quarta-feira, 30 de junho de 2010

Novo Gramado no Bairro Vista Alegre


A Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando uma importante intervenção urbanística no bairro Vista Alegre / Conjunto Habitacional José Vieira de Mendonça. Trata-se do gramado da área atrás do Parque da Criança. Antes a área que agora está sendo gramada estava completamente desleixada e tomada por um matagal enorme.

Na foto acima, trabalhadores realizam as obras do novo gramado, atrás do "Parque da Criança".

segunda-feira, 28 de junho de 2010

22ª Festa de São Cristóvão

Parcerias fortes tiram bons projetos do papel e fazem história. Essa frase pode ser confirmada quando observamos o sucesso da 22ª Festa dos Caminhoneiros (São Cristóvão), que aconteceu nesse final de semana, durante os dias 25, 26 e 27 de junho, resultado de uma parceria entre a Comissão Organizadora dos Caminhoneiros, da Prefeitura Municipal de Itaguara e o Ministério do Turismo.

O grande destaque da festa foi o show dos célebres cantores Renato Teixeira e Zé Geraldo. Teixeira se notabilizou no meio dos caminhoneiros com a música "Frete", tema da série "Carga Pesada" da Rede Globo.

"Itaguara possui uma grande vocação para o transporte e a tradicional Festa de São Cristóvão é o momento de celebrar essa vocação. Este ano, o evento ganhou muito em qualidade com os grandes shows realizados", disse o prefeito Alisson Diego.

A festa foi realizada com recursos do Ministério do Turismo, através do apoio do Deputado Federal Jaime Martins, após um pedido do vice-prefeito Silvério Lara.

Na foto acima, o prefeito Diego ao lado do Dep. Federal Jaime Martins; atrás o presidente da Comissão Organizadora Ronaldo Adriano e o membro da Comissão Cássio Greco.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mais Investimentos Para Itaguara


O prefeito itaguarense Alisson Diego assinou convênio, na manhã de ontem, 24/06, com o Governo do Estado, que possibilitará o asfaltamento da Rua Pedro Rosa das Chagas e o calçamento do "Morro Grande". Os valores totais dos investimentos ultrapassam os 400 mil reais.

Na foto acima, o prefeito Alisson Diego ao lado do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia e do Dep. Estadual, Neider Moreira, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Novos Aparelhos Para a Saúde Adquiridos com Recursos Próprios


A Prefeitura Municipal de Itaguara adquiriu diversos aparelhos fundamentais para a melhor prestação dos serviços de saúde no município. O mais importante é o "aparelho contador de células automatizado" (para a realização de hemogramas). Com o novo aparelho, o laboratório do Centro de Saúde disponibilizará para os cidadãos itaguarenses laudos mais céleres e resultados extremamente confiáveis.

Destaque também para os aparelhos de fisioterapia que foram comprados também pela Prefeitura neste mês (ultrassom, tens, bastões, macas, bicicleta ergométrica, dentre outros).

A Prefeitura já havia adquirido, em abril deste ano, também com recursos próprios, um "aparelho semi-automatizado", que possibilitou um significativo aumento no número de exames de bioquímica (glicose e colesterol), oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

O valor total destes investimentos superou os 60 mil reais. "Podemos nos orgulhar em dizer que fizemos investimentos fundamentais e há muito tempo esperado. É um dos maiores investimentos em equipamentos de saúde com recursos próprios que Itaguara já viu", afirma o prefeito Alisson Diego, que foi até o Centro Municipal de Saúde, para comemorar estas conquistas e tomar um café-da-manhã com os servidores públicos.
A secretária Karla destacou também a importância da reforma do Centro de Saúde. "Os equipamentos são importantes, mas é bom que não nos esqueçamos da reforma que está sendo feita em nosso Centro de Saúde, humanizando o ambiente e possibilitando ainda mais conforto para os cidadãos".

Na foto acima, o prefeito Diego e a secretária de Saúde, Karla Perdigão, durante a entrega do aparelho contador de células. Mais exames, mais confiabilidade e mais agilidade para o laboratório do Centro Municipal de Saúde.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mais Cursos no CVT


Depois de uma importante reestruturação em 2009, sob o comando da Casa de Dona Dorica, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) afirmou o seu foco com a qualificação do mercado de trabalho itaguarense.

Atualmente, estão acontecendo, simultaneamente, no CVT os cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, informática avançada e hardware. Cerca de 150 alunos estão matriculados nesses cursos e frequentando as aulas.

Os cursos de auxiliar administrativo, contabilidade e hardware tem duração de 3 meses e o de informática, 6 meses.

sábado, 19 de junho de 2010

Asfaltamento da Rua Pedro Rosa das Chagas


A Prefeitura Municipal de Itaguara está licitando a obra de asfaltamento e drenagem da Rua Pedro Rosa das Chagas, acesso à Santa Casa de Misericórdia.

