quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ler, compreender o mundo *

Um poeminha que achei em minha gaveta:

Lerei e compreenderei o mundo!
Lerei e compreenderei o mundo?
Lerei e compreenderei o mundo...

Mundo incompreendido.
Quem se atreve a dizer que compreende o mundo?
Eu me atrevo. Quando leio, sou atrevido,
Viajo pelo mundo, pela literatura,
Pelas canções, crônicas, pinturas, poemas e teorias do mundo...
Dos Mundos: de Drummond, de Marx, de Guevara, de Portinari, García Lorca, Cazuza...

Ler, se atrever, descobrir mundos, e tentar, quem sabe, um dia,
Compreender o Mundo, aparentemente incompreensível...

Mas, antes,
Vou compreender o Brasil,
Quero ver se “mostra sua cara”,
E saber se “aqui é o Meu País”.

Mas, eu não sei ser feliz em outro lugar...

Enquanto isso... Vou tocando em frente,
Devagar, sem pressa; Em nossa viagem
Somos todos passageiros, ousando compreender o mundo...

Quão ousados somos nós!
Mas é a ousadia a alma da Literatura,
Quem não ousa não cria, não vive, não compreende...

Vou usar todos os sentidos
Vou voar, voar...
Descobrir o que há por trás do mundo...
Dos mundos da literatura...

Compreender o mundo nada mais é do que
compreender-nos a nós mesmos,
é nos conhecermos através de uma linguagem universal:
a Literatura – espelho da vida.

* Poema escrito em 2006, com o tema pré-determinado por um concurso literário.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Simpósio de Saúde Reúne 700 Pessoas


O I Simpósio Municipal de Saúde teve sua abertura ontem (26/05), na sede social do Conquistano Futebol Clube e reuniu cerca de 700 pessoas, entre educadores, pais e profissionais de saúde. O tema do simpósio, "Construindo alternativas para um projeto de vida e prevenindo o uso de drogas", demonstra a aposta do Poder Público Municipal na juventude, no fortalecimento das instituições sociais, como a família, a religião e a escola - Todos juntos pela prevenção ao uso de drogas e acreditando no futuro. O Simpósio termina na quinta-feira (28/05), mas o projeto continuará até o final do ano, com oficinas de dança, teatro e música para os jovens itaguarenses.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Poesia Que Questiona

Poema sobre a constante arte do auto-questionamento, escrita por um aprendiz de poeta, aos 15/16 anos (in Primeiros Poemas, 2006):

Filosofando

Por que o homem não pode chorar?

Por que o padre não pode casar?

Por que o Brasil é subdesenvolvido?

Por que o pobre é tão sofrido?

Por que a vida é uma expiação?

Por que só se chega a Deus através da oração?

Por que há tanta desigualdade social?

Por que uns morrem de fome, enquanto outros se fartam?

Por que os bandidos seqüestram, roubam e matam?

Por que o maior valor deste mundo é o capital?

Por que os homens não entendem as mulheres
e as mulheres não entendem os homens?

Por que nós (seres humanos) não nos entendemos?

Por que o sentimento vem do coração
e da cabeça provém a razão?

Por que a vida é bela para uns e uma cela para outros?

Por que tudo o que é bom ficou no passado?

Por que os nobres valores foram aniquilados?

Por que onde há fumaça há fogo?

Por que Deus não se revela explícito para seu povo?

Por que o bem nem sempre vence o mal?

Por que o conhecimento não é universal?

Por que existem tantos porquês?

Por que tantas perguntas sem resposta?

Por quê, por quê, por quê?

Sei lá, não quero entender...

domingo, 24 de maio de 2009

Conselho Tutelar 2009

Com um recorde no número de eleitores, a eleição para o Conselho Tutelar de Itaguara em 2009 entrou para a história. Foram quase mil votantes neste sábado, 23/05. Os cinco conselheiros eleitos (Arcenir, Marcelo, Chiquinha, Maria do Carmo e Luciene) prometem dedicação na observância aos direitos da criança e do adolescente pelos próximos três anos. Importante ressaltar que a eleição histórica ocorreu num clima de muita tranquilidade. A organização foi da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho - pasta comandada eficientemente pelo psicólogo itaguarense Cadmo J. Silveira.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Centro de Artesanato Nica Vilela Recebe Delegação do Ministério do Desenvolvimento Agrário

Abaixo notícia veiculada no site da Emater-MG.

