domingo, 29 de março de 2009

Prefeitura Viabiliza Curso de Pedagogia


Uma parceria importante entre a Prefeitura de Itaguara e a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), viabilizou a formação de um curso de pedagogia na cidade. Um dos responsáveis pela articulação do curso superior foi João Sávio de Melo, professor de literatura e tutor da ULBRA. "Conheço o Professor João Sávio há muitos anos e sua credibilidade nos permite investir numa parceria como esta", afirmou Diego, que foi aluno de João no Ensino Médio. As aulas de pedagogia acontecem numa sala cedida pela Prefeitura, no prédio da Secretaria Municipal de Educação e se iniciaram no final de março.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Viação Cipó em Itaguara

A equipe do programa de TV Viação Cipó (SBT Alterosa) esteve em Itaguara nesta semana para falar sobre nossa cidade. O programa, comandado pelo jornalista Otávio di Toledo, há cinco anos mostra a cultura, as atrações turísticas e a história das cidades mineiras. Em Itaguara, a Viação Cipó mostrará o artesanato, a centenária Banda de Música Nossa Senhora das Dores e algumas de nossas cachoeiras, além de diversas entrevistas com itaguarenses. O programa deve ir ao ar no início de maio para todo o estado de Minas Gerais.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Prefeitos "estão comendo o pão que o diabo amassou"

A afirmativa do Presidente Lula demonstra a situação na qual se encontram as Prefeituras brasileiras. A queda recorde do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), consequência inevitável da crise econômica internacional, é uma realidade inquestionável.

A situação é caótica e se continuar como está, as demissões serão inevitáveis. Espera-se agora um auxílio do Governo Federal.

Veja abaixo a reportagem.
--------------x ------------------
Prefeitos 'estão comendo pão que o diabo amassou'

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a prometer hoje que vai "olhar com muito carinho" a questão da queda dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). "Sei que vocês (prefeitos) estão comendo o pão que o diabo amassou por causa disso, mas quero deixar claro que para nós (governo federal) não adianta que os municípios estejam mal", afirmou ele, durante a cerimônia de abertura da 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, em Salvador. "Não podemos permitir que as prefeituras sejam penalizadas. Ou todos estamos bem ou não somos uma família. Não dá para uns comerem um banquete enquanto outros não têm o que comer."

De acordo com o presidente, hoje foi convocada uma reunião para tentar resolver o problema do repasse de verbas para as prefeituras. "Isso é culpa dessa crise, que não começou aqui, chegou por último aqui e vamos ver como sair dela", disse. "Chegando a Brasília, vou ter uma reunião com meu ministro da Fazenda e com meu ministro do Planejamento para ver isso."

domingo, 22 de março de 2009

Operação Tapa Buraco e Recuperação de Calçamentos


A Prefeitura está realizando uma série de operações tapa-buraco pelas ruas de Itaguara. Várias delas estavam com calçamento completamente destruído há vários meses. Um dos exemplos é a rua ao lado da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), que estava intransitável desde meados de 2008 (acima, a foto antes e depois da recuperação). Também foram feitas intervenções nas ruas Padre Gregório, Dr. Jacy de Morais Lima e a Avenida Eliziário Ramos (Via Expressa).

O trabalho deverá ser feito durante todo o ano de 2009, haja vista a situação delicada dos calçamentos em Itaguara, informou a Prefeitura de Itaguara.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Queda Recorde na Arrecadação

Quando o Governo Federal anuncia queda na arrecadação, fatalmente os municípios são afetados, sobretudo os que mais dependem do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), como ocorre com mais de 90% das cidades mineiras. Hoje o Governo anunciou uma má notícia:

"Arrecadação no 1º bimestre tem maior queda em 13 anos

A arrecadação do governo federal, descontado o resultado da Previdência, caiu 12,4% no primeiro bimestre de 2009 na comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com a Receita Federal, trata-se da primeira queda nesse tipo de comparação desde 2003 e o maior recuo desde 1996. Nesses dois anos, a arrecadação começou o ano no vermelho e terminou o período em queda.

