segunda-feira, 31 de maio de 2010

Tinta Fresca


Manutenção de prédios públicos (pintura, reformas, etc) pouco ou quase nada interessam à maioria dos políticos. Eles querem mesmo é "construir", fazer obras, criar o "ineditismo".

Mas, imagina: se ninguém fizer a manutenção adequada e correta em "obras já feitas", o que acontecerá?

A foto acima é do prédio da Secretaria Municipal de Saúde, que está recebendo pintura nova e manutenção adequada (havia anos que não se fazia isso). Afinal de contas, como cuidar da saúde e humanizar o atendimento aos cidadãos sem, no mínimo, cuidarmos do ambiente público?

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reformas no Trânsito Continuam


Continuam a todo vapor as mudanças para a adequação do trânsito local às normas federais. Já foram substituídas mais de 100 placas de sinalização de trânsito, por modelos mais novos, refletivas e nos padrões exigidos por lei. Na rua Padre Gregório, por exemplo, foram instaladas ineditamente placas de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência.

Também foram retirados antigos "portais" que estavam enferrujados e ofereciam risco aos pedestres e motoristas.

Acima, foto do antigo portal (veja que parte da estrutura está quebrada e enferrujada) na esquina da rua Padre Gregório com rua Mário Lima: risco aos pedestres e motoristas.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Prefeito Alisson Diego Representará o Brasil na Europa


O prefeito itaguarense Alisson Diego Batista Moraes representará os prefeitos brasileiros num Encontro Internacional na Espanha, em junho. Diego foi convidado pelos organizadores do FALP, que acontecerá durante os dias 09 a 12 de junho em Getafe, cidade metropolitana, a 14 km da capital espanhola, Madrid.

"Fiquei muitíssimo satisfeito e honrado com o convite e será um prazer muito grande representar o nosso país neste importante Encontro Internacional. Precisamos mesmo repensar os espaços urbanos, as metrópoles e as cidades de maneira geral, buscando sempre melhores condições de vida para as pessoas", disse o prefeito Alisson Diego.

O FALP (Fórum de Autoridades Locais de Periferia) é um fórum de cidades com o objetivo de construir coletivamente soluções para cidades e metrópoles solidárias, sustentáveis e democráticas. Esta será a sua segunda edição (a primeira aconteceu em 2006, na cidade francesa de Nanterre).

Os custos da viagem ocorrerão por conta da organização do encontro.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Itaguara Downhill: Sucesso!!!


Aconteceu, neste final de semana (dias 22 e 23/05), o Itaguara Downhill, evento ciclístico que tem se tornado tradicional na cidade e até em Minas Gerais.

"O downhill é uma forma (espécie) de ciclismo e consiste em descer o mais rapidamente possível um determinado percurso. A modalidade do Mountain Bike nasceu na Califórnia, por volta de 1970. As competições de downhill são mais recentes: teve seu primeiro campeonato mundial realizado em 1990, nos Estados Unidos. No Brasil, as primeiras competições datam de 1991". (fonte: wikipedia).

O III Itaguara Downhill aconteceu no Pesque e Pague "Itapesca" e foi organizado pelo veterano ciclista Itamar Noé de Souza, o popular "Ramati", com o apoio da Prefeitura Municipal e outros parceiros. Houve troféus e premiações para os cinco primeiros colocados, em nove categorias diferentes.

Os competidores perceberam em Itaguara um local muitíssimo apropriado para as competições de downhill. Segundo eles, a pista é muito competitiva. Houve até quem dissesse: "É uma das melhores pistas de Minas". Além disso, a Prefeitura de Itaguara também tem incentivado a prática do "turismo esportivo e de aventura", criando até mesmo um espaço próprio no portal da cidade na internet.

"Parabéns aos organizadores (em especial ao "Ramati") e também aos competidores. O downhill é sempre muito bem-vindo à nossa Itaguara", saudou o prefeito Alisson Diego.

