domingo, 27 de maio de 2007

Política e Juventude

É complicado falar de política na juventude. Talvez seja até chato esse tipo de assunto. Como jovem, percebo que a política é algo que não nos interessa de imediato. Ao contrário, nas rodinhas do colégio, ou até mesmo na faculdade são poucos os que se interessam por política.

Por que a política é um assunto tão desinteressante assim para a juventude? Será que juventude e política não combinam? Fiz essa mesma pergunta a várias pessoas. Uma professora me disse em tom profético: “Olha, é fácil saber por que a política é assim tão desinteressante para a juventude, afinal de contas, vivemos numa época muito 'normal', isto é, não é como a juventude da minha época que tinha a utopia da igualdade, do socialismo e da luta contra a ditadura militar no Brasil pós-64. Hoje o que há para motivar (politicamente) a juventude”?

Pensei bastante nas palavras dela e até acho que ela tem um pouco de razão. Entretanto, penso que também depende de nós, devemos nos organizar mais e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Nesse campo, a participação dos jovens em ONGs pode ser uma saída interessante para a inércia por que passa a juventude brasileira atualmente. É isso: Engajar-nos em movimentos sociais, ambientais, (mesmo que não ingressemos em partidos políticos), porque todos queremos um mundo melhor.Basta apenas um impulso de organização para começarmos a atuar mais. A sociedade precisa de nós.

Enfim, a juventude deve ser a fase da rebeldia contra a injustiça, a opressão, a desigualdade e o autoritarismo. Por isso, é fundamental uma maior participação dos jovens na política. Não podemos depender de regimes de exceção para motivar-nos.

* Alisson Diego

50º Congresso da UNE

Alisson Diego será um dos representantes da Universiadade de Itaúna (UIT) no 50º Congresso Nacional da UNE (União Nacional dos Estudantes), que será realizado na UnB (Universidade de Brasília), em Brasília-DF, durante os dias 04 a 08 de julho. "A UNE é uma das mais importantes instituições de defesa da democracia atualmente no Brasil e participar do Congresso será uma experiência fantástica", disse Diego.

Dentre outros estudantes que também representarão a UIT no Congresso, merecem destaque: Arley Silva, Leandro Nogueira e Wiliana Salomão - todos membros do Diretório Acadêmico Gonçalo Coelho, da Faculdade de Direito.

Responsabilidade Ambiental

O vereador Alisson Diego foi autor de um projeto de resolução na Câmara que cria o Prêmio "Responsabilidade Ambiental". A condecoração tem dois objetivos: reconhecer o trabalho das pessoas que trabalham em prol do meio ambiente e incentivar comportamentos e projetos que visem à defesa e proteção ambiental.

A homenagem será concedida a cada dois anos. Este ano, a solenidade ocorrerá em junho e Diego já indicou o homenagado: professor Camilo Resende de Oliveira. "Ao meu ver, o professor Camilo faz jus a essa homenagem. Ele foi pioneiro na questão ambiental em Itaguara, não só na Câmara enquanto vereador, mas também como biólogo, professor e cidadão", disse Diego.

quinta-feira, 24 de maio de 2007

A História e Dois Papas

Artigo Publicado no Gazeta da Conquista, em maio de 2007.

João Paulo II havia sido o único papa a visitar nosso país. Havia, portanto, muita expectativa com a visita de Bento XVI, de como seria seu comportamento, discursos e ações. Contudo, quem esperava polêmicas, moralismo e sisudez do pontífice, enganou-se. Os brasileiros viram um papa alegre (contagiado pela brasilidade), evitando tocar em assuntos polêmicos e com clara disposição em dar uma conotação puramente apostólica à sua visita.

O pontífice, além de canonizar Frei Galvão, encontrar com jovens e abrir a Conferência do Episcopado da América Latina, trouxe mensagens importantes. A de maior relevo foi a defesa incondicional da vida. Bento XVI, já na chegada ao Brasil, pediu o respeito à vida “desde a sua concepção até o seu natural declínio”.

Aproveitando as repercussões da visita pontifícia, deve-se lembrar de um outro importante líder da Igreja Católica: João XXIII; para muitos estudiosos eclesiásticos, o maior papa que já houve.
João XXIII nasceu em 1881, em Bérgamo, na Itália. Filho de simples camponeses italianos, foi o quarto de treze irmãos. Decidiu seguir o caminho religioso ainda jovem; aos 15 anos ingressou na Ordem Franciscana Secular. Aos 23 anos ordenou-se padre. Na época da I Guerra Mundial foi capelão militar dos soldados feridos e trabalhou na pastoral de jovens. Começou a ter maior espaço na Igreja quando foi nomeado presidente nacional do Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé, cargo que lhe permitiu percorrer muitas dioceses da Itália e organizar círculos missionários. Durante a II Guerra, quando já era bispo, salvou inúmeros prisioneiros e judeus. Em 1953, foi nomeado cardeal e em 1958, com a morte de Pio XII, foi eleito Papa, quando já tinha 77 anos de idade.

Na época, muitos pensavam que o papa João XXIII teria um mandato curto e sem importância. Entretanto, estavam errados os prognósticos e apesar de ficar por apenas 5 anos na direção da Igreja, o papado de João XXIII é considerado o mais progressista e inovador da história da Igreja.

Dentre outras importantes ações, o pontificado de João XXIII foi responsável pela revisão do Código Canônico e, especialmente, pela realização do Concílio Vaticano II – um verdadeiro marco na história da Igreja Católica. Este Concílio foi o primeiro da era moderna e caracterizou-se pela internacionalidade, ecumenismo e diversidade cultural e teológica. “A janela havia sido aberta e um vento forte de renovação soprou por todos os recantos da Igreja”... O Concílio ressaltou a opção pelos pobres e fez acreditar que uma nova Igreja e um novo mundo (mais justo e solidário) eram possíveis; gerou frutos inabaláveis na Igreja da América Latina e alargou o horizonte das esperanças. João XXIII faleceu no dia 03 de junho de 1963, mas as suas marcas ainda permanecem vivas.

João XXIII e Bento XVI estão separados pelo tempo, mas têm algo em comum: foram eleitos papas quase aos 80 anos e sob a desconfiança de muitos analistas. João XXIII mostrou fôlego, entusiasmo, força renovadora e já entrou para a história como o Papa da Renovação e da Bondade. Agora é aguardar para ver como a história se lembrará de Bento.

* Alisson Diego Batista Moraes, vereador

terça-feira, 1 de maio de 2007

Guilherme Andrade

A responsabilidade com que trata os problemas sociais de Itaguara, aliada ao compromisso de buscar o desenvolvimento da cidade, revelam a postura ética e sensata de Diego. Honesto, transparente e comprometido com a sociedade, Diego, com seu espírito de liderança política, consegue combinar idéias inovadoras com atitudes concretas, visando sempre gerar o progresso e o bem-estar em Itaguara.

(Guilherme Silva, 24, bacharel em Direito e assessor judiciário)