"Organização de artesãs de Minas Gerais é exemplo para outros Estados

Cartão postal de Itaguara, na região Central de Minas Gerais, a tradição do artesanato em tear manual está servindo agora de exemplo para produtoras rurais de outras regiões e até de outros Estados. Nesta sexta-feira (22 de maio), cerca de 40 mulheres atendidas pelo Projeto Organização Produtiva de Mulheres Rurais, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), visitaram nesta sexta (22), o Centro de Artesanato Nica Vilela, em Itaguara. De Minas, houve representantes do Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Vale do Jequitinhonha e Alto Jequitinhonha. E o grupo contou também com participantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. São quilombolas, pescadoras e integrantes de movimentos solidários e sociais interessadas em melhorar a renda das famílias com o artesanato.

Além de ser uma alternativa de emprego e renda, a atividade de tecelagem em Itaguara chama a atenção pela criatividade na administração do grupo de artesãs. Um exemplo é a compra conjunta de material (linhas) para a fabricação das peças e o sistema de pagamento - em vez de dinheiro, elas usam o resultado do próprio trabalho.

O Centro de Artesanato Nica Vilela foi criado em 1990 em Itaguara e se tornou uma atividade geradora de renda e emprego para muitas mulheres das áreas rurais. Para valorizar o trabalho dessas mulheres, foi criada a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itaguara e Região, uma parceria entre a Secretaria de Trabalho, a Igreja Católica do município e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
A extensionista Vera Lúcia Gangá comenta que além de ser uma fonte de renda para essas mulheres, o artesanato no município permitiu a permanência das famílias no campo e evitou a mudança dos produtores rurais para os centros urbanos em busca de novas atividades. 161 mulheres, de Cláudio, Piracema, Carmo do Cajuru, Itatiaiuçu, Crucilândia e Itaúna, trabalham com a tecelagem no Centro. Com a técnica do tear, elas produzem diversos itens decorativos e utilitários, como forros para mesa, tapetes e colchas.

Segundo a artesã Laura Pereira da Silva, a vantagem de tecer no Centro é que os custos com a matéria prima fica mais barato. Laura explica que antes era preciso vender o tecido para comprar a linha, para então produzir mais. Com a orientação da Emater, o tecido passou a ser trocado pela linha. A extensionista Vera Gangá explica que o tecido produzido pela artesã é colocado à venda no próprio Centro e, quando vendido, vai novamente para o banco de linha para repor o estoque.

Percebemos que a maior dificuldade era a aquisição da matéria-prima, então foi criado um banco solidário de linha que permite que as artesãs tenham uma cota mensal para tecer. O pagamento é realizado com os produtos tecidos no mês seguinte ao do recebimento da linha”, explica. A Associação possui uma central de compras, onde são adquiridas a matéria-prima diretamente do fabricante com redução de custo de produção de até 30%.

Já a artesã Rosa de Oliveira diz que a tecelagem se tornou uma opção de atividade para as mulheres rurais. “Na roça quase não tem emprego e o Centro foi muito bom porque passou a ser uma opção”, comenta. Rosa tem uma renda mensal de aproximadamente R$250 com o artesanato. Ela afirma que a compra coletiva da linha facilita a aquisição do material. “Antes eu carregava 8kg de linha nas costas até minha casa para poder tecer, agora não preciso mais fazer isso porque a linha vai direto para o Centro”, comenta.

O artesanato é o cartão postal de Itaguara. Além de dar visibilidade ao município, promove a valorização da cultura local e estimula o turismo. Vera conta que no século passado muitos agricultores cultivavam o algodão e criavam carneiros para produzir lã para o consumo próprio. Com o passar do tempo, algumas artesãs perceberam a possibilidade de vender as peças produzidas e passaram a comercializar os tecidos. Os teares do município são tradicionais, mineiros com quatro pedais, e o ofício é passado de geração em geração.

Segundo a artesã Rosa de Oliveira, a filha Vanessa de Oliveira, de 16 anos, também trabalha nos teares. “Ensinei tudo o que eu sei para minha filha e hoje ela está muito animada com o artesanato” diz".

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Educação em Itaguara é uma das Melhores

Ao longo dos anos, nossa cidade acumula experiências positivas no setor educacional, desde a pré-escola até as cadeiras universitárias. Não é raro encontrarmos itaguarenses que, pela educação, tornaram-se profissionais muito bem sucedidos.

A Educação em Itaguara é mesmo uma referência em Minas Gerais - essa é uma constatação histórica que se confirma mais uma vez, agora com a divulgação dos resultados do ENEM e do SIMAVE - índices de avaliação do Governo Federal e Estadual.

