carvalho, o Festival também surpreendeu: "A organização e a estrutura do Festival me surpreenderam muito. Itaguara está de parabéns", disse o chef. Apenas no primeiro dia, cerca 40 pessoas participaram do workshop de culinária.

O Festival contou ainda com a presença ilustre do Deputado Federal e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Reginaldo Lopes, que também falou sobre o evento: "A Prefeitura está promovendo um grande Festival. Gostei muito, sobretudo da ideia da gastronomia. Estão todos de parabéns", disse o deputado.

Na foto acima, o deputado Reginaldo Lopes numa roda de conversa. Ao lado, o prefeito Diego e o vereador Tácio Barrela.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Festival de Inverno Começa Hoje


O Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara terá seu início hoje às 19h30, na Praça da Matriz. A grande novidade deste ano será o concurso gastronômico, que acontecerá entre as entidades filantrópicas itaguarenses. "Sempre tivemos a ideia de anexar a gastronomia ao Festival de Inverno. Ano passado, devido ao curto tempo de planejamento, não conseguimos, mas este ano alcançamos o objetivo. Espero que o público aprecie", conta o gestor da cultura itaguarense, professor Cassinho. Os pratos serão tradicionais da culinária mineira e o público e chefs de cozinha elegerão o melhor prato. Confira abaixo a programação de hoje à noite:

Palco Acústico

19:30 hs - Abertura do Concurso de Gastronomia e Apresentação dos Pratos.
20:00 hs - Voz e Violão com Ricardo Nazar

Palco Principal

22:00 hs - Banda BR 381
23:00 hs - Stamp

terça-feira, 20 de julho de 2010

Educação de Qualidade

No início deste mês, foram divulgados os novos números do IDEB, índice de avaliação anual do MEC (Ministério da Educação) que avalia a qualidade da educação básica brasileira e Itaguara superou todas as metas (incluindo-se aí as escolas estaduais e municipais). Na avaliação da 4ª série/5º ano, em 2007, o município ficou com a nota 5,7 (a meta do MEC naquele ano era 5,7), já em 2009, Itaguara ficou com a nota 6,2 (a meta do MEC era 6,0). Já quando se observa a 8ª série/9º ano, em 2007 a meta era 3,9 e Itaguara ficou com 4,3; em 2009 a cidade ficou com nota 4,4, superando a meta governamental de 4,1.

"Sempre tenho dito que Itaguara possui uma vocação educacional. Temos aqui bons professores, boas escolas e um ambiente favorável à boa educação. Isso não é conquista de um, dois anos, mas de décadas, é um orgulho municipal", ressalta o prefeito Alisson Diego.

Abaixo, um cidadão enviou uma mensagem de apoio e congratulações pelos resultados educacionais do município à secretária de Educação, Vânia Oliveira, que compartilhamos aqui:

"Sou de Itaguara e acompanho sempre o desenvolvimento do município. Parabéns prefeito e parabéns pelo desempenho da secretária de Educação, creio que uma maneira de desenvolvimento é investir na formação educacional da nova geração. Parabéns!" (Benjamim Moura).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Educação e Lazer


Marcando o encerramento do semestre letivo, foram realizadas na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa, atividades de lazer, evento artístico para alunos da rede municipal de ensino, incluindo os das escolas rurais.

Foram oferecidas oficinas de música, dança, fanfarra, desenho, brincadeiras diversificadas, filme, cama elástica, entre outras. A idéia das atividades de lazer, além de criar uma opção de diversão, ainda resgata as brincadeiras de rua e estimula as crianças em atividades que movimentam o corpo, desenvolvem habilidades e ajudam a conviver com os outros.

O evento contou com a participação dos monitores da Secretaria M. de Cultura (coordenação de esportes) além do envolvimento de todos os educadores das escolas municipais.

Itaguara Realiza Primeira Conferência da Juventude


A juventude itaguarense passa por uma nova fase na vida política do município, desde a eleição de um prefeito jovem em 2008. Um dos maiores objetivos da nova gestão que se iniciara em 2009 era incentivar a participação popular e, neste contexto, promover ações de emancipação política da juventude itaguarense. A criação do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve) pela lei 1303 de 14 de maio de 2009 foi, talvez, a primeira grande ação da nova administração na área da juventude e demonstrou a clara disposição de o Poder Público Municipal caminhar ao lado dos jovens.
.
Entretanto, faltava algo. Surgiu então a ideia de realizar a I Conferência Municipal da Juventude, que seria organizada pelo próprio Comjuve e com o objetivo de promover um debate franco sobre os caminhos que os jovens itaguarenses pensavam para a cidade.
.
Planejou-se muito e até que enfim a I Conferência Municipal da Juventude saiu do papel. Foi realizada neste sábado, 17/07, no anfiteatro da Escola Estadual Coronel Frazão e contou com a participação de mais de 100 jovens de todas as organizações socias e estudantis, além de convidados de outras cidades da região.
.
Para o presidente do Conselho Municipal da Juventude e principal idealizador da Conferência, Marcionílio Maia Júnior, o evento superou muito as expectativas. "Toda a juventude itaguarense esteve representada na Conferência e os jovens demonstraram muita consciência política. Aprovamos muitas propostas importantes para Itaguara e temos a certeza de que o Poder Público fará o possível para colocá-las em prática", afirma Júnior.
.
O prefeito municipal também entusiasmou-se com os resultados e com a mobilização dos jovens itaguarenses: "Assim como o presidente do Comjuve, também fiquei muito feliz com a Conferência. Foi um espaço legítimo para ouvir a nossa juventude e confesso que me surpreendi muito positivamente com o amadurecimento político dos participantes", falou com animação o prefeito Diego.
.
As propostas aprovadas na Conferência Municipal serão apresentadas numa "Carta de Intenções" ao prefeito Alisson Diego e aos vereadores itaguarenses em uma audiência pública.
.
Foto acima: jovens discutem as propostas na plenária final da Conferência.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Campo do Astro Receberá Novo Telamento