Acima, foto tirada do público no domingo, no Pesque e Pague "Itapesca". O público, inegavelmente, prestigiou a competição. Foto de César Matono.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

XIII Marcha de Prefeitos

Abaixo, matéria retirada do site da CNM (Confederação Nacional de Municípios), sobre a XIII Marcha de Prefeitos e algumas conquistas deste ano. Sabemos que muito foi feito nos últimos anos pelo municipalismo, mas também sabemos que há muito por se fazer. Nosso federalismo é constitucionalmente trino e, se assim o é, necessário se faz, portanto, investir mais nos municípios.

" XIII Marcha termina com novos compromissos do Governo com o Municipalismo

A participação do presidente Lula – acompanhado do vice Jose Alencar e uma comitiva de 18 ministros - marcou o encerramento da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios nesta quinta-feira, 20 de maio. Ele e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, fizeram uma avaliação sobre os avanços da relação entre governo federal e Municípios nos últimos anos
.

“A presença do governo federal legitimou o nosso movimento. Essa é uma de nossas maiores conquistas. Sempre existirão conflitos federativos, problemas a resolver, mas essa parceria é uma realidade hoje”, destacou Ziulkoski em discurso
.

Após os elogios, Ziulkoski apresentou as principais reivindicações do movimento municipalista. A primeira refere-se à instabilidade dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Precisamos de um novo auxílio financeiro para fechar contas, como vamos suportar o impacto do novo piso dos agentes de saúde se for aprovado?”, questionou.


A falta de regulamentação da emenda 29 foi a segunda a ser lembrada. “Os deputados precisam votar. É preciso obrigar os Estados a investirem o que está exigido na Lei. Os Municípios estão sangrando os seus orçamentos para sustentar a Saúde no Brasil”, destacou Ziulkoski
.

O último tema lembrado foram os Royalties: “Nós, os Municípios, não vamos tolerar que R$ 11 bilhões fiquem nas mãos da União e de apenas 29 Municípios e 5 Estados”, disse, referindo-se às participações especiais.


Conquistas


Partiu do Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o anúncio de novas conquistas do movimento municipalista, resultado do trabalho da CNM. Antes, ele elogiou a perseverança do vice-presidente da República José Alencar. Mesmo com problemas de Saúde, ele veio à Marcha e cumprimentou os prefeitos. Foi aplaudido de pé.


Lula assinou mensagem presidencial ao Congresso Nacional que encaminha Projeto de Lei para dar nova redação e acrescer dispositivo à Lei 10.683/2003 que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios. O objetivo é instituir o Comitê de Articulação Federativa (CAF) na forma de lei
.

Outro Projeto de Lei Complementar encaminhado a Congresso dispõe sobre a alteração da Lei Complementar 62/1989 para estabelecer uma sistemática de equalização para a entrega de valores ao FPM
.

Outro decreto instituiu o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras drogas. Lula destacou que o projeto pretende prevenir o uso e estimular a reinserção social de usuários de entorpecentes. Ele pediu apoio e afirmou que os Municípios também receberão recursos financeiros para manter essa iniciativa
.

Padilha também afirmou que uma Medida Provisória (MP), assinada pelo presidente, estabelece que o Cadastro Único de Convênios (Cauc) não será mais exigido para transferência de recursos em convênios em andamento. O Cauc também deixará de ser exigido para o recebimento de verbas no programa Territórios da Cidadania.


Discurso final
O discurso de Lula encerrou as atividades da XIII Marcha. Recém chegado de uma viagem internacional, ele destacou que fez questão de participar do encontro. “A Marcha não é mais uma reunião para protestos, é um espaço de reivindicações. Prefeitos não são inimigos, não são pessoas que não podemos receber”, disse.

Ele também lembrou a importância da parceria com os prefeitos. Na Educação, por exemplo, Lula disse que são os Municípios os entes mais capacitados para combater o analfabetismo entre as pessoas com mais de 30 anos.

