quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

2009: Desafios e Superação

O ano de 2009 se iniciou com as conseqüências da maior crise econômica mundial desde 1929 e uma pandemia de gripe suína - como se isso não bastasse, ainda enfrentamos os desafios locais como uma frota antiga e diversos problemas estruturais na cidade e nas comunidades rurais.

Com muita dedicação e força de vontade, começamos as mudanças necessárias. Buscamos reafirmar os nossos compromissos mais profundos e verdadeiros, de transformar Itaguara em um lugar que sempre sonhamos e fazer de cada itaguarense um cidadão consciente de sua importância, de seus direitos e deveres.


Ao final do primeiro ano de mandato, podemos dizer que o balanço é muito positivo. Algumas conquistas merecem ser citadas: Renovamos boa parte da frota, modernizamos a prefeitura com novos computadores e equipamentos de informática, construimos 7 pontes de concreto nas comunidades rurais e na cidade (serão oito porque há mais uma que já está com recursos garantidos), fizemos o desassoreamento do ribeirão conquista (o maior desassoreamento da história da cidade), várias obras de defesa civil também foram feitas este ano, destaque para o muro de arrimo do Bairro Lindorifo e a contenção da rua Carmópolis. Na área cultural, destacam-se também os eventos de qualidade, com artistas conhecidos (Tianastácia e Nenhum de Nós, por exemplo). Criação de 3 novos conselhos municipais: Conselho Municipal da Juventude, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial
.

Como se pode observar no arquivo deste blog, 2009 foi um ano muito positivo. Entretanto, pode-se afirmar que 2010 será um ano ainda melhor, pois já temos vários recursos garantidos para a cidade e, além de tudo isso, a nossa fé é muito maior do que qualquer obstáculo que possa aparecer. Sabemos que o muito que fizemos até agora foi fruto da confiança de cada itaguarense e poderemos juntos fazer ainda mais. Por isso, agradeço o apoio do nosso povo em todos os momentos e conclamo a todos os itaguarenses a continuarmos juntos em 2010.


Aproveito para desejar um feliz natal e um ano novo de muitas conquitas, saúde, paz e felicidades para toda a família itaguarense e para você, leitor deste blog!


Um abraço fraterno,


Alisson Diego - Prefeito de Itaguara

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Reveillon e Aniversário de Itaguara: Comemoração Inesquecível

A comemoração dos 66 anos de emancipação política de Itaguara acontece no mesmo dia do reveillon. Por isso, a Prefeitura de Itaguara preparou uma comemoração especial para os itaguarenses e visitantes.

"Procuramos o maior ecletismo musical para agradar a todos os gostos nesta data especial", conta Alisson Diego, prefeito. No dia 31 a banda Projeto Final fará o show da virada. Na primeira noite de 2010 o show fica por conta da banda de pop-rock mineira Tianastácia (foto), conhecida nacionalmente. Dia 02 tem um duplo show, sertanejo com a dupla Luiz Augusto e Gustavo e pop-rock e MPB com Alê Magalhães.

Além dos shows, também acontecerá um super show pirotécnico na virada, e a tradicional corrida rústica, no dia 02 de janeiro.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Operação Tapa-Buracos II


A segunda etapa da operação tapa-buracos foi realizada nesta semana. "Fizemos um tapa-buracos eficiente com o propósito de resolver problemas definitivamente. Não queremos que no ano que vem façamos tapa-buracos nos mesmos locais", explica Silvério Lara, secretário de Infraestrutura.

Desta vez a operação foi feita na Rua Dr. Jacy de Morais Lima, Av. Pedro Rosa das Chagas e a parte final da Av. Eliziário Gonçalves Ramos. (Acima, foto da operação Tapa Buracos na Av. Eliziário G. Ramos, no dia 24/12/2009).

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Natal


É tempo de reflexão, de pensarmos sobre nossa vida, sobre o sentido de tudo... Reafirmar a nossa fé em Deus e na humanidade é essencial. Uma feliz reflexão e que os ensinamentos desta data especial sejam luz na vida de todos nós. Abraço fraterno e um feliz natal!