O Astro Futebol Clube é um dos mais importantes clubes de futebol amador do município. Seu campo, um dos melhores de Itaguara, está localizado na estrada da Bútua e é utilizado, regularmente, em partidas e campeonatos.
.
Para valorizar a equipe e, principalmente, incentivar a prática esportiva, a Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude liberou recursos para o telamento do campo de futebol do Astro. O telamento será feito ao redor de todo o campo, com altura uniforme de 5 metros. Esse era um antigo pedido da diretoria e atletas do Astro.
.
"Sabemos que o esporte em Itaguara, principalmente o futebol amador, tem tido problemas de uns anos para cá. Por exemplo: Há 10, 15 anos, o Torneio de Futsal de Julho tinha 2 divisões e cerca de 16 equipes. Hoje, temos uma divisão apenas e com 8 equipes. Isso sem falar nos campeonatos de futebol de campo - está cada vez mais difícil achar times para disputarem oa nossos campeonatos - esse é um retrato das dificuldades que o esporte tem passado em nossa cidade. Nossa função é fazer o possível para reverter este quadro e este telamento representa essa tentativa do poder público", explica o prefeito Diego.
.
Acima foto do campo do Astro, ainda com o telamento antigo.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mais Queda no FPM

O segundo semestre é sempre a mesma coisa: queda do Fundo Participação dos Municípios (FPM) e dificuldades orçamentárias para as cidades brasileiras, sobretudo as menores cidades, aquelas que, via de regra, dependem dessa transferência constitucional. Neste mês mais uma vez se repetem os prognóstios e o primeiro mês do segundo semestre já registra, parcialmente, uma queda de cerca de 30%, comparando-se ao mês anterior. Abaixo, veja matéria do portal ClickHoje, divulgada nesta semana.

"Municípios Registram em Julho Maior Queda do FPM no Ano

A primeira parcela do Fundo de Participação dos Municípios - FPM do mês de julho registrou uma queda de 28.21%, se comparada com o primeiro repasse de junho deste ano. A redução na arrecadação é atribuída ao início das restituições do Imposto de Renda. O FPM teve uma variação desde o início do ano. No mês de junho, a queda foi de 13,21% na receita total.

FPM - O Fundo de Participação dos Municípios é uma tranferência prevista na Constituição Federal e é distribuído a todos os municípios do país, de acordo com o número de habitantes de cada um. O Fundo é formado por 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e, no segundo semestre, sempre acontecem quedas, causadas, principalmente, pelas restituições do Imposto de Renda".

domingo, 11 de julho de 2010

Futsal 2010

Teve início na última sexta-feira, 09 de julho, o Campeonato Regional de Futsal, organizado este ano pela Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude

O campeonato acontece há décadas e sempre era organizado pelo Conquistano Futebol Clube. Este ano 8 equipes participam da competição, divididas em duas chaves. Os jogos serão realizados às segundas, quartas e sextas-feiras, no Ginásio Poliesportivo Municipal.

A premiação:

1° Lugar: R$400,00
2° Lugar: R$200,00
3° Lugar: R$100,00

As equipes vencedoras do campeonato serão contempladas também com troféus.

As equipes participantes são:

*Los Bengalas FC
*Força Jovem
*Rei Mesmo FC
*Pelada Quarta e Sexta
*Squadra
*Elídios FC
*Futnay
*Makein

Todos os jogos terão entrada franca.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Festival de Inverno 2010


O Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara 2010 tem uma programação variada, muitas surpresas e promete agradar ao público itaguarense e também aos visitantes. Abaixo, release do Festival:

O Festival de Inverno de Itaguara acontece há uma década e já entrou para o circuito dos Festivais de Inverno de Minas Gerais, atraindo, todos os anos, um público variado e de diversas regiões do estado.

Este ano, o tradicional Festival (21 a 25 de julho) terá, além das atrações musicais e culturais, a Gastronomia, retratando algumas peculiaridades da culinária mineira. Comidas típicas poderão ser saboreadas nas tendas gastronômicas, organizadas por entidades filantrópicas da cidade. Chama a atenção, um concurso gastronômico, no qual o público e chefs de cozinha escolherão o melhor prato do Festival.