A prova da qualidade de nossa educação, desta vez, ocorreu com as notas da Escola Estadual Alvim Rodrigues do Prado, que alcançou o primeiro lugar na média do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), das escolas públicas da Superintendência Regional de Ensino de Divipópolis e ficou em 2° no PROEB/SIMAVE (Sistema Mineiro de Avaliação da Escola Pública). A Superintendência de Divinópolis é composta por 30 municípios, 139 escolas estaduais, 287 escolas municipais, 2 escolas federais e cerca de 170 mil alunos.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Caravana do Esporte em Boa Vista

A Prefeitura de Itaguara e a comunidade de Boa Vista se reuniram para promover uma bela festa esportiva. Dois jogos foram realizados entre um combinado da Prefeitura e o time da comunidade com o intuito de incentivar a prática esportiva. Esta é a segunda vez que a prefeitura promove jogos com times de comunidade rural (a primeira foi em Campo Grande), numa ação chamada de Caravana do Esporte. "Não apenas realizamos os jogos de futebol, mas também levamos para a comunidade jogos de camisa, bolas, redes e material esportivo", diz o Secretário de Esportes, Cássio Murilo. Além do material esportivo, a Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, faz uma manutenção corretiva do campo de futebol. É um jogo sem vencedores, ou melhor, todos são vencedores - principalmente a comunidade.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Conselho Municipal da Juventude

O Prefeito de Itaguara, Alisson Diego Batista Moraes, sancionou a Lei que cria o Conselho Municipal de Juventude (COMJUVE - lei municipal 1303 de 14 de maio de 2009) ampliando, dessa forma, os direitos dos jovens itaguarenses, uma vez que lhes dá voz ao participarem diretamente das políticas públicas da cidade. O Conselho será responsável, dentre outras atribuições, por sugerir ao Poder Executivo propostas de políticas públicas para a juventude e fiscalizar o cumprimento da legislação dos interesses dos jovens.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Parquinho das Crianças é Reaberto

O tradicional parquinho da Via Expressa (Av. Eliziário Ramos), que estava desativado desde dezembro de 2008, foi reaberto esta semana pela Secretaria de Esportes de Itaguara. O Parquinho foi completamente destruído em dezembro, em virtude das fortes chuvas que atingiram o município, e não foi reformado pela administração anterior. Em abril, a Prefeitura iniciou reformas para sua reabertura, renovou sua pintura, reformou os brinquedos e colocou novas telas de proteção."O Parquinho é uma das principais diversões das crianças e deveria ter sido reaberto antes, mas infelizmente não tivemos condições. Agora ele está devidamente entregue à comunidade", afirmou Diego.

Engenharia para Famílias de Baixa Renda

O Prefeito Municipal de Itaguara Alisson Diego sancionou a Proposição de Lei 007/2009 (de autoria do próprio Poder Executivo), que garante assistência técnica gratuita às famílias de baixa renda para projeto de construção de habitação de interesse social na área urbana e rural do município.

A partir de agora, a Prefeitura dará, além do projeto de construção, o projeto de reforma de casas e regularização fundiária às famílias de baixa renda de Itaguara.

sábado, 9 de maio de 2009

Mãe

Especial, amiga, companheira, protetora e conselheira! Nunca é demais homenagear nossas mães - seres angelicais responsáveis por nossa existência!

“Mãe, de você recebo o Dom mais precioso do Universo: a Vida. Já por isso seria imensamente grato, mas você não se contenta em presentear-me com ela, ainda reveste toda a minha existência de Amor, carinho e dedicação.”
A você, mamãe, e a todas as mães do mundo um abraço apertado de carinho e gratidão!

Alisson Diego - Filho de Célia Clara Batista de Oliveira Moraes, dona de casa (e mãe exemplar de 3 filhos).

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Homenagem

Alisson Diego foi homenageado, no dia 5 de maio, no Clube dos Oficiais, em Belo Horizonte. A Comenda Personalidade Política foi entregue a cerca de 30 prefeitos e personalidades políticas mineiras. Foram levados em consideração para a escolha dos homenageados, segundo a organização do evento, o compromisso ético e social. Dentre os homenageados estavam os deputados Dalmo Ribeiro e Tenente Lúcio.

Na foto acima, o prefeito de Itaguara recebe a comenda das mãos do prefeito de Cruzília-MG, José Carlos Maciel de Alckmin, o "Merola".

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Encontro na CEMIG


O Prefeito Alisson Diego, acompanhado da vereadora Maria da Luz, estiveram com o vice-presidente da CEMIG, Arlindo Porto, para conversarem sobre as ações empreendidas pela empresa mineira em Itaguara. Eles pediram ao vice-presidente informações sobre o Programa Luz Para Todos (segundo Arlindo, as instalações elétricas do programa serão feitas no segundo semestre), a troca e modernização das lâmpadas da cidade e também a disponibilidade de mais carga energética para expansão das empresas itaguarenses. Arlindo demonstrou grande interesse no atendimento aos pedidos feitos.