Este asfaltamento será fundamental para facilitar o acesso à Santa Casa e se somará ao asfaltamento da Rua Antônio Pereira de Resende, ou seja, o acesso ao hospital, pelos dois lados, será todo via asfalto.

"Estamos investindo em infraestrutura em toda a cidade, este asfaltamento é um exemplo disso. Havia quase uma década que Itaguara não recebia pavimentação asfáltica".

Os recursos para o asfaltamento e drenagem da Rua Pedro Rosa das Chagas são da Prefeitura Municipal de Itaguara e do Governo Estadual.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Prefeitura e Sociedade Civil Avaliam e Planejam Juntos a Saúde Itaguarense


Aconteceu, no último dia 12, a III Conferência Municipal de Saúde, cujo tema "O Papel do Usuário no Fortalecimento do SUS", foi discutido de maneira ampla, em debates entre o governo municipal e a sociedade civil.

Um dos momentos altos da Conferência foi a palestra da psicóloga Marluce Rezende, que abordou o funcionamento e os desafios na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e destacou o importante papel do usuário nesta construção.

Foram ainda elencadas e votadas na Conferência as prioridades da saúde itaguarense, já anteriormente discutidas durante as pré-conferências pelos delegados e representantes.

A secretária municipal de Saúde, Karla Perdigão ressaltou a importância da Conferência: "A Conferência Municipal de Saúde é um instrumento importantíssimo que legitima a participação e o controle social com a colaboração efetiva da comunidade no apontamento das suas prioridades, possibilitando a inclusão no Plano Municipal de Saúde e na sua execução".

A participação durante a III Conferência Municipal de Saúde foi expressiva, demonstrando, mais uma vez a valorização do usuário no SUS e nas ações e planejamento do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Acima, foto dos delegados e participantes da Conferência.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Vem Aí 22ª Festa dos Caminhoneiros com Grandes Atrações!


Acontecerá durante os dias 25, 26 e 27 de junho a maior Festa de "São Cristóvão" de todos os tempos, em Itaguara.

A festa terá como atração principal o grande compositor, músico e lenda da música sertaneja Renato Teixeira (autor do clássico hino dos caminhoneiros "Frete", além das célebres canções: Romaria, Tocando em Frente, O Violeiro Toca, dentre outras). Haverá também no show de Renato a participação especial do grande músico brasileiro Zé Geraldo (autor da célebre música "Cidadão", sucesso na voz de Zé Ramalho).

Além de Renato Teixeira e Zé Geraldo, a 22ª Festa dos Caminhoneiros terá a participação de Alê Magalhães (pop rock), Avante e Amauri (sertanejo) e o itaguarense Silvério e Banda. A festa acontecerá no Parque de Exposições.

A festa terá recursos do Governo Federal com contrapartida da Prefeitura de Itaguara e está sendo organizada pela comissão de caminhoneiros, sob a coordenação geral de Ronaldo Adriano Garcia. "Sem dúvida essa é a melhor programação de todos os tempos", diz o organizador.

Site do Zé Geraldo -> http://zegeraldo.uol.com.br/
Site do Renato Teixeira -> http://www.renatoteixeira.com.br/

domingo, 13 de junho de 2010

"Fórum na Espanha Foi Experiência Única", diz Diego


Terminou ontem, 12/06, o II FALP Getafe (Fórum de Autoridades Locais de Periferia), encontro internacional que reuniu representantes de mais de 100 cidades do mundo, na cidade espanhola de Getafe, localizada na região metropolitana de Madri, a 16 km da capital espanhola.

O prefeito Alisson Diego Batista Moraes participou como um dos oradores oficiais do encontro e falou na mesa de debates sobre "A aposta pela interculturalidade e diversidade como base de riqueza e desenvolvimento social. A Aliança de Civilizações no espaço local". Ao lado de Diego, também debateram sobre o assunto importantes autoridades como a prefeita de Bobigny (França), Catherine Peyge, Rafael Asís Roig, diretor do departamento de direito internacional da Universidade Carlos III de Madri, Luis Ramallo Masanet, presidente da Comissão Espanhola para a UNESCO e Ahmad Mohammad Hatoum, representante do prefeitura de Haret Hreik (Líbano).

"Uma experiência única e inesquecível. A convivência com realidades de diversas cidades de todo o mundo foi extremamente enriquecedora e amplia consideravelmente a nossa visão política e administrativa", disse Diego.

Quatro prefeitos, além de Alisson Diego, representaram o Brasil: Ari Vanazzi (São Leopoldo-RS), Marília Campos (Contagem-MG), Eduardo Tadeu (Várzea Paulista-SP) e Jairo Jorge (Canoas-RS). Diego foi o prefeito da menor cidade representada no encontro e também foi o mais jovem prefeito.

