sábado, 31 de outubro de 2009

Jovens Construindo a Cidadania


Mais de 300 jovens das escolas estaduais Coronel Frazão e Padre Gregório receberam, na noite de ontem, 30/10, certificados pela participação do curso do JCC (Jovens Construindo a Cidadania), projeto da Polícia Militar de Minas Gerais, que objetiva criar nos jovens um protagonismo na identificação e resolução de problemas sociais, sobretudo na área da prevenção de crimes.

Na cerimônia de ontem, além dos 300 alunos, participaram também o prefeito municipal Alisson Diego, a Deputada Estadual Maria Tereza Lara, o Major da PM Carvalhaes, o Tenente Filho, o presidente do CONSEP Luiz Márcio Mansur Brina, o representante do Poder Legislativo Municipal vereador Alberto Resende, o delegado Márcio Hasan, o presidente da OAB Itaguara Flávio Soares e o representante do Poder Judiciário, Jovanil Rabelo. Também participaram professores, diretores escolares e pais dos alunos.
Em Itaguara o JCC foi implantado este ano, sob a coordenação eficiente do Cabo da PM Denerlei e conta com o apoio de diversos segmentos da sociedade itaguarense e da Prefeitura Municipal de Itaguara.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Arrastão Contra a Dengue


Terminou esta semana um grande "arrastão" preventivo realizado pela equipe municipal de endemias. "O arrastão de limpeza de combate a dengue foi um grande sucesso", disse Jordane Lara, responsável pelo setor de endemias da Prefeitura de Itaguara.

Em nove dias, foram recolhidos catorze caminhões de entulhos, que estavam espalhados em lotes vagos e quintais. Este tipo de lixo tem grande complexidade porque o morador não tem uma opção clara para seu descarte - por isso o arrastão é de fundamental importância.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Iniciada Obra de Desassoreamento do Ribeirão Conquista


Após anos de espera, finalmente iniciou-se a obra do maior desassoreamento da história de Itaguara, no Ribeirão Conquista, na manhã desta segunda-feira, 26/10. "Como já disse, esta é uma obra que não tem grandes repercussões, mas possui uma finalidade sócio-ambiental importantíssima para Itaguara", ressalta o prefeito Alisson Diego.

Nos últimos anos o processo de assoreamento do Ribeirão Conquista foi uma das causas das enchentes, que fazem parte do cotidiano itaguarense todos os anos, na época das chuvas.

Acima foto da máquina iniciando seus trabalhos na manhã desta segunda-feira.

domingo, 25 de outubro de 2009

Coisas que a vida ensina depois dos 40 *

Ainda não cheguei aos 40, mas o texto do Arthur da Távola (1936-2008) é belíssimo e merece ser lido por todos, em todas as idades.


Amor não se implora, não se pede, não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para
mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.
Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que
abrem portas para uma vida melhor.
O amor... Ah, o amor....
O amor quebra barreiras, une facções,
destrói preconceitos,
cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...

* Artur da Távola

sábado, 24 de outubro de 2009

Visita a Piracema

O Deputado Estadual Neider Moreira esteve em Piracema, na tarde desta sexta-feira, acompanhado do prefeito Alisson Diego, para anunciar a doação de um veículo 0 km para o Asilo da cidade. Estiveram presentes o prefeito piracemense Cássio Melo, o presidente da Câmara Municipal de Piracema, vereador Wanderson 'Tico-Tico', além de outros vereadores, secretários municipais e lideranças.

Neider anunciou que pretende caminhar com Piracema, auxiliando sempre que possível nas demandas da cidade junto ao Governo de Minas. "Nossa região é muito parecida em diversos aspectos e precisamos buscar uma maior integração entre os municípios", disse o parlamentar mineiro.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Desassoreamento do Ribeirão Conquista


"Uma obra importante, sem muitas repercussões, mas com uma finalidade sócio-ambiental extremamente considerável", assim o prefeito avalia o maior desassoreamento da história de Itaguara.