Por fim, Lula disse que termina o mandato com o legado de proporcionar uma mudança na relação com os Municípios: “Saio com a sensação de dever cumprido, mas também sei que poderia ter feito mais pelos Municípios”, concluiu.
"

sábado, 15 de maio de 2010

Três Momentos Culturais


A noite de sexta-feira (14/05) protagonizou três momentos importantes para a cultura itaguarense: a inauguração das reformas e modernização da Biblioteca Pública Guimarães Rosa, a exposição de fotos da Banda de Música Nossa Senhora das Dores e o lançamento do Portal Itaguara na internet (www.itaguara.mg.gov.br).

"Estamos vivendo um momento importante e muito próspero para a cultura de nossa cidade, talvez este seja o momento mais fértil de nossa cultura - as ações do governo municipal tem sido no sentido de máxima valorização cultural. Em breve à este círculo virtuoso se somará a construção do Museu Sagarana." afirma o prefeito Alisson Diego.

O secretário de cultura, Cássio Murilo de Oliveira, o professor Cassinho, ressaltou a importância de nossa biblioteca e citou dados de uma recente pesquisa do Ministério da Cultura: "A nossa Biblioteca Pública Guimarães Rosa é um grande exemplo. Para se ter uma ideia, cerca de 400 cidades brasileiras não possuem nenhuma biblioteca, e algo em torno de 70% das bibliotecas municipais do Brasil não possuem sequer acesso a internet. Somos, portanto, em Itaguara, uma grata exceção".

Acima, foto do coffee break, após os eventos.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Reforma da Quadra de Aroeiras


A Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude tem feito reformas em várias quadras esportivas do município (Pará dos Vilelas e a do bairro dos Dias por exemplo). A medida objetiva adequar os espaços para a prática esportiva.

Acima, foto da reforma da quadra esportiva da comunidade de Aroeiras.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Acesso ao Hospital - Drenagem


A rua Antônio Pereira de Resende (acesso à Santa Casa de Misericórdia de Itaguara) está recebendo nesta um tratamento especial de drenagem (foto). "Esta drenagem é fundamental para evitar problemas futuros. No passado não havia essa preocupação, hoje pensamos no futuro e na infraestrutura urbana de maneira planejada e responsável", ressalta o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Silvério Lara.

Após a finalização da drenagem, a rua receberá pavimentação asfáltica, o que deve ocorrer no final deste mês ou início de junho.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Secretaria de Esportes Homenageia Mães Itaguarenses


A Coordenação de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude organizou uma homenagem às mães dos alunos do "Programa Municipal de Esportes" e do "Programa Minas Olímpica".

Estiveram presentes cerca de 400 mães e convidados, que assistiram a apresentações teatrais, musicais e esportiva dos alunos.

Acima, foto da homenagem, que aconteceu na noite desta terça-feira (11/05).

terça-feira, 11 de maio de 2010

Trânsito de Cara Nova!


As novas placas de trânsito estão sendo instaladas nesta semana, conforme noticiou o blog na postagem abaixo. Todas as placas de trânsito da região central da cidade serão substituídas. Veja a placa acima e compare com a foto da postagem anterior. As novas placas estão de acordo com o padrão DETRAN/CONTRAN, são feitas com material especial (refletivo) e de alta durabilidade.

Serão feitas também nas próximas semanas as pinturas para sinalização "horizontal". O trabalho está dando cara nova ao trânsito municipal.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sinalização


A Prefeitura de Itaguara iniciará nesta semana uma grande reforma no trânsito municipal. Serão investidos cerca de 70 mil reais para a completa sinalização da região central da cidade.

Um especialista em trânsito disse que em Itaguara não há nenhuma placa em padrões recomendados pelo DETRAN e ressaltou que essa reforma é fundamental para a adequação da cidade às normas nacionais. Serão colocadas novas placas de sinalização, todas com "padrão DETRAN", e além disso serão feitas pinturas para sinalização "horizontal". O trabalho dará cara nova ao trânsito municipal.

