quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ler, compreender o mundo *

Um poeminha que achei em minha gaveta:

Lerei e compreenderei o mundo!
Lerei e compreenderei o mundo?
Lerei e compreenderei o mundo...

Mundo incompreendido.
Quem se atreve a dizer que compreende o mundo?
Eu me atrevo. Quando leio, sou atrevido,
Viajo pelo mundo, pela literatura,
Pelas canções, crônicas, pinturas, poemas e teorias do mundo...
Dos Mundos: de Drummond, de Marx, de Guevara, de Portinari, García Lorca, Cazuza...

Ler, se atrever, descobrir mundos, e tentar, quem sabe, um dia,
Compreender o Mundo, aparentemente incompreensível...

Mas, antes,
Vou compreender o Brasil,
Quero ver se “mostra sua cara”,
E saber se “aqui é o Meu País”.

Mas, eu não sei ser feliz em outro lugar...

Enquanto isso... Vou tocando em frente,
Devagar, sem pressa; Em nossa viagem
Somos todos passageiros, ousando compreender o mundo...

Quão ousados somos nós!
Mas é a ousadia a alma da Literatura,
Quem não ousa não cria, não vive, não compreende...

Vou usar todos os sentidos
Vou voar, voar...
Descobrir o que há por trás do mundo...
Dos mundos da literatura...

Compreender o mundo nada mais é do que
compreender-nos a nós mesmos,
é nos conhecermos através de uma linguagem universal:
a Literatura – espelho da vida.

* Poema escrito em 2006, com o tema pré-determinado por um concurso literário.

2 comentários:

Renaldo disse...

"conhecermos atraves de uma linguagem universal". Muito profundo! Ai me lembro de tanto por que!
Penso eu, deixa a vida me levar?.....
Belos poemas!

Mauro Lara Filho" disse...

Ele é um aprendiz e eu aprendiz dele!
Belo poema. Simplifica a metalinguistica de um verdadeiro poeta! Vai bombar: Aprendiz de Poeta & Eu, o vento, e o tempo!
Abrass Irmao Reii!!!