Nos últimos anos, devido ao processo contínuo de assoreamento do Ribeirão Conquista, as enchentes tem sido constantes em Itaguara. Com essa preocupação, desde o início do mandato 2009-2012, buscou-se licenciamento ambiental e autorização judicial (as margens do Ribeirão Conquista estão sub-judice, devido a uma Ação Civil Pública movida em 2003 contra a Prefeitura), o que foi conseguido agora. A última ação de limpeza e desassoreamento do Ribeirão foi feita há cerca de 20 anos e com uma estrutura bem menor do que será executada agora.

A operação de desassoreamento inicia-se na próxima segunda-feira, terá um custo total de cerca de 60 mil reais ao município e será executada pela RuralMinas e por sete caminhões contratados exclusivamente para essa finalidade. Os beneficiados diretos serão os moradores próximos ao Ribeirão Conquista e, claro, o meio ambiente.

Acima, foto da escavadeira que fará a operação.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Prefeitos Discutem Segurança Pública


A cidade de Rio Acima sediou hoje, 20/10, uma reunião com os prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte para discutirem a segurança pública em Minas Gerais.

A reunião, que teve duração de cerca de 4 horas, contou com a presença do Secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, além do Chefe de Polícia Civil e do Comandante da Polícia Militar de Minas Gerais e foi muito positiva na avaliação dos prefeitos. "A reunião foi extremamente positiva, tivemos a oportunidade de discutirmos assuntos comuns às cidades e também assuntos específicos", ressaltou Diego.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Construindo Alternativas: Oficinas Para Crianças e Jovens



A Secretaria Municipal de Saúde de Itaguara coordena um importante projeto de transformação social de prevenção à drogadicção. O programa chama-se "Construindo Alternativas para um projeto de vida e prevenindo o uso de drogas", cujo objetivo é oferecer alternativas para crianças e jovens e mostrá-los que a vida tem outros caminhos. Grupos renomados como Fua Mayê, Tambolelê e Uakti fazem um trabalho de formação de crianças e jovens itaguarenses que vivem em locais de 'vulnerabilidade social', ensinando-lhes música, arte, teatro e dança.

Segundo Karla Perdigão, secretária municipal de Saúde, este projeto é inovador e importantíssimo: "A Secretaria de Estado da Saúde elogiou a qualidade do nosso projeto. Estamos investindo na juventude, plantando sementes para um futuro para nossas crianças e jovens", diz Karla.

sábado, 17 de outubro de 2009

Itaguara Recebe Visitas Ilustres


Itaguara recebeu nesta semana a visita do bispo católico mexicano Dom Hermenegildo Ramirez, seu assessor episcopal, o padre mexicano Jesus García González e do professor paulista, diretor escolar e ex-vereador de Poá, Nélson Bueno.

Os visitantes ficaram em Itaguara por três dias e passaram por Aroeiras, Pará dos Vilelas, cachoeiras e bairros itaguarenses. Um dos momentos importantes foi a visita à Casa de Dona Dorica, onde as crianças cantaram "Amigos Para Sempre" em homenagem aos visitantes. Ao final, disseram-se encantados com a cidade."Itaguara é como uma pequena capital", disse Padre Jesus.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Prefeitura Adianta Parte do 13º Salário

Pela primeira vez na história de Itaguara, a Prefeitura Municipal adiantou 50% do 13º salários dos servidores públicos municipais com uma dupla finalidade: antecipar o pagamento de suas despesas previstas e incentivar o funcionalismo. Muitas Prefeituras estão atrasando salários e Itaguara, ao contrário, adianta parte do 13º, demonstrando, assim, seu rigor fiscal e planejamento administrativo.

O pagamento aconteceu hoje, 15/10.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Informativo da Prefeitura é Publicado


Pela quarta vez este ano, foi lançado o informativo oficial da Prefeitura Municipal de Itaguara com o objetivo de dar maior transparência aos trabalhos realizados pela administração itaguarense 2009-2012.

Nesta edição, destaque para as obras das 8 pontes construídas em diversas regiões do município; para as obras de drenagens realizadas no Bairro Vista Alegre e para o aniversário de 122 anos da Banda de Música Nossa Senhora das Dores.

sábado, 10 de outubro de 2009

Gincana Projovem Adolescente - Contagem 2009


O prefeito itaguarense Alisson Diego participou, a convite da Prefeitura de Contagem, da abertura da II Gincana Projovem Adolescente - Contagem 2009, na manhã deste sábado, (10/10).