"Existem placas que foram colocadas há mais de 15 anos e estão sem qualquer manutenção. Estamos fazendo essas reformas para a disciplinar e melhorar o nosso trânsito e também pelo visual da cidade", disse o prefeito Alisson Diego.

Acima, foto de uma das placas "velhas", na Rua Padre Gregório, no centro da cidade. Todas serão substituídas nos próximos dias.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Reunião na Associação de Boa Vista


O prefeito Alisson Diego acompanhado do Coordenador de Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Itaguara, Anésio Borém e do gerente do Banco do Brasil, João Silvestre, participaram da reunião da Associação Comunitária de Boa Vista, na noite desta sexta-feira (07). Diego falou sobre os projetos para a região e respondeu às perguntas dos moradores.

O gerente do Banco do Brasil falou sobre o PRONAF e as linhas de crédito disponíveis para os agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Anésio Borém falou sobre o "Balde Cheio", projeto implementado pela Prefeitura para a melhoria da qualidade, produtividade da pecuária leiteira e falou ainda sobre o projeto "Mão Amiga", iniciado no ano passado e que consiste no apoio técnico com tratores a preço subsidiado para o preparo da terra. Durante a reunião, os membros da Associação agradeceram a presença e disseram ainda que é raro um prefeito participar da reunião para ouvir a comunidade em períodos não eleitorais.

A Associação Comunitária de Boa Vista é uma das mais antigas de Itaguara e está constituída legalmente desde 1983. A reunião contou também com a presença de Cornélia Freitas, da Emater.

Na foto acima, comunidade aprova proposta discutida em reunião.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Água: Conscientização Começa Cedo


O prefeito Alisson Diego e o diretor do SAAE Itaguara estiveram na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa para entregar premiações às crianças que ficaram nas primeiras colocações do Concurso de Redação e Desenho, promovido pela autarquia municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O tema do concurso foi a "O Que Seria de Nós Sem Água?" e fez com que as crianças debatessem o tema em sala de aula e desde cedo demonstraram preocupação com o nosso meio ambiente.

Os desenhos vencedores do concurso ilustrarão o boletim anual de prestação de contas do SAAE Itaguara. Serão distribuídos cerca de 3 mil boletins no segundo semestre deste ano.

Também estiveram presentes: Anésio Borém, coordenador de meio ambiente da Prefeitura, Vânia Oliveira, secretária municipal de Educação, Lucíola, diretora da escola, além de professores, funcionários da escola, do SAAE e alunos.

Na foto acima, prefeito Diego entrega prêmio a uma das vencedoras do concurso de redação.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Instalações da PM no Pará dos Vilelas


A Prefeitura de Itaguara está construindo a sede das instalações da Polícia Militar no distrito de Pará dos Vilelas - uma antiga reivindicação dos moradores da comunidade e da região.

Além das instalações da PM, a Prefeitura também está realizando mais um investimento na comunidade: trata-se da construção de mais um anexo da "Escola Municipal Pará dos Vilelas".

O posto policial será fundamental para o combate à criminalidade da região e está sendo construído unicamente com recursos da Prefeitura, assim como o anexo da escola - ambos serão inaugurados ainda neste mês.

Acima, foto da construção das instalações da PM.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Drenagem Pluvial, Trabalho Que Quase Ninguém Vê


A Prefeitura de Itaguara tem feito o maior investimento da história da cidade em drenagem pluvial. Apenas este ano, mais de 20 ruas e avenidas estão recebendo estes investimentos.

"Muitos dos problemas de enchentes em várias cidades se dá pela falta de investimentos em drenagem pluvial. Em Itaguara, não trabalhamos apenas pensando no presente, mas pensando no futuro, por isso investimos em infraestrutura urbana e drenagem pluvial", diz o prefeito Alisson Diego.

Importante ressaltar que a Prefeitura tem feito todos esses investimentos com recursos próprios. O prefeito Diego disse ainda que havia a possibilidade de recorrer a financiamentos para esta finalidade, mas não quis "comprometer a cidade com financiamentos".

Acima, foto de drenagem pluvial no Bairro Amorim.