O dez maiores setores da economia, incluindo bancos e indústrias, responderam por 96% da queda na arrecadação no período. Percentualmente, as maiores reduções no pagamento de tributos ficaram com metalurgia (-51%), extração de minerais (-47%) e fabricação de veículos (-41%). "

Fonte: Folha de São Paulo: http://www.folha.com.br/ em 19/03/2009

segunda-feira, 16 de março de 2009

Prefeito e Vereadores

Diego foi à Câmara Municipal e conversou durante cerca de 4 horas com os nove vereadores itaguarenses. O encontro ocorreu num clima harmonioso e os parlamentares fizeram diversas reivindicações e pedidos, ao passo que Diego explanou sobre a queda da arrecadação e os desafios deste início de gestão.

Prefeito e Vereadores propuseram-se a dialogar sempre pelo bem da comunidade itaguarense. "Somos todos representantes do povo, precisamos conversar e discutir os problemas juntos, afinal de contas os Poderes são harmônicos, apesar de independentes", disse Diego. O Prefeito Alisson Diego ainda lembrou que, como ex-vereador, conhece bem os meandros e os anseios da edilidade e por isso propôs um trabalho conjunto. (ao lado foto Diego e Geraldinho - Prefeito e Presidente da Câmara Municipal).

quinta-feira, 12 de março de 2009

Um poema existencial de Fernando Pessoa para reflexão

NÃO SEI QUANTAS ALMAS TENHO (Fernando Pessoa)

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,
Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que soque não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo : "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu.
----------------------------------------------

segunda-feira, 9 de março de 2009

Prefeito Diego Encontra Ministro Hélio Costa


Diego encontrou-se com o Senador Hélio Costa, Ministro das Comunicações do Governo Lula, nesta segunda-feira, dia 09/03. O encontro aconteceu durante evento em que Hélio Costa reuniu prefeitos da RMBH. Hélio Costa elogiou o Presidente Lula, falou sobre TV Digital, telecentros comunitários e a política de comunicações do Governo Federal. O ministro disse ainda que cerca de 60% dos municípios receberam recursos de emenda parlamentar de seu mandato no Senado (atualmente ocupado por seu suplente Welington Salgado). Diego elogiou a atuação de Hélio Costa e disse que Itaguara ainda não recebeu recursos orçamentários de seu mandato e pediu para que o município fosse contemplado este ano.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Irmãos Prado, moda de viola e investimentos em Educação


Ao som da tradicional moda de viola, Diego e Silvério reuniram-se com os irmãos deputados Weliton Prado e Elismar Prado. Conversaram sobre investimentos em educação, infraestrutura, saúde, etc. Ficou acordado que os deputados tentarão conseguir verbas para a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa. O encontro ocorreu no domingo, dia 01º de março, na Praça da Matriz.

A cobertura da quadra da escola é um antigo sonho da comunidade itaguarense e, se realizada, será uma conquista extremamente significativa para Itaguara.

domingo, 1 de março de 2009

Política, Literatura e a Vida *


O título deste artigo parece curioso não? E é mesmo. Afinal de contas, o que tem em comum esses três substantivos que dão nome ao título? Aparentemente nada, mas refletindo um pouco mais, encontramos algumas respostas simples e facilmente constatáveis.

Certamente, pode-se dizer que política e literatura nada mais são do que retratos da vida. Retratos quase fidedignos do universo que é a vida, com suas vicissitudes, sonhos e dilemas. Também com suas imperfeições e desafios.

Um dos grandes problemas da política reside no pensamento dos políticos. Infelizmente, muitos deles possuem a crença de que suas obras serão eternas. Quão pretenciosos são eles. Deveriam saber que a verdadeira mudança acontece com a sociedade, a política é talvez uma peça chave para transformar realidades, mas sozinha não faz nada.

Na política, como na literatura, às vezes, homens querem ser deuses. São vários os personagens literários que ousaram ser o Criador. Alguns tinham a certeza de que venceriam a morte. Coitados, esquecem-se do mais trivial da vida: nosso caráter efêmero.

Neste aspecto, prefiro a poesia de Fernando Pessoa: "Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce." A obra, neste caso, poderia muito bem ser compreendida como a transformação realizada pela política, ou mesmo a construção de uma obra literária.

Este pequeno texto, propositalmente confuso e desconexo, é apenas para dizer obviamente que a vida não é eterna, a política e a literatura são espelhos da vida e a sociedade é a grande autora do livro da existência.

Para terminar, vale a pena uma citação do livro sagrado dos cristãos: "O homem mais sábio é aquele que está convicto de suas fraquezas".

* Alisson Diego Batista Moraes