O evento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Contagem, teve sua segunda edição este ano e contou com a participação de cerca de mil jovens atendidos pelo Programa ProJovem Adolescente do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O ProJovem Adolescente objetiva complementar a proteção social básica à família, oferecendo mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Consiste na reestruturação do programa Agente Jovem e destina-se a jovens de 15 a 17 anos.

Acima, foto da esquerda para a direita: Fred (coordenador da juventude da Prefeitura de Contagem), Leonardo Koury (assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Contagem), Amarildo de Oliveira (chefe de gabinete da Prefeita de Betim), Prefeito Alisson Diego e Maurício Rangel (Secretário Municipal de Desenvonvimento Social de Contagem).

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Conselho Municipal de Saúde Recebe Equipamentos

O prefeito Alisson Diego esteve na sede do Ministério da Saúde em Belo Horizonte na tarde desta sexta-feira para receber a doação de uma impressora multi-funcional para ser usada, prioritariamente, pelo Conselho Municipal de Saúde.

O equipamento faz parte de um programa do Ministério da Saúde de estímulo aos Conselhos Municipais de Saúde. A impressora junta-se a um micro-computador já doado ao Conselho. O valor do equipamento é de cerca de 3 mil reais.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Prefeitura de Itaguara Pagará Metade do 13° Salário em Outubro

Pela primeira vez na história de Itaguara, a Prefeitura Municipal antecipará o pagamento de 50% do 13º salário dos servidores públicos no dia 15 deste mês. A medida é importante por dois motivos: primeiro para incentivar os servidores, motivando-os para o trabalho e segundo para que a administração possa antecipar as despesas de fim de ano. Essa medida vem na contramão da crise financeira internacional e a consequente queda de arrecadação dos municípios (mais de 100 prefeituras mineiras atrasaram salários - link: http://189.115.127.12/comvoce/conteudo/clipvisu.php?prm1[]=6359&prm2[]=60&prm3=all&prm4=pmoc)

"A medida demonstra que a nossa administração preocupa-se com uma gestão fiscal séria, responsável e de resultados e ao mesmo tempo demonstramos que temos atenção especial com o servidor público", explica o prefeito Alisson Diego.

sábado, 3 de outubro de 2009

Torneio de Peteca Empolga Participantes


O I Torneio Intermunicipal de Peteca já é um sucesso pelo ineditismo e também pelo número de participantes e a empolgação dos mesmos. Os 66 inscritos jogam neste final de semana a segunda rodada do torneio. "Estamos muito felizes com os resultados deste torneio. Após o encerramento das inscrições, muita gente ainda nos procurou para se inscrever. Infelizmente não foi possível incluí-las, mas temos a certeza que no próximo torneio haverá ainda mais participantes", diz Professor Cassinho, Secretário de Cultura e Esportes. Acima, foto de alguns participantes, na arquibancada do Poliesportivo Municipal.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Diego Encontra-se com o Superintendente do INSS Em MG


O Prefeito Alisson Diego e o Deputado Estadual André Quintão encontraram-se, ontem 01/10, com o Gerente Regional do INSS em Minas Gerais, Manoel Palmeira, para reivindicar que Itaguara tenha um posto do INSS. O Gerente explicou que apenas cidades com mais de 20 mil habitantes se enquadram no Programa de Expansão de novas agências do INSS, mesmo assim é possível a instalaçã de cidades menores das chamadas "Previ-Cidades". O pleito de Itaguara está sendo analisado pela área técnica do INSS.

"A receptividade do pedido pelo INSS foi ótima e existem grandes chances de conseguirmos ou a agência ou o posto do Previ-Cidade. Estamos em negociação", explica Diego.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Arte Em Todo Canto


O título desta matéria é também o nome de um projeto inovador coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Jovens exploram a arte teatral e a levam em todos os cantos do município (bairros e comunidades rurais). Algumas apresentações já foram feitas e o projeto de levar a arte em todos os cantos iniciará em breve. Os instrutores do grupo Alexandre e Marcionílio dizem que o Grupo tem ficado feliz com a receptividade do público. A última apresentação do grupo ocorreu durante o I Pedalando da Árvore.