segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Água: Realizando Sonhos

Iniciou-se nesta segunda-feira, 31/08, as obras do SAAE Itaguara (Sistema Municipal Autônomo de Água e Esgoto - autarquia municipal) para a instalação do sistema de tratamento de água da comunidade rural do Sapecado. Essa é uma das maiores reivindicações da comunidade, que há décadas pede para que haja água tratada na região. "Estamos muito felizes, muita gente chegou a duvidar que um dia esse momento pudesse acontecer", conta Telma Queiroz, moradora da região.

"Desde que fui convidado a assumir a Direção Geral do SAAE, o prefeito me determinou para que colocasse a questão da água no Sapecado como prioridade e foi isso que fizemos", disse Cláudio Nascimento, diretor da autarquia. A obra deve ficar em cerca de 25 mil reais e não é interessante sob o ponto de vista econômico para o SAAE, mesmo assim a autarquia está executando a obra, buscando a universalização do abastecimento de água e o compromisso social.

"É por motivos assim que a gente faz política, para garantir conquistas sociais e realizar sonhos coletivos como esse no Sapecado. Apesar de todos os dissabores da política, conquistas assim justificam a nossa opção pela vida pública", disse o prefeito Alisson Diego.

domingo, 30 de agosto de 2009

Brasil Supera a Crise e Dá Lições

Matéria reproduzida do Blog do Noblat e do jornal O Estado de São Paulo - Abaixo:

Brasil passa no teste e sai da crise maior do que entrou

O Brasil saiu da turbulência global maior do que entrou. Às vésperas do mês em que se completa um ano da crise iniciada com a concordata do Lehman Brothers, em 15 de setembro, o otimismo com o País tornou-se consensual. "O fato de que o Brasil passou tão bem pela crise tinha mesmo de instilar confiança", diz Kenneth Rogoff, da Universidade Harvard, ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI). Para Jim O?Neill, do Goldman Sachs, e criador da expressão Bric (o grupo de grandes países emergentes, Brasil, Rússia, Índia e China), "o Brasil passou por essa crise extremamente bem, e pode crescer a um ritmo de 5% nos próximos anos".
O crescimento de importância do Brasil e de outras economias emergentes é uma das características do novo mundo surgido com a crise econômica. Para comentar essa e várias outras mudanças, o Estado ouviu oito grandes economistas estrangeiros e brasileiros: Rogoff; O?Neill; Barry Einchengreen, da Universidade de Berkeley; José Alexandre Scheinkman, de Princeton; Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC) e sócio gestor do Gávea Investimentos; Edmar Bacha, consultor sênior do Itaú BBA e codiretor do Instituto de Estudo de Políticas Econômicas - Casa das Garças (Iepe/CdG); Affonso Celso Pastore, consultor e ex-presidente do BC; e Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco.
Pastore observa que a recessão no Brasil foi curta, de apenas dois trimestres, comparada a quatro em países como Estados Unidos, Alemanha e França. Goldfajn nota que há os países que estão saindo da recessão no segundo trimestre e os que estão saindo no terceiro - o Brasil está entre os primeiros, com várias nações asiáticas. "Mesmo no primeiro trimestre, se olhar mês contra mês, há números fortes de crescimento no Brasil", acrescenta.

--> Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090830/not_imp426772,0.php

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Estamos no Twitter

Para aprofundarmos a comunicação, agora estamos no mundo do twitter. Comunicação rápida, espontânea e informal - bastante interessante.

-> O nosso endereço no twitter:

-> http://twitter.com/alissondiegobm

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Prefeitura Compra Mais Um Carro

A Prefeitura de Itaguara comprou mais um carro 0 km. O veículo adquirido hoje é mais um fiat uno way 2009. O novo fiat uno é o terceiro carro da série que a prefeitura compra. Os outros dois foram entregues na semana passada. "Estamos renovando a frota e padronizando os modelos para facilitar a manutenção", explica o Secretário de Infraestrutura Anézio Borém de Oliveira. Este é o quinto carro 0 km que a Prefeitura adquiriu este ano. O veículo foi pago à vista, com recursos próprios da Prefeitura.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Trabalho Preventivo


Preparando-se para o período chuvoso a Secretaria Municipal de Infraestrutura tem tomado diversas ações preventivas. São diversas obras de drenagem em toda a cidade - um exemplo é a Rua Capitão Ferreira Pinto que todos os anos sofria muito com as consequências das chuvas. "A rua ficava toda alagada de lama e água", dizem os moradores.

