quinta-feira, 29 de maio de 2008

Debate na Faculdade de Direito da UIT

A convite do professor de Direito Público Municipal da Universidade de Itaúna (UIT), Moacir de Oliveira Ribeiro Júnior, o vereador Diego falou sobre prática legislativa, política municipal e as peculiaridades do Poder Legislativo nos Municípios para os alunos do 9º Período da Faculdade de Direito da UIT.

Houve debates calorosos, perguntas dos estudantes e comentários. Um dos questionamentos foi sobre o voto obrigatório, instituto que Diego é contrário sob o argumento de que a obrigatoriedade desqualifica o voto consciente. "Muito bom esse bate papo democrático com os acadêmicos de direito. A Universidade, especialmente a Faculdade de Direito, precisa ser mesmo o local dos debates políticos abertos - é importante, instiga o senso crítico e faz-nos refletir sobre a política e suas nuances", disse o edil.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Sustentabilidade


Há três anos foi criado em Itaguara o CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável). Entre seus objetivos está a condução e elaboração das políticas públicas municipais para o campo. Nesta segunda-feira, dia 12/05, o vereador Diego foi convidado pelo Conselho para falar sobre a ação do Legislativo Itaguarense e a recente aprovação da lei que instituiu o FMDRS (Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável).

O CMDRS conta com a coordenação da Emater e possui representantes de todas as comunidades rurais de Itaguara. "A zona rural deve ser uma das prioridades em nosso município. Itaguara tem uma clara vocação agropecuária e ela precisa ser valorizada. Investir no campo é investir no futuro", A. Diego.

O vereador Alisson Diego é um dos representantes do Poder Legislativo no CMDRS e ressaltou que é um entusiasta da política de Conselhos.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Emater Entrega Relatório Anual à Câmara


Na reunião ordinária da Câmara Municipal desta semana, a Emater entregou à Mesa Diretora do Legislativo o seu Relatório Anual de Atividades. No documento, a Emater ressaltou o importante trabalho de parceria que contribui para o bom desempenho de suas atividades em Itaguara. Dentre os principais parceiros da entidade foi citada a Câmara Municipal de Itaguara.

"A Câmara, bem como a Prefeitura, são nossos mais importantes parceiros. Optamos por divulgar nosso Relatório no Legislativo porque entendemos ser aqui a verdadeira Casa do Povo, onde todos os segmentos da sociedade estão representados", disse o gerente regional Fabrício.

Os vereadores itaguarenses elogiaram muito o trabalho da Emater (que já está na cidade há mais de 40 anos) e citaram, principalmente, duas funções nobres exercidades pela empresa: geração de emprego e renda e o trabalho pela qualidade de vida no campo, evitando o êxodo rural.