quarta-feira, 31 de março de 2010

Projeto CUFA em Itaguara


O Conselho Municipal de Políticas de Juventude, a Prefeitura Municipal de Itaguara e a CUFA BH (Central Única das Favelas - ong criada pelo rapper MV Bill, no Rio de Janeiro e difundida em todo o Brasil) estão planejando diversas ações para a juventude itaguarense neste ano.

As atividades do projeto CUFA irão conter oficinas de grafitagem, basquete de rua, palestras de conscientização sobre DST's, etc.

As ações deverão acontecer no segundo semestre deste ano e foram acertadas em reunião nesta quarta-feira (31) na Prefeitura Municipal de Itaguara. "O grande responsável pela implementação do projeto é o Marcionílio, presidente do COMJUVE, que tem buscando sempre boas oportunidades para a nossa juventude. Fico feliz ao ver a nossa juventude protagonizando momentos assim", disse o prefeito Alisson Diego.

Na foto acima, secretário de Cultura, Professor Cassinho, Prefeito Diego, presidente da CUFA-BH, Mt Ton, presidente do COMJUVE Marcionílio e secretária de saúde, Karla Perdigão. Também particiou da reunião o vereador Anderson Sansão (que não aparece na foto, por ser o autor da mesma).

segunda-feira, 29 de março de 2010

Calçamento a Todo Vapor


As obras de calçamento de diversas ruas em nove bairros de Itaguara estão em pleno vapor. A obra é executada com recursos do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Itaguara.

"Além deste convênio com o Governo Federal, estamos calçando outras ruas com recursos próprios, garantindo praticamente a totalidade da cidade calçada", diz o prefeito Alisson Diego.

Acima, foto do calçamento da Rua Geraldo V. O. Silva, no bairro Mateus.

sábado, 27 de março de 2010

Renato Russo

O ícone da música e da juventude brasileira, Renato Russo, faria 50 anos hoje. Escrevi um simples artigo sobre ele em outubro de 2006, por ocasião dos 10 anos de sua morte - adaptei-o e compartilho-o com os leitores do blog neste dia de lembranças e saudades:

Renato Russo

Filho de uma família de classe média, a história do líder do Legião Urbana é uma história muito interessante de sofrimentos e de libertação. Quando jovem, Renato Russo foi vítima de uma doença óssea rara e teve de viver por mais de dois anos entre uma cama e uma cadeira de rodas. Nessa fase da vida aproveitou para ler e ouvir muita música. Daí nasceu o sonho de montar uma banda de rock. Acreditou no sonho, lutou e anos mais tarde o menino doente se transformou num dos maiores ídolos do rock nacional.

Sem pretensões de analista musical, acredito que Legião Urbana e Renato são atemporais - característica típica das genialidades. Renato era mais do que o vocalista da banda Legião Urbana e a banda era mais que uma simples banda de rock.

Renato Russo é e será constantemente lembrado como referência da juventude brasileira porque foi um poeta que cantou e interpretou como ninguém a múltipla alma da juventude, num “mundo tão complicado”. As músicas compostas por Renato Russo continuam atuais exatamente porque tratam de temas comuns a todos nós (temais universais): amor, dor, rebeldia, crises, contrariedade diante das injustiças, etc. A juventude não precisa do moralismo hipócrita que muitos propõem. Precisa mesmo é de espaço para extravasar sua rebeldia, de oportunidades para mostrar o que sabe, de compreensão e de amor – e foi essa a mensagem dele.

Pena não ter vivido mais. Mas, como ele mesmo disse, numa de suas canções que pareciam explicar o seu futuro: “É tão estranho, os bons morrem jovens, assim parece ser quando me lembro de você, que acabou indo embora cedo demais”.

quinta-feira, 25 de março de 2010

Prefeito e Governador


Alguns dos prefeitos da RMBH encontraram-se, na tarde desta quarta-feira (24), com o governador Aécio Neves para discutirem assutos de interesse da Região. Os prefeitos assinaram um documento no qual reivindicam melhorias para o sistema de saúde na Região Metropolitana.

Na foto acima, prefeito itaguarense Alisson Diego e o governador Aécio Neves se cumprimentam.