Outra ação que merece destaque é a construção do gabião da ponte da rua Antônio Pacheco. Essa contenção de encosta do Ribeirão Conquista é fundamental para evitar o assoreamento, desgastes na ponte e problemas futuros nos encanamentos do SAAE. Essa obra é uma parceria de Prefeitura de Itaguara e do SAAE. (foto)

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Há Vinte Anos

Em homenagem aos 20 anos da morte de Raul Seixas

Quando era criança, ouvia muito Raul Seixas. Lembro-me de uma fita cassete (é assim que percebemos o quanto envelhecemos rápido - sou do tempo da fita cassete, hahaha) que meu pai me presenteou do Raul - eu devia ter uns seis ou sete anos. A fita cassete se chamava "Raul Seixas: Os maiores Sucessos" ou algo parecido. Na fita, havia músicas memoráveis como Trem das Sete, Gita, Ouro de Tolo e Não quero mais andar na contra-mão. A partir daí me interessei pela vida e trajetória do "maluco beleza".

O músico baiano, segundo informações biográficas, tinha como sonho maior tornar-se um grande escritor. Até que o Rock n Roll aparece em sua vida, ao assistir nas telas de cinema Elvis Presley com seu som inovador. Alguns anos se passaram até que Raul, juntamente com alguns amigos de Salvador, monta uma banda, "Os Relâmpagos do Rock", posteriormente "The Panters" (Raulzito e os Panteras). A convite do amigo Jerry Adriani, Raul Seixas vai para o Rio de Janeiro gravar um disco pela gravadora Odeon - foi um total fracasso. Mas ele não desistiu fácil assim...

Entre caminhos e descaminhos, Raul alcança o sucesso, tornando-se conhecido em todo o Brasil com um disco memorável (em parceria com o parceiro Paulo Coelho) lançado em 1973: Krig-Há, Bandolo!. Para muitos críticos, este é um dos mais importantes álbuns do rock nacional.

Outro grande momento foi a criação da Sociedade Alternativa, concebida pela dupla Raul Seixas e Paulo Coelho - um marco na vida do rock brasileiro e que valeu à dupla uma passagem complicada pelos porões da ditadura militar.

Uma música, em especial, chama muito a minha atenção. Trata-se de Prelúdio, com apenas três versos, repetidos como um mantra na voz de Seixas. Quando Lula venceu a eleição em 2002, ele citou Prelúdio - analogamente fiz o mesmo ano passado quando foi anunciada a nossa vitória. É um hino aos sonhos coletivos que se realizam:

Prelúdio (Raul Seixas)

Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é a realidade

--------------------------------------------------------------------------

Durante os shows de lançamento do LP Krig-Há-Bandolo! era distribuído um gibi contendo um manisfesto que pode ser lido abaixo (sic):

* Manifesto:

1 - O espaço é livre. Todos têm direito de ocupar seu espaço.

2 - O tempo é livre. Todos têm que viver em seu tempo, e fazer jus às promessas, esperanças e armadilhas.

3 - A colheita é livre. Todos têm direito de colher e se alimentar do trigo da criação.

4 - A semente é livre. Todos têm o direito de semear suas ideias sem qualquer coerção da INTELEGENZIA ou da BURRICIA.

5 - Não existe mais a classe dos artistas. Todos nós somos capazes de plantar e de colher. Todos nós vamos mostrar ao mundo e ao Mundo a nossa capacidade de criação.

6 - "Todos nós" somos escritores, donas-de-casa, patrões e empregados, clandestinos e careta, sábios e loucos.

7 - E o grande milagre não será mais ser capaz de andar nas nuvens ou caminhar sobre as águas. O grande milagre será o fato de que todo dia, de manhã até à noite, seremos capazes de caminhar sobre a Terra.

* Saudação final do 11º manifesto:

- Sucesso a quem ler e guardar este manifesto. Porque nós somos capazes. Todos nós, todos nós somos capazes.

Escrito por: Raul Seixas, Paulo Coelho, Sylvio Passos, Christina Oiticica, Toninho Buda, Ed Cavalcant.

Ações Simples Mudam Realidades


Parece uma ação simples e até irrelevante, mas a aquisição e instalação de uma caixa d'água com capacidade para 5 mil litros vai fazer a diferença para a Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa, no Bairro dos Dias. "A caixa d'água da escola era pequena demais e há muitos anos que essa reivindicação era feita", diz Vânia, Secretaria de Educação.