Itaguara passa por um momento único em sua cultura, uma vez que se iniciou a construção do “Museu Sagarana”, que contará a história da passagem de Guimarães Rosa por nossas terras e a influencia da cidade na obra do escritor.

Para celebrar este momento singular de nossa cultura, o Festival de Inverno e Gastronomia de Itaguara ousa mais uma vez com atrações para todos os gostos. e estilos Apresentações artísticas, teatrais, musicais e gastronômicas são alguns dos ingredientes que a Prefeitura Municipal aposta para agradar o público e mostrar as belezas e a cultura de nossa cidade.

Quem visitar Itaguara durante o Festival de Inverno e Gastronomia poderá ainda conhecer algumas trilhas de Guimarães Rosa, pitorescos caminhos de Minas, cachoeiras e povoados itaguarenses. A Secretaria de Cultura organiza um circuito turístico e levará os visitantes gratuitamente a conhecerem as veredas itaguarenses.

Pará dos Vilelas Asfaltado


A comunidade de Pará dos Vilelas realizou um antigo sonho. A pavimentação asfáltica em torno da Praça Nossa Senhora da Conceição e na Rua Levi Silva, a principal via de acesso à comunidade, terminou nesta semana, e era uma constante reivindicação dos moradores.

O Pará dos Vilelas é a mais antiga comunidade rural itaguarense (a Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada no povoado, foi construída em 1773) e conta com a maior população fora da região urbana.

A pavimentação ficou em 120 mil reais e contou com recursos da Prefeitura de Itaguara e do Governo Estadual, através de emenda parlamentar individual do Deputado Estadual André Quintão.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Folia de Reis: A Força da Tradição




O Festival Regional de Folia de Reis já é tradição em Itaguara. O encontro já acontece há mais de uma década e a partir de 2009 passou a ter o apoio oficial do Poder Público. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apóia desde o ano passado o Festival que, este ano, reuniu mais de 500 participantes, em cerca de 40 grupos de Folia de Reis, de mais de 20 cidades da região.

O prefeito Alisson Diego e o gestor cultural professor Cassinho almoçaram com os foliões e assistiram às apresentações. "Um momento muito bonito e especial, de grande manifestação cultural, tradicionalíssima e genuinamente regional", assim o professor Cassinho definiu o 12º Festival Itaguarense de Folias de Reis, que aconteceu no domingo passado, dia 04/07, na Praça de Convivência.
Na foto acima, o público assiste, com olhos vidrados, à apresentação das folias.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Novos Ônibus Escolares


A Prefeitura de Itaguara receberá, nos próximos dias, dois novos ônibus a serem usados para o transporte escolar, um com capacidade para 44 alunos e outro para 59 alunos. É a primeira vez na história que a Prefeitura terá dois novos ônibus. O mais novo até então tem mais de 10 anos de uso e já foi comprado usado.

O recurso para a compra dos ônibus é do Governo Federal - FNDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação) e já está depositado na conta da Prefeitura (cerca de R$ 400 mil). Essa aquisição só foi possível devido à indicação do recurso pelo Deputado Federal Reginaldo Lopes.

"Esses ônibus serão importantíssimos para a nossa Educação, uma vez que dará conforto e comodidade aos alunos e, além disso, trará uma considerável economia para a Prefeitura", diz o prefeito Alisson Diego.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Educação e Oportunidade


A parceria de sucesso entre a Prefeitura Municipal de Itaguara, a Secretaria Municipal de Educação e o Serviço Social da Indústria (SESI - unidade BH) demonstra mais uma vez a vocação itaguarense pela educação.

O telecurso é uma excelente oportunidade para aqueles que não terminaram o ensino fundamental na idade "própria", ressalta a secretária de Educação, Vânia Rita de Oliveira, que complementa: "É importante dizer também que as aulas são diárias, o que credibiliza o curso".

Nesta parceria, a Prefeitura, através da Sec. Municipal de Educação, oferece o professor, além do material didático. Atualmente, o programa atende 60 alunos. O programa acontece desde 2002 e foi ampliado pela administração 2009/2012.

As matrículas para as próximas turmas já podem ser feitas na Secretaria de Educação e as aulas terão início em agosto.

(Acima foto dos alunos durante prova - 27/06/2010).

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Emancipação Social


A Prefeitura de Itaguara recebeu ontem um recurso de R$ 30 mil reais (por meio de emenda parlamentar individual da Deputada Estadual Maria Tereza Lara) para serem investidos em equipamentos diversos para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Os equipamentos a serem adquiridos (móveis, eletrodomésticos, data show, computadores, equipamentos de informática, aparelho de som, cadeiras, mesas, etc) estão em processo de licitação. "Os equipamentos serão fundamentais para efetivamente colocarmos o CRAS para funcionar", afirma a secretária Municipal de Desenvolvimento Social Íris Borges (foto acima).

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) está sendo construído em Itaguara com recursos do Governo do Estado e contrapartida da Prefeitura Municipal, no local onde antes era a sede da Secretaria de Assistência Social. O CRAS deverá ser inaugurado ainda este ano, após o processo eleitoral de outubro.