Atleticanidade


Hoje é aniversário de fundação do Clube Atlético Mineiro, o Galo, de Minas, do Brasil, do Mundo. Há 102 anos, um grupo iluminado de estudantes se reuniu em uma quarta-feira, no coreto do Parque Municipal, em Belo Horizonte, para iniciar uma história de um dos maiores clubes de futebol do Brasil.
.
Venho de uma família de atleticanos. Papai é atleticano fanático, vovô Benjamin também, vovô Zé Carlos é mais comedido, mas a alegria da vida dele é ver o Galo vencer - junto a eles também poderia citar diversos tios e primos. Ou seja, a atleticanidade está no sangue familiar; é algo hereditário, aliás, é genético.
.
Costumo chamar de "atleticanidade" esse sentimento mágico e inexplicável que guia a torcida alvi-negra mineira. Na verdade, os torcedores do Atlético Mineiro não fazem parte de uma torcida, mas de uma nação - um misto de fidelidade e paixão.
.
Não somos atleticanos por causa de títulos (fosse assim o ideal seria torcer para o Real Madrid) ou por ser a mais numerosa torcida. Somos atleticanos porque somos - não se deve racionalizar o futebol, assim como não se racionaliza o amor. É como li, certa vez, num conto: amor não se escolhe, vive-se, não se racionaliza, sente-se. Como todo amor, a atleticanidade também não pode ser explicada. Só quem é atleticano compreende o significado de tudo isso. Viva o Atlético! Viva a atleticanidade!

terça-feira, 23 de março de 2010

Encontro


O prefeito Alisson Diego recebeu nesta segunda-feira (22) a visita do Deputado Federal Marcos Lima (PMDB), segundo deputado mais votado na última eleição em Itaguara e o mais votado por diversas vezes, para discutir vários assuntos de interesse do município.

O encontro também contou com a presença do ex-prefeito municipal Rui Alberto Lara (PMDB) e de Maria Luiza da Silveira, ex-secretária municipal de Educação e presidente da Casa de Dona Dorica que pediu ao deputado apoio para fomentar as atividades do CVT (Centro Vocacional Tecnológico, vinculado à instituição que Maria Luiza preside).

Na foto acima: Rui Lara, Marcos Lima e Alisson Diego.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Empresa se Instalará em Itaguara

Foi votado hoje pela Câmara Municipal de Itaguara um projeto de lei de iniciativa do Poder Executivo que cedeu 10 mil m² na região do Ribeirão Cornélio para a instalação da empresa "Crane Service", no município. Inicialmente, a empresa deverá gerar 10 empregos, além de contribuir para a arrecadação municipal.

Constituída em 2007, em Belo Horizonte, a Crane Service é uma empresa com atuação em todo o território nacional, especializada em fornecer soluções para o mercado de movimentação de cargas.

Formada por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado, a empresa está preparada para atender as demandas técnicas do mercado de movimentação de cargas, atuando nas áreas de planejamento de operações de guindastes, gerenciamento e consultoria de operações, treinamentos técnicos, desenvolvimento de softwares especializados, manutenção de equipamentos pesados e venda de peças.

sábado, 20 de março de 2010

Sobre Herança, Música e Espanhol

Há algumas semanas, voltei a estudar, de maneira mais contundente e disciplinada, a apaixonante língua de Cervantes. Estudei espanhol no ensino fundamental, médio e até em escolas de idiomas, mas agora está sendo bastante diferente. Com um exímio professor (o colombiano-atleticano Andrés) e bastante estudo, passei a incorporar a língua hispana como meu segundo idioma.

Em decorrência do estudo do espanhol, passei a "exercitar" outra antiga paixão: a música. Não sou o maior dos entendedores de partituras, cifras e ritmos, mas sou muito apaixonado pela música. Acho que é algo genético e quase que uma herança familiar o gosto musical. Meu bisavô, João Baptista da Silveira, era um grande músico e tocou na centenária Banda de Música Nossa Senhora das Dores até pouco antes de morrer - meu avô José Carlos fez o mesmo. Eu, desde pequeno, herdei este gosto e cheguei, inclusive, a fazer aulas de piano, por alguns anos.

Mas deixemos as histórias e contextos familiares. Como lição do estudo idiomático, para treinar a pronúncia e auxiliar na conversação, passei a ouvir muitas canções em espanhol. Ouvi muitos cantores, de vários países - alguns já conhecia, outros nunca tinha ouvido falar. Um dos que já conhecia, superficialmente, era Jorge Drexler, cantor uruguaio, cuja música mais famosa para nós, brasileiros, é "Al otro lado del río", da trilha sonora do filme Diários de Motocicleta, primeira canção em espanhol a vencer o oscar da categoria. Passei a ouvir Drexler insistentemente. De uma música passei a outra, de um álbum a outro - impetuosamente ouvi praticamente todas as canções dele.

Descobri em Jorge Drexler um verdadeiro e raro poeta da música. Com rimas bem construídas, metáforas inteligentes e letras belíssimas, aprendi a admirá-lo como um dos maiores nomes da música mundial. Agora o cantor-poeta uruguaio faz parte da lista de músicos que o autor deste blog admira. Ah e mais que isso: os cd's do Drexler também não saem mais do meu carro.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Museu Sagarana: Preparativos


Quem vê uma construção finalizada não pensa no trabalho que dá. Tem sido extremamente trabalhoso os preparativos para a execução da mais importante obra cultural da história de Itaguara: o Museu Sagarana - que será construído com recursos do Governo Federal e do município.