Quando acontecia qualquer problema (o menor reparo na rede de água por exemplo) de abastecimento de água, a escola era a primeira a ser prejudicada. Com essa ação, que é simples, é verdade (mas não foi tomada antes) a escola agora está mais preparada para eventuais problemas. Pequenas ações podem, efetivamente, mudar realidades, melhorando a vida das pessoas; neste caso das crianças que estudam na escola municipal.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Reunião na Secretaria Estadual de Educação


O prefeito Alisson Diego, a diretora da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado Dunalva Galgani e o vereador Tácio Barrela, acompanhados do Deputado Estadual Domingos Sávio, reuniram-se nesta quarta-feira (19/08) com o subsecretário de Estado de Educação, Dr. Gilberto e o representante da CENEC Mauro, para discutirem a aquisição do prédio da Escola Estadual pelo Governo do Estado. O processo de aquisição do prédio vem sendo acompanhado pelo deputado há cinco anos e todos estão confiantes que se está em fase final. "Essa é uma antiga reivindicação da comunidade escolar e estamos lutando para conseguir isso. Espero que consigamos - estamos caminhando", disse a diretora.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Renovando a Frota!


A Prefeitura de Itaguara comprou mais dois veículos 0 km nesta semana. Desta vez trata-se de dois fiats uno way, modelo 2009 que serão também utilizados na área da saúde. Os dois novos carros se juntam à ambulância e à van ducato - todos adquiridos este ano. "Até o final do ano, a Prefeitura de Itaguara já terá renovado boa parte da frota. Iremos comprar cerca de 10 novos veículos até o final do ano e início do ano que vem", afirma o prefeito Diego.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Oito Pontes em Fase Final de Construção


Está em fase final a construção de 8 pontes em Itaguara. Muitas dessas pontes não tinham a menor condição de continuarem oferecendo acesso - havia pontes com mais de 30 anos e com toda a estrutura de madeira.

As novas pontes são todas de concreto e estão sendo construídas com recursos obtidos este ano na SETOP (Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas), através de um projeto da defesa civil municipal e em virtude do estado de emergência que a cidade se encontrava, por causa das fortes chuvas.

Foi fundamental para a obtenção desses recursos a qualidade do projeto técnico apresentado pela Prefeitura de Itaguara, em fevereiro de 2009. Resalte-se que Itaguara nunca havia conseguido recursos da defesa civil estadual até este ano. Também foi fundamental para a obtenção destes recursos o apoio do Deputado Estadual Neider Moreira.

"Trata-se do maior investimento nas comunidades rurais da história de Itaguara. Para se ter uma idéia, nos últimos oito anos foram construidas duas pontes. E apenas com oito meses de governo viabilizamos a construção dessas oito pontes", disse o prefeito Alisson Diego.

As pontes são as seguintes: duas na Comunidade rural da Matinha, duas na Comunidade rural de Cachoeira, uma na rua Francisco Braga (Bairro Alto da Cruz/Coelhos); uma que faz a ligação entre os bairros Vista Alegre e Fazenda; uma na comunidade de Ribeirão Cornélio e outra na comunidade de Aroeiras.
.
-> (Na foto acima, a ponte antiga de madeira ao lado da construção da nova ponte, na comunidade rural de Cachoeira).

domingo, 16 de agosto de 2009

Ninguém está a salvo

Parecem inevitáveis as quedas de popularidade em início de governos. Não há qualquer pesquisa científica que se conheça que possa respaldar essa afirmação, mas ela se confirma ao se examinar os dados divulgados na semana passada nos Estados Unidos; e também com o que ocorreu no Brasil em 2003.

Pesquisas recentemente publicadas nos Estados Unidos mostram que o governo do presidente Barack Obama está em constante descenso na avaliação da população norte-americana – a última pesquisa mostra que apenas 50% aprovam os 200 dias iniciais do governo (número bem menor do que os 68% dos 100 primeiros dias).

Analogamente, pode-se constatar que houve uma situação bastante similar no Brasil, em 2003 – ano inicial do governo do presidente Lula. Nesse ano, o governo Lula tinha cerca de 51% de aprovação popular – número muito pequeno se comparados aos 80% de aprovação dos dias atuais. Com relação específica aos dias de hoje e a Obama, soma-se às exacerbadas expectativas populares, uma crise histórica na economia internacional.

