sábado, 17 de março de 2007

Analisando Itaguara: História e Desafios

(Artigo publicado no Jornal Voz das Gerais em março de 2007)

Itaguara, ah Itaguara! Nossa cidade, que admiramos tanto! ITA GUARA: pedra do lobo, pedra lascada. Terra de um povo humilde, modesto, corajoso, religioso, receptivo – povo mineiro por excelência.

Como todos sabem (segundo a historiografia oficial) ,a região da nossa Itaguara era habitada pelos índios Cataguases, que foram mortos brutalmente pelo bandeirante Lourenço Castanho Taques, em meados do longínquo século XVII. Dos índios restaram histórias, e da ação exterminadora do bandeirante surgiu um dos primeiros arraiais do estado de Minas Gerais.

Antes de ser elevado a município em 1943, muita água passou pelo Ribeirão Conquista. Passamos de arraial a distrito, pertencemos a outras cidades, enfim... Temos história para contar!

E hoje, como está nossa Itaguara? Dados estatísticos mostram que em 1960 a população de nossa cidade era cerca de 8 mil habitantes. Atualmente, nossa população é de pouco mais de 11 mil. Ou seja, um crescimento populacional pequeno em quase 50 anos.

Já a economia mudou, com o mundo moderno. Hoje, o comércio e os serviços representam a maior parte do nosso PIB, seguido pela indústria e pela agropecuária. O acesso a um dos maiores mercados consumidores do Sudeste também é um fator a ser considerado nos dias atuais.

Analisando a nossa história e a nossa vocação econômica, percebe-se que as ações públicas precisam ser canalizadas para o incentivo ao associativismo e ao cooperativismo – sobretudo na zona rural. A agropecuária é fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade.

Outro eixo importante é a indústria e o comércio. Eles precisam de uma integração maior, de forma a sentir os benefícios de nossa privilegiada localização econômico-geográfica. Precisamos conceber que a BR-381 é mais que uma estrada, é também uma importante oportunidade para o progresso de nossa cidade. A atividade turística também precisa ser desenvolvida como fator de geração de emprego e renda, sustentabilidade ambiental e cultural.

Enfim, são muitos os desafios. Mas eles estão aí para serem enfrentados com coragem e determinação. Eu confio em Itaguara!

Alisson Diego


"Eu sou um sonhador prático. Meus sonhos não são meramente fantasias vazias. Eu quero converter meus sonhos em realidade."
(Gandhi)

domingo, 4 de março de 2007

Vamos caminhando: 2 anos de mandato

Após esses dois anos de mandato, posso dizer, com humildade, que o balanço é bastante positivo. Foram dois anos de luta e trabalho, muitos desafios e às vezes decepções. Mas, sobretudo, conquistas.

Consciente das limitações que possui um vereador, mas ávido por moralização e mudanças, nesse período houve vitórias importantes. Nesses 24 meses, foram várias leis aprovadas e algumas em fase aprovação; vários requerimentos, indicações e solicitações. O trabalho legislativo foi muito intenso neste período.

Não tenho qualquer pretensão de perfeccionismo legislativo, aliás, acredito que os erros são importantes para que se possa aperfeiçoar. E nesses dois anos houve erros. Mas o importante é o aprendizado que eles têm proporcionado.

Sempre aberto às críticas e sugestões, coloco-me pronto para ouvir, para melhorar a cada dia a atuação parlamentar.

Aproveito a oportunidade para renovar com mais força o compromisso de continuar o trabalho de mudança no Legislativo com seriedade, para o bem de nossa Itaguara. Com a força das pessoas e com as bênçãos de Deus, vamos caminhando.

Pastor Pereira Fala Sobre Diego

"O vereador Alisson Diego tem sido a diferença na Câmara Municipal de Itaguara. É amigo do povo, comprometido com a defesa dos problemas da população.

Ele tem a capacidade de unir as pessoas e dar a elas um senso de propósito comum. É voltado para a ação. Executa e age! A sua competência nos dá confiança. Parabéns pelos 2 anos de mandato Diego. Estamos com você!"

(Pastor Pereira - Igreja Batista)

O Mandato em números:

Diego foi o vereador que mais utilizou dos recursos legislativos. Confira os números deste trabalho:

06 leis aprovadas 14 requerimentos 4 resoluções

03 Emendas à Lei Orgânica 83 Solicitações 15 moções

"A melhor maneira de dizer é fazer" (José Martí)

Projetos e Realizações

Para inaugurar este espaço democrático, nada melhor do que uma prestação de contas.

Nesses 27 meses de mandato, o vereador Alisson Diego apresentou mais de 200 proposições, entre leis, resoluções, Propostas de Emenda à Lei Orgânica, requerimentos, indicações e solicitações. Confira alguns:


  • Fim da "verba gasolina" - Cada vereador tinha direito a quase 200 reais por mês com uma verba para gastar com gasolina. Diego articulou ainda em 2005 um projeto de resolução que acabou com o benefício.

  • Redução das Férias dos Vereadores - A Câmara tinha 60 dais de férias anuais. Diego apresentou um projeto de resolução e cortou pela metade esse período. Hoje são 30 dias de férias por ano. Essa foi uma medida inédita - poucas Câmaras Municipais em todo o Brasil deram esse bom exemplo.

  • Contra o Aumento de Salário - Alisson Diego apresentou uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal proibindo o reajuste salarial dos agentes políticos no primeiro ano de mandato. De acordo com uma resolução de 2004, haveria todos os anos o reajuste salarial dos vereadores, secretários municipais, prefeito e vice. Diego foi contrário ao reajuste salarial no início do mandato e defende que os reajustes tem de ser técnicos e de acordo com índices inflacionários. Em 2005 não houve reajuste.
  • Fim do voto secreto - Esta é a mais recente Proposta de Emenda à Lei Orgânica, apresentada e objetiva acabar com todas as votações secretas na Câmara Municipal de Itaguara. O projeto ainda está em tramitação e deverá ser votado em abril.