Nesta sexta-feira (19), o prefeito Alisson Diego e o secretário municipal de Cultura, professor Cássio Oliveira, reuniram-se com a superintendente de museus do Governo de Minas, Letícia Julião para conversarem sobre o plano museológico e o 'conceito' do Museu Sagarana. A obra de contrução do museu deverá se iniciar em abril.

Na foto acima: prefeito Diego, secretário Cássio e a superintendente Letícia Julião.

Diego Fala Sobre "Primeiro Voto", em Formiga


O prefeito itaguarense Alisson Diego foi o convidado especial para as comemorações do Dia Municipal DeMolay, na noite de ontem, em Formiga, cidade de 70 mil habitantes, no centro oeste de Minas Gerais.

Diego palestrou durante uma hora sobre "A evolução da Democracia Brasileira, Políticas Públicas de Juventude e o Primeiro Voto". Houve também debates sobre a democracia brasileira.

O encontro contou com a participação de dezenas de pessoas e várias lideranças políticas. Destaque para os vereadores de Formiga, Cid e Gonçalo, do Deputado Estadual Domingos Sávio, além de diversas autoridades maçônicas e deolays do município.

Ao final do encontro, Alisson Diego e Domingos Sávio receberam a comenda de honra do Capítulo DeMolay Areias Brancas.

terça-feira, 16 de março de 2010

Reunião com o Secretário de Agricultura


Os prefeitos metropolitanos reuniram-se nesta terça-feira (16) com o secretário de Estado de Agricultura, Gilman Viana, para discutir o tema "A Produção e a Comercialização de Produtos Hortifrutigranjeiros na RMBH". O encontro ocorreu por ocasião da 264ª reunião ordinária da Associação dos Municípios da RMBH, que aconteceu em Nova União, no "Barracão do Produtor" da cidade.

Na reunião, os prefeitos entregaram um documento com 14 reivindicações ao secretário. O prefeito Diego pediu a Gilman Viana apoio para a instalação no município de um centro de comercialização à margens da BR 381, segundo ele, "um sonho antigo que precisa ser realizado".

"Foi uma reunião produtiva, com objetividade e ampla discussão. A agricultura tem uma importância grande em Minas e em Itaguara não é diferente", disse o prefeito Diego, que também lembrou que em Itaguara está se iniciando o projeto "Balde Cheio" que visa a melhoria das condições sócio-econômicas dos pecuaristas leiteiros, por meio do aumento da produtividade das propriedades rurais.

Na foto acima, da esquerda para a direita: Tilden Santiago, Gilman Viana, secretário estadual de Agricultura e prefeito Alisson Diego.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Secretaria Municipal de Educação Promove Encontro com Secretários da RMBH em Itaguara


Secretários Municipais de Educação de diversas cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte reuniram-se na semana passada em Itaguara para discutir os problemas da educação nas cidades e encontrar soluções comuns.

O encontro contou também com a presença da ex-secretária municipal de Educação, a psicopedagoga itaguarense Maria Luiza da Silveira que palestrou com o tema: "A paixão na arte de educar". Participaram do evento secretários de Educação das cidades de Betim, Sarzedo, Itatiaiuçu, Esmeraldas, Florestal, Mateus Leme, Brumadinho, Crucilândia, Igarapé, além de Itaguara, sede do evento.

sábado, 13 de março de 2010

Poesia

Já faz um bom tempo que não escrevo nada a não ser sobre política neste blog. Terá o poeta sucumbido à política??? Não, não, isso posso assegurar. É só falta de tempo para "atualizações poéticas", já que elas exigem mais preparo do 'blogueiro'.

Hoje compartilho um poema escrito por este aprendiz de poeta, há alguns dias (agradeço ao conselheiro de poesia, Luiz Anderson Bevilaqua Bandeira, pelas dicas e comentários):

Amar Duplamente


(Alisson Diego)

Amar intensamente
duplamente
A distância
A discrepância

A loucura de um sentimento que não é carnal
A insanidade de uma percepção irreal
A insignificância de um poema marginal

De um poeta marginal

Estrofes inevitavelmente controversas
Rimas e versos inexplicáveis

E um poeta irracional
Tenta negar seus sentimentos
Só tenta; não consegue.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Iniciadas as Obras do CRAS

Iniciou-se nesta semana a construção do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) em Itaguara (foto ao lado da antiga sede da Secretaria Municipal de Ação Social, futuras instalações do CRAS).