As explicações para esses resultados são as mais diversas e devem levar em consideração as peculiaridades de cada país e de cada momento histórico, mas algumas conclusões são óbvias e uma delas é a de que o povo cria uma enorme expectativa de mudança e espera vê-la imediatamente, já nos primeiros dias do novo governo.

A política, no entanto, ensina muitas lições – uma delas é a de que é preciso dar tempo ao tempo para tudo se ajeitar e as mudanças acontecerem. Foi assim com Lula, será assim com Obama e com outros governos que se sustentam democraticamente com o apoio dos cidadãos que, esperançosamente, os elegeram.


PS: Não ouso citar aqui pesquisas de avaliação de 30 ou 60 dias de governo – fase em que há uma “lua-de-mel” entre governo e população. O início a que me refiro são os seis meses iniciais ou mesmo o primeiro ano.

sábado, 15 de agosto de 2009

Banda de Música Faz Apresentação no Teatro Vânia Campos


A Banda de Música Nossa Senhora das Dores apresentou-se no Teatro Vânia Campos, em Itaúna, nessa sexta-feira (14/08). A apresentação foi um convite do Instituto Maria de Castro Nogueira, através de sua coordenadora Ana Maria Resende e seu presidente e fundador, Dr. Guaracy de Castro Nogueira.

A apresentação da banda durou cerca de 1 hora e meia e contou com um público atento e entusiasmado. "Foi uma bela apresentação de uma banda que é um verdadeiro exemplo para Minas", disse Dr. Guaracy.

História


A Banda de Música Nossa Senhora das Dores de Itaguara completará 122 anos de história em setembro próximo. Em 1887, o então distrito que viria a ser Itaguara contava com três bandas; a Banda Tenente Ulisses, a Paradeles, da rua da Várzea e a da família dos Filisbinos. Ainda duas orquestras: a parte de cima do sr. João Rosa e a parte de baixo do sr. Pacheco. A data de 13 de setembro de 1887 ficou marcada como o dia da união das três bandas, sendo Ulisses Pacheco Lima o seu fundador. Teve como primeiros músicos: João Rosa de Queiroz, João Paulino da Silva, Ivo Rosa de Freitas, Altivo Rosa de Freitas, José Rosa de Freitas, João da Costa Guimarães e outros.

Rádio Nacional em 1957


Um fato relevante para a história da banda foi a sua participação na Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, em 1957, no Programa "A Lira do Xopotó" com os músicos: Pedro Rosa das Chagas (maestro), João Batista da Silveira, João José da Paz, Gentil Alves de Lima, José Bonifácio da Silva, Manuel Antunes Guimarães, José Márcio Freitas, Romeu Batista, José Leite, Nivaldo de Freitas, Hélio José Lima, Vicente de Paula, Luiz Gonzaga de Paula, José Heli da Silveira, Mardoqueu José da Silva, João Medeiros de Alcadinho, Carlindo Teixeira da Cunha, Francisco Antônio de Freitas, José dos Santos, Severino Rubens e José Carlos Batista.

Hoje


Atualmente, Anderson Rodrigues Caetano, presidente da instituição, com o apoio da Prefeitura de Itaguara e de todos os músicos, veteranos e novatos, reanima a Banda de Música Nossa Senhora das Dores. Com a regência do maestro Ezequiel Rodrigues dos Santos mostra a guarra de querer brilhar como antes.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Magia do Teatro


Olhares atentos, ansiedade e muita expectativa - assim se podia definir os moradores de Agrelos antes da apresentação de uma peça teatro, que aconteceu nesta quarta-feira (12), na igreja da comunidade, após a missa. Para muitos moradores da comunidade, foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de assistir a uma peça teatral - algo diferente do cotidiano da comunidade.

Isso só foi possível por causa da união de um grupo de jovens idealistas. O Grupo Teatral Semente da Arte nasceu de um projeto de dois jovens apaixonados pelo teatro: Alexandre de Oliveira e Marcionílio Maia. Os ensaios do Grupo contam com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, local onde eles ensaiam.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social em parceria com o Grupo Semente da Arte após esta apresentação bem sucedida está preparando agora um projeto que leva o teatro a todos os cantos do município. "Queremos levar o teatro a todas as comunidades rurais de Itaguara, o que representa arte e alegria para a vida das pessoas (...) É muito bonito poder ver pessoas de 70, 80 anos sorrindo ao assistirem uma peça de teatro", dizem os coordenadores do Grupo, Alexandre e Marcionílio.