"Foi muito importante o fato de que não apenas as cidades de 200, 300 mil, 1 milhão de habitantes foram representadas. Fico feliz em ter representado a nossa Itaguara; as cidades menos populosas tem seus problemas e precisam ser ouvidas", afirmou o prefeito itaguarense.

O Fórum deu origem a um documento assinado pelos participantes e estará disponível nos próximos dias no site: http://falp.getafe.es/

Na foto acima, prefeito Diego com alguns representantes da delegação da África.

PS: As despesas da viagem internacional do prefeito Alisson Diego foram pagas pela organização do FALP e às expensas do próprio prefeito.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Prefeito Alisson Diego Está na Espanha Representando o Brasil


O prefeito Alisson Diego é um dos cinco prefeitos brasileiros que estão na Espanha participando do II Fórum de Autoridades Locais de Periferia (FALP), fórum internacional que discute soluções para um "outro mundo possível". O Fórum acontece na Universidade Carlos III de Madri, que tem sede na cidade vizinha de Getafe e tem representantes da Espanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Eslováquia, França, Itália, México, Moçambique, Peru, Palestina, Portugal, Uruguai e Venezuela.

O prefeito Diego é convidado como "ponente" (orador oficial) pela organização do Fórum e falará sobre interculturalidade e juventude, na próxima sexta-feira. Os outros prefeitos brasileiros presentes são: Ari Vanazzi (São Leopoldo-RS), Marília Campos (Contagem-MG), Eduardo Tadeu (Várzea Paulista-SP) e Jairo Jorge (Canoas-RS).

Acima, foto de propaganda do evento, em uma das ruas de Getafe.

PS: As despesas da viagem do prefeito Alisson Diego ocorrem por conta da organização do evento e às expensas do próprio prefeito.

terça-feira, 8 de junho de 2010

CVT: Qualificação Profissional e Preocupação com o Futuro


O Centro Vocacional Tecnológico (CVT), órgão financiado pela Prefeitura Municipal de Itaguara e vinculado diretamente à administração da Casa de Dona Dorica, tem feito um trabalho inovador na qualificação da mão-de-obra itaguarense e preparação para o mercado de trabalho e para a vida.

Vários cursos tem sido oferecidos pelo Centro que tem tido a preocupação de colocar em seu portfólio cursos efetivamente importantes e que vão contribuir para uma maior qualificação profissional, educacional e cidadã dos itaguarenses.

O CVT é coordenado, desde o ano passado, pela professora Juliana Rodrigues de Oliveira.

Acima, foto do curso de Português, que tem sido ministrado pela experiente professora Gerci Rosa de Oliveira.

sábado, 5 de junho de 2010

Inauguração da Sede da Associação Comunitária da Pipoca


Aconteceu, na noite de ontem, 04 de junho, a inauguração da sede da Associação Comunitária dos Agricultores Familiares de Pipoca e Região (AFAPRE). A sede da associação foi construída com recursos do Governo Estadual, por intermédio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Carlin Moura (PCdoB) e apoio da Prefeitura Municipal de Itaguara e da Emater-MG.

A sede será importante porque, a partir de agora, a comunidade passa a ter um local amplo e confortável para reuniões, cursos de aperfeiçoamento, aulas, atendimento médico, além de um espaço para a organização de festividades da região.

Na foto acima: presidente da AFAPRE, Edir de Oliveira Malta, o 'Didi', Dep. Estadual Carlin Moura, sr. Olímpio ex-presidente do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), prefeito Alisson Diego e Cornélia Freitas, da Emater.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Pavimentação no Pará dos Vilelas


Já iniciou o processo de pavimentação da comunidade de Pará dos Vilelas (foto acima), uma antiga reivindicação da população. Os recursos são do Governo do Estado, por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual André Quintão (PT), com contrapartida da Prefeitura Municipal de Itaguara.
A obra também contemplará a reforma da Praça e o seu término deverá ocorrer até o final deste mês.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lixeiras nas Cachoeiras e Comunidades Rurais


A Prefeitura Municipal de Itaguara está promovendo a instalação de lixeiras em todas as cachoeiras, comunidades rurais e locais estratégicos do município.

Muitos turistas reclamavam que não havia nenhuma lixeira próxima às cachoeiras e estradas vicinais. Os moradores das comunidades rurais da mesma forma sempre protestavam pela ausência de lixeiras.

"Temos em Itaguara mais de 410 km² de extensão territorial, cerca de 40 comunidades rurais, ou seja, por mais que queiramos, não conseguimos ter um sistema de limpeza urbana 100% satisfatório; essas novas lixeiras, portanto, irão melhorar muito a logística e a eficiência da captação do lixo", disse o prefeito Alisson Diego.

Acima, foto de uma das lixeiras já instalada.