"O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) será de fundamental importância para a consolidação das políticas públicas na área social em nosso município. É, indubitavelmnte, um grande avanço para Itaguara", disse o prefeito Alisson Diego.

CRAS

Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) atendem famílias em vulnerabilidade social que são encaminhadas à rede de proteção do município como creches, escolas, postos de saúde e centros de convivência de idosos. O atendimento no Cras é feito por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos capacitados por técnicos.

Atualmente, são 812 centros em cerca de 600 municípios mineiros tendo cofinanciamento das três esferas de Governo. As ações do programa acontecem de forma articulada entre municípios, Estado e União.

terça-feira, 9 de março de 2010

Prefeitura Inicia Calçamento

A Prefeitura de Itaguara está começando uma importante obra para o município: o calçamento de 24 trechos e ruas em nove bairros.

A obra é executada com recursos do Governo Federal, através do Programa "Gestão da Política de Desenvolvimento", do Ministério das Cidades, com contrapartida da Prefeitura Municipal.

As ruas que serão calçadas são as seguintes: Alameda São Francisco, Dona Cecília, Rosário, Francisco Carlos de Oliveira Penido, Travessa Vista Alegre, Pass. Pedestre, Antônio Alves, Projetada, Geraldo V. O. Silva, Passa Tempo, Maria Conc. Lara, Projetada, Amorim, Leão, Américo de Souza, Projetada 01, Santo Antônio, Manoel Ferreira, JK, nos seguintes bairros: São Francisco, Alto Rosário, Dias, Nogueiras, Apolinários, Amorim, Mateus, Vista Alegre e Alto Santa Cruz.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Prefeitura e PM Anunciam Posto Policial no Pará dos Vilelas


A Prefeitura de Itaguara e a Polícia Militar anunciaram a instalação do Posto Policial da Comunidade de Pará doa Vilelas e Região. O posto policial será fundamental para o combate à criminalidade da região e será construído unicamente com recursos da Prefeitura.

"Há muitos anos sonhávamos com um posto policial aqui no Pará dos Vilelas, a comunidade ganhará muito com a PM aqui", diz o vereador Valdeci "Bregeco". A construção deverá se iniciar ainda este mês ou, no mais tardar, no início de abril.

"Esta é uma iniciativa inédita e muito importante. O policiamento na comunidade onde Guimarães Rosa escreveu Sarapalha, o maior distrito de nossa cidade, era uma necessidade há muito negligenciada. Importante ressaltar também o grande empenho do comando da PM em Itaguara para que este posto policial fosse instalado", diz o prefeito municipal Alisson Diego.

Na foto acima, da esquerda para a direita: soldado Oliveira, vereador Valdeci, prefeito Diego e Sargento Rafael.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Reajuste dos Servidores Públicos Municipais Será de 10%

O prefeito Diego enviou à Câmara Municipal de Itaguara, nesta semana, o projeto de lei que concederá o maior reajuste dos últimos anos para os servidores públicos municipais (10% para quem ganha até R$ 3.500 reais. Para quem percebe remuneração maior, o projeto prevê um reajuste de 4,11%).

Este reajuste representa um ganho real de quase 6%, já que a inflação de 2009 foi de cerca de 4,00% de acordo com a Fundação Getúlio Vargas. "Esta lei corrigirá em parte o 'achatamento' dos salários e também é uma medida de fundamental importância, uma vez que promove a justiça com os servidores públicos municipais", diz o prefeito Alisson Diego.

Diego lembrou ainda que no ano passado o reajuste dos servidores foi de 6% e que em 2008 não houve nenhum reajuste.

Acima, foto: prefeito Diego assina o projeto de lei de reajuste salarial dos servidores públicos municipais.

terça-feira, 2 de março de 2010

Prefeitos da Região Reúnem-se com o Vice-Governador

Os prefeitos da região encontraram-se na tarde desta terça-feira (02/03/2010) com o vice-governador do Estado, Antonio Augusto Junho Anastasia, na sede da vice-governadoria, no BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais). Na pauta de reivindicação dos prefeitos, estava o asfaltamento da estrada que interliga os municípios de Brumadinho, Sarzedo, Bonfim, Belo Vale, Crucilândia, Piedade dos Gerais e Moeda e que, indiretamente, beneficia Itaguara. O prefeito itaguarense ainda solicitou a intervenção do vice-governador na liberação de recursos para a cobertura da quadra da Escola Estadual Coronel Frazão, pediu também a doação de terreno da antiga sede da cadeia pública para o município construir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e a aquisição por parte do Governo do Estado do prédio da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado. "A reunião foi produtiva, espero que o vice-governador possa nos auxiliar em nossas demandas", disse o prefeito Alisson Diego. (Acima, foto da reunião do vice-governador com prefeitos da região).