A apresentação em Agrelos contou também com o apoio e a organização do vereador Anderson Sansão.

--> Na foto acima, o Grupo Sementes da Arte com o Padre Onaldo.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Iniciada a Reestruturação da Estrada Pará dos Vilelas-Aroeiras

PAC

A estrada que liga as comunidades de Pará dos Vilelas e Aroeiras está sendo recuperada. Por meio de um convênio entre a Prefeitura de Itaguara, a Secretaria de Infraestrutura e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBHPará) foram obtidos recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal) para a manutenação desta estrada.

Estrada Modelo

Além do patrolamento normal, já foram cercadas 37 nascentes na região e ainda serão feitas intervenções de drenagens nesta estrada, além de bacias de captação de água e curvas de nível - um projeto arrojado.

"Queremos que esta estrada seja um modelo para toda a região e é para isso que estamos trabalhando", disse Anézio Borém de Oliveira, secretário municipal de Infraestrutura.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Diego Recebe Vereadores de BH

O prefeito Alisson Diego recebeu nesta terça-feira (11/08), os vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte, João Oscar (PRP) e João Locadora (PT). Os vereadores belo-horizontinos vieram a Itaguara para uma visita de cortesia. "Itaguara é uma cidade muito agradável e muito bem administrada com esse governo democrático e popular", disseram os parlamentares.

O encontro, que durou cerca de duas horas, foi também importante para troca de idéias, informações e experiências. "Tive a grande honra de ter sido vereador por quatro anos e é sempre muito importante essa troca de idéias entre os poderes, além do mais, João Oscar e João Locadora são grandes amigos", disse o prefeito.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FPM Tem Queda de 18%

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve mais uma queda. Desta vez a queda foi de 18%, comparando-se a primeira parcela do fundo de agosto de 2008 com a deste ano. Se a tendência for mantida, o mês deverá fechar com um total de transferências em torno de R$ 4 bilhões. Em valores brutos e nominais, o montante será 4,8% inferior ao efetivado no mesmo período de 2008, que foi de R$ 4,2 bilhões.

Já descontada a retenção de 20% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), as prefeituras brasileiras vão receber hoje R$ 1,8 bilhão do FPM. A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) estima que o FPM deste mês deverá ter um aumento de 31% em relação a julho. Valor insuficiente, porém, para cobrir uma diferença, a menor, de R$ 193,3 milhões na comparação entre os meses de agosto de 2008 e 2009.

Estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra que, em julho passado, a queda efetiva no repasse do FPM foi de R$ 381 milhões. Somada à nova queda prevista para agosto, a defasagem chegaria a R$ 574,5 milhões. Os números reforçam o alerta do setor sobre a necessidade de encaminhamento, ao Congresso Nacional, de suplementação de orçamento para garantir o cumprimento da Medida Provisória 462/09, que instituiu o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM).

Com a edição da MP 462, o Governo se comprometeu a compensar a queda na arrecadação, de forma a impedir que os municípios recebessem, neste ano, recursos inferiores ao FPM repassado em 2008. Em ofício encaminhado, no final de julho, ao presidente Lula, a CNM advertiu que a suplementação orçamentária de R$ 1 bilhão, liberada pela MP 462, já foi quase que totalmente repassada, restando só R$ 37 milhões.

A previsão para setembro - primeiro mês do quinto bimestre - é de um crescimento de 0,09%.“Ao se adicionar a estimativa efetuada para os meses de julho a setembro, o resultado dos nove primeiros meses deste ano em relação a igual período de 2008 ainda aponta para um decréscimo de 11,42%, em valores correntes”, afirma o economista. Isto, acrescenta Bremaeker, sem considerar a compensação de R$ 1 bilhão da MP 462. Contando com os recursos da medida, a queda seria de 2,2%.

domingo, 9 de agosto de 2009

Festa de São Cristóvão


Ocorreu neste final de semana (08 e 09/08) a grande festa dos caminhoneiros itaguarenses - a Festa de São Cristóvão. A festa começou no sábado com shows à noite no Parque de Exposições. Centenas de "estradeiros" participaram da tradicional procissão no domingo pela manhã e depois da benção do Padre Onaldo, reuniram-se novamente no Parque de Exposições, onde acontereram shows e gincanas.

Este ano a Prefeitura apoiou integralmente a festa, o que não acontecia anteriormente, segundo os própios organizadores.