Alisson Diego Batista Moraes - Prefeito Municipal de Itaguara

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Algumas notícias da Educação

Leia abaixo algumas notícias da Secretaria Municipal de Educação no segundo semestre de 2009:

Formatura do Pré-escolar

Um espetáculo de fantasia coloriu o Ginásio Poliesportivo, em dezembro, por ocasião da festa de formatura das crianças. O tema escolhido, neste ano foi “Dona Felicidade” , enfatizando a aventura de ser feliz. Diretoria, professoras, especialista, crianças e suas famílias merecem aplausos pelo entusiasmo e dedicação na apresentação desta festa linda.

Encerramento das aulas da EJA

Alunos das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA - alfabetização e Ensino Fundamental) participaram da festa de encerramento do ano letivo que contou com apresentação do grupo de seresta Amigos da Lua. A Secretária de Educação ressaltou o valor desta modalidade de ensino que propicia àqueles que não tiveram oportunidade na idade própria o direito à educação.
Para novas turmas em 2010, matrículas deverão ser feitas na Secretaria M. de Educação, no decorrer do mês de janeiro.

PEP - Cursos técnicos de Enfermagem e Segurança do Trabalho

Foi realizada no dia 20/12, na Escola E. Coronel Frazão, a prova de seleção para preenchimento das vagas das novas turmas dos cursos técnicos de enfermagem e segurança do trabalho para o ano de 2010. Cerca de 200 inscritos concorreram a 30 vagas em cada curso.
A turma do Técnico em Enfermagem, já em funcionamento, caminha para o seu segundo ano e pela avaliação da UNITEC (escola que oferece o curso em parceria com a Secretaria de Educação e o município), Itaguara foi contemplada com mais estes dois cursos devido ao bom desempenho que vem apresentando, prova do comprometimento de todos os profissionais envolvidos no processo.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SAAE Moderniza Procedimentos


SAAE IMPLANTA SISTEMA QUE MONITORA OS NÍVEIS DE ÁGUA NOS RESERVATÓRIOS

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itaguara (SAAE Itaguara), contratou o serviço de telesupervisão para seus reservatórios.

Este sistema permite o controle e o monitoramento com precisão dos reservatórios, à distância.
O objetivo principal é atuar preventivamente, detectando possíveis falhas no abastecimento da cidade, e atuando para evitar ou minimizar a falta de água.

A telesupervisão é um moderno software com a finalidade de estabelecer comunicação com os dispositivos de um sistema de supervisão, muitas vezes dispersos geograficamente, de forma a prover diversas funções, tais como:

• 1 – Monitoramento em tempo-real de todas as variáveis das estações através de símbolos gráficos representados na tela
• 2 – Monitoramento de valores das variáveis medidas nas estações em tempo-real
• 3 – Totalizações (de tempo, de medidas e totalizadores de pulsos)
• 4 – Geração de alarmes sonoros e visuais por eventos
• 5 – Geração de alarmes por perda de comunicação
• 6 – Geração de relatórios de eventos
• 7 – Geração de histórico de variações
• 8 – Comandos nos dispositivos do sistema (digitais e analógicos, além de comandos por script)
• 9 – Exportação para planilhas eletrônicas e bancos de dados
• 10 – Gerenciamento de senhas de acesso
• 11 – Acesso remoto pela Internet (via PC e via Smartphone)

Na foto acima, Hélio Oliveira de Aguiar, operador da ETA (estação de tratamento de água) do SAAE Itaguara, monitorando o sistema de Telesupervisão.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Prefeitura Realiza Operação Tapa-Buracos

A Prefeitura está realizando uma operação tapa-buracos na cidade. Havia locais com o asfaltamento bastante prejudicado em função das chuvas.

"O tapa buracos deste ano está sendo muito bem feito e esperamos solucionar os problemas de asfaltamento em locais naturalmente problemáticos neste período", explica Silvério Lara, vice-prefeito e secretário de Infraestrutura.

O tapa-buracos já aconteceu nas ruas XV de Novembro, Tenente Cassiano e Av. Eliziário Gonçalves Ramos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

As Imagens Falam Por Si


A imagem acima é do bairro Lindorifo P. Lima, onde 10 famílias viviam há anos com suas casas literalmente dependuradas pelo que sobrou de um barranco. Ao lado esquerdo foto do ano passado e ao lado direito a foto recente (14/12/2009), depois da obra realizada pela Prefeitura.

O muro do Bairro Lindorifo foi colocada como prioridade para 2009 de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC). "As casas estavam numa situação complicadíssima e o poder público não podia negligenciar essa obra como era feito anteriormente. A Prefeitura agora tem compromisso com as pessoas", explica Anézio Borém, membro do COMDEC. A obra foi realizada exclusivamente com recursos próprios da Prefeitura de Itaguara.

"As pessoas estavam sem esperança e não acreditavam que essa obra seria feita, porque há muito tempo esperavam por ela; demonstramos compromisso público ao realizá-la", diz o vice-prefeito e Secretário de Obras, Silvério Lara.

Clique na imagem acima para ampliá-la e veja a diferença.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Natal Iluminado em Itaguara


A Prefeitura de Itaguara, por meio da Secretaria de Cultura, realizou o primeiro "Natal Iluminado". Foram instaladas milhares de lâmpadas na região do atrio da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. As luzes foram acendidas na noite de quinta-feira (10/12), na presença de centenas de pessoas, ao som de cantos natalinos tocados Banda de Música Nossa Senhora e pelo Coral Amigos da Lua.

Parabéns a todos que contribuíram para a festa, especialmente a Secretaria de Cultura (Tânia e companhia), o coral e a Banda de Música.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Prefeito Alisson Diego Recebe Título de Cidadania Honorária em Barroso-MG


O prefeito municipal de Itaguara, Alisson Diego Batista Moraes, recebeu na noite desta quinta-feira (10/12) o título de cidadania honorária da cidade de Barroso-MG.

Diego morou em Barroso durante quase cinco anos e iniciou a sua militância política na cidade, sendo, inclusive, fundador de um Grêmio Estudantil no Colégio São José, tradicional escola de ensino médio e ensino fundamental do município. "Em Barroso vivi momentos inesquecíveis e essa cidadania honorária representa muito para mim", disse o prefeito itaguarense.

Receberam também o título de cidadania honorária o Deputado Estadual Juarez Távora e o ex-prefeito de Lavras, Carlos Alberto Pereira. Foram ainda homenageados com a comenda vereador Mário Braz de Souza, o ex-prefeito barrosense Adelmo Graçano e o empresário Célio Reis.

A solenidade ocorreu na Câmara Municipal da cidade e contou com a presença de cerca de 250 pessoas. Estiveram também presentes prestigiando o prefeito Diego e o ex-prefeito Carlos Alberto os itaguarenses Rummenigge, José Márcio (Cravo) e os vereadores Geraldo Aparecido da Silva e Alberto Resende - Na foto acima, Alisson Diego e o vereador Antônio Maria Claret de Souza (PSDB), autor do projeto de resolução que concedeu a cidadania honorária ao prefeito itaguarense.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Prefeitura Compra Mais Um Carro

A Prefeitura de Itaguara adquiriu mais um carro 0 km, nesta semana, é o quarto veículo da série em onze meses. "Este ano nos esforçamos muito para conseguirmos renovar a frota, que estava muito obsoleta, além de padronizá-la, para facilitar a manutenção", diz o prefeito Alisson Diego.

Além dos 4 fiats uno way 2009 a Prefeitura ainda adquiriu uma van ducato, uma ambulância e um tanque pipa este ano.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Conselho Municipal da Juventude é Empossado

Foram empossados na sexta-feira (04/12/2009) os conselheiros do COMJUVE (Conselho Municipal de Juventude) de Itaguara. A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Estadual Coronel Frazão e contou com a participação de diretoras, professoras e equipe pedagógica das escolas municipais e estaduais, organizações juvenis como o JCC (Jovens Construindo a Cidadania), a PJ (Pastoral da Juventude) e Ordem DeMolay, além de representantes do Poder Público e da sociedade civil organizada.

Criado pela lei municipal nº 1303 de 14 de maio de 2009, o Conselho Municipal de Juventude tem como uma de suas funções principais auxiliar o poder público com propostas e projetos de políticas públicas que visem a assegurar e ampliar os direitos da juventude, bem como auxiliar na promoção de programas destinados ao público jovem.

O presidente do COMJUVE, Marcionílio Gonçalves Maia Júnior, acredita que o conselho é um marco histórico para Itaguara: "Nossa cidade agora conta com um instrumento legal para ouvir os jovens; a partir de agora queremos mostrar que temos espaço e somos capazes de dar a nossa contribuição para a sociedade", diz.

Participaram da mesa: o prefeito municipal Alisson Diego Batista Moraes, o secretário municipal de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, Cássio Oliveira, o assessor do Dep. Estadual André Quintão, Edgar Silva, a vereadora Maria da Luz, o presidente do COMJUVE, Marcionílio Gonçalves Maia Júnior e o diretor de inclusão do jovem, Secretaria Estadual de Esportes e Juventude (SEEJ), Adriano Henrique Fontana de Faria.

"Acredito muito na juventude e não pode ser diferente, já que sou um dos prefeitos mais jovens do país. Não queremos que este seja apenas mais um conselho, mas que seja um conselho atuante e que tenha voz em nossa sociedade e no governo", disse o prefeito Alisson Diego.

Na foto acima, prefeito Alisson Diego, presidente do COMJUVE, Marcionílo Júnior e secretário Cássio Oliveira.

sábado, 5 de dezembro de 2009

Nova Iluminação nas Entradas da Cidade

As ruas XV de Novembro, Joaquim da Costa, Joaquim Murtinho e Expedicionário João Batista dos Reis serão beneficiadas com uma nova e moderna iluminação.

De acordo com o prefeito Alisson Diego Batista Moraes, o projeto objetiva modernizar toda a iluminação das vias públicas de entrada de Itaguara. "As entradas da cidade são os nossos cartões-postais e precisam ser bem cuidadas. Os moradores dessas ruas e quem passa por elas sabem a importância de uma nova iluminação, pois convivem com essa 'escuridão' há anos", explica o prefeito.

A iluminação das ruas Joaquim da Costa, Joaquim Murtinho e Expedicionário João Batista dos Reis já foi toda substituída nesta semana e a rua XV de Novembro deverá ter a sua iluminação toda renovada em cerca de 90 dias. Serão investidos cerca de 45 mil reais com as obras.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Prefeito Diego Recebe Medalha do Mérito Legislativo

O prefeito itaguarense Alisson Diego Batista Moraes recebeu nesta manhã a Medalha do Mérito Legslativo, uma das mais importantes honrarias do Estado. A cerimônia de entrega da medalha ocorreu no Expominas, em Belo Horizonte e foi presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Alberto Pinto Coelho.

"Não me envaideço com homenagens, mas elas são importantes na medida em que valorizam nosso trabalho e nos incentiva a seguir adiante", falou Diego.

Abaixo, matéria completa da Ass. de Comunicação da ALMG:

"Reflexão sobre instituições marca solenidade do Mérito Legislativo

Tendo como tema a comemoração dos 20 anos de promulgação da Constituição de Minas Gerais, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo 2009 foi marcada por uma reflexão sobre o fortalecimento das instituições democráticas e sobre a construção coletiva de uma sociedade por meio do diálogo e da participação, nas últimas duas décadas. Realizado na manhã desta quinta-feira (3/12/09), na Expominas (Arena Multiuso), o evento contou com a participação de autoridades políticas, magistrados e representantes da sociedade civil.

Cidadania - Em seu discurso, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP), destacou que a Constituição Mineira de 1989 apontou para o fortalecimento do projeto democrático, que permanece ainda hoje por meio da construção coletiva da sociedade. "As pessoas ou instituições que, por seus serviços ou méritos, tornaram-se merecedoras dessa condecoração, refletem, na prática, as conquistas de nossa Constituição", afirmou.

Para Alberto Pinto Coelho, o exemplo de cidadania demonstrado por parte de cada um dos agraciados constitui uma resposta da sociedade à convocação feita pela Assembleia Constituinte Mineira, há vinte anos, para que os setores sociais contribuíssem com a elaboração do texto constitucional. Ele ressaltou que as personalidades agraciadas comprovam que os ideais democráticos da Constituição Mineira não ficaram restritos ao texto frio da lei, mas influenciaram os cidadãos e a sociedade.

Futuro aponta para transformação das instituições públicas

A necessidade contínua de transformação e aprimoramento das instituições públicas também foi destacado na solenidade. Para o presidente da ALMG, os últimos 20 anos mostraram um aperfeiçoamento das instituições públicas, que, com a evolução da sociedade, são permanentemente desafiadas a melhorarem seus serviços. "É por isso que a Assembleia de Minas pauta suas ações hoje por uma fina sintonia com as demandas, valores e questionamentos da sociedade", considerou.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e orador oficial do evento, desembargador Sérgio Resende, também falou sobre as necessidades de mudanças no serviço público, em especial no Poder Judiciário. Ele fez um paralelo entre a Constituinte Mineira, a partir da Constituição Federal de 1988, e os tempos atuais. "É preciso lembrar que a Constituição de 1988 ampliou a consciência de cidadania e colocou em ebulição um grande anseio por soluções. Pronto-atendimento, eficácia e agilidade tornaram-se palavras de ordem", afirmou.

Segundo ele, a Justiça sofre diariamente com a pressão da demanda crescente pela prestação jurisdicional, por um lado, e com o anseio por agilidade, por outro. "A sobrecarga de trabalho no Judiciário mineiro e a falta de condições para investimento na estrutura de atendimento, em função das limitações orçamentárias, são uma triste realidade", considerou. Para resolver essa situação, Sérgio Resende defendeu uma revisão nos limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal para o Judiciário. Ele apontou, ainda, a necessidade de reestruturação do Judiciário mineiro e de mudanças nas leis processuais.

Esforço - Apesar das dificuldades, o presidente do TJMG destacou o esforço de aperfeiçoamento da instituição. Segundo ele, a média mensal de processos julgados por juiz é de 160, enquanto são distribuídos 211 novos processos a cada mês. "De 1994 a 2008, o quadro de juizes teve um acréscimo de 62%, enquanto o número de julgados aumentou mais de 240%. Com o número de desembargadores inalterado, a produtividade aumentou em 140%, se comparados os dados de 2005 e 2008", afirmou.

Publicação - Além da comenda, os homenageados também foram presenteados com a publicação "A Assembleia de Minas e a construção coletiva de políticas públicas", que relata os eventos realizados nas últimas duas décadas pelo Parlamento Mineiro com a participação da sociedade civil."

Fonte: http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_772721.asp

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Projeto Cidade Limpa: 50 Novas Lixeiras Estão Sendo Instaladas

A Prefeitura de Itaguara iniciou, desde janeiro deste ano, diversas ações que promovem a limpeza urbana e a conscientização ambiental. O Projeto Cidade Limpa consiste numa readequação dos espaços urbanos, progressiva abrangência da limpeza pública para áreas não atendidas antes, campanhas de conscientização (escolas, associações, etc) e também a colocação de novas lixeiras.

Nessa primeira etapa, a Prefeitura está instalando 50 novas lixeiras em toda a cidade, em parceria com empresários e comerciantes. "Os locais primordiais são aqueles onde antes não havia qualquer lixeira, especialmente na região central da cidade, onde há maior fluxo de pessoas", explica o prefeito Alisson Diego.

Deve ser ressaltado também que as lixeiras colocadas são as mesmas utilizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, portanto de alta qualidade.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Quadra de Pará dos Vilelas Recebe Nova Pintura


A quadra esportiva da comunidade de Pará dos Vilelas recebeu, nesta semana, uma nova pintura. "A quadra estava num estado lastimável, havia anos que não era pintada e não recebia manutenção adequada", explica o secretário de Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Juventude, professor Cassinho.
.
Além da quadra de Pará dos Vilelas, já receberam novas pinturas em 2009 a Quadra do Bairro dos Dias e a Quadra Coberta.
.
A pintura das quadras foram feitas pelo monitor de esportes, pintor e grande funcionário da Prefeitura Municipal de Itaguara, Arlim Vicente Machado.