Parabéns a todos, especialmente aos profissionais do transporte - além de grandes trabalhadores, eles são responsáveis por um importante segmento econômico de Itaguara.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Desemprego no Brasil é menor que na Europa, diz Meirelles*

"O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse, nesta quarta-feira (5), que o Brasil atingiu, pela primeira vez, um nível de desemprego abaixo do registrado na Europa. A afirmação foi feita durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Durante a audiência, o ministro apresentou gráficos que mostram a evolução do emprego desde 2002 no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Os dados apontam que, após ter subido, em razão da crise mundial, a taxa de desemprego no Brasil recuou, enquanto na Europa, continua crescendo. No Brasil, o desemprego chegou a 9% em março deste ano e caiu para 8,1% em junho. Na Europa, a taxa era de 9% em março e subiu para 9,4% em junho. Nos Estados Unidos, o índice era de 9,5% em junho, também acima do registrado no Brasil (ver quadro). Segundo o ministro, o nível atual de desemprego no País é mais alto que 2008, antes da crise econômica, mas é menor que o registrado em 2007.

Emprego
Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados em julho pelo Ministério do trabalho e Emprego, mostram que, no mês anterior, foram criados 119.495 empregos com carteira assinada no Brasil. No primeiro semestre do ano, o saldo positivo foi de 299.506 novos postos de trabalho. O resultado significa o quinto mês consecutivo de expansão do emprego formal no País, que tem 32.292.808 trabalhadores com carteira assinada.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o Brasil está em posição de destaque com relação aos outros países. “Entre todos os países do G-20, o Brasil é o único com saldo positivo de empregos. O poder de compra, alavancado com o bom crescimento do salário médio dos brasileiros ao longo dos últimos anos, é que está promovendo a continuação da produção, que movimenta a economia”, destacou Lupi. O ministro afirma que, no segundo semestre do ano, haverá uma retomada mais intensa no número de contratações".

* fonte: site nacional do PT: www.pt.org.br em 09/08/2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Crise: Prefeitos Falam Sobre Queda de Arrecadação

Os prefeitos de Itaguara Alisson Diego; Juatuba, Adônis Pereira, Mateus Leme, Marlon Guimarães e Florestal, Dercy Alves reuniram-se na sede da Prefeitura Municipal de Mateus Leme para darem uma entrevista coletiva sobre os efeitos da crise nos municípios mineiros.

Os quatro prefeitos falaram a cerca de 10 veículos de imprensa sobre as dificuldades dos municípios. "Para se ter uma idéia, esperávamos uma parcela de cerca de 100 mil reais de ICMS anteontem e veio apenas 20% disso", ressaltou o prefeito Marlon Guimarães de Mateus Leme - anfitrião do encontro.

As quedas das arrecadações municipais devem-se, principalmente, ao fato de que a arrecadação de Minas e do Brasil caíram consideravelemente, impactando assim na receita municipal, que tem como maior base o ICMS e o FPM.

"É preciso que as pessoas se conscientizem de que estamos numa crise, com orçamento bem abaixo do esperado para este ano e com uma demanda enorme para ser solucionada. As coisas não estão fáceis e estamos trabalhando como podemos", afirmou Alisson Diego.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

IV Conferência Municipal da Assistência Social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho realizou hoje (03/08) a IV Conferência Municipal de Assistência Social- etapa preparatória para a VII Conferência Nacional da Assistência Social, cujo tema será: Participação e Controle Social - SUAS.

A Conferência Municipal contou com a presença de representantes de diversos segmentos sociais: entidades filantrópicas, escolas estaduais, municipais e especiais, sindicatos, associações e conselhos municipais. Destaque para a palestra do Deputado Estadual André Quintão (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais e assistente social por formação acadêmica.

Em sua palestra o deputado defendeu o bolsa-família: "Há quem diga que o bolsa-família é um programa assistencialista. O bolsa-família não é assistencialista. A LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social) garante que a renda é um dos direitos básicos de cidadania. Queremos do bolsa-família como um programa emancipatório. É importante ressaltar que ninguém vive com 60 ou 70 reais por mês, mas esse dinheiro faz a diferença para muitas famílias, ajudando, inclusive, na alimentação familiar". André também parabenizou os trabalhos da Prefeitura de Itaguara e disse ter a certeza de que a cidade está no caminho correto.

Na foto acima, o Deputado Estadual André Quintão conversa com a presidente da Casa de Dona Dorica, Dona Maria